27 junho 2013

EP justificam pintura.. com falta de classificação

 E eis que, pouco mais que mês e meio após a polémica pintura do gradeamento da Ponte de Mantelães, surge a explicação, já esperada e nada surpreendente, das Estradas de Portugal, para justificar a intervenção. Na altura, recorde-se, uma onda de crítica (mas não só) correu as redes sociais e uma das iniciativas que foi sugerida, e por muitos seguida, passava por utilizar o portal Estrada Livre, das Estradas de Portugal, para dar conta do descontentamento.
A resposta surgiu agora. E, como já havia referido, a culpa da pintura do gradeamento naquela cor vai, inteirinha… para a Câmara Municipal de Paredes de Coura. É que, apesar das Estradas de Portugal informarem que a cor utilizada se enquadra na imagem corporativa da empresa (lá se vão as justificações de segurança entretanto avançadas), sempre vão dizendo que “há excepções em que esta cor pode ser dispensada, caso estejamos em presença de obras de arte que sejam imóveis classificados ou então que sejam marcos da engenharia nacional”.
Ora, como referi logo na altura, a Ponte de Mantelães não é um imóvel classificado. Isso mesmo confirma, agora, as Estradas de Portugal, explicando que consultaram a autarquia courense “com vista a recolher elementos e/ou informação que fundamentasse o eventual carácter de excepção, que confirmou os dados que dispúnhamos anteriormente ou seja, que a obra de arte em apreço não é classificada”. Nada de novo, portanto. Apenas a confirmação de que, se tivesse havido interesse, como houve da parte do PCP há uns anos, quando apresentou (e viu chumbada) proposta nesse sentido na Assembleia Municipal, a pintura da ponte não seria, agora, motivo de polémica.

60 comentários:

  1. Polémica? Está bonita em amarelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já somos dois. É que está mesmo bonita em amarelo. Basta ver a excelente fotografia do Eduardo Basto...

      Eliminar
    2. Penso que será obra de futuro, pois quem tiver o minimo de bom senso deve classicar o conjunto ponte e casa da quinta de Mantelães como Interesse Municipal.
      O que levou á não classificação foi a burrice do tubo de esgoto, posteriormente disfarçado com uma ponte ao lado da outra, uma sequencia de asneiras que passam para que um dia alguem resolva.
      Será por certo motivo de orgulho e dia de festa em coura, o dia em que o tubo da dita seja dali retirado.

      Eliminar
    3. E eu discordo!! é como diz o Sr° Bastos e bem,uma Aberraçao cromática!! e só quem nao tem o mínimo de sensibilidade visual e nao sabe o que é uma ponte centenária, de que material é feita e a história dela é que pode dizer que esta borrada é bonita! mas que seria do amarelo se nao houvesse gostos ???

      Eliminar
    4. E enferrujada estava bem?

      Eliminar
    5. "E enferrujada estava bem?"
      Estava Muito bem sim senhor!! caro anónimo de 28 Junho,2013 12:57 ao fazer esta afirmaçao vê-se logo que nao sabe o que é Ferro Forjado!! O anónimo sabe quantos anos tem a Ponte e as amparas de ferro?? Pergunte aos mais velhos...e podem ter já uma Boa idade! e pergunte-lhes se alguma vez viram aquela Ponte pintada?? E se lá fosse ver Antes de pintar (de amarelo) repararia que o Ferro ganha aquela cor ferrugem mas continua quase como no 1° dia que o colocaram!! e se nao sabe ....a Ponte tem mais de cem anos!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    6. Eu concordo... estava bem melhor enferrujada!!

      Eliminar
    7. Não concordo, proponho verde garrafa

      Eliminar
  2. Até enquadra com a casa amarela em frente como se ve na foto.

