31 julho 2013

Tempo de antena (5)

15533289_J03VnAPRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ELEITORAL À CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES DE COURA

A  CDU vai realizar uma conferencia de imprensa para proceder à apresentação do seu Programa Eleitoral para o Concelho de Paredes de Coura. Esta conferência de imprensa, vai realizar-se na próxima segunda-feira, 05 de agosto, pelas 11.00h, que terá lugar na sede da Junta de Freguesia de Parada. Esta iniciativa destina-se à comunicação social, mas todos os courenses que desejem tomar conhecimento do Programa Eleitoral da CDU, estão convidados a participar. 

24 julho 2013

Tempo de antena (3)

Vídeo da Alto Minho TV sobre o lançamento da candidatura de Vítor Paulo Pereira. Candidatura que também já está presente nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.

21 julho 2013

O cartaz do PSD

CIMG5858

O PSD também já tem os seus cartazes nas ruas de Paredes de Coura. Estão na vila, mas também nas freguesias, com a particularidade de aparecerem os três primeiros da lista e terem como cenário imagens da freguesia onde estão implantados os cartazes.

19 julho 2013

Autárquicas – PS renovado e sem medo do impossível

Foi a “falar ao coração” que Vítor Paulo Pereira, candidato do Partido Socialista à Câmara de Paredes de Coura, se estreou na campanha eleitoral. Na apresentação dos candidatos, o cabeça de lista explicou que, para já, ainda não tem programa eleitoral definido, até porque só terá fechado a sua lista na passada quarta-feira e o seu projecto “vai ser um programa colectivo, com o contributo de todos da lista”, pelo que não faria sentido apresentar um programa antes de conhecidos os candidatos.

E os candidatos mostram, face ao cenário político apresentado há quatro anos e daí para cá, uma renovação quase completa. Na lista que concorre à câmara, apenas o cabeça de lista é repetente. Todos os outros são novidade e, alargando mesmo o leque a outros patamares da intervenção política no concelho, apenas o número dois da lista, Tiago Cunha, surge referenciado com a actividade partidária, fruto da sua ligação ao grupo municipal do PS na actual Assembleia Municipal de Paredes de Coura.

Aliás, o próprio Pereira Júnior, actual presidente da Câmara courense, realçou este factor, considerando que se trata “de uma lista completamente nova”. “Nenhum deles precisa de projecção pessoal, porque já se projectaram nas suas profissões”, esclareceu, acrescentando que são pessoas que “querem participar no desenvolvimento do concelho”. “Ponho as mãos no fogo por qualquer um deles”, referiu ainda Pereira Júnior, numa intervenção visivelmente emocionada onde revelou, também, que chegou a ser convidado para integrar as listas socialistas, mas que recusou por entender que “seria uma sombra a pairar sobre o novos”.

E pelos “novos” falou o cabeça de lista. Vítor Paulo Pereira optou por um discurso onde não foram anunciados projectos, com apenas uma referência à aposta segura na educação e cultura, no seguimento do exemplo que diz ter recebido do actual autarca courense. “Ele (Pereira Júnior) disse-me que o básico está feito, que temos de pensar fora do quadrado”, acrescentou o candidato socialista, criticando aqueles que ainda teimam naquilo que apelidou de “política karaoke” “Só serve para entreter”, explicou Vítor Paulo Pereira, que adiantou estar consciente de que “ser presidente implica andar na via sacra dos gabinetes a pedir a reivindicar. Mas se for preciso ir ao fim do mundo, nós vamos, porque nunca me resignarei”.

Já antes tinha falado duma revolução, mas uma revolução que “não é deitar abaixo, é mudar com calma e sem deixar ninguém para trás”. O discurso acabou no meio de amigos e com um apelo aos presentes, um Centro Cultural cheio. Um apelo em sentido figurativo, para que “subam aos montes de Coura e digam às pessoas que Coura tem futuro”. Um futuro onde, para o candidato socialista, “o impossível não existe!”

Autárquicas – A equipa do PS

O Partido Socialista apresentou ontem à noite a lista que vai concorrer à presidência da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Com Vítor Paulo Pereira à cabeça, a lista é composta por Tiago Cunha, Maria José Moreira, Cláudia Pires de Lima, Vítor Silva, Sérgio Casellhos (ausente da foto e da apresentação), Júlio Manuel Cunha, Susana Mendes e Liliana Lourenço.

A lista para a Assembleia Municipal, ainda por fechar, será novamente liderada por José Augusto Pacheco.

