08 novembro 2010

Prato do dia: cogumelos

cogumelos No rescaldo das II Jornadas Micológicas de Paredes de Coura, que decorreram este fim de semana, surge a ideia de instalar neste concelho um parque micológico, o segundo a nível nacional, aproveitando desta forma todo o potencial da produção de cogumelos. O projecto, a maturar desde 2004, beneficiaria da grande variedade de cogumelos existentes em Paredes de Coura e, a avançar, teria como cenário a área de Paisagem Protegida do Corno de Bico.

Mais uma iniciativa que aproveitaria o grande potencial ambiental de Paredes de Coura, explorando ao mesmo tempo um nicho de mercado que tem crescido a olhos vistos. Que avance, pois então!

13 comentários:

  1. Fico vivamente à espera que esta acção dê alguns frutos (neste caso, alguns fungos), no entanto temo que tal não venha a acontecer...
    Acho lamentável que a riqueza de ervas, frutos e fungos da região seja desconhecida e desprezada pelos restaurantes locais.
    Come-se bem no Minho? Onde?

    ResponderEliminar
  2. "Come-se bem no Minho? Onde?"

    Em todo o Lado!!!!!! é uma questao de procurar!!!

    ResponderEliminar
  3. Só dei esta resposta curta e concisa ao anónimo das 15 Novembro, 2010 04:10, porque só parece mesmo desconhecer o Minho!!!! Ou entao pela hora tardia a que fez o comentário, talvez nao estivesse nas melhores condições!!!
    1° diz que:" Acho lamentável que a riqueza de ervas, frutos e fungos da região seja desconhecida e desprezada pelos restaurantes locais."

    Quer com isto dizer que tem esse conhecimento!! e que sabe .....

    Depois pergunta-nos se se come bem no MINHO!!! E onde!!!!!

    Caro anónimo vá afogar trutas para o Rio Coura!!! Sabe onde é?

    ResponderEliminar
  4. "Fico vivamente à espera que esta acção dê alguns frutos (neste caso, alguns fungos), no entanto temo que tal não venha a acontecer..."

    E pq acha que Nao vai acontecer????? Pq é assim tao pessimista?? Como escreve, parece que afinal nos conhece bem!!!!
    Mas para sua imformação os ditos fungos ou cogumelos como sao mais conhecidos por aqui numca fizeram muito parte da nossa alimentação.
    É que nós preferimos couves, feijão e batatas com um pedaço de carne de porco......e um tintol ....

    ResponderEliminar
  5. 19 Novembro 2010


    Início | Multimédia | Blogues | Viva+ | Opinião | Domingo | Dossiês | Cidadão Repórter | Serviços
    Director
    José Leite Pereira

    Director Adjunto
    Alfredo Leite

    Subdirector
    Paulo Ferreira ver capas da
    edição impressa
    Login/Registo Mobile | RSS
    IniciativasLoja do JornalAssine o JNClassificados


    Últimas Nacional Sociedade Polícia Economia País Mundo Desporto Cultura Gente Tecnologia Média






    País > Setúbal > Setúbal


    Cinco imigrantes envenenados com cogumelos
    00h23m
    Telma Roque com Lusa
    Cinco imigrantes tailandeses estão hospitalizados, em estado muito grave, depois de terem consumido cogumelos silvestres que colheram num terreno situado no Montijo. Quatro deles precisam mesmo de um transplante de fígado para garantir a sobrevivência.

    Este é o segundo caso grave registado no espaço de um mês no distrito de Setúbal. Em Outubro, um casal de Grândola, que colhia cogumelos para venda e para consumo próprio, faleceu após a ingestão de cogumelos venenosos.

    Em declarações à agência Lusa, António Xavier, director do Serviço de Urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, unidade que recebeu as vítimas, revelou que os cinco homens tinham emprego sazonal no Montijo, na apanha de fruta, mas viram uma mulher a apanhar cogumelos silvestres e decidiram fazer o mesmo. Acabaram intoxicados.

