09 abril 2012

Recolher obrigatório

CIMG0658

Conta, peso e medida é o que se espera, e exige, das decisões emanadas duma autarquia, seja sobre o que for. Quer se trate de decidir a taxa a aplicar em impostos municipais, quer se discuta o sentido do trânsito numa qualquer via municipal, não se pode escolher o oito ou o oitenta, há que ter, precisamente,… conta, peso e medida.

Vem isto a propósito da recente alteração, a nível municipal, do horário de funcionamento dos bares da vila que, depois de muito tempo abertos praticamente até às quatro horas da manhã, viram agora limitado o seu funcionamento, por decisão camarária, até às duas horas da madrugada. E, por muito que esta alteração desagrade aos proprietários dos bares, não se pode dizer que a redução da hora de encerramento seja uma completa surpresa, pois sempre que, em momentos anteriores, a Câmara Municipal de Paredes de Coura autorizou o alargamento do horário de funcionamento, desde logo ressalvou que esse alargamento ficava sujeito ao cumprimento das normas legais em vigor sobre o ruído.

É claro que quem lia o aviso a autorizar o prolongamento de horário dos bares, e em tempos da discoteca, desde logo concluía que aquilo era apenas para figurar no papel, pois ninguém acreditava, especialmente no Verão em que grande parte do movimento de clientes se verifica no exterior, que se conseguisse cumprir, numa qualquer noite movimentada de sexta ou sábado, os limites de ruído impostos pela legislação. Por isso, quando começaram a chegar queixas, mais do que as habituais, aos serviços da Câmara, não restou outra hipótese à autarquia que não fosse fazer cumprir a lei. E como chamar a GNR de nada vale, até porque esta força policial não dispõe de meios para verificar os níveis de ruído, a solução mais simples e rápida é reduzir o horário de funcionamento desses estabelecimentos.

Pessoalmente creio que é a opção correcta, ainda que haja quem defenda que, desta forma, se está a mandar os courenses que queiram esticar a noite para fora do concelho. Até pode ser assim, mas onde está a novidade? Há anos que as noites de Caminha e Ponte de Lima, por exemplo, são paragem obrigatória para muitos courenses. Além disso, ainda há pouco tempo a Câmara de Caminha tomou atitude semelhante relativamente aos bares daquela vila, também como medida punitiva pelo desrespeito do direito ao descanso por parte dos moradores vizinhos.

De qualquer das formas não posso deixar de questionar porque é que se opta pelo caminho mais fácil, mas ainda assim, reitero, desejável face ao cenário anterior, ao invés de se apostar na prevenção deste tipo de situações, nomeadamente com uma maior fiscalização das condições de funcionamento destes estabelecimentos, nomeadamente no que concerne ao seu isolamento acústico. Além disso, mais fácil ainda seria pensar um bocadinho antes de assinar de cruz o licenciamento de um bar ou discoteca. Bastava isso, se calhar, para não termos bares a funcionar até de madrugada, por debaixo de edifícios de habitação.

50 comentários:

  1. Mais vale tarde do que nunca madida acertada sr. Pereira,o qu fazem os jóvens até às quatro da madrugada, gastarem aquilo que não têm, no dia seguinte que disposição terão estes para trabalhar!
    A inalarem fumos sem conta mais as bebidas, fica bonito!!!Deixem-se de parvoices, estamos isolados não são os visitantes da noite/madrugada que vêm doutros concelhos ou Espanha trazer mais valias a Coura, já que estes também passam por muitos bares de fama!!!!
    Queremos paz e sossego,menos roubos/furtos e menos zaragatas...

    ResponderEliminar
  2. esta redução só se compreende se for extensiva ao Paulus, ao Albergaria e ao Café com Brôa, caso contrário cheira bastante mal, cheira a favorecimento

    ResponderEliminar
  3. Até que enfim, vejo o anónimo a dar razão ao presidente da Câmara pela medida que tomou em mandar encerrar os bares duas horas mais cedo.
    A seguir a estas virão outras disso tenha a certeza!!!

