30 maio 2012

Festival de queixas (2)

A entrevista de Filipe Lopes e João Carvalho, dois dos responsáveis pela empresa organizadora do Festival de Paredes de Coura, ao Notícias de Coura, continua a dar que falar. Desta feita com o próprio João Carvalho, aos microfones da Rádio Vale do Minho, a garantir que se mantém as mesmas boas relações, de há duas décadas, entre Ritmos e Câmara Municipal de Paredes de Coura. Explicações que fazem parte duma reportagem mais alargada sobre o Festival de Paredes Coura, e que podem ser escutadas a partir dos 5 minutos e 18 segundos no vídeo acima.

“A entrevista pôs toda a gente a dizer que nós éramos contra a Câmara. Não somos contra a Câmara”, esclarece João Carvalho, realçando que existe uma relação de amizade entre os organizadores e o presidente da autarquia. Mas, deixa o desabafo, “estamos descontentes com o corte, que foi este ano muito grande, ao Festival de Paredes de Coura, numa altura em que o Festival se vê à rasca para sobreviver”.

13 comentários:

  1. A cromo não lhe falta espertalhice. Sabe muito este tio, mas só cai quem quer.

    ResponderEliminar
  2. A lei é a mesma para o público, a lei do utilizador pagador, quem goza que pague chega de apoios de quem não os tem.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos, quer vocês queiram quer não queiram, foi graças a estas pessoas que Paredes de Coura começou a aparecer no mapa e já não precisamos de dizar fora do concelho que somos de uma vila perto de Valença ou perto de seja o que for... basta-nos dizer que somos de Paredes de Coura e fica tudo esclarecido, quantos não se lembram de na escola existir um mapa de Portugal em que Paredes de Coura estava assinalado com um "pontinho" a azul. (eu ainda tenho um mapa desses) serve para não esquecer do que eramos e naquilo em que nos tornamos.
    Todas as Câmaras Municipais onde são realizados eventos como este ou outros quaisquer, apoiam finaceiramente quem os organiza, e toda a gente os goza, toda a gente os utiliza. Deixem de ser nécios e velhos do restelo. Aproveitemos o que de melhor temos enquanto temos, porque à boa maneira Portuguesa, continuamos a ser presos por ter cão e presos por não ter.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo, antes pretendia que Coura fosse conhecida como concelho do desenvolvimento,trabalho para os naturais e não só,finanças camarárias em ordem,taxas e impostos a custo zero, já que infelizmente nada temos que nos torne diferente para melhor ou igual a todos os nossos vizinhos...
    As vias de comunicação as mesmas de há cem anos,vejamos as ditas estradas nacionais que atravessam o concelho!
    Não temos um estabelecimento de ensino superior,os nossos filhos terão de se deslocar diáriamente cerca de 50 km(ida e volta), infelzmente com os postos de trabalho idem aspas....
    Ao anónimo que me antecede um conselho de amigo, deixa-se de defender causas perdidas,não somos velhos do restelo nem coisa que se pareça, o que somos é objectivos e sérios nos comentários que fazemos de forma isenta sem rodeios, se Coura apenas está no mapa por causa do evemto do festival,vou ali a já venho...,infelizmente não podemos nem devemos dizer que estamos contentes e felizes pelo que se passa em Coura,o concelho do distrito mais atrasado eainda por cima endividado até ao tutano!!!! e sem futuro,como COURENSE que sou, custa-me dizer estas verdades, mas....

    ResponderEliminar
  5. Estes senhores tem que saber dar a volta à situação, podem reduzir o número de dias e de bandas, e escolherem uma banda que chame bastante pessoas. Tem que aprender a viver com menos dinheiro. É o que fazemos a grande maioria dos PORTUGUESES.

