21 setembro 2007

Hole-in-one

Primeiro foi Ponte de Lima, depois praticamente todos os outros concelhos do distrito quiseram o mesmo: um campo de golfe. Paredes de Coura não escapou à “febre”, ou melhor à oportunidade de cativar para o concelho um potencial turístico invejável e de todo a não desprezar. Mas será que ainda vamos a tempo?
A questão assume pertinência por dois motivos, ou melhor, apenas por um com duas variáveis, o tempo. Por um lado temos um projecto turístico apontado para as antigas instalações do sanatório da Pena, em Mozelos. Atrasado no tempo, não tanto pela falta de iniciativa dos seus eventuais promotores mas apenas e só porque quiseram comprar e recuperar algo que o Estado praticamente tinha esquecido, de tal forma que nem sequer sabia quem era o seu verdadeiro dono.
Por outro lado temos um multiplicar de projectos semelhantes nos concelhos aqui à nossa volta. Melgaço, talvez o melhor lançado na corrida, mas igualmente Caminha, Arcos de Valdevez e Vila Nova de Cerveira vêem também no golfe, e principalmente nas estruturas turísticas e hoteleiras que o apoiam, o investimento que falta em cada concelho.
E a pergunta, óbvia, impõe-se: será que vai dar para todos? Será que, ao passar de apenas um campo de golfe no distrito para, pelo menos seis equipamentos do género, haverá procura para todos? Responderão os mais optimistas que sim, basta ver o exemplo do Algarve, com campos sucessivos, colados uns aos outros. Retorquirão os mais pessimistas que o Minho, por muito que se queira, não tem o “apelo” turístico de um Algarve e não consegue atrair turistas em número suficiente para garantir a ocupação plena de tanto equipamento igual.
São questões que, contudo, podem nem sequer chegar a ser equacionadas. É que, à medida que um campo surgir, certamente que os promotores dos outros, apoiados em estudos económicos e de viabilidade, pensarão duas vezes antes de seguir em frente. Por isso, se daqui a meia dúzia de anos, olharmos para o mapa e virmos seis, sete ou oito manchas verdes, impecavelmente relvadas, ficamos com a satisfação de que, afinal de contas, o Minho tem potencial. Acreditamos.

1 comentário:

  1. Vamos ter 1 campo de golfe para 1 jogador, a continuar assim.
    Tipicamente portugues... Go with the flow!
    Deveriamos, promover o que temos que mais ninguem tem.
    Campos de golfe há muitos
    SB

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!