    ResponderEliminar
  4. Não se trata de nenhuma medida sugerida pelo Sr Presidente, trata-se de uma exigência da população afectada, e que levou anos para se concretizar, foi necessária a apresentação de muitas queixas, e foi necessário alguns cidadãos suportarem às suas expensas, relatórios sobre o assunto.
    Ninguém de bom sucesso, se opõe a que existam estabelecimentos abertos até 4 ,5 ou 6 horas da manhã, o que não é admissível, é que estabelecimentos estejam abertos até à meia noite ou 2 da manhã, sem o mínimo de condições em termos de isolamento acústico, e sem que os seus utilizadores sejam sensibilizados para o respeito por quem dorme nas proximidades.
    Não se entende, como pode um PUB ou uma discoteca, estar abertos até às tantas, por baixo do quase único estabelecimento de alojamentos que temos na nossa vila.

    ResponderEliminar
  5. Estes todos anónimos não acham melhor acabar com Coura de noite e de dia...

    já não falta tudo!

    ResponderEliminar
  6. Esta medida é vergonhosa e a menos que seja defendida por quem mora junto a estes bares ou pelos lambe botas do costume, não percebo como pode ser apoiada. Isto foi claramente aprovado com vista a poupar o Pereira Júnior ao barulho nocturno do Xapas, visto que este é o único bar que de alguma forma pode incomodar as pessoas que vivem na zona. E, as pessoas que vivem na zona, são por sinal 2 ou 3 familias que moram na rua principal, 2 delas do ou ligadas ao presidente. Pois olhem, get over it! Se todos os estabelecimentos nocturnos do mundo fossem obrigados a encerrar por causa de incomodarem algumas pessoas não havia vida nocturna, como a partir de agora não haverá em coura. Quem não suporta o barulho de um bar não vive por cima dele toda uma vida. O Pereira Júnior (e nem venham com o blá blá de que foi a assembleia porque a assembleia é o PS e o PS é o PJ, ponto) devia estar envergonhado por impedir os poucos comerciantes que ainda resistem no concelho de continuar a terem negócios bem sucedidos. E acreditem que, o dinheiro que não ficar em Coura vai para fora, além de que os jovens já nem se darão ao trabalho de procurar o que fazer em coura e em vez de irem só sair para fora de Coura vão aproveitar para ir jantar fora de Coura, ir ao cinema fora de Coura, ir sair à noite fora de Coura (como de resto já acontece cada vez mais). Isto aparecerá na factura ao PS, nas próximas eleições, mas com certeza que esta gente não tira isso da cabeça.

    ResponderEliminar
  7. Tudo bem, estou de aordo com o o que escreveu no blogue anterior, é preciso mais respeito pela Albergaria qu tanto tem sido prejudicada com os barulhos altas horas da madrugada, só ao fim de anos de sucessivas reclamações o p.c. agora se lembre de cumprir a lei!!!
    Também diz que Coura fechou de dia e agora fecha de noitre, amigo Coura já encerrou para balanço há muitos anos, espere para ver!!!!
    Quem vêm para Coura descansar não pode tolerar os barulhos infernais dos alcoólicos a berrar com as garrafas na mão!!!!
    Haja mais respeito pelas pessoas!!!

    ResponderEliminar
  8. Se a vila de Caminha que tinha uma noite que atraía gente oriunda de todo o norte do país e ainda da vizinha Galiza optou por uma medida semelhante à imagem aliás do ocorrido com Ponte de Lima, como se pode criticar uma medida semelhante tomada para a noite de Coura, noite pouco apelativa e nada diversificada que não atrai ninguém vindo de fora, que não seduz turisticamente, que apenas servirá para juntar nos copos, uns 2 ou 3 miudos vindos de cada uma das aldeias do concelho mais uns 7 ou 8 insónicos da vila?
    Criticável poderá ser o facto de a lei não se estender a todos os espaços comerciais da vila, nunca o facto de ter chegado a alguns desses locais, até porque todos compartilham espaço habitacional urbano, havendo a acrescentar, aos espaços sobreviventes à lei, a sua vizinhança com espaços sociais e unidades de alojamento hoteleiro o que me parece aconselhar a tomada de medida semelhante. E não venham com a conversa de que só incomoda os moradores da Miguel Dantas, eu não moro nessa rua e apesar disso consigo ouvir o pessoal a sair dos bares, se é dificil mantêr um sóbrio em silêncio, muito mais o será isso acontecer com um bêbado

