06 dezembro 2007

Pela estrada fora, eu vou, eu vou...

A minha memória já não é o que era, mas tenho a vaga ideia que o título do post é parte integrante duma música de “O Capuchinho Vermelho”. De qualquer das formas tenho quase a certeza de que se trata de uma música infantil. Talvez por isso, ainda hoje, muitas das nossas crianças e jovens a coloquem em prática todos os dias, a caminho da escola, pela estrada fora, porque passeios não existem.
Passa-se em muitos locais, e passa-se também no nosso concelho. Veja-se, por exemplo, o acesso à Escola EB 2.3/S de Paredes de Coura, ali a partir do pontão na saída do túnel, até à zona escolar. Sem passeios, aquele que é, provavelmente, o principal acesso àquela escola, é percorrido todos os dias por algumas dezenas de crianças que arriscam a caminhada pela berma da estrada.
Poderão dizer, como eu também eu o disse já, que a maior parte dos alunos daquela escola utilizam os transportes públicos e que por isso a construção de passeios naquele acesso não é uma prioridade. Mas, e questiono eu também, será que os passeios em Resende, na estrada que liga Coura aos Arcos de Valdevez, são mais importantes? É que lá, onde serão muito menos as pessoas a passar a pé, estão a fazer passeios. Só lá.
E depois também não faltará quem diga que esta questão dos passeios é de menor importância, quando comparada com outras que afectam os alunos do concelho, e não só. Pois! Têm razão, infelizmente. Por Paredes de Coura, só para dar um exemplo, é mais preocupante (pelo menos para mim) ver crianças de 6/7 anos sozinhas à espera do autocarro nas freguesias, ou sozinhas à porta da escola, ali deixadas (sabe-se lá com que custo) pelos pais muito antes do horário de abertura. Mas, creio eu, é mais fácil resolver a questão dos passeios do que a das mentalidades ou dos horários de trabalho.
Por último, haverá também quem, como eu, lembre que noutros tempos não havia passeios e que muitos de nós tivemos de ir a pé para a escola, sozinhos, à chuva e ao frio. Pois! Mas haverá também, sempre, quem nos diga que temos de procurar um futuro melhor para as gerações futuras.

6 comentários:

  1. Sem duvida Eduardo. O antes já era assim, comigo foi assim e cá ando ; não nos puxa para a frente, para melhorar, para sermos melhores.

    O querer mais, o querer melhor é que nos empurra para a frente.
    O Português tem de deixar de ser encolhe ombros.
    Bola para a frente!

    Principalmente no que respeita as nossas crianças, que são o futuro.

    Parabéns pelo Post.
    Há vida em Coura para além do que se passa na Assembleia Municipal.

    Coura é as suas gentes, as crianças, as paisagem, a gastronomias, as tradições... não é somente a politiquice de alcofa.

    Bem haja!

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  2. POis, ta claro, temos a SB a tentar tapar os olhos a quem quer ver

    ResponderEliminar
  3. Não se faz passeios porque? Falas aí nas freguesias do concelho, onde há mais transito? onde é que elas poderão mais ser atropeladas? Faz-se nessa zona de Resende com base em que? Por ter umas superficies comerciais à volta? Faz-se obras desnecessárias enquanto estas....

    ResponderEliminar
  4. Regra gramatical: O verbo tem de concordar em género e número com o sujeito.

    Sr. Anónimo: Um Bom Natal!
    E um Novo Ano com menos azia!
    Beba um copito, olhe, beba 2!

    SB (de Lx)

    ResponderEliminar
  5. O Eduardo começou este post a falar de passeios...depois passou-se e comparou o hoje com o tempo dele e, pasme-se, que as coisas não melhoraram!
    Eduardo, claro que não está perfeito e é preciso que as coisas melhorem, mas desde o teu tempo até agora melhoraram muito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. É pena que se estejam a construir certas cenas e não se façam passeios, pelo menos nessa zona da escola, a comissão de pais não terá uma palavra a dizer?? se houver ali um acidente todos se vão por ao fresco!

    Maria da Luz

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!