02 fevereiro 2011

Perguntas de resposta fácil

sinal estrada nova

PCP: Honório Novo questiona o Governo sobre "a obra de Santa Engrácia do Alto Minho" – notícia da Rádio Geice

O deputado comunista Honório Novo quer saber em que pé estão as coisas relativamente à desejada/projectada/prometida/adiada ligação de Paredes de Coura à A3 e vai daí apresentou no Parlamento um pedido de informação dirigido ao Ministério das Obras Públicas. E aproveitou para criticar o Governo por ainda não ter avançado com esta promessa antiga e até hoje por cumprir. Está a tentar “atirar areia para os olhos” da população local, considera o deputado.

Antes de mais, não deixa de ser estranho que tenha sempre de ser um deputado da oposição a zelar pelas acessibilidades dos courenses. Do CDS-PP, com Daniel Campelo, há largos anos, a Honório Novo, já foram várias as intervenções sobre o mesmo assunto. Aliás, referia-se que Honório Novo nem sequer foi eleito por Viana do Castelo, mas assume-se como defensor dos interesses dos PCP neste distrito também. De qualquer das formas, pergunta-se: não deveriam também ser os deputados socialistas a querer saber o que se passa com a ligação à A3? Ou será que já sabem?

De qualquer das formas, Honório Novo não precisava de ter tido o trabalho de questionar o Ministério da Obras Públicas sobre este assunto. Bastava ter vindo a Paredes de Coura e qualquer pessoa lhe poderia dar as respostas que procura. Mantém o Governo a intenção de construir esta ligação? Mantém, ideias e projectos não ocupam espaço. Que razão invoca para justificar tantos atrasos na construção desta ligação? São vários. Primeiros os técnicos, depois os políticos, depois os económicos. Os dois primeiros foram sendo ultrapassados, os últimos, aparentemente, não. Em que ponto estão os estudos e projectos há tanto tempo anunciados? Não sabemos, mas também não interessa, porque é consciência geral que, não obstante projectos e estudos, o mais certo é a obra, em tempo de crise, não sair sequer do papel.

Dito isto, até que o título de “obra de Santa Engrácia do Alto Minho”, utilizado por Honório Novo, não assenta mal. Ou esse ou o de “promessa antiga que queria concretizar antes do fim do meu mandato mas que já não vai ser possível”. É escolher!

7 comentários:

  1. Tanta conversa em Coura e no parlamento sobre um assunto que na minha opinião nem deveria existir... Coura não precisa nada, mas nada, desta loucura da "ligação à A3". Para mim, é chocante que a maioria das pessoas courenses achem que este acesso seja importante. Mas, neste país (porque temos vários exemplos por aí fora) já não me espanta muito... em Portugal ainda não se percebeu a diferença entre meio rural e meio citadino, havendo uma espécie de mistura das duas em todo o lado. Estamos, há já muitos anos, a perder a nossa identidade e isso irrita-me profundamente. Mas pronto, se o objectivo é sermos todos iguais e todos citadinos, percebo a ideia.

    ResponderEliminar
  2. Apoiado!!! Faço das palavras do anónimo das 17.05 ,as minhas.....
    Nao precisamos de nenhuma ligacao à A3.....sao só 8 Km.!!!!! arranjem-na, alarguem algumas curvas e pontes e tá feito!!!!! qual estudos qual carapuça!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao segundo comentário, não me estranha, O status do Poder em Coura, nunca quis este acesso, aparentou sempre defendê-lo por pressão da população e por conveniência eleitoral, mas nunca por convicção, basta fazer uma retrospectiva do posicionamento quantos ao diversos traçados, para se entender porque nunca avançou este projecto, em tantos anos de Governo Central e Local da mesma cor.
    Quanto ao primeiro já me preocupa, se podemos estar de acordo de que o traçado não é o ideal, já não estamos quanto ao efeito de desenvolvimento, é que ruralidade não significa dificuldade de comunicação nem tão pouco falta de desenvolvimento, pode-se e deve-se manter a ruralidade preservar as características da REGIÃO, permitindo em simultâneo facilidade de acesso que significa redução do tempo e do custo da deslocação.
    Cheira-me a desculpa de qualquer coisa,,, com todo o respeito pela opinião.

    ResponderEliminar
  4. Ok... então faça-se a tal ligação à A3, com um traçado qualquer à escolha, um túnel por baixo da Pena/São Silvestre para a ligação a Valença, outro túnel por baixo da Boalhosa para a ligação a Pias (que depois contacta com os viadutos da ligação Arcos/Monção, um viaduto em descida desde Vascões para a ligação directa aos Arcos e finalmente túnel/viaduto para a ligação directa a Ponte de Lima. E pronto, cá tinhamos o "desenvolvimento" e a "redução de tempo". O problema é que desenvolvimento faz-se de dentro para fora e não de fora para dentro. Mas esta discussão já é muito velhinha em Portugal... e já não há paciência para discutir mais. Não vamos a lado nenhum porque continuamos, repito, a confundir rural com urbano... só depois de conseguirmos perceber a alínea a) é que podemos começar a discutir a b)... ou alguém acha que a evolução de Coura passa por zonas indústriais, mega-acessos, construção em altura ou espaços de betão?? Vão aprender como se constroi uma vila rural como a de Coura, por exemplo, deixa ver, na França... ZERO mega-acessos, ZERO fábricas, ZERO prédios, ZERO zonas de betão. O que fazem? Estradas nacionais beneficiadas, aposta forte na agricultura e no turismo para contrariar a ideia fábrica-emprego, aposta ancestral na construção com identidade e urbanismo (casas baixas em plano urbanistico amplo com sérias responsabilidades ambientais). Depois disto, poderão ver que qualquer vila deste género em França tem 10 vezes mais turismo, 6 vezes mais emprego e 12 vezes mais qualidade de vida que em Coura. E França é apenas um exemplo, que pode ser dado para qualquer país com lógicas concretas e lúcidas de desenvolvimento rural. Nunca esta estranha ambição tuga de, se estamos em Coura, termos que pensar a sua evolução como se pensa a evolução de Ermesinde, por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Ó anonimo das 21.45!!! Mas tu ligas a estes Courenses Adiados!!!!
    Eles sabem lá o que é isso !!!!
    Repara que ele só quiz foi discordar do segundo comentário!!? ó pá é que ele ainda nao sabe o que é o desenvolvimento sustentado!!!Ele quer uma autoestrada à porta!!! e quer sair rapidinho de Coura em direccao aos Arcos de Valdevez!!!
    Mas,zurros de burro nao chegam ao céu!!!!

    ResponderEliminar
  6. E a Sandra Barros nao diz nada aqui e no seu Blog!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!