    ResponderEliminar
  9. Anónimo, o facto de Caminha e Ponte de Lima terem optado por uma medida semelhante não faz dela uma boa medida. Só prova, aliás, que isto é coisa saída da cabeça de gente medíocre com ideias medíocres. Como sabe e bem o disse, a noite de Caminha deixou de ser o que era e, pergunto-lhe, acha que isso foi uma medida acertada para o concelho? Só porque meia dúzia de gente com mentalidade pequena de terra tacanha se sente incomodada? Não imagino o insopurtável que seja ouvir o barulho da noite na sua própria casa, mas meu caro, isso é uma consequência de se viver no centro. Se o meu caro vivesse no centro do Porto ia reclamar porque no centro do Porto se ouve o barulho do trânsito, o barulho das pessoas na rua, o barulhos das pessoas nos bares? É que se fosse faziam-lhe ouvidos moucos e ainda se riam da sua cara. Só numa terra como Coura para uma coisa destas ser levada a sério, de facto e olhem que eu pessoalmente não tenho qualquer interesse na noite de lugar nenhum, apenas me indigno com a morte programada desta terra.

    Anónimo anterior, eu até concordo consigo em quase tudo. Aliás, digo-lhe mais, sou totalmente a favor de Coura deixar de existir enquanto concelho porque, pura e simplesmente não há capacidade.

    ResponderEliminar
  10. Se é como o anónimo escreve que o encerramento mais cedo dos bares não foi da vontade do presidente, então bolas,bolas, o que está o mesmo a fazer à frente dos destinos de Coura???
    Foi preciso os prejudicados nos seus outros comércios de restauração terem gasto dinheiros com estudos e queixas para quem de direito se pronunciar sobre estes casos! É lamentável, quem licencia os comércios não é em primeiro lugar a Câmara? Determina os horários a praticar pelos referidos comércios!!
    Como sisse e repito estou em total acordo com esta medida só peca por tardia,será que o Junior vai mesmo ceder mesmo depois de outras entidades se terem pronunciado contra??? Vamos ver.
    Pelo menos copiar o que fazem outros municípios integrados e bem localizados para este ramos de negócios,Caminha e Valença, ao terem reduzido horários da noite.
    Primeiro o bem estar da pessoas,que possam passar as noites descansadas, sem ruídos,barulhos, que o digam ex clientes da Albergaria que altas horas da madrugada "fugiram"dizendo ao proprietário que para de ambientes de confusão já eles vinham(Porto),sempre julgavam que Coura lhes oferecia silêncio e descanso...
    Que me perdoem dois comerciantes locais,não podem os seus interesses colidirem com os int. da maioria da população

    ResponderEliminar
  11. Anónimo disse...
    Boa noite minha linda gente courense e nao só....

    depois de mais um dia venho aqui divulgar mais uma noticia que ouvi logo pela manha numa das melhores pastelarias courenses: ouvi alguns senhores que passam o dia nas ruas da nossa vila a subir e descer aquela calçada que o nosso querido presidente da camara retirou, repito RETIROU uma hora á licença de funcionamento do XAPAS BAR...mesmo caminho seguira o BAR 37 situado na mesma rua, visto que é nela que reside este caro amigo courense... pelos vistos o barrulho incomoda.... pena tenho que estes dois jovens empresarios courenses nao tenham feito nada para contrapor tal ordem dada pelo presidente. SERA PARA ABRIR A PENSAO MIQUELINA????????? Pelos vistos nao temos mais onde acolher os nossos estimados turistas/viajantes.... Visto que com esta ordem o PUB foi um priviligiado pois pode continuar a "BATUCAR" até altas horas da madrugada, na rua onde existe a unica unidade hoteleira sediada na vila.... Que pouca vergonha amigos.... Mas com isto tudo estava-me a esquecer que na Rua Dr. Narciso Alves da Cunha nao mora ninguem ligado á familia Pereira que se sinta incomodado.... nem tao pouco tem lá alguem que trabalhe na Camara Municipal para que o Sr PRESIDENTE aplique a mesma ordem... Tambem nao sei até que ponto isto não teria que ser debatido em assembleia municipal... meus caros amigos se tiverem alguma informação sobre este assunto por favor escrevam...

    08 Abril, 2012 01:06

    ResponderEliminar
  12. Repito: isto não é do interesse da população, é do interesse de 3 ou 4 famílias que moram junto ao total dos bares. E não me venha falar da albergaria porque a albergaria está às moscas e isso em nada tem a ver com a movimentação do pub (tem a ver com a falta de dinamização desse negócio em particular e do turismo courense em geral). Portanto, anónimo, esta medida é do interesse de 3 ou 4 famílias, 2 das quais ligadas ao presidente. É por haver meia duzia de pessoas a, no máximo, não conseguir dormir até as 4 da manhã que se vão fechar mais cedo uma série de negócios numa terra em que o comércio já de si pouco e pouco produtivo está a morrer a olhos vistos? Cada um tira as suas conclusões. Mas digo-vos, não vamos nunca passar da cepa torta e quem me dera que acabassem já com Coura enquanto concelho (é o que vai acontecer a médio prazo).