    ResponderEliminar
  3. resposta ao anónimo de 28-06-2013 08:57
    quero esclarecer que o pedido de classificação que foi proposto era para evitar que o tubo e outras aberrações viessem a descaraterizar aquele conjunto.
    A classificação estava apenas pendente da aprovação na Assembleia Municipal o que não aconteceu. Como suporte da proposta foi feito um estudo do enquadramento histórico (por pessoas devidamente qualificadas) que até está publicado num livro. Contestamos em tribunal o colocação do tubo tendo ganho a Acão e o recurso que só não foi executado porque a J.F. que depois tomou posse fez um acordo com as Empresa. E agora lá temos um belo tubo que até teve que levar um passadiço para o segurar e que até vai vertendo para o rio!
    Arlindo Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força Arlindo
      Abaixo o tubo e o passadiço

      Eliminar
    2. Força amigo Arlindo ainda bem que acordas-te daquele eterno sono após a derrota eleitoral nas autárquicas.
      Despindo a capa do PCP,olhando mais para os interesses da freguesia, foi a política partidária cega e sem sentido que te matou politicamente..... És novo e podes recuperar.

      Eliminar
  4. Diz.se para aí que o advogado Carlos e porta voz do Ps na Assembleia municipal bateu com a porta ao partido, é verdade!!! Quais o motivo não ter sido escolhido para as listas em local cimeiro ou equivalente? Responda quem quiser e souber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser simplesmente pelo facto de não concordar com a Politica despesista, pelos favores de alguns padrinhos, pela situação actual de todo o Concelho, após tanta obra não há ponta por onde se lhe pegue, promessas não cumpridas, ou simplesmente falta de identidade com uma politica PS, enfim, até pode ser pelo facto de não se identificar com o seu Líder, mas este ultimo facto alarga-se o outras personagens deste PS.........

      Eliminar
  5. Com que então a culpa do amarelo no gradeamento da ponte centenária de Mantelães,!!! Irra o que fazem aqueles "parasitas ditos técnicos ao serviço da CM???
    Uma vergonha que deixam o presidente sempre em maus lençóis!!!

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo -29 de junho 2013 14:12
    Em resposta ao seu comentário devo dizer-lhe que nunca despi a capa do PCP partido a que muito me honro de pertencer desde os meus 18 anos. Quanto aos interesses da freguesia quero esclarecer que sempre foram a minha prioridade Sem qualquer interesse pessoal. Não preciso de tachos ou favores caso contrário teria que mudar de capa como muitos que eu conheço nesta terra. Como deve imaginar quem vai militar para o PCP não espera benesses
    Se tivesse que recuperar de alguma coisa teria que sair do PCP?
    Caro anónimo falta-lhe muita formação.
    Já agora esclareço que nós os comunistas nunca expressamos as nossas opiniões sob a capa do anonimato.
    Damo sempre a cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Arlindo, sei pelo que já desses-te a amigos comuns que usas muito bem o anonimato quanto te convém....
      Quanto ao seres comunista é uma opção muito digna, no entanto ,deixa que te diga esses camaradas dizem mal de tudo e de todos, repara quando o teu"chefe"disse bem de qualquer governo a não ser a desgraça de Vasco Gonçalves
      Por isso e nada mais disse que nas autarquias não devem entrar as jogadas partidárias sejam elas de que partido forem....
      Tu na Junta de Formariz, crias-te umas guerrinhas desnecessárias que por certo levaram à derrota..., mesmo assim não basta dizer eu cá sou.... é preciso na vida quotidiana dar exemplo de trabalho e de possível ter um emprego...

      Eliminar
    2. O Arlindo é bom moço, inteligente só o que o matou na política foi o partido que escolheu ele e os outros tais como o prof. José Manel, o veterinário-acho que se chama João Paulo, para mim, o melhor deputado municipal que vi naquela Assembleia Municipal, estuda os casos e apresenta-os com muita dignidade saber e convicção...
      Que pena este não estar nas listas do Ps ou PSD, lá está o partido mata-o à partida, se bem que julgo que é tão comunista como eu próprio!!!
      Lá está ao lado daquela Rosa enjeitada que nada diz nem defende(corpo presente!!!)

      Eliminar
    3. Presunção e água benta cada qual toma a que quer, "nós os com.nunca expressamos as nossas opiniões de forma de anonimato, o melhor é falar de si e deixar-se de demagogia barata. Sei que não precisa de tachos, mas enquanto esteve na Junta não me lembra de dizerem que o camarada não recebia os duzentos e tal euros mensalmente, maís até se diz que parte daquele ordenado ou gratificação terá de ser entregue no PCP,verdade ou mentira??? Todos iguais....