Além disso foram ainda apresentadas as listas concorrentes às 16 assembleias de freguesia, lideradas como indicado abaixo:

FREGUESIA CANDIDATO
AGUALONGA João Barbosa Cerqueira
BICO/CRISTELO António Esteves
CASTANHEIRA Celestino Rodrigues
COSSOURADO/LINHARES Etelvina Montenegro
COURA (S. MARTINHO) César Lopes
CUNHA Manuel Lopes Fernandes
FERREIRA/FORMARIZ Manuel Mendes
INFESTA José Gomes
INSALDE/PORREIRAS Moisés Loureiro
MOZELOS Manuel Barbosa Nogueira
PADORNELO Manuel Vaz Barbosa
PARADA Michel Braga
PAREDES DE COURA/RESENDE Joaquim Felgueiras Lopes
ROMARIGÃES António Alves
RUBIÃES Nuno Marques
VASCÕES Carlos Pereira

18 julho 2013

Autárquicas - Nomes do PS já são conhecidos


Já está fechada a lista de candidatos do Partido Socialista à Câmara Municipal de Paredes de Coura. Ontem à noite, em reunião da concelhia com o cabeça de lista, chegou-se à versão final, com alguns nomes já esperados e outros que não deixam de causar alguma surpresa.
Ao que o Mais pelo Minho apurou, no segundo lugar da lista liderada por Vítor Paulo Pereira, vai estar Tiago Cunha, advogado com escritório na praça courense e jurista da DECO em Viana do Castelo. Tiago Cunha, que já fazia parte das hostes socialistas na Assembleia Municipal de Paredes de Coura, era um dos nomes que há muito vinha a ser avançado para acompanhar o candidato do PS.
Na terceira posição surge o nome de Maria José Moreira, professora da EPRAMI, actualmente ligada ao projecto AltoMinho TV. Um nome que não deixa de causar alguma surpresa, especialmente por não ser uma figura habitualmente associada ao meio político courense.

17 julho 2013

Tempo de antena (2)