    ResponderEliminar
  13. Bom o presidente já retirou a circulação automóvel da porta.
    Agora como já não pode concorrer mais tira o barulho da animação nocturna para que nõa volte a vir e como já não é ele que perde votos está se a marimbar.
    E o barulho que o festival rock faz durante práticamente uma semana e todas as noites até ás oito da manhã?
    Este barulho incomoda diversas freguesias e centenas de pessoas que vão para o trabalhho depois de passar as noites acordados a ouvir berros.
    Este não incomoda muito mais?

    ResponderEliminar
  14. ÚLTIMA HORA - NOTICIA BOMBÁSTICA
    O PSD já escolheu o candidato á câmara de Coura. GRANDE SURPRESA. Paulo Castro escolheu Cecília Tereleira, a presidente do conselho directivo do agrupamento de escolas de Coura para roubar a câmara ao PS. Ela já aceitou e Paulo Castro segue em número 2. FONTE SEGURÍSSIMA

    ResponderEliminar
  15. O Albergaria está por baixo de um espaço de dormidas e ao lado duma associação humanitária, tudo o que seja funcionar para além da meia noite parece-me um exagero. O Paulus fica bem ao lado de um lar da terceira idade pelo que tudo o que for permitir o funcionamento para além das 22 horas já me resulta exagerado. Alguém será capaz de desmentir isto?

    ResponderEliminar
  16. E que pinta o Paulo Castro nisto? O Paulo Castro escolher candidato? Não me façam rir...

    ResponderEliminar
  17. Vejo que o senhor Cândido Brandão, “O Lobo”, da Alemanha, anda muito sossegado. Será que a alcateia o impede de debitar os seus usuais uivos no artigo “Recolher Obrigatório”?

    ResponderEliminar
  18. Esta história da Cecília Terleira só pode ser mentira de 1 de Abril. Ou então o PSD já desistiu da Câmara ainda antes das eleições.

    ResponderEliminar
  19. Ahah, a senhora é do BE e o candidato do PSD já está escolhido há muito tempo: Décio Guerreiro. De uma forma ou de outra, seria entregar a Câmara em bandeja de ouro ao PS, fosse quem fosse o candidato do PS.

    ResponderEliminar
  20. O direito de uns, não pode nunca por em causa, o direito de outros.
    Bastava que uma só pessoa não conseguisse dormir, devido ao baralho provocado por outros, para que se pudesse por em causa a abertura de qualquer estabelecimento, cujo horário se prolongue para lá das 22h00.
    Já disse, que os estabelecimentos nocturnos tem todo o direito à autorização para funcionarem até à hora que entenderem, desde que respeitem as leis existentes sobre o seu funcionamento.
    Não entendo porque se defende a abertura até às 4 , e não até ás sete ou oito.
    A questão não é essa, é que os estabelecimentos ditos nocturnos de Paredes de Coura, não tem as condições mínimas para o serem, e não deviam ter sido licenciados.
    E os seus proprietários, se tivessem a mínima noção do que é um estabelecimento nocturno, metiam o rabinho entre as pernas, e estavam todos caladinhos.
    Os estabelecimentos nocturnos em Paredes de Coura, só servem, como disse um anónimo, para sacar uns troquitos, a uns quantos pacóvios , que acham que é fixe, ai se emborracharem.
    Abram estabelecimentos nocturnos nas zonas industriais, ai ninguém os vais incomodar, nem incomodam ninguém.
    A medida não foi da vontade do Presidente, o presidente e os seus pares, foram obrigados a tomar esta medida, porque se eles não o fizessem, outras entidades o fariam.

    e já agora só um aparte, porque é que o PUB, não abre no Tabuão???, ai, a sua actividade não colidiriam com a actividade do seu vizinho...e porque é que o chapas, não abre na zona industrial de castanheira??? e o paulus em Formariz,,, ect ect ect

    ResponderEliminar
  21. Sobre o candidato do PSD, não vale a pena meterem-se a adivinhar, já está decidido há muito tempo…e não é nenhum daqueles que tem sido apontados..
    Sobre o “Lobo” da Alemanha… também acho, mas anda ai, só que quando lhe interesse, é anónimo sem NICK.