    Transplante hepático

    Devido à gravidade dos casos, os cinco homens foram transferidos, durante a madrugada de anteontem, para os hospitais dos Capuchos e Santa Maria, em Lisboa, Coimbra, e Santo António, no Porto. Ontem, pelo menos quatro das vítimas já apresentam critérios para transplante hepático.

    "A intoxicação provocada pelo consumo de cogumelos provoca uma degradação muito rápida do fígado, rins e sistema nervoso central. Podemos fazer alguma coisa para retardar a evolução, mas, se não se conseguir um transplante de fígado em poucos dias, estes doentes acabam mesmo por morrer", admitiu António Xavier, que não escondeu a dificuldade que há em arranjar fígados para transplantes, ainda mais com tanta urgência. E quando a toxicidade é muito elevada, a taxa de mortalidade é de quase 100%.

    Perturbações gástricas, vómitos e dores de cabeça são alguns dos sintomas de uma intoxicação por ingestão de cogumelos. Regra geral, quanto mais tóxicos são, mais tardios são os sintomas, daí que, quando se manifestam as indisposições, a vítima já chega ao hospital em estado muito grave, explicou ao JN Fátima Rato, uma das médicas do Centro de Informação Antivenenos do Instituto Nacional de Emergência Médica.

    Ao contrário, os cogumelos menos tóxicos, podem apresentar sintomas no espaço de duas a quatro horas após a ingestão e, as consequências são menos graves.

    No ano passado, também porque o Inverno foi muito chuvoso e generoso em cogumelos, várias pessoas perderam a vida por intoxicação. Em apenas 10 dias, só os Hospitais da Universidade de Coimbra receberam cinco intoxicados pelo mais venenoso dos cogumelos, o amanita phalloides.

    Estima-se que bastam apenas 50 gramas de amanita phalloides para provocar a morte de um adulto. Esta espécie deverá ser, aliás, responsável pela quase totalidade dos casos mortais de envenenamento.

    ResponderEliminar
  6. Caros Lobo e Eduardo,
    Não vejo razão para tanta animosidade.
    Não reconheço o direito de insinuarem sobre as minhas condições atendendo à ordem tardia do comentário. E muito menos não percebo porque me aconselhou afogar trutas...Alás, quem falou em comer feijão, porco e tinto, não fui eu !
    Têm ambos razão: Não sou minhota, mas há já mais de 15 anos que frequento esta região com uma regularidade mais que semanal. E almoço e janto em todos os restaurantes que encontrei.
    Posso adiantar que na Vila de Paredes de Coura, com excepção da Pizzaria Romântica (que tem boas pizzas)e do Restaurante Conselheiro (que tem bons pratos mas a lista já não muda há anos...) todos os restantes me recebem com as mesmas frases: Quer carne ou peixe?; de Peixe temos truta e de carne temos vitela assada. Se quiser posso fritar uma fêvera... ou qualquer coisa do género.A Miquelina de vez em quando surpreende pela positiva.
    Pode, de facto ser ignorância minha ou uma imensa falta de sorte... mas tal não merece os comentários que recebi.
    Tenho comido em Trás-os Montes cozinha confeccionada com os produtos locais, coisa que não encontrei ainda em Coura.
    Caso conheçam alguns sítios que de facto cozinhem com a riqueza que a terra vos dá, peço que me indiquem e abstenham-se de me atacar, pois o meu intuito é o de alertar para a falta de exploração das riquezas naturais com enormes desperdícios em "urbanices" tais como parques de estacionamento gigantescos e luzes que fazem lembrar um aeroporto.
    Bem Hajam.

    ResponderEliminar
  7. Cara Sra. nao Minhota ,dou-me ao trabalho de lhe responder mais uma vez ao seu comentário!

