
29 julho 2009
E a dois meses das eleições...

Será?
27 julho 2009
24 julho 2009
Desconsideração

22 julho 2009
A confirmação do que já todos sabiam

20 julho 2009
Praia interdita... a uma semana do Festival
Começa mal a época balnear
Uma má notícia, especialmente tendo em conta que dentro de menos de uma semana começam a chegar àquelas paragens milhares de visitantes para participarem no Festival de Paredes de Coura e as águas do Coura são sempre atractivo extra para quem resolve vir mais cedo, acampar e aproveitar as belezas naturais do concelho.
Curiosamente é uma notícia que teima em repetir-se, ano após ano. Já no ano passado, umas semanas mais cedo é certo, as análises efectuadas às águas do Coura no Taboão ditaram a sua interdição a banhos, com a culpa a ser atribuída a descargas ilegais de esgotos no rio e também às fortes chuvas que se fizeram sentir na altura (e que provavelmente foram aproveitadas para disfarçar as descargas, digo eu). No ano anterior tivemos outros dois episódios semelhantes, com as análises a ditarem a atribuição da classificação de “Má” às águas do rio na zona da praia fluvial.
Urge mais fiscalização, não me canso de repetir. O rio e a praia fluvial são dois atractivos do concelho e merecem melhor do que um aviso a alertar para a proibição dos banhos. Merecem respeito e, sobretudo, mais atenção. Já agora, e tendo em conta que após a realização do Festival os valores das análises às águas do Coura são, habitualmente, piores do que eram antes, não seria de aproveitar a altura e sensibilizar os turistas para a protecção de um recurso que, ano após ano, também é deles?
17 julho 2009
Independentes & Companhia, Lda.
15 julho 2009
Nós também temos um... previsto

10 julho 2009
Prevenir?
Numa altura
Eu explico: por um lado, porque é aqui que resido e trabalho e por isso é natural que tenha mais preocupações em relação ao ambiente onde estou inserido. Mas o principal por detrás da minha questão nem será isso. É que, convém não esquecer, estamos
Veja-se o caso do Festival, por exemplo. Em quatro dias milhares de pessoas vão estar por cá. E estará prevista qualquer acção de sensibilização, por um lado, ou de prevenção, por outro lado? Será que vamos ter reforço das condições de higiene, tanto no recinto e espaço envolvente como na própria vila? Será que, com o aumento exponencial da utilização de espaços como os wc’s públicos e a piscina municipal, vão ser adoptados novos procedimentos que evitem a propagação da doença?
Desconheço se autarquia, promotores ou autoridades sanitárias têm algum plano na manga para estes dias. Não sei se vão, por exemplo, aproveitar a grande concentração de pessoas para lhes fazer chegar informação sobre o assunto, ou às empresas participantes nos dias anteriores. Ou se vão exigir mais sanitários ou lava-mãos no recinto. Mas que seria recomendável, disso não tenho dúvidas.
E depois temos o dia seguinte, ou seja o período pós-Festival. Com tanta gente junta, a probabilidade de existir transmissão da doença aumenta substancialmente e, pelo que sei, não existe nenhum plano de contingência, a nível municipal, para rastrear ou encaminhar quem apresente sintomas da Gripe A. Ligar para Linha Saúde 24 será suficiente? Ou será que, a três semanas do pico de afluência a Paredes de Coura, ainda há alguma coisa para fazer neste sentido?
Dia de decisões?
09 julho 2009
Onde é eu que já vi isto?
08 julho 2009
Às voltinhas
03 julho 2009
O futuro também passa pelo campo
