05 março 2012

No mínimo…

CIMG2526

Na Diocese de Viana do Castelo – Padres vão ganhar no mínimo 950 euros – notícia do Jornal de Notícias

… qualquer comentário a esta notícia merece alguma reflexão. E como não tenho, de momento, o tempo suficiente que me parece ser necessário para reflectir sobre este assunto, fico-me apenas pela simples indicação da notícia em questão. Sem comentários, apreciações, questões ou indignações… que as terei certamente!

15 comentários:

  1. É só bons exemplos:

    http://www.publico.pt/Sociedade/o-inferno-dos-padres-lima-1536374

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao ser pago um ordenado de cerca de 1000 euros, de forma indiscriminada a todos os padres da diocese, acho péssima a ideia, não esquecer que muitos estão a receber chorudas reformas como professores do estado,outros leccionam para o mesmo estado auferindo bons vencimentos.Tratar tudo igual o que é diferente entendo no meu modesto social e logo praticada pela Igreja de quêm deve vir o exemplo!!!!
    Mesmo os que estão bem na vida e são quase a totalidade,mesmo assim ainda se pagam a preços bem pagos todos os serviços que prestam aos católicos e à sua comunidade...
    Estou a falar dos padres do distrito de Viana do Castelo e não nos desfavorecidos dos Algarves e Atentejos, que apenas e só vivem do que os seus crentes lhes pagam e é muito pouco.

    ResponderEliminar
  3. 1000 Euros de salário mensal e os serviços religiosos totalmente gratuitos? Parece-me ajustado com a actual realidade económica e profissional do país só que, por motivos óbvios, estou certo que nenhum padre do nosso concelho aceitaria este valor, podendo ganhar, como actualmente ganha, várias vezes mais.

    ResponderEliminar
  4. e um IRS a taxa reduzida tal como os futebolistas??
    Porquê

    ResponderEliminar
  5. Já agora IRS com taxa reduzida para quêm e em nome de quêm?? Dos empregados com o salário mínimo nacional.
    Alguém se lembra que os reverendos vão dispensar os seus rendimentos pelos serviços religiosos que prestam??Nem pensar, o que deviam e então seria de aplaudir é os que estão reformados do estado como professores, passassem a trabalhar no serviço religioso a título meramente gracioso , aí sim eu diria"pura vocação sacerdotal", de contrário,é uma classe exploradora como qualquer outra de carácter civil.

    ResponderEliminar
  6. O meu total apoio ao que disse o anterior blogue.
    Na política da partilha dos rendimentos e outros bens que a Igreja na teoria prega,atrevo-me a dizer que o clero do distrito de Viana do Castelo,a partir dos que melhor vivem em favor de poucos outros que não são professores nem exercem outra qualquer actividade,a Diocese não precisava de pagar ou centímo aos seus padres..., sem mais comentários...

    ResponderEliminar
  7. Boa ideia,estamos mesmo na época da partilha dos rendimentos, nos púlpitos os senhores padres pregam essa moral mas pratica-la nem pensar,queremos ver os que vivem à rica, com bons automóveis,boas casas com tudo pago pelos católicos e chorudos vencimentos como professores e outros com reformas também estas bastante compensadoras em relação aos e muito em especial o milhão de desempregados!!!
    O sr. Bispo não se preocupe com a situação financeira/económica dos seus padres,pelo contrário,obrigue os mesmos a serem solidários com os pobres e desprotegidos ou seja quem tem menos.Na Diocese de V.Castelo,tenho a certeza e na próxima já indicarei quais são os padres que não auferem reformas do estado como ex professores e os que leccionam,tenho a certeza que são muito poucos,mesmo assim as freguesias que servem também lhes rende dinheiro com todos os serviços religiosos pagos muito generosamente!!!
    Todos esses professores e reformados por questão de coerência e justiça social deviam ter a coragem de prestarem os seus serviços de forma gratuíta, aí sim...
    Enquanto o não fizerem não passam de mais uns exploradores da crença alheia!!!

    ResponderEliminar
  8. Como católico praticante que sou,custa-me ver a situação a que descreveu o anónimo anterior e que, infelizmente é verdade os padres no Alto Minho são uns privilegiados,ganham quanto querem!!! Mesmo assim não querem prestar os serviços religiosos e preço zero.
    O sr. Bispo é que tem a obrigação moral e por dever da função que exerce, de os por na ordem.
    Sabe que as contrapartidas dos serviços que prestam à comunidade católica, não constam do IRS,essas verbas não entram,metem um valor simbólico do que recebem não há recibos ,logo ultrapassado esse valor pelas despesas das suas deslocações de automóvel próprio e outras!!!....
    Quer dizer, apenas descontam para o IRS dos seus vencimentos e reformas do estado por
    São estes os exemplos dos tais ministros de CRISTO!!!

    ResponderEliminar
  9. Os bloguistas que escrevem sobre os padres não terão receio de serem excomungados??? Por favor não brinquem com coisa sérias, estes moços bem comportados,pastores, até vivem e sempre viveram acima da média das suas ovelhas.Agora o seu Bispo quer em altura da Páscoa,dar-lhes esse folar!!!
    Será que a Diocese terá dimheiros do estado rico do Vaticano para distribuir pelas dioceses do país??? Se assim for, tudo bem, venha dinheiro ou mesmo ouro...