    Se acha que eu e o Sr° Bastos a criticamos!! E se sentiu isso pela minha parte desde logo lhe digo que sim ! e se a critico é apenas pela sua forma de se exprimir!!pois faz insinuações que nada abonam a seu favor e de Paredes de Coura!!!
    Diz A Sra:"
    mas há já mais de 15 anos que frequento esta região com uma regularidade mais que semanal. E almoço e janto em todos os restaurantes que encontrei."

    E ainda nao encontrou um único que gosta-se??????

    "Posso adiantar que na Vila de Paredes de Coura, com excepção da Pizzaria Romântica (que tem boas pizzas)"

    As Pizzas sao realmente boas!!!!!!
    Mas concerteza que nao é uma comida tipica de Paredes de Coura ou sequer do Minho!!!! E desculpe-me ...mas vir a Paredes de Coura comer Pizzas!!!!!!!!!!!

    "e do Restaurante Conselheiro (que tem bons pratos mas a lista já não muda há anos...)"

    Sim tem bons pratos tb e muito mais tipicos da nossa ementa minhota....
    E pq nao faz a sugestao ao digníssimo cozinheiro e gerente Sr°Vilaça Pinto que mude a lista!!!!!

    " todos os restantes me recebem com as mesmas frases: Quer carne ou peixe?;"

    E a Sra. como cliente nao pede a lista da ementa????? Se, se habituar a pedir a lista vai ver que tráz lá muitos outros pratos !!!!

    "Pode, de facto ser ignorância minha ou uma imensa falta de sorte... mas tal não merece os comentários que recebi.

    Concerteza que deve ter uma imensa falta de sorte!!!!!! Quanto aos comentários nao retiro nem uma vírgula!....

    "Tenho comido em Trás-os Montes cozinha confeccionada com os produtos locais, coisa que não encontrei ainda em Coura."

    Concerteza que percebe que no Minho e principalmente em Paredes de Coura a agricultura está em decadência acentuada à muitos anos!!! E os produtos que ainda alguns vao produzindo,comem-nos eles(lavradores),concerteza nao os vao vender aos restaurantes para depois irem comprar esses mesmos produtos ao super-mercado!!!!

    "Caso conheçam alguns sítios que de facto cozinhem com a riqueza que a terra vos dá"

    Se se refere aos produtos genuínos da nossa agricultura!!! aí vai ser muito dificil encontrar!!!Como já referi em antes...

    Mas se quiser um dia experimentar um Bacalhau com Broa (antes de Truta)vá ao Restaurante Barbaças ou entao comer um Polvo assado no Restaurante O LINO!!!! Ou entao uma parrilhada de carne neste mesmo Restaurante...Tb pode comer no Restaurante Albergaria...de vez enquando aparece por lá uma carne muito boa mesmo!!!!!E se quiser um pratinho mais barato e confeccionado por maos Hábeis de cozinheira aprecie o Restaurante Furao.....hummm aquelas sardinhas do meio dia estavam deliciosas.

    "enormes desperdícios em "urbanices" tais como parques de estacionamento gigantescos e luzes que fazem lembrar um aeroporto."

    Os Courenses gostam.....se nao lhe agrada!! lamento....


    De resto tem toda a razao quando diz que "meu intuito é o de alertar para a falta de exploração das riquezas naturais "

    Pois é ...é o que nos falta!!!

    BOM APETITE

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Lobo,
    Parrilhada de carne,Bacalhau com broa e polvo assado é muito bom.
    Até lhe digo que já comi os em Portugal inteiro e gostei muito.
    Aprecio o seu amor pela gastronomia courense, mas como concordará não é por aí que a vai distinguir de qualquer outra região.
    Não conheço a senhora que levantou esta questão, mas se o seu trauma são esses três pratos que tanto gosta, de certeza que não vai ter saudades de casa quando emigrar.
    Já experimentou comer os cogumelos da sua terra?
    Experimente que vai gostar - sugiro que vá comê-los a Guimarães.
    Bom apetite.
    João Sardenha

    ResponderEliminar
  9. Senhores,
    Não se incomodem a comentar este meu post, pois será o último.
    Fui pueril ao acreditar que seria recebida com a educação e nobreza com que os courenses que cá conheci me aceitaram, mas vejo agora que porque motivo Paredes de Coura não conseguiu desenvolver-se como as suas congéneres mais próximas.
    São pessoas como o Sr. Lobo, secundado pelo Sr. Eduardo Bastos, que não conseguem ver para além do seu umbigo.
    Se os comentários que publicaram se destinam apenas a animar o Blog, então não me interessa continuar a participar.