    ResponderEliminar
  22. È verdade, o candidato à Câmara pelo PSD,ainda está para nascer... que o digam os militantes do referido partido,como sempre, à última da hora surgirá o candidato já conhecido de todos|!!
    Falarem dessa professora acho que é coisa sem pés nem cabeça, então o PSD devia encerrar para balanço.. ás tantas ainda surge um candidato rejeitado pela maioria do PS??? Estejam atentos...

    ResponderEliminar
  23. ÚLTIMA HORA - NOTICIA BOMBÁSTICA
    O PA (Partido dos Animais) já escolheu o candidato à câmara de Coura. GRANDE SURPRESA.
    O candidato é o CAVALO GARRANO!
    Haveria melhor animal para comandar o destino deste (ainda) concelho?
    FONTE SEGURÍSSIMA

    ResponderEliminar
  24. A anterior piada tem mesmo piada.!!!! está demais !!!!

    ResponderEliminar
  25. o PSD já tem candidato apoiado pelo PS. O vitor Paulo. ou será que agora já é do PS? Ele e o Pacheco sempre foram do PSD só se agora por conveniência mudaram para o PS. Mas não é nada de estranhar porque o PS só tem candidatos de outros partidos.
    Se estou enganado digam-me quem são os PSes de Coura

    ResponderEliminar
  26. É verdade sim senhor ..!! O Pacheco e o Vitor Paulo sempre foram do PSD assim como as rerspectivas familias. Como pessoas conceituadas que parecem ser,julgo que não viraram a casaca.Quem virou a casaca foi o Pereira Junior que era do partidom comunista.!!!

    ResponderEliminar
  27. O Vitor é do PSD?
    Se o João Carvalho mandar, ele é.

    ResponderEliminar
  28. Das duas uma, ou estes anónimos não conhecem a realidade da vida nocturna ou são uns desgraçados que ficam em casa só para não gastarem um tusto.

    Em todo o lado há vida nocturna e sempre foi um bom negocio para os comerciantes. Sejam eles de que espécie sejam. Por muito que vos custe a admitir Paredes de Coura até aqui está muito pior do que todos os outros concelhos vizinhos, e eu lembro-me bem como aqui há 10 anos a trás desde Junho a Setembro as esplanadas da vila estavam cheias de gente, famílias inteiras e agora o que vemos?
    Vemos a primeira quinzena de Agosto com algum movimento à noite e tudo o resto é um autentico deserto.
    Todos nós sabemos que o Xapas dinamiza a rua nocturna e tanto no Verão como no Inverno é graças a esse estabelecimento que a rua tem movimento à noite. Compreendo que há um barulho imenso por as pessoas estarem na rua a conversar, e o barulho não é só pelo som. Mas é normal as pessoas se divertirem beberem uns copos, e fumarem umas cigarradas. Faz parte da sociedade, faz parte de um momento de vida, que praticamente todos já tiveram, menos aqueles que coitadinhos só sabem dizer "aí meus Deus, que juventude, que tristeza" e que desta vida pouco sabem.

    Ao contrário de que muitos comentam a vida nocturna assim como o comercio em grandes cidades está a regressar aos centros históricos fazendo que as cidades/vila sejam mais acolhedoras, mas vocês querem que os bares vão para uma zona industrial como isso coubesse na cabeça de alguém.

    O que precisamos é de gente empreendedora, dinamizadora que mantenha as pessoas do concelho cá e que se possível chame outras. Temos um bar do tabuão fechado à anos, por gestões terríveis durante anos, temos um café com broa que já mudou 4/5 vezes de dono. Não temos um restaurante em Coura digo, ou por este ou aquele motivo falta aquela qualidade.
    Não temos gente ao domingo na vila, nós não chamamos ninguém para cá! Isso não vos preocupa?

    Não há uma unica pessoa que venha para a noite de Coura, ao contrario há dezenas de jovens a ir para os concelhos vizinhos todos os fins de semana. As pessoas de fora que vêm almoçar a Coura a um domingo não chegaram a uma dúzia, quantas famílias de Coura vão almoçar a outros concelhos?
    Não chamamos ninguém para cá num domingo à tarde? Quantas pessoas vão passear a concelhos vizinhos?

    Nós não estamos simplesmente a progredir! E isso não preocupa ninguém?