      Eliminar
  7. Será que a ponte "nova" sobre o rio lima é um marco da engenharia ou uma obra de arte?pois tem o gradeamento pintado de branco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente conhece o que é ser comunista...

      Eliminar
    2. Além da cor deve ser privilegiada a segurança, essa parece que está assegurada.

      Eliminar
    3. Concordo, segurança em primeiro lugar, até acho que da curva do loureiro até à entrada da estrada da marnota todo o pavimento devia de ser em pedra, para indicar a importância do lugar e baixar a velocidade

      Eliminar
  8. Penso que o assunto da ponte de Mantelães não merece tanta discussão. Eu até acho interessante a cor actual,pelo menos torna-se bem visivel par evitar acidentes.

    ResponderEliminar
  9. O advogado Carlos segundo sei é uma pessoa de bem e não deve estar pelos ajustes ter de aturar aquela ninhada de viboras em que se transformou a cupula Socilista de Coura.
    Se não entrar no rol de amizades e nos joguinhos de bastidores daquela meia duzia de xicos espertos,simplesmente é colocado à margem.
    Deduzo que foi o que aconteceu.

    ResponderEliminar
  10. Até gosto da ponte com as grades em amarelo, e gosto da outra pedonal, confere a Formariz um ar urbano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cosmopolita mesmo, diria eu que sou da vila!

      Eliminar
    2. Prolongamento da Vila, sem dúvida. ah já agora, lutem pela construção dos pequenos troços de passeio que faltam na estrada nacional, isso sim é que merecia conversa, não a cor de uma gradeamento

      Eliminar
    3. Apoiado caro amigo, perdemo-nos com coisas de somenos importância relegando para segundo plano essa obra de completar o itinerário Coura/S.Bento com passeios em cimento em todo o percurso, felizmente, tão concorrido nas ditas caminhadas.

      Eliminar
    4. O prolongamento da vila devia ser feito através do rio do tabuão, com a construção de uma marginal e com saídas para os lados de Mozelos onde se pudesse construir sem peias burocráticas.
      Agora meter tudo na "GAMELA" que é a nossa vila, é mesmo não ter ideias e criatividade.
      Acho que mesmo para essa obra já vão acordar muito tarde, mas....

      Eliminar
    5. Rio do Taboão? onde é isso?

      Eliminar
    6. Concordo que se deva dar prioridade aos passeios, ainda para mais esta estrada ser tão cheia de caminhantes a são bento

      Eliminar
  11. Já sabem quem vai ser o Nº 2 do PSD???? ouvi dizer que seria o Advogado Tiago Cunha,está confirmadissimo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito de forma alguma...
      O PSD devia ter procurado um outro candidato que não cheirasse a derrotado por diversas vezes. Mas o sr. Décio não quer ser ultrapassado e como já está habituado a derrotas é mais uma e os eleitores do PSD de Coura que se f....

      Eliminar
  12. O Dr. Tiago acho pouco provável...

    ResponderEliminar
  13. Tanto quanto sei o Tiago vai na lista do PS... Quem vai como 2º no PSD é o André, o filho do Lino, podem apostar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O contabilista????

      Eliminar
    2. Não me parece que esse senhor aceite ir na lista do PSD, com a Helena Ramos?

      Eliminar
    3. sim, o contabilista é ele que vai com o Décio...

      Eliminar
    4. Vai pelo PS. Seguro.

      Eliminar
  14. Admiro o comportamento humilde e reservado do dr. Tiago, acho que este como precisa de viver com todos será má opção meter-se na política ativa local.-..

    ResponderEliminar
  15. Já agora para onde vai o dr. Carlos Barbosa????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém tem dúvidas para onde vai o Dr. Carlos, vai em 2º com o Vitor Paulo... isso é garantido.

      Eliminar
  16. Vitor Paulo, Carlos Barbosa e mais::::::::
    sem palavras..................................................................................

