15 agosto 2006

Festas


Agosto vai a meio. Acabaram as Festas do Concelho mas por todo o concelho, até meados de Setembro, ainda se esperam mais algumas festividades, em honra deste e daquele santo, do mártir ou dos martírios. Tantas que, no total, Paredes de Coura conta perto de 100 festas, dados da Região de Turismo do Alto Minho. Poucas? Muitas? Na minha opinião, demais. Especialmente se tivermos em conta que a algumas freguesias não basta ter uma festa por ano, não senhor, é preciso ter três ou quatro, separadas por meia dúzia de dias, por meia dúzia de metros.
A propósito veio-me à memória uma proposta, não me lembro já de quem, que foi feita em Assembleia Municipal no sentido de as freguesias/paróquias/comissões de festas chegarem a acordo entre si para realizarem apenas uma festa em cada freguesia. Não me recordo do proponente, mas lembro-me que a proposta não recolheu grande apoio.
E porque não? Será que faz sentido uma freguesia ter de suportar, financeiramente esclareça-se, duas ou três festas, quando mal tem dinheiro para aguentar uma? Será que não fazia mais sentido juntar toda a população em torno de uma única festividade, dando-lhe mais qualidade e ao mesmo tempo mais significado? Ou será que as comissões de festas pensam que, nos tempos que correm, o dinheiro chega não para um, mas para dois, três ou mais peditórios?
Que sentido faz, por exemplo, uma freguesia promover duas ou três festas, quando depois tem de alargar à vila o seu peditório tradicional, para que consiga, junto dos comerciantes ali radicados, reunir dinheiro suficiente para pagar a festa? Se não têm dinheiro, porque continuam a organizar as várias festas.
Lembro, já agora, o caso de Guimarães, em que a câmara municipal, cansada de tantas festas e festinhas, deixou de fornecer a energia eléctrica de forma gratuita aos vários festejos. Agora, quem quer festa tem de comparticipar no pagamento da conta da luz. E por cá, se fosse assim, se não fosse muitas vezes o palco cedido pela autarquia, qual seria o futuro de muitas das festas?

1 comentário:

  1. "Falem bem ou mal. Desde que não me ignorem"

    EB, qual das três se adequa mais a ti?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!