Tempo de antena

Boa noite Companheiros e Amigos
Quero começar por fazer uma saudação especial aos candidatos da CDU ao concelho de Paredes de Coura, que são o rosto do trabalho, do empenho e da mudança que o concelho precisa.
Um cumprimento também, em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», a todos os outros elementos da Coligação Democrática Unitária - o Partido Comunista Português, a Intervenção Democrática e todas as mulheres e homens independentes que fazem da CDU um projeto sério e capaz.
Esta iniciativa é mais um passo na reafirmação da nossa candidatura aos órgãos autárquicos de Paredes de Coura. Um importante passo, para que nas próximas eleições autárquicas sejam reconhecidos o valor e o trabalho da CDU.
A população bem reconhece o património da CDU e está na hora romper com a gestão do PS, fatal para o concelho e incapaz de promover o seu desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas.
É esse o nosso compromisso, devolver Paredes de Coura às populações, entregar a sua gestão a quem sabe o que faz, e a quem tem preocupações com as pessoas e com os problemas e necessidades da região. A autarquia não pode continuar de costas voltadas para os courenses.
E é com este ambiente de confiança que nos apresentamos neste desafio eleitoral, porque estamos certos que é possível, e Paredes de Coura só tem a ganhar com a CDU.
Companheiros, neste momento tão crítico da vida do país, e em que o Governo insiste em afundá-lo cada vez mais e o Presidente da Republica também dá uma ajuda, a CDU tem dado provas da sua coerência e comprova o que sempre afirmámos: somos a verdadeira alternativa de esquerda, o caminho para a mudança necessária.
Pedem-nos sacrifícios e em troca dão-nos menos direitos, miséria, pobreza, mais impostos, menos qualidade de vida. Estão a roubar-nos o presente e a hipotecar o nosso futuro. Mas os nossos direitos, a nossa vida e o nosso país não estão à venda. E depois temos ainda um PS que pactua com o Governo neste massacre. Estes partidos não merecem a confiança e o voto das populações.
Companheiros há alternativa, a CDU é a alternativa!
Queremos ser parte ativa na construção de uma sociedade mais justa em Paredes de Coura, com valores sociais, económicos e ambientais, com igualdade de oportunidades, para todos, sem exceção.
Não vamos prometer o que não conseguimos cumprir. Pretendemos ter uma atitude de proximidade ao cidadão. Não temos pretensões megalómanas. O nosso objetivo é praticar politicas que verdadeiramente sirvam as populações.
Consideramos que o investimento no concelho deve ter sempre em linha de conta a garantia de serviços públicos como saúde, educação, utilização pública da água, transportes públicos, a defesa dos pequenos agricultores, entre outros. Não é admissível que se demore mais que 30 minutos a chegar a um hospital. A reabertura do serviço de urgência sem interrupções também é crucial.
É importante investir em acessibilidades rodoviárias, pois consideramos que só desta forma se pode potencializar o crescimento do concelho. Estes acessos permitirão um aumento na fixação da indústria e do crescimento da agricultura. Temos um património natural de uma riqueza espantosa, mas a paisagem não é suficiente para cativar investidores, pois ninguém vai quer investir em Paredes de Coura, se tiver custos no transporte das mercadorias superiores a outros concelhos.
É importante estimular a pequena agricultura e o consumir local, e este pode um dos caminhos para reduzir o desemprego e estancar esta vaga de emigração que se tem feito sentir nos últimos tempos.
Cada vez mais, o país precisa de autarcas que tenham um conhecimento profundo dos problemas das populações e que se empenhem nas soluções para esses problemas, de autarcas que contrariem estas políticas de austeridade, que lutem pelas freguesias e pelos serviços de proximidade às populações. Que lutem contra todas as leis que desvalorizam e destroem o poder local e asfixiam os órgãos autárquicos.
Paredes de Coura é um concelho a precisar de uma visão de desenvolvimento, os atuais dirigentes provaram a sua incapacidade em compreender os problemas do concelho. Temos um concelho pobre, isolado, envelhecido, é necessário mais realismo na hora de gastar os dinheiros públicos para que os Courenses tenham uma maior qualidade de vida.
Nos próximo tempos seremos confrontados várias vezes na rua por alguém que nos perguntará: “mas valerá a pena ir votar nas próximas eleições autárquicas?” e nós teremos que dizer que o voto é a voz de cada um dos eleitores a ditar um rumo para uma localidade e para um país, porque o país se faz de localidades.
Outras vezes confrontaremos pessoas justamente revoltadas com a atual situação económica e social que vivemos e que nos dirão: Não vale a pena votar, porque são todos iguais. Não, não somos todos iguais. Na CDU temos um passado que queremos manter de trabalho, honestidade e competência. Trabalho este que tem sido omitido e branqueado pela comunicação social. A revolta é natural, mas é preciso uma resposta, uma resposta clara de luta. Outra resposta está no poder do voto. Abster-se é sem duvida beneficiar quem nos colocou nesta catástrofe económica e social PSD, PS e CDS, que ajoelharam os portugueses perante os mercados sem escrúpulos e perante uma troika estrangeira.
Mas votar na CDU não é só penalizar a troika portuguesa, é a garantia de autarcas conscientes da gravidade da situação do país e dos seus efeitos nas localidades e na vida concreta dos cidadãos. Votar na CDU é a garantia e confiança de Trabalho, Honestidade, Competência em prol da população e na defesa do poder local democrático.
A campanha da CDU vive do empenho de cada um de nós. Por isso mesmo, vamos insistir, e vamos fazer uma campanha de contato direto, pessoa a pessoa, colega a colega, vizinho a vizinho. Vamos esclarecer e informar e mostrar que podem sempre contar connosco.
Vimos pedir a vossa confiança no nosso trabalho, porque no próximo mandato, a CDU assume o compromisso de continuar disponível para ouvir os cidadãos do concelho, e criar condições para que se possa possam expor as suas preocupações, queixas e propostas.
Por isso, «Os Verdes» afirmam: O país precisa de autarcas CDU!
E reafirmamos o nosso empenho nesta causa justa, nesta mudança e nesta luta que se traduzirá numa vitória da CDU e das pessoas!
Viva o concelho de Paredes de Coura! Viva a CDU!!!
Celina Sousa

























15 julho 2013

Autárquicas – PSD continua aposta no feminino

Janine Soares, advogada a exercer em Braga mas com raízes na freguesia courense de Ferreira, é o novo rosto da lista liderada por Décio Guerreiro na corrida às eleições autárquicas de 29 de Setembro. A causídica surge na terceira posição da lista, atrás de Helena Ramos, cujo nome já era conhecido há alguns meses.

10 julho 2013

Autárquicas - Celina Sousa candidata da CDU

603677_577596688937246_1443483211_nEstá desfeita a dúvida sobre o nome que a CDU vai apresentar para a corrida à Câmara Municipal de Paredes de Coura. Celina Sousa, educadora de infância, de 30 anos de idade, é a candidata que vai encabeçar a lista que será apresentada no próximo domingo, num jantar convívio em Rubiães. Celina Sousa, que faz parte do Conselho Nacional do Partido Ecologista os Verdes, é uma estreante nas lides autárquicas, muito embora tenha já feito parte das listas que a CDU apresentou às últimas legislativas, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, onde em 2011 ocupava a quinta posição.

João Paulo Alves, veterinário e professor, e um dos nomes que se falava para liderar a corrida courense da CDU ao acto eleitoral de 29 de Setembro, vai voltar a encabeçar a lista concorrente à Assembleia Municipal, como aconteceu em 2009. Na altura a CDU conseguiu eleger dois representantes para aquele órgão, João Paulo Alves e Cláudia Soares, com um resultado que superou o que tinha sido alcançado nas autárquicas de 2005.