    Para que saiba, já fui ao Barbaças e pedi a lista. Nenhuma das 3 alternativas que pedi estava disponível de momento... "Quereria eu carne ou peixe?" - perguntou-me.
    A mesma pergunta ouvi-a também no Furão e no Courense.

    Já fui ao LINO e comi a parrilhada (que é um prato argentino). Não estando mal, também já comi este prato noutros locais de Portugal e estrangeiro com melhor qualidade.

    A Albergaria tem um boa posta mirandesa, que é um prato transmontano.

    O Conselheiro - é de facto um excelente restaurante com boa comida local. O Sr. Vilaça é um ser extraordinário, culto, inteligente e de agradável conversa, mas não me compete ensinar a quem quer que seja como gerir o seu negócio.

    O meu papel, enquanto visitante, é o de consumir o que a terra tem para oferecer pagando em dinheiro o valor cobrado, continuando a manter a liberdade de voltar ou não ao mesmo local.

    Foi por querer bem a esta terra minhota que teci o meu primeiro comentário, e nada tinha a ver com agricultura, pobres, ricos, etc. Recordar-se-á certamente que falávamos de ervas, frutos e fungos que crescem espontâneamente na região. Nos vossos montes tenho visto alecrim, funcho, hortelã, carqueja, bagas e fungos diversos que não são aproveitados na gastronomia local. Ervas que colho e trago para minha casa para temperar, cozinhar e comer.

    São mentes pequenas com frases como
    "Os Courenses gostam.....se nao lhe agrada!! lamento...." que impedem esta terra de evoluir. Pois assim seja! Continuem orgulhosamente sós a produzir e consumir dentro de portas. Afinal de contas é assim que os senhores gostam.
    Se os senhores não valorizam as minhas sugestões (e eram apenas sugestões) cá por mim, continuo a valorizar a minha liberdade de escolha.

    Diz o senhor Lobo que não retira nem uma vírgula dos comentários que teceu; pois bem, pelo meu lado eu retiro todas as vírgulas, pontos, acentos e tudo mais. De facto não merecem que alguém vos preste atenção.

    Desta vossa não minhota,

    Carpe Diem

    P.S. Na frase do Sr. Lobo
    "E ainda nao encontrou um único que gosta-se??????"
    devo informá-lo que o verbo gostar, neste contexto, não é reflexivo, nem mesmo com o novo acordo ortográfico. Conjuga-se no pretérito imperfeito do conjuntivo GOSTASSE.

    ResponderEliminar
  10. Não me lembro de assistir a uma discussão tão acesa como esta sobre gastronomia; mas não deixo de pensar se o Sr. Lobo não estará apenas a defender a sua região descurando o assunto que, de facto, é gastronomia.

    Atentamente,

    Rita Alves.

    ResponderEliminar
  11. Bem...lá vou tentar responder aos vossos comentários!!!!

    1° Caro João Sardenha no seu comentário diz assim "Não conheço a senhora que levantou esta questão, mas se o seu trauma são esses três pratos que tanto gosta, de certeza que não vai ter saudades de casa quando emigrar."

    Se ler bem apenas aponto Pratos que aparecem nas ementas dos respectivos Restaurantes!!!Concerteza não são o meu "Trauma" esses Pratos!!!!
    Pergunta-me se já experimentei comer os cogumelos da minha terra? Sim já experimentei e comi!!! Mas pode ter a certeza que tive medo de os comer!!!!

