29 maio 2012

Uma feira que já era

feira 2Paredes de Coura ainda tem feira quinzenal? Tem! E tem dias que até consegue ali juntar um aglomerado humano digno de ser visto. Tem outros que… são o espelho do que é a feira actualmente, uma amostra daquilo que já foi. E, se dúvidas existissem, a notícia divulgada pela Rádio Vale do Minho na semana passada, a propósito do sorteio de lugares vagos na feira courense, tudo clarificava. Por um lado vemos que, neste momento, há 13 lugares vagos, quase todos no Largo 5 de Outubro e a maioria deles destinado à venda de têxteis. Mas por outro lado, de acordo com a notícia da Vale do Minho, temos apenas dez feirantes interessados no sorteio.

Desconheço se, até à hora limite para as inscrições, apareceram mais candidatos a ocupar os lugares vagos, mas se tal não aconteceu, a oferta maior do que a procura demonstra claramente o pouco interesse que a feira quinzenal de Paredes de Coura tem para os feirantes. Aliás, como admite a própria autarquia, que fala na concorrência de outras feiras do Vale do Minho e na nova realidade das trocas comerciais.

Ao mesmo tempo vemos a autarquia de Valença a apostar na feira semanal daquela localidade, dinamizando mais uma edição daquele mercado, aos domingos, uma vez por mês. Uma acção que, contudo, poderá não passar da primeira edição, já que os comerciantes valencianos não viram com bons olhos esta ideia da Câmara, alegando que a realização de uma edição extra da feira de Valença vai prejudicar ainda mais o comércio tradicional do concelho e a autarquia prometeu avaliar a experiência após esta primeira feira extra.

De qualquer das formas, esta situação vem confirmar as palavras da Câmara de Paredes de Coura, quando fala na concorrência dos mercados vizinhos, e atestar a pouca importância da feira courense no panorama regional. E o melhor é nem sequer falar na feira de Vila Nova de Cerveira onde, recorde-se, há alguns meses apareceram mais de 400 candidatos para o sorteio de… 19 lugares.

5 comentários:

  1. ... Com a mania das modernices a nossa camara municipal acabou com uma das melhores feiras do distrito.Foi lamentavel. Desde que a mudaram dos largos do centro da vila foi a sua sentença de morte. Com a teimosia carateristica desta camara que não dá ouvidos a ninguem,pois a maioria dos courenses sempre foi contra esta mudança da feira,assim se perdeu uma das mais tipicas feiras da região.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seu a seu dono, a feira mudou de local foi uma ideia péssima da então Câmara,onde o actual presidente já tinha uma palavra de respeito e atenção...Mas temos de ser honestos, a feira caíu de forma assustadora com a falência da agricultura a começar pela falta de gado bovino,quem não se lembra da feira do gado de Coura?,mais tarde, para piorar, o encerramento dos postos de leite.
      Agora para terminar é na verdade a concorrência das feiras existentes nos concelhos vizinhos,muito em especial a feira mensal de Cerdal.

      Eliminar
  2. Paredes de Coura esta a morrer...

    esta a morrer durante a semana...
    já morreu aos Domingos...
    esta a morrer à noite, e agora estou a acabar de a matar...
    e a feira esta ligada à maquina mesmo a dar as ultimas...

    não é preciso ser um visionário para ver algo tão claro.

    tenho pena que a minha terra continue assim e ninguém faça nada, mas por esses lados tudo parece normal!

    ResponderEliminar
  3. tudo é verdade, mas ninguém é culpado..os governantes locais, só assumem aquilo que consideram beneficio..tudo o resto é culpa de alguém, menos deles.

    ResponderEliminar
  4. Sou do tempo que as feiras melhores do distrito eram,Arcos,Ponte de Lima,Coura e Ponte da Barca, todos os outros concelhos como Melçaço,Monção,Valença,Cerveira
    ,Caminha e outros, não passavam dos tais ditos feirões.
    Hoje,todos esses concelhos dos tais "feirões",fazem umas feiras de certa dimensão, Coura regrediu e de que maneira,ainda há poucos anos vimos espanhois que nos visitaram,mas foi-se!!!.Nada podemos fazer senão chorar sobre o leite derramado,este executivo camarário já não dá mais,venha um outro com novos"artistas" e com sangue novo na guelra... A feira melhorou logo que tarde e mal a mudaram ,mas pelos vistos não tem qualquer futuro.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!