    ResponderEliminar
  6. Ao an´nimo que me antecede e me precede....
    Quanto ao desenvolvimento!! como era antes do Festival e como é agora?
    As estradas nacionais de há 100 anos (neste concelho não se justificam vias rápidas (pois já nos chega não ser ponto de paragem para ninguém, com vias rápidas muito menos)como eram antes do festival e como são agora? bem melhores que algumas nacionais não acha...
    Se não me engano, o ensino superior de que fala continua à mesma distÂncia (a não ser que para si, com o passar dos anos se vá afastando... talvez)olhe eu faço 72 KM por dia para trabalhar e mesmo assim não renego às minhas origens, vá-se lá saber porquê.... ahhh!! pois claro ....sou orgulhoso em se Courense;
    Sou totalmente Totalmente isento no comentário que faço, nada tenho a ganhar com o festival.... mas tamb´´em nada tenho a perder, mas lhe digo se nada se fizer em Coura, nada acontece e nada ganhamos
    Para ganhar também é preciso perder, e perder hoje é ganhar no futuro, o pessimismo nunca levou a lado nenhum.
    ainda não compreendo porque é que todos se queixam que em Coura não há movimento de pessoas e quando há, chiça, toda a gente se queixa .... afinal o que é que vocês querem!!!

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com o anónimo das 13.05, três dias chegariam com menos bandas e uma ou duas bandas de renome.
    Só tem um problema.... e como o João Carvalho diz, este é um Festival que lçança novos nomes em Portugal, tomemos o exemplo dos Coldplay, a primeira vez que estiveram em Portugal foi em Paredes de Coura (e não eram cabeça de Cartaz). tentem agora trazê-los de novo a Paredes de Coura e vejam o que eles cobram (talvez 3 ou mesmo 4 vezes mais do que o que cobraram na altura)
    Vilar de Mouros não vingou, não só por falta de vontade politica, ou mesmo até pela vontade politica e pela teimosia de apresentar três dias de nomes sonantes no mercado musical (quem não se lembra das figurinhas que fez Bob Dylan quando lá esteve mal se aguentava de pé e nem suportava as luzes)
    Não queiram isso para Paredes de Coura, senão então é que tudo se desaba e o que foi feito até agora de nada valeu

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo, diz que nada tem a ganhar ou perder com o evento do festival,valha-nos Deus, então o senhor não paga os seus impostos e taxas em Coura?,o dinheirinho que a Câmara dá á organização do festival não é da origem dos ditos impostos e taxas pagas,IRC-IRS.IMI,licenças para obras,águas,saneamento etc etc...Se fosse essa organização a suportar todos os custos que devia, já que se trata de firma com fins lucrativos e não qualquer IPSS!! Nada mesmo nada estáva-mos agora a comentar este caso...
    Olhe estamos imitar muito o que noutros tempos se falava e criticava muito,Portugal terra dos três F,Fátima,Futebol e fado, na verdade ,todas estas actividades estão em forma de crescimento!!!

    ResponderEliminar
  9. EM COURA NÃO É ASSIM:

    "
    A organização do OptimusPrimavera Sound assegura ter como preocupação a preservação do Parque daCidade, a separação de resíduos e o impacto do som nas zonas residenciaisvizinhas do festival, garantindo recuperar eventuais estragos, em três semanas.

    «A nossa primeira preocupação é não estragar e, casoestraguemos, recuperar. Temos três semanas para o fazer. Temos o compromissocom a Câmara do Porto de recuperar tudo, depois de avaliados os danos, quer naparte da relva quer em estruturas sensíveis do Parque», adiantou à Lusa JoséBarreiro, um dos responsáveis da organização do Optimus Primavera Sound, que serealiza no Porto, de quinta-feira a 10 de junho.

    Também a Câmara do Porto garantiu, através do seu gabinete decomunicação, que no final do evento, no qual são esperados «milhares depessoas», serão «respostas as condições originais do Parque, caso sejanecessário», existindo mesmo um «plano de intervenção» nesse sentido."

    EM COURA É UMA FESTA, PAGAMOS TODOS ATRAVÉS DA AUTARQUIA...
    ATÉ QUANDO?