09 julho 2013

Autárquicas – novidades na próxima semana

A próxima semana vai marcar um novo momento na corrida eleitoral autárquica de Paredes de Coura. É que, contrariando as críticas dos comentadores do Mais pelo Minho, que falam numa campanha apagada quando comparada com outros concelhos (e a campanha ainda nem sequer começou), os partidos políticos courenses parecem estar a trabalhar no terreno e, na próxima semana, vão sair para a praça pública.

O primeiro passo vai ser dado pela CDU, que faz a apresentação dos seus candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Paredes de Coura num jantar que terá lugar no restaurante Bom Retiro, em Rubiães, no próximo domingo. O jantar está marcado para as 20 horas.

Na quinta-feira será a vez dos socialistas, que têm marcada para esse dia uma sessão de apresentação dos candidatos às juntas de freguesia. Até ao momento, contudo, desconhece-se se esse evento vai também ser aproveitado para anunciar o resto dos elementos que acompanham Vítor Paulo Pereira (que, recorde-se, foi o primeiro a anunciar a sua candidatura) na corrida à câmara courense.

Ou seja, comparando com os concelhos vizinhos, parece pouca coisa. Quando, aqui ao lado, em Valença ou Vila Nova de Cerveira, Caminha ou Ponte de Lima, já são conhecidos cabeças de lista à Assembleia Municipal, muitos deles antigos presidentes de câmara agora impedidos de se recandidatarem, e os cartazes já começaram a encher rotundas e cruzamentos, por Paredes de Coura a situação parece, e é certamente, dum campeonato completamente diferente.

 

PS: Mais apagado, pelo menos longe da visibilidade pública, parece andar o PSD courense. A ver se, por Paredes de Coura, não há surpresas, como aconteceu na semana passada em Vila Nova de Cerveira em que o candidato anunciado e confirmado há meses, acabou por abandonar a corrida e foi substituído por outro.

06 julho 2013

O dinheiro tudo pode?

Centro de Paredes de Coura num dia da semana passada. Uma zona pedonal subitamente transformada em área de estacionamento durante a hora de almoço. Caso para dizer que o dinheiro tudo compra? Até a sombra?

03 julho 2013

Cadernos fechados revelam 9649 eleitores

Fechados que estão os cadernos eleitorais com vista às próximas eleições autárquicas, que se vão realizar a 29 de Setembro, Paredes de Coura conta com 9649 eleitores registados neste concelho, incluindo quatro cidadãos não nacionais, oriundos de outros países da União Europeia. Um valor que contrasta com os números obtidos pelos últimos Censos, realizados em 2011, e que davam contam da existência de apenas 9251 habitantes no concelho. Uma diferença que encontrará justificação parcial no elevado número de courenses espalhados por outros pontos do país e que ainda estão registados como eleitores na sua terra Natal (situação que irá sendo corrigida à medida que foram renovando o cartão de cidadão). Ainda assim, é correcto assumir que os números dos cadernos eleitorais continuam assombrados por eleitores fantasma. Será que são em proporção tão elevada como noutras paragens?

TOTAIS DO CONCELHO

Nacionais

9645

UE

4

TOTAL

9649

 

 

 

 

POR FREGUESIA

Agualonga

319

Castanheira

618

Coura

437

Cunha

519

Infesta

492

Mozelos

335

Padornelo

446

Parada

324

Romarigães

272

Rubiães

573

Vascões

260

União das freguesias de Bico e Cristelo

862

União das freguesias de Cossourado e Linhares

594

União das freguesias de Formariz e Ferreira

1119

União das freguesias de Insalde e Porreiras

567

União das freguesias de Paredes e Coura e Resende

1912

02 julho 2013

Quem mente no rally? ACP ou Câmara?

A fazer fé nesta notícia do AutoPortal e no comunicado que a integra, o Automóvel Clube de Portugal garante ter recebido feedback positivo de todas as autarquias contactadas com vista à passagem da edição 2014 do Rally de Portugal pelos seus territórios. “Todas as autarquias responderam positivamente e comprometeram-se formalmente com a realização da prova durante 3 anos”, esclarece o comunicado do ACP.

Ora, como foi referido neste post, a decisão da Câmara Municipal de Paredes de Coura, plasmada na acta da reunião do executivo do passado dia 6 de Maio, foi precisamente em sentido contrário, com a Câmara courense a indeferir o pedido de subsídio feito pelo ACP. Na altura, o município courense argumentou com a situação de crise que se vive actualmente e questionou o eventual ganho da relação custo/benefício deste evento para Paredes de Coura.

Assim sendo, e à luz do que foi conhecido hoje, pergunta-se: quem é que anda a tentar enganar quem? A mim, quer-me parecer que o ACP está a misturar política com desporto!