    O que fazemos com esta medida? Levar que os jovens saiam para fora, corremos mais riscos de acidentes, levamos o dinheiro para fora, e continuamos a matar o nosso concelho.

    Para juntar a este deserto de ideias, temos uma GNR a fazer uma ronda pela rua principal a cima de 30 em 30 minutos, criando um mal ambiente tremendo, coisa que eu não vi em lado nenhum, e agora começou ainda a fazer todos os fins de semana perseguições mandando já vários jovens parar. É a lei do medo, a lei do assombro.
    É algo que eu nunca pensei sequer ver, e é algo que como Courense me envergonha muito. Quem tem o poder pense um pouco, pense se isto é algo que não os envergonha também, e mesmo sabendo que nós somos um concelho de Lares de Idosos pensem se querem de vezes excomungar os cada vez menos jovens que ainda se lembram da terra onde nasceram.

    ResponderEliminar
  29. “Falar sem pensar é atirar sem alvejar.” ( Thomas Fuller )

    Coura pode chegar a ser atractivo pelo sossego e nunca pela agitação...Sr Anónimo das ricas palavra das 00.43h

    ResponderEliminar
  30. Apoio totalmente o comentário anterior.Tem toda a razão.!!! Já que não se consegue atrair os jovens de fora para vir até à noite de Coura,pelo menos deve-se dar condições aos de cá para se divertirem na sua terra. Assim evita-se quie tenham de se deslocar para fora,com todos os inconvenientes que isso acarreta,como seja a possibilidade de terem um acidente,uma multa,os gastos em combustivel,etc. Também é bom para a terra e para o comércio que pelo menos nos fins de semana haja algum ambiente e movimento até às 4 da manhão,mas frizo sem berros -OK.!!! Porque será que a camara toma uma atitude destas,depois de autorizar ha tantos anos o fecho dos bares até às 4 horas???? No entanto os comerciantes também devem investir na insonorização das suas casas,conforme manda a lei.!! Não podem olhar só para os lucros.!! E -viva paredes de coura-antigamenta era bem pior,voces é que não se lembram ou então nem nascidos eram.!!! . Tinhamos mesmo que ir para fora.!!!

    ResponderEliminar
  31. Sossego é o que ha demais todo o ano em P.Coura....!! Até chateia.!!!

    ResponderEliminar
  32. A GNR faz muito bem vigiar a noite na vila e até nas aldeias é para isso que o contribuinte lhes paga.
    É demais dizer que em Coura não existem restaurantes!!! O que faltam são clientes,estabelecimentos há de certeza,
    Sempre disse e repito que os lucros conseguidos pela noite ao concelho nada dizem,apenas e só a dois ou três comerciantes que enchem os bolsos à custa dos "maluquinhos" da madrugada.
    O que Coura precisa como do pão para a boca é,sossego,menos barulhos,berros,alcoólicos e desacaltos.
    É pena ver jóvens ainda não maiores
    a inalarem os fumos dos cigarros e...aí a GNR deve actuar sem dó nem piedade...por favor reparem nos miúdos/as que se metem naquela pequena sala sem o minimo de condições...
    O presidente da Câmara é o grande culpado por licenciar tudo e todos,só actua por arranque doutras autoridades.
    O que fazem esses pais irresponsáveis pelos menores que frequentam esse ambiente podre???

    ResponderEliminar
  33. Mas esta medida abrange todos os estabelecimentos ou apenas o Xapas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem colocar a música mais baixa, podiam colocar mais recipientes para lixo ou ter o cuidado quando encerrarem de limpar a rua.Se a música estivesse mais baixo se calhar teriam outro tipo de clientes que iriam até lá beber um copo e conversar um pouco ao som de boa música... assim prefiro o Broas,o Paulus ou o Montenegro.

      Eliminar
  34. "Coura pode chegar a ser atractivo pelo sossego e nunca pela agitação...Sr Anónimo das ricas palavra das 00.43h"

    Não sucesso nenhum que leve uma terra para à frente... multidões arrastam multidões... comércio arrasta comercio...

    O que interessa uma dezena de pessoa que vêm cá pelo sossego? Que lucro trás para Paredes de Coura?

    "A GNR faz muito bem vigiar a noite na vila e até nas aldeias é para isso que o contribuinte lhes paga."

    Claro que faz, mas não é preciso exagero muito menos intimidação, não estamos num pais de terceiro mundo por muitas vezes pareça!

