14 junho 2012

Sai uma manifestação!

A população de Paredes de Coura está a ser convocada para, na próxima segunda-feira, ao final da tarde, participar numa concentração/manifestação contra o anunciado encerramento do tribunal. O local escolhido para a concentração é, precisamente, o Largo 5 de Outubro, onde aquele equipamento está instalado.

Marcada para as 18 horas, a manifestação é convocada pela própria Câmara Municipal de Paredes de Coura, a pedido da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que neste caso (ao contrário do que aconteceu recentemente com os empréstimos às autarquias) parece não ter conseguido chegar a acordo com o Governo. O protesto, pedido pela ANMP para todos os concelhos afectados pela intenção do Ministério da Justiça, surgiu, assim, como a forma mais imediata de contestação, aliada a acção de impugnação junto dos tribunais europeus. No final do mês haverá lugar a outro protesto, uma concentração a nível nacional dos eleitos locais dos concelhos afectados.

À Rádio Vale do Minho, Pereira Júnior, presidente da Câmara courense, explicou que sempre quis resolver este assunto de forma pacífica, tendo inclusivamente ido ao Ministério da Justiça para discutir este assunto com um chefe de gabinete da ministra, mas que ficaram esgotadas todas as diligências normais, gorando-se até a hipótese de reunir com a ministra, que prometeu há meses receber os autarcas, não o tendo feito até ao momento. A nível local o assunto foi amplamente discutido na Assembleia Municipal, gerando um raro consenso entre os vários partidos ali representados.

Ao mesmo tempo, contudo, chegam notícias de outros municípios que estão também a optar por outros meios no sentido de ver o nome do concelho retirado da lista de tribunais a encerrar. Veja-se, por exemplo, o caso de Mondim de Basto, município que está na disposição de pagar os 13.500 euros anuais que custaria a manutenção do tribunal no concelho, mas que parece não ter tido ainda resposta por parte do ministério e por isso mobiliza também a população para uma manifestação contra o encerramento, disponibilizando inclusivamente o transporte para quem nela quiser participar.

 

 

PS: Concordando com o essencial do protesto, como aliás já demonstrei aqui, não posso, contudo, deixar de fazer um pequeno reparo. É que a política tem destas coisas: numa semana diz-se que as manifestações são “um desperdício de energia” e na semana seguinte apela-se à manifestação ordeira para mostrar que os concelhos do interior “estão vivos e não vão resignar-se”.  Só lamento que em situações anteriores a posição da autarquia não tenha sido a mesma.

8 comentários:

  1. Courense Atento15 junho, 2012 11:22

    Caro Bastos, então não se está mesmo a ver porque que é que na altura do centro de saúde o presidente da câmara era contra as manifs e agora é a favor? Ora faça lá um esforço e veja se descobre o que é que mudou entre uma coisa e a outra? Já descobriu? Pois claro... mudou o Governo!

    ResponderEliminar
  2. Exatamente, estou completamente de acordo com o anterior blog.já agora acrescento mais outro caso, quando foi da passagem da A3, por Romarigães,um membro da Assembleia Municipal,apresentou na mesma Assembleia,
    um "convite" ao presidente da Câmara, o mesmo de hoje, para se efectuar uma manifestação para que a ligação da AE3 deixasse ligação a Paredes de Coura,o presidente respondeu que não caía no ridículo de ir para a rua com essa mais do que justa manif.,já que o seu governo o teria"enganado" com as promessas nunca cumpridas, como com o centro de saúde idem aspas aspas.
    Nessa altura a Câmara e os dois presidentes de Junta de Coura e Romarigães poderiam ter reivindicado essa ligação!!!
    Agora, caros amigos,nada tenho contra que o povo se manifeste contra o eventual encerramento do tribunal,dado que o presidente da Câmara foi à capital falar com a ministra da justiça sempre julguei que o caso estava resolvido!!!Vamos para a rua....contra os canhões marchar