20 abril 2012

As queixas de uns e de outros

O post anterior, sobre as mudanças no horário de encerramento de alguns bares que funcionam em Paredes de Coura, suscitou alguns comentários de frequentadores, indignados com a redução do horário de funcionamento. Mas indignados também com o aparente excesso de zelo da GNR, acusada de se fazer ver ao longo da noite, rua acima e rua abaixo e de realizar operações de controlo nas saídas da vila.

Pelos vistos, noutros pontos do distrito também há quem não veja com bom olhos a intervenção das autoridades. Veja-se o que acontece actualmente em Monção e Valença, com a GNR a promover acções de fiscalização a estabelecimentos comerciais e os comerciantes a queixarem-se de que isso é mau para o negócio.

Poderemos dizer que estamos perante casos de excesso de zelo. Mas, se pensarmos um bocadinho, talvez cheguemos à conclusão de que a GNR está apenas a fazer cumprir a lei. E quem a deve cumprir? Nós, pois então!|

8 comentários:

  1. A GNR tem um importância enorme para a sociedade, mas ao contrário do que parece em Coura, não se resume a "operações STOP" e à ronda pela vila a cima... a GNR se resume a muito mais! Não vejo qualquer tipo de pressa quando há um assalto por exemplo, nunca os vi a fazer uma ronda na minha freguesia por exemplo...

    Mas o que critico mesmo é a maneira como agora estão a agir! Seguir carros e mandar parar?

    Há 20 que anos que tenho carta e nunca vi algo do género, e passei metade desses 20 anos fora de Coura, se alguém viu que me diga? Isso é intimidação e terceiro mundista... para mim é! Já sei que para alguns é autoridade a cumprir o seu dever.

    Mas o que mais me espanta é que esta atitude tenha começado à poucos meses e desenvolveu-se com esta historia do Xapas fechar ou não às 2! Enfim... é o que temos.

    Mas isto não é comparável à noticia que colocas, porque essa ainda é mais ridícula, não deixar colocar os produtos em exposição como sempre se fez dá entender que às vezes as câmaras são os principais inimigos dos "seus" comerciantes!

    ResponderEliminar
  2. Não caros amigos, o excesso de autoridade por parte da nossa GNR, ou melhor excesso de zelo,é ver o que se passa há anos com os estacionamentos na nossa pobre vila,determinado sargento com a conivência do presidente de Câmara,actuava e mandava actuar os seus guardas sem dó nem piedade,segundo este a CM o alertava para este caso dos estacionamentos , já que estes os queriam ver praticados nos célebres parques...
    Para melhor informação dos leitores,com conhecimento de causa,havia mais autos levantados por estacionamentos em Coura que em Arcos e Ponte de Lima,incrível não é,uma freguesia... em comparação com os dois concelhos de grandes dimensões!!!
    Segundo consta, o dito sargento a prestar serviço em concelho vizinho,pretendeu actuar de igual forma mas a coisa está um pouco dificultada com a firme oposição do autarca e comércio local.
    Quanto à fiscalização da GNR na vida nocturna na vila nada tenho a dizer,oaxalá que esta fiscalização(rusga) de propague pelas freguesias que além das duas horas da madrugada estão às escuras,propiciando assim os roubos..
    Uma coisa é certa,nunca se viu tal excesso de zelo por parte das autoridades da GNR,nós que já vivemos nas cidades e outras vilas, ainda hoje vamos a Braga,Viana e até Porto,a PSP.sempre colaborante apenas e só nos informa para sair de locais não permitidos.Assim até dá vontade de lidar e colaborar com as autoridades.

    ResponderEliminar
  3. Ó anónimo anterior, a noticia deste link é para ti, que julgas que em Viana ou Braga a polícia é todo muito colaborante.

    http://www.rum.pt/index.php?option=com_conteudo&task=full_item&item=29785&section=4

    A PSP e a GNR andam todos ao mesmo: não tem dinheiro e então têm de o arranjar de qualquer forma.

    ResponderEliminar
  4. O principal é a as autoridades não perceberem qual é o principal papel deles!

    "A Guarda tem por missão, no âmbito dos sistemas nacionais de segurança e protecção, assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, bem como colaborar na execução da política de defesa nacional, nos termos da Constituição e da lei."

    http://www.gnr.pt/default.asp?do=t04/14tn0vCnpn1/qrsv0vpn1EE

    ResponderEliminar
  5. Estou de completo acordo com que escreveu o blogue das 12.35,é verdade que na sua grande maioria a PSP,aposta na prevenção,só quem não anda pelas cidades e vilas e´que pode desconhecer este facto.
    As polícias não tem que autoar com o único sentido de conseguir receita, quando isso acontecer já n
    não há justiça que nos valha...
    Em Coura foi e não sei se continua a ser, um autêntico desmando,caça à multa,será que os nossos praças novos ficaram com esta "doença"???
    Esperemos que não, combater abusos,sim mas excessos não.
    Há dias,um oficial da GNR,confidenciava-me"as autoridades devem saber trabalhar e conciliar a legislação com o coração"este oficial diz que é o que informa as suas tropas,pena que não preste serviço no norte!!!

    ResponderEliminar
  6. Porque não vais tu para sul?!

    ResponderEliminar
  7. não existem duas alternativas,,,as autoridades, existem para fazer cumprir a lei,,se os cidadãos cumprirem com o que está estipulado, não existe autoridade que possa prevaricar... e se o fizer, assiste ao cidadão o direito de se defender... o problema, é que todos queremos as regras para os outros e a excepção para nós....se a lei não estiver clara, ou não objectiva, o problema e a solução, não pertencem à autoridade, mas sim aos srs deputados na A.R.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 22.05 de 20.04,não vou viver para o sul porque tenho cá casa e haveres que me pertencem, não vivo à custa de ninguém senão do meu árduo trabalho.
    Esta evasiva sem sentido é mesmo de quem não sabe o que diz...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!