    "É demais dizer que em Coura não existem restaurantes!!!"

    Não temos nem 2 restaurantes em condições, e em condições digo, diversidade de comida, boa comida, e principalmente um bom atendimento. Não temos, se temos diga-me sff.

    "O que faltam são clientes,estabelecimentos há de certeza"
    Se faltam clientes está-me a dar razão o nosso concelho não cativa ninguém para cá e muitas das nossas pessoas vão almoçar a concelhos vizinhos!

    "Sempre disse e repito que os lucros conseguidos pela noite ao concelho nada dizem,apenas e só a dois ou três comerciantes que enchem os bolsos à custa dos "maluquinhos" da madrugada."
    Mas isso não é normal? O lucro do comercio é sempre para o comerciante, você se for comprar uns sapatos à Belinha ou à Courense o lucro não é para eles, se for comprar pão a uma pastelaria ou padaria o lucro não é para eles?
    Mas não é muito mais preferível esse dinheiro circular por gente Courense?
    "É pena ver jóvens ainda não maiores
    a inalarem os fumos dos cigarros e...aí a GNR deve actuar sem dó nem piedade..."
    A GNR deve actuar sem dó nem piedade? Que isto quer dizer? Porrada em cima deles? Oh meu Deus deixe de ser um avozinho que não vive neste mundo, claro que a educação vem de casa, se calhar vocês é daqueles que fuma à beira do seu neto, ou leva uma criança sem a cadeirinha de segurança.

    "por favor reparem nos miúdos/as que se metem naquela pequena sala sem o minimo de condições..."
    O que concordo aqui é que não se devia fumar naquela sala, porque de facto não tem condições, quanto tudo o resto é simplesmente o bar mais dinamizador de cor, com excessos como em todo o lado. Mas digo-lhe sem ele Coura podia apagar as luzes as 22:00 da noite...

    "O presidente da Câmara é o grande culpado por licenciar tudo e todos,só actua por arranque doutras autoridades."
    O presidente da Câmara por arranque de outras autoridades e por pensamentos como ao seu, está a acabar com uma das coisas que ainda levava umas pessoas à vila.

    "O que fazem esses pais irresponsáveis pelos menores que frequentam esse ambiente podre???"
    O que você faz ao seus filhos? Deve ser aquele pai/mãe que mal a filha se apanha na universidade só a volta a ver quando ela engravida e que nunca mais quer saber da sua terra!

    ResponderEliminar
  35. *Não sossego nenhum que leve uma terra para à frente... multidões arrastam multidões... comércio arrasta comercio...

    ResponderEliminar
  36. *Não há sossego nenhum que leve uma terra para à frente... multidões arrastam multidões... comércio arrasta comercio...

    ResponderEliminar
  37. Não é pro repetires isso muitas vezes que se torna em verdade.
    Pergunta à Maria que trabalha numa fábrica em Formariz e tem dois filhos se não quer emprego e sossego, pergunta à Sónia que está desempregada se se improta que a noite feche cedo?
    Pergunta a todos os Courenses se é essa a sua preocupação.
    99% dirão que não e já serão alguns.
    Todos têm direito à diversão, mas não à custa do sossego dos outros, ou não?

    ResponderEliminar
  38. há Lobo, não faças comentários com tantas linhas, assim não te entendemos.....se mais sintético.....

    ResponderEliminar
  39. Não repeti... estava a corrigir apenas um erro!

    Sinceramente não percebo a analogia, aqueles que trabalham não querem também diversão? Em que mundo você vive?

    Eu trabalho, e gosto bem de um copo com os meus amigos, gosto de uns fins de semana com a minha namorada, também gosto de sossego e do conforto familiar, mas tudo faz falta.

    Se a Maria só trabalha e depois casa, tenho 99% de certeza que não é feliz.
    Não sei qual é a preocupação dos Courenses, sei qual é a minha preocupação, e o meu bem estar a complementar a minha satisfação profissional é uma delas, e posso-lhe dizer que as vezes uma boa noite no xapas me faz bem para que a próxima semana ainda seja melhor.

    Ah... a Sónia tem de sair de Coura, porque se aí continuar ficará para sempre desempregada!