    ResponderEliminar
  10. Deslocação de autarcas a Lisboa!!!Organizado pela ANAFRE, com a comparticipação das respectivas Juntas de Freguesia(parte),foram até à capital mostrar as suas bandeirinhas de "revolta"pela eventual reorganização administrativa do país".
    Vi com os meus olhos cheques endossados a pessoas que nada lhes diz as Juntas,no entanto, aproveitaram a festa para dar o seu passeio de camioneta à custa de todos nós... foram à manif. os que têm razão e os que não lhes assiste a mesma razão,ex. Porreiras com cento e tal votantes, plenário,quer continuar a ser freguesia?,está mesmo pegado à freguesia de Insalde!!!Não da´para perceber meus amigos...
    deste modo a reforma do poder local nunca mais se efectuava,os tempos são outros,melhores acessos,menos pessoas,já o disse e hoje repito; se forem ouvir as freguesias,nenhuma quer ser anexada a outras.
    Todas as outras instituições continuam na freguesia, estas não perdem a sua identidade,não são de todo prejudicadas,metam isso na cabeça... Por ex. a junta da vila, para quê??? que àrea têm essa Junta, a CM tudo lhes faz com o seu pessoal,documentos,atestados e outros, a secretaria da Câmara está aberta todo o dia
    As nossas freguesias estão quase todas pegadas umas às outras e a pequenas distâncias.

    ResponderEliminar
  11. Nada me surpreende as Juntas gastarem dinheiro de todos nós em passeatas, é dos livros sempre o fizeram(algumas).
    É grave esses autarcas procederem dessa maneira, deviam ser chamados à responsabilidade, ou julgam que o dinheiro lhes pertence????
    O meu incondicional apoio ao que escreve o anónimo anterior, há que reformar,reduzir,governar melhor e com menos custos...

    ResponderEliminar
  12. Pelo que disseram vários autarcas da nossa praça, também a Câmara vai comparticipar os transportes a Lisboa numa de tripartida:Anafre/Juntas e Câmara!!! Câmara falida e tem dinheiro para passear as pessoas à capital, sinal dos tempos....

    ResponderEliminar
  13. O leitor fica surpreendido pela Câmara comparticipar transportes aos autarcas e não só, é velho sempre pagaram despesas de comes e bebes,transportes aos mais variados sectores e serviços.
    Mais uma a juntar a milhentas, se isso se comprovar.
    Ficaria estupefacto se me dissessem que a Câmara não entrava nessas manobras despesistas!!!
    Viva o SOCIALISMO DA PENÚRIA...

    ResponderEliminar
  14. Há dias li no jornal da responsabilidade dos senhores padres de P.Coura,a notícia de que o Bispo vai mesmo a-
    tribuir um salário minimo de cerca de 1000 euros a cada
    padre ao serviço das paróquias do distrito de V.Castelo.
    A notícia não é esclarecedora ao ponto de dizerem que
    esse rendimento será o arrecadado como receita nas mesmas paróquias.
    Pergunta-se; os ditos"direitos paroquiais" e as verbas que estes recebem das missas e demais actos de culto são
    mesmo entregues á Diocese???
    Os padres que estão reformados do ensino oficial com boas reformas também estes vão acumular o dito vencimento?Ou estes entregam toda a receita que auferem nas missas,funerais,baptizados e outros actos de culto!!!
    Estou a lembrar-me daquele que se diz bispo das forças armadas, Januário Turgal Ferreira,bem tratado, onde de forma inadequada convida o povo a sair para a rua berrar contra o actual governo e sua política. Onde estava esse bispo no reinado do Sócrates??? Recuando um pouco antes do 25 de Abril, quanto ganha esse bispo de reforma sem nunca trabalhar,no entanto estava equiparado a oficial superior das Forças Armadas.
    Quando os homens da Igreja apenas e só olham para o seu umbigo, o que farão os restantes incluindo os nossos políticos!!! Não seria ideal defendendo a tão propagada "partilha dos rendimentos",pelas IPSS,neste caso a reforma desse padre/bispo,aí sim seria a tal solidariedade de que eles pregam mas não praticam!!!

    ResponderEliminar
  15. Nada de medo ou mesmo preocupação com as finanças da Câmara,esta vai receber cerca de 85% da sua avultada dívida para satisfazer os compromissos para com os seus credores, neste caso empreiteiros, empréstimo este a pagar no prazo de 14 anos,se não fosse o governo deitar mão a esta cerca de meia centenas de "parasitas"que gastaram sem rei nem roc,os dinheiros que não tinham.
    Mesmo assim, a Câmara falida de Coura, ainda pagou os famigerados passeios anuais aos idosos,sem olhar a rendimentos dos mesmos pu até em muitos casos a idade,posso afirmar que parte dos seus familiares ficaram com os seu carro de topo de gama,como mercedes,Golfs,Audis,BMW, nas suas garagens,o gasóleo está tão caro as portagens também o melhor é aproveitar a boleia que a falida Câmara nos dá...
    Caros amigos,estes autarcas perderam a cabeça e a vergonha,mais exemplos para quê???!!! Não podem ser reciclados nem regenerados, lixo lixo...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!