07 setembro 2007

Visto lá fora 2 - O "Papa Chiclas"

Outra coisa que me chamou a atenção neste período de férias, também através da comunicação social, foi a recente aquisição da Câmara de Penafiel que logo me trouxe à ideia o estado lastimoso do piso da rua Conselheiro Miguel Dantas. Então não que é que, em Penafiel, como em Coura, as pessoas também têm o (mau) hábito de deitar a pastilha elástica usada para o chão! E depois é o que se vê: o empedrado todo manchado e não há meio de o conseguirem limpar.
A autarquia de Penafiel parece ter encontrado a solução nos Estados Unidos da América, uma espécie de aspirador/máquina de lavar estofos que consegue, finalmente, retirar a pastilha elástica do granito. Nós também queremos uma, nem que seja a de Penafiel emprestada por meia dúzia de dias no ano para restituir à Conselheiro Miguel Dantas a dignidade que as obras de requalificação lhe tentaram dar.
Mas, brincadeiras à parte, saliente-se que o problema não é a remoção das pastilhas, mas sim a falta de civismo de quem as atira para o chão em vez de as colocar no lixo. A pensar nisso a Câmara de Penafiel lançou ao mesmo tempo os “Papa Chiclas”, recipientes destinados exclusivamente a receber aqueles produtos. Cá para mim, ainda assim, as pastilhas vão continuar a manchar o chão, pois recipientes já os havia: os caixotes do lixo. Já agora, a título de curiosidade, de referir que retirar uma pastilha do pavimento custa cerca de 45 cêntimos. A este preço, mais vale apostar nos rebuçados.

1 comentário:

  1. Não serão as chicletes outra forma de protesto relativamente às obras em si?
    Porque não, ecoterrorismo em Paredes de Coura sem rosto visivel, como em inúmeras ocasiões que tanto se fala ao sabor do vento que sopra...


    Desculpem, mas apeteceu-me.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!