    ResponderEliminar
  40. Ainda não repararam que o problema maior não será tanto o do Xapas deixar de ter horário de funcionamento entre as 02h e as 04h e mais o manter ainda horário entre as 24h e as 02h?
    Não há nada que justifique que esse espaço permaneça (no sitio onde está e com as condições e o tipo de funcionamento que tem)aberto para além das 24h.
    O resto é defesa de amiguetes, sem qualquer lógica que a sustente

    ResponderEliminar
  41. O sitio onde está? Oh home... em todos os locais à bares no centro, aliás nas grandes cidades é aos montes!

    O Xapas não tem é condições para fumadores, como não temo pub, mas como isso não incomoda quem manda, que se lixe.

    Já agora explique-me porque a GNR faz ronda de meia em meia hora pela rua principal a cima, e porque anda a fazer "perseguições" e mandar para pessoas que vão a conduzir? Politicas de intimidação? Que comportamento tão baixo...

    ResponderEliminar
  42. Acho que aquela parte onde fica a Sede do SC Courense, por trás do Tribunal, seria óptima para o funcionamento de uma zona de bares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a praia do tabuão seria mesmo o melhor local para esses bares funcionarem até sem horário!!! Acaba-se com a confusão e fiscalização,cada qual trabalhava à sua vontade,a CM ainda podia receber uns trocados pelo aluguer das magníficas instalações que lá se encontram e sua propriedade.

      Eliminar
  43. "Não sei qual é a preocupação dos Courenses, sei qual é a minha preocupação, e o meu bem estar a complementar a minha satisfação profissional é uma delas, e posso-lhe dizer que as vezes uma boa noite no xapas me faz bem para que a próxima semana ainda seja melhor."
    Agora disseste tudo!
    A tua preocupação e só essa. Está bem!

    ResponderEliminar
  44. Pode suar a egoísmo, mas acredita que não é. A mensagem é que o bem estar, a diversão, a conversa com os amigos, é um excelente complemento ao cansaço de um dia/semana de trabalho...

    para mim é, já sei que para ti trocas isso por uma boa novela ou um bom programa do Manel Goucha! Cada um tem os seus gostos... agora não tenhas duvidas que bares nos centros há em todo o lado. E que Coura só fica a perder. Porque não é por isso que os jovens vão deixar de sair, e se não há em Coura vão para fora e isso leva a duas coisas:

    - maior risco.
    - menos dinheiro a ficar em Coura.

    ResponderEliminar
  45. Para reflectir, fechar seja o que for é mal, aceitava se a Câmara cria-se uma Zona para Bares como em outros Concelhos, fechar meus Amigos, ainda me lembro do tempo em que a GNR multava os comerciantes de Coura por estarem abertos á hora do Almoço, isso há mais de 20 anos. Enviar a nossa juventude para fora é aumentar os riscos a que estes estão expostos além do facto de cada vez mais se destruir a nossa vila, vou aqui dar uma ideia, já alguém pensou em criar um espaço de diversão nocturna por exemplo nos Parques, talvez assim estes tivessem utilidade, pelo amor de Deus apoiem esta Juventude não os expulsem do Concelho, quanto ao Xapas, apenas posso garantir que nos últimos 15 ou mais anos é o Bar de top em Coura, não devemos dificultar mas sim encontrar uma solução, a solução de proibir e de multar é de fraca inteligência.

    ResponderEliminar
  46. isto é simples amigos o XAPAS incomoda o presidente... mas nao esquecer que o PUB imcomoda os visitantes/ turistas da Albergaria bem como o barulho que ele provoca a sua gerencia.... temos de encontrar soluções adquadas para ambos os casos.... o problema do xapas ta resolvido mas o da rua do PUB nao....

    ResponderEliminar
  47. estes pudicos da merda.. estão tão precoupados com a nossa juventude, mas esquecem-se que se embebedam nesta especie de bares, que vendem alcool puro como bebida do mais rasca que existe, e depois vão para as putas para Espanha, e então ai não se preocupam com o risco????vão á badamerda com as vossas teorias.. abram os olhos, e falem do que sabem....

    ResponderEliminar
  48. Decidi hoje pela primeira vez escrever neste blog. Faço-o transformado com tanta palermice. Fecharam a rua principal liquidando parte do comércio. Numa vila que todos os anos perde cada vez mais gente, fecham agora mais cedo o único bar que dava alguma animação à vila. Não sou frequentador do tal xapas mas entendo que uma vila sem animação e juventude é uma vila sem futuro. E o futuro desta vila é cada vez mais assustador!!! Parem e pensem na quantidade de pessoas que sai de Paredes de Coura para trabalhar fora e não volta porque sentem que não vale a pena. L.P.S

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!