08 maio 2013

A ponte é uma... aberração cromática!

Nos últimos dias uma equipa de funcionários ao serviço das Estradas de Portugal andou de volta da Ponte de Mantelães, em Paredes de Coura e o resultado está a vista: as guardas metálicas da ponte ostentam agora a cor berrante que a foto documenta. Uma cor que, aparentemente, será justificada pelas exigências dos normativos das Estradas de Portugal mas, ainda assim, uma que cor que, salta à vista, nada tem a ver com a estética ou o simbolismo daquela ponte. E que já é alvo de contestação nas redes sociais e mesmo junto das Estradas de Portugal.
Ao que o Mais pelo Minho apurou, também a Câmara Municipal de Paredes de Coura terá sido apanhada de surpresa pela “qualidade” da intervenção das Estradas de Portugal naquela estrutura. E, à semelhança do que aconteceu noutros locais onde as Estradas de Portugal também optaram pela utilização desta cor, tudo indica que a autarquia irá agora pedir a sua substituição por outra cor mais adequada ao valor histórico da Ponte de Mantelães.
De referir, ainda, que esta situação poderia ser evitada caso a referida ponte estivesse classificada como imóvel de interesse público ou até como imóvel de interesse municipal. Não está, como não está nenhum dos edifícios ali ao lado (antiga Fábrica de Lacticínios e Casa de Mantelães), sendo que isso bastaria para obrigar a um redobrado cuidado, e devidas autorizações, na intervenção feita na ponte. A classificação do conjunto, aliás, já esteve em discussão na Assembleia Municipal de Paredes de Coura, mas não conseguiu passar daí.

7 comentários:

  1. É triste, muito triste. Que mer... de terra a nossa, que nem conseguiu classificar a ponte como imóvel de interesse público

    ResponderEliminar
  2. ke merdinha de gente que so critica sem saber o que se passa, hum, hum, hum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "merdinha de gente" deve ser a sua familia.....

      Eliminar
  3. Eu até gosto bastante daquela cor. É diferente. Não pode ser tudo verde, branco ou cor de pedra. Acho a ponte mais engraçada porque se distingue na paisagem.

    ResponderEliminar
  4. Está dessa cor para verem bem a estrada,quando sairem do Loureiro...

    ResponderEliminar
  5. O que mais interessa é na verdade a segurança e conservação das grades, quanto a cores sejam elas laranja ou rosa pouco importa!!!!
    Pelo que sei, essas grades vão ser pintadas de outra cor já que a cor presente não passa de um primário.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente enganado...esta é a cor final...

      Eliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!