10 julho 2009

Prevenir?

Numa altura em que a Gripe A domina todas as atenções, urge perguntar: e por cá já se fez alguma coisa? A pergunta surge numa altura em que, a nível nacional, é certo que os serviços públicos não têm qualquer plano de contingência para lidar com uma eventual disseminação do vírus e por isso pode até questionar-se o porquê de se destacar Paredes de Coura.

Eu explico: por um lado, porque é aqui que resido e trabalho e por isso é natural que tenha mais preocupações em relação ao ambiente onde estou inserido. Mas o principal por detrás da minha questão nem será isso. É que, convém não esquecer, estamos em meados de Julho o que, para Paredes de Coura, significa que nas próximas 4/5 semanas, vão passar pelo concelho alguns largos milhares de pessoas, primeiro com o Festival, depois com as Festas do Concelho.

Veja-se o caso do Festival, por exemplo. Em quatro dias milhares de pessoas vão estar por cá. E estará prevista qualquer acção de sensibilização, por um lado, ou de prevenção, por outro lado? Será que vamos ter reforço das condições de higiene, tanto no recinto e espaço envolvente como na própria vila? Será que, com o aumento exponencial da utilização de espaços como os wc’s públicos e a piscina municipal, vão ser adoptados novos procedimentos que evitem a propagação da doença?

Desconheço se autarquia, promotores ou autoridades sanitárias têm algum plano na manga para estes dias. Não sei se vão, por exemplo, aproveitar a grande concentração de pessoas para lhes fazer chegar informação sobre o assunto, ou às empresas participantes nos dias anteriores. Ou se vão exigir mais sanitários ou lava-mãos no recinto. Mas que seria recomendável, disso não tenho dúvidas.

E depois temos o dia seguinte, ou seja o período pós-Festival. Com tanta gente junta, a probabilidade de existir transmissão da doença aumenta substancialmente e, pelo que sei, não existe nenhum plano de contingência, a nível municipal, para rastrear ou encaminhar quem apresente sintomas da Gripe A. Ligar para Linha Saúde 24 será suficiente? Ou será que, a três semanas do pico de afluência a Paredes de Coura, ainda há alguma coisa para fazer neste sentido?

5 comentários:

  1. Concordo com Vc...
    quem de direito devia tomar precaucoes para situacoes como a que vai acontecer em Coura.....
    Mas quem???Câmara Municipal?Servicos de saúde????Proteccao civil????

    ResponderEliminar
  2. Sr. Bastos se achar que comeco a ser chato de mais,e que comeco a ficar um pouco insuportável para os seus leitores,caso queira, pode deixar de publicar os meus comentários.......Sem qualquer rancor

    lupus lupus

    ResponderEliminar
  3. "A jornalista da TSF Teresa Dias Mendes foi protagonista num incidente com José Sócrates durante a campanha eleitoral para as europeias. Segundo rezam as crónicas, o gabinete do Primeiro-ministro pressionou a TSF devido a um trabalho da jornalista, e os dois chegaram mesmo discutirem pessoalmente depois da campanha eleitoral.

    A resposta não chegou imediatamente, mas não tardou. Foi ontem anunciado uma remodelação na TSF, onde sobressai a saída de Teresa Dias Mendes de editora de política."

    in 31 armada

    Se calhar é por causa da gripe...

    ResponderEliminar
  4. Este comentador!!!!!!!!só me faz rir!!!!!!!vem para aqui dar noticias??????
    Ou é campanha eleitoral?????
    Ó joaozinho se fechares a boca ganhas muitos mais votos........

    ResponderEliminar
  5. O LOBO resolveu tirar férias!!!!!!!
    Caros leitores e bloguistas,já que nao tenho direito a subsídio de férias e férias pagas,resolvi na mesma ir visitar os meus parentes lá prós lados do Soajo,Serra Amarela,Montesinho e com jeitinho ainda vou visitar os meus primos do outro lado da fronteira.
    Até 31 de Agosto deixo-vos descansados.....
    O meu muito Obrigado por me terem aturado todo este Tempo,mas eu volto estejam descansados que volto..........
    Até lá continuem a discutir e a propor temas interessantes.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!