17 dezembro 2010

Poupar às escuras

CIMG0491

Em dia de aprovação de plano de actividades e orçamento da Câmara de Paredes e Coura (mais logo à noitinha, na Assembleia Municipal), relembro uma das medidas que os autarcas do Alto Minho encontraram para fazer face ao corte anunciado de verbas vindas de Lisboa: o apagão. Os dez municípios do distrito decidiram, não se unanimemente ou por maioria, prescindir de algo porque têm lutado nas últimas décadas, e resolveram que, agora que é hora de apertar o cinto para compensar os exageros de anos anteriores, há que deixar as ruas às escuras.

Afinal, parece que lutas e reivindicações de anos e anos, para se alargar a iluminação pública a este e àquele lugar, foram rapidamente esquecidas e, na hora do aperto, nada mais simples do que apagar a luz, supostamente para poupar um milhão de euros. Nada tenho contra a poupança, muito pelo contrário, mas esta medida cheira-me a facilitismo e a distracção. Facilitismo porque, provavelmente, terá sido a primeira ideia que surgiu nas mentes dos nossos autarcas. É que pensar em adiar projectos, repensar prioridades e redefinir estratégias dá muito trabalho e apagar a luz… é só pedir à EDP. Distracção porque o essencial não é o que se vai poupar agora, é o que não se devia ter gasto antes. Vir agora com cortes programados da iluminação pública é querer tapar o sol com a peneira, como se isto resolvesse os problemas financeiros que as autarquias foram engrossando nos últimos anos.

O apagão programado da iluminação pública traz ainda, a meu ver, uma outra situação que parece ter passado ao lado dos decisores. É que, se nos centros urbanos a redução do número de candeeiros em funcionamento não vai ser tão notada, até porque o apagão não é total e há sempre estabelecimentos comerciais com publicidade luminosa que ajudam a abrilhantar a coisa, nos meios rurais o cenário não é esse. E, mesmo que seja apenas durante algumas horas da madrugada, deixar as aldeias completamente às escuras não me parece uma boa ideia e só uma palavra me vêm à cabeça: insegurança. Das pessoas e bens, por um lado, pois a escuridão da noite é cúmplice dos amigos do alheio (que já se devem estar a preparar para “trabalhar” nos horários previamente definidos pela EDP), mas também das vias de circulação. É que há troços de estradas municipais e nacionais que, sem iluminação pública são autênticas ratoeiras para os automobilistas.

Será que o apagão é solução para poupar? E se o for será que esse dinheiro vai ser bem aplicado pelas autarquias ou vai servir para tapar buracos que entretanto surjam e nós continuamos a pagar por essas asneiras? O melhor é esperar pela lua cheia para se ver melhor a coisa!

6 comentários:

  1. Um post novo sem um comentário do lobo??? O que aconteceu? O que será das nossas humildes vidas? Como é que poderemos continuar a viver perante tamanha desgraça? Eu só não corto já os pulsos, porque tenho coisas para fazer até Março... senão era já. Fogo, um post novo sem um comentário do lobo... ainda estou a cair na realidade...

    ResponderEliminar
  2. Calma Sr anónimo, está com o orçamento entre mãos e ainda não teve disponibilidade, mas pode crer que vai já dizer que esta de acordo....ou então para contrariar diz que é uma má medida.

    ResponderEliminar
  3. Caro anonimo espero em Marco receber a noticia que alguem cortou os pulsos!!!Boa morte...

    Caro Oh-pinante Mor...Venancinho querido...continua a tentar fazer querer que sabe quem sou!!!ja que afirma que tenho um orcamento em maos!!!!esta enganadinho...nao tenho!!!

    E se querem saber a minha opiniao sobre o apagao!!!
    Olhem a mim nao me preocupa!!!mas faco das palavras do Bastos as minhas!!!!
    Tenham um Bom Natal....

    ResponderEliminar
  4. Ufffffffff.....
    Estava a entrar em pânico.
    Agora sim, podemos retomar as nossas humildes vidas.
    Mas já ninguém me pode livrar do susto que foi ver um post novo sem um comentário do lobo...

    ResponderEliminar
  5. Caro anonimo das 14.49 parece nao gostar dos meus comentarios...azar seu!!! Pois vai ter que ainda ler muitos!!!Caso nao goste pode desaparecer....q se nao for o Sr. a ler!! pelo menos o Venancinho e o Bastos leem....

    ResponderEliminar
  6. Repito que já ninguém me pode livrar do susto que foi ver um post novo sem um comentário do lobo...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!