    ResponderEliminar
  17. E o Carlitos aceita? Tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao menos vamos ter candidatos Dr! Já nos estamos a aproximar doutros concelhos. Ao menos nessa área, valha-nos isso!

      Eliminar
    2. Sr Dr não é atestado de inteligência, conheço tantos que só ouvi-los fere os ouvidos, tanta é a carga de burrice......................

      Eliminar
    3. Como dizia o outro, doutores há muitos meu palerma,não reconheço a pessoa pelo canudo que conseguiu, houve tempo que as licenciaturas era mesmo sérias e competência, hoje quase se compara às novas oportunidades!!!
      As pessoas devem ser avaliadas pela seu carácter, honradez e trabalho....

      Eliminar
  18. Cheiram muito a leitinho todos esses nomes!...
    Será que gente madura não aceita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo. Essa malta tem 30 e tal anos e é boa gente e competente. um é o manda chuva da deco norte e o outro segundo ouvi dizer foi o acessor do belmiro na sonae e mais uma série de cenas.

      Maduros? olha os que lá temos, de tão maduros ficaram podres.

      se forem esses os do ps não está nada mal. mas já ouvi com estão com o décio e não se vão meter nisso.

      por isso, tenho medo que cheguem paraquedistas.




      Eliminar
    2. Não confunda o dr.Tiago é funcionário/jurista da Deco na delegação de Viana

      Pessoa competente sem peneiras e muito reservado, é sempre um valor acrescentado para qualquer partido ...

      Eliminar
  19. Além do Tiago também tenho simpatia pelo Carlos, com temperamentos totalmente opostos, de qualquer maneira são jovens promissores que devem ser aproveitados no seu máximo.
    Mas cá para mim, gostava mais que estes se deixassem da politica ativa e se dedicassem de alma e coração às suas dignas profissões de advogados....

    ResponderEliminar
  20. Também concordo com o comentário anterior.
    Estes jovens primeiramente devem-se dedicar de alma e coração à sua profissão. A politica no nosso concelho só dá para satizfazer 3 pessoas,que são o presidente da Camara mais 2 vereadores que são bem remunerados. Os restantes não passam de verbos de encher. Olhem que o Dr Vale nunca quiz nada com a politica do concelho para não ferir susceptibilidades. E Sempre foi muito pressionado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas vocês são advogados dos moços ou que? pá, se é gente que vale e é reconhecida por ai fora, é de aproveitar para meter este concelho a andar. o problema disto até agora é que os bons fugiram sempre.

      Eliminar
    2. Mas que é que é isto!
      Desde quando é que um bom advogado ou outro tipo de licenciado bom na sua área dá bom político?!...
      Os erros de caatinga são mais que muitos! E bem poderão ser os casos apontados. E num meio como este não é nada de admirar!...
      Ist sou só eu a pensar alto!

      Eliminar
    3. Desde quando é que um bom advogado (apraça local não é referencia aceitável) pode dar um bom político?
      Ou teremos um erro de caatinga? O meio é tão pequeno que bem pode acontecer! Isto a ser concretizado o que dizem os mentideiros cá do sito!

      Eliminar
    4. Verdade o dr. Vale foi muito pressionado para concorrer nas lista do seu partido PSD, mas sempre recusou integrá-las ou mesmo de forma inequívoca dar apoio...

      Eliminar
  21. PAREDES DE COURA ESTÁ MUITO PARADO... NO QUE RESPEITA A ELEIÇÕES E CAMPANHA POLITICA... EM OUTROS CONCELHOS JÁ NÃO SE FALA DE OUTRA COISA. PARECE TUDO EM SEGREDO!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  22. O mal da politica em COURA é que os mandantes e os amigos que estão nos partidos nunca escolhem os melhores candidatos
    à presidencia da Camara. Basta ver os candidatos que nos querem impôr o PS e o PSD. O do ps não passa de um funcionário publico,nunca teve de se esforçar para nada,sem qualquer experiencia de vida e que não passa de um pau mandado. O do PSD já velho e matreiro, com 3 derrotas às costas,que não consegue convencer os courenses,mas mesmo assim não deu o lugar a ninguem,julga-se um astro.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!