30 maio 2012

Eles andam aí!

A Câmara Municipal de Caminha foi, ontem, alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária. Justificação? Só a de que teve origem numa denúncia anónima, com informações contraditórias a surgirem na comunicação social por parte de fontes da autarquia, com uns a falarem em queixas de aproveitamento político e outros a ligar as buscas com episódios de contratação pública.

Certo, certo, só o facto de, nos últimos meses, as autoridades terem andado por diversas vezes de volta da Câmara de Caminha e da actuação dos seus responsáveis, nomeadamente com acusações de peculato e queixas sobre irregularidades nos concursos de contratação de funcionários. Aliás, já depois de concluídas as buscas no interior dos Paços do Concelho, a presidente da Câmara veio a público informar que os inspectores da PJ levaram documentação relativa à contratação de duas jornalistas para a assessoria do município. Mas não só, pois no rol de documentos confiscados também estariam alguns relacionados com a construção do canil municipal, cópias das horas extraordinárias e ajudas de custo de três funcionárias, das despesas de representação da presidente da Câmara e uma cópia da listagem das lembranças atribuídas por Júlia Paula Costa no Natal.

A autarca, contudo, desvaloriza a situação, realçando que ninguém foi constituído arguido, e afirma estar a ser alvo de perseguição política, que apelida de cobarde por estar assente em denúncias anónimas. “Estão aqui em causa fins político-partidários”, critica Júlia Paula Costa, sem, contudo, mencionar nomes, mas pedindo uma investigação rápida, tendo em conta o período de eleições autárquicas que se avizinha. Pois… Se calhar até tem razão!

6 comentários:

  1. Caro amigo... informe-se antes de fazer comentários maldosos e ignorantes... A sr. Presidente não se pode candidatar mais... E porque é que as denúncias são anónimas e contraditórias, conforme você muito bem escreveu? São tão corajosos, façam favor de dar a cara... País de cobardes... Não são todos iguais... Não são todos farinha do mesmo saco... Mas as pessoas em vez de tentarem valorizar os seus méritos e o seu trabalho para mostrar que podem ser melhores, preferem dedicar-se a denúncias anónimas... em homenagem ao anonimato, também eu escrevo este comentário em anónimato!! Que tal?

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente sabe o que se passa na Câmara de Caminha, o mesmo que se passa em muitas outras do país só que mais às claras, de forma mais flagrante, para não dizer obscena..e quando falamos nas Autarquias falamos das escolas profissionais..mas é o país que temos...
    PS- para não ser anónima vou assinar o meu nome, o que tanto faz para o caso já que ninguém me conhece: Maria da Anunciação Silva, natural de Vascões a morar em Braga

    ResponderEliminar
  3. Caríssima amiga de Vascões,estou contigo no comentário que fazes,o que está a acontecer na Câmara de Caminha, pode acontecer infelizmente a todas as Câmaras do distrito, não esquecendo a de Coura,concursos para admissão de pessoal para quem novos titulares para os cargos, ou promoções de outros,o júri é constituído pela prata da casa!!! os senhores engenheiritos/as ao serviço da Câmara???!!!
    Obras, concursos,ajustes directos,etc etc,tudo feito em família,aí se amanhã vier uma inspecção do IGAL, o que acontecerá!!!. Para o actual presidente nada lhe vai acontecer,está a ser empurrado pela lei da delimitação de mandatos,alguns funcionários superiores,esses estão sujeitos,vamos ver...A oposição nada faz nem fez para denunciar certos casos estranhos...
    Tudo igual quer seja PS ou PSD,hoje nós amanhã vós....
    concursos,prendas,flores,subsídios diversos,despesas de representação,ajudas de custo e tantos outros desperdícios dos dinheiros públicos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O anónimo anterior sabe do que fala.É inconcebivel que uma camara tão pequena como a de Paredes de Copura e com tantos funcionários,necessite de fazer horas extras,pague ajudas de custo e despesas de representação quando vão passear.É outro ordenado para a carteira deles. Com uma inspecção a sério à camara de Coura as surpresas e ilegalidades iam ser muitas. Basta ver que as principais obras foram sempre atribuidas ao mesmo empreiteiro. E por quê ? Mas o mal das camaras infelizmente é quase geral. São todos muito bons e muito sérios ,mas depois quando se sentam nas cadeiras do poder são logo atraidos pelos maus vicios. E quando não tem oposição que lhes faça frente,como é o caso de P.Coura,emtão os desmandos são maiores. è uma classe de politicos que está muito desprestigiada. Só reclamam mais dinheiro dos governos para satizfazerem os seus caprichos e clientelas.

      Eliminar
  4. Como se isto fosse alguma novidade ou fosse sequer mudar alguma coisa. Favorecimento político é o que mais há em todas, todas as camaras municipais do país, juntas de freguesia, governo e por aí fora. Isto é totalmente fogo de vistas porque a fazerem alguma coisa contra isso, teriam que correr o país inteiro a limpo. Sempre foi e sempre será assim. Claro que com a aproximação de eleições o circo começa a montar-se, seja ele verdade ou mentira.

    ResponderEliminar
  5. Não meter tudo no mesmo saco, as Juntas de freguesia não possúem quadros de pessoal,limitam-se a gerir aquela côdea que o estado lhes dá anualmente para poderem sobreviver.
    Estas não entram nessas"trafulhices"só por isso e nada mais, de contrário serim iguais a Câmara, não temos dúvidas,assim não passam de uns paus mandados do chefe mor....
    Mesmo assim,não querem que se lhes acabe com o tachito,coitados!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!