    E o sr° já comeu em Coura uma verdadeira Truta do Rio Coura???
    é que eu de vez enquando como umas !!!!! Só que para as pescar vejo-me Grego!!!! E ainda por cima tem que ser na ilegalidade!!
    E quem fala em Trutas tb pode falar num coelhinho bravo do Corno De Bico!! ou de um Javali de lá!!!!
    Ora estes é que sao os verdadeiros produtos Cá de Coura!!!! Mas muito dificeis de Arranjar!!!!Só mesmo um LOBO consegue ter acesso!!!!
    E já agora!!! os cogumelos em Guimarães são do monte ou do Super-mercado???E onde se podem comer???

    Quanto à Sra. que assina como anónima e eu tive o prazer de a alcunhar de"Nao Minhota",continua a comentar no mesmo tom como começou!!!

    "Não se incomodem a comentar este meu post, pois será o último"

    "Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colmeia com ...medo das picadelas das abelhas. "
    (William Shakespeare)

    "São pessoas como o Sr. Lobo, secundado pelo Sr. Eduardo Bastos"

    Mas o que tem o Sr° Bastos a ver com isto tudo!!!!!
    Ele nao lhe fez mal nenhum ,álem de publicar os meus comentários,que parecem que a imcomodam!!! tenho tanto direito ...ou mais ,do que a Sra. para comentar e dar as minhas opiniões onde quer que seja!!!

    "Para que saiba, já fui ao Barbaças e pedi a lista. Nenhuma das 3 alternativas que pedi estava disponível de momento.."

    É mesmo falta de sorte!!!!!!

    "A mesma pergunta ouvi-a também no Furão e no Courense."

    No Furão talvez!!!!! No Courense só se foi há muitos anos!!!!

    "O Sr. Vilaça é um ser extraordinário, culto, inteligente e de agradável conversa, mas não me compete ensinar a quem quer que seja como gerir o seu negócio."

    Mas claro que a Sra. nao conseguiria ensinar a quem quer que seja como gerir o seu negócio,a Sra. está mais interessada em ser Professora de Português!!!!!
    Mas eu só lhe disse para a Sra. dar uma sugestão ao Sr° Vilaça...mais nada!! E Uma sugestão sempre se deu....

    "O meu papel, enquanto visitante, é o de consumir o que a terra tem para oferecer pagando em dinheiro o valor cobrado, continuando a manter a liberdade de voltar ou não ao mesmo local."

    Quem dá (vende) o que tem...a mais não é obrigado....

    "Foi por querer bem a esta terra minhota que teci o meu primeiro comentário,"

    acredito que sim....mas tb o podia ter feito de outro modo...é que senti o que escreveu como um ataque!!
    O meu muito obrigado pela correcção do pretérito imperfeito do conjuntivo GOSTASSE.

    Exa.Sra. Rita Alves
    talvez tenha alguma razão !!! O assunto era mesmo gastronomia!!
    Mas tb eu tenho corrido muitos Restaurantes por esse Portugal fora e tb no estrangeiro, e onde arranjar hoje aqueles produtos que todos gostamos???Que os há,há,mas imagine ir em Coura apanhar Cogumelos Silvestres!!! vendê-los num restaurante!!! e depois quanto ia custar esse jantar?? será permitido vender cogumelos silvestres num Restaurante??? E se fossem venenosos????etc.etc..
    Muitas coisa se poderia escrever sobre estes assuntos....e por isso amanha vou comer um peixinho ali para os lados de Vila praia de Ancora..,

    ps. que me desculpem os Restaurantes Casa do Xisto, Casa do Frade,Braseirão do Minho e outros que agora nao me lembro ,por nao ter falado tb sobre eles....

    ResponderEliminar
  12. "E almoço e janto em todos os restaurantes que encontrei."

    Então, somos nós que lhe temos de perguntar onde se come bem???

    "Come-se bem no Minho? Onde?"

    Em minha casa!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!