    ResponderEliminar
  10. O JOÃOZINHO da Ritmos é mesmo boa pessoa,inteligente que chegue ,de maneira que consegue levar a
    agua ao seu moinho,e de forma continuada procura com éxito convencer o camarada presidente a continuar a dar uns milhares de euros do orçamento da sua câmara,já que é este que de forma efectiva dá a cara,dado que os restantes forasteiros ninguém os conhece,mesmo que sejam courenses(mamões), um deles até é assessor do presidente?!
    Sabia que a Câmara de Aveiro,vai deixar de medalhar anualmente as pessoas que a maioria julga dever condecorar...acabam-se as medalhas de ouro e prata, substituídas por bronze, no caso de Coura,sugeria à Câmara que as substituí-se por cortiça.
    Estas condecorações ou atribuições de medalhas em nada se justificam,pois nossa Cãmara e concerteza as outras dos concelhos vizinhos,por interesse do voto e dos seus mais directos e leais camardas vão assim procedendo...
    Já tarda a CM não atribuir medalha de ouro por serviço prestados pela Ritmos de grande relevo e interesse local, já que todos os anaos de forma um pouco envergonhada na Assembleia Municuipal se fala nesse evento!!!
    Basta reparar na banalidade como se atrinuem estas medalhas aos funcionários do município, bem à maneira dos socialistas,quer estes tenham sido bons trabalhadoes quer os desonestos ou mediócres,tudo igual o que é diferente,assim os honestos e trabalhadores todos farinha do mesmo saco..."ninguém pode ficar para trás"
    Que conhecimento ou até legitimadade tem o p.c, ao atribuir medalhas aos professores e outras categorias e profissões de funcionários pertencentes a outros ministérios, não são esses serviços,seus responsáveis se assim o entenderm devem condecorar os mesmos???
    CAÇA AO VOTO....

    ResponderEliminar
  11. Pelo conhecimento pessoal que tenho, isso de atribuir medalhas, é prática comum a todas as Câmaras do distrito, o que não quer dizer que alguns não sejam mais criteriosos na sua atribuição, aqui até os func.corruptos são contemplados, em vez de processos disciplinares que vão em paz e que Deus os acompanhe!!!
    Fala o anterior anónimo na questão de agraciados dos professores,enfermeiros/as classes altamente previligiadas com ordenados chorudos e reformas de igual modo,seria o seu serviço a condecorá-los se assim o entendesse, o que não é o caso na sua maioria,lá vem a Câmara hipócritamente dar-lhes a medalhinha de.....
    A Câmara de Coura mete tudo no mesmo saco, o que é preciso é que as pessoas fiquem contentes, o que infelizmente ainda não vi foi a recusa de parte desses cond. ao acto,até os comunistas gostam da medalhinha???

    ResponderEliminar
  12. Apoiado caro senhor, tudo está dito sobre o Zé da medalhas, neste caso o António das Medalhas,são verdades que não podem ser contestadas, escreva sempre caro amigo...

    ResponderEliminar
  13. Ao anónimo de 1-06. das 13.09,todos sabemos que as distâncias quilométricas não encurtam com o andar dos tempos, mas o que quero dizer é que não há não foi criado no concelho ensino superior!!! Entende...Queremos em Coura um desenvolvimento sustentado e ao nível do nosso concelho,ligação às vias rápidas,movimento de pessoas todo o ano e sem grandes custos para o erário municipal,diz que nada tem a ganhar ou perder com o festival,olhe, eu tenho a perder os dinheiros que pago para a Câmara, como p.ex. IMI,IRC,e todas as restantes taxas municipais,vou escrever aquela máxima"consumidor
    pagador". Também eu percorro cerca de 100 hm diários para o meu trabalho, são coisas da vida, mas os nossos filhos que frequentam o ensino superior, estes também percorrem várias dezenas de km.
    Mesmo assim gosto da minha terra,cá investi e continuo a investir todas as minhas poupanças o que não evita de criticar e comentar o que me vai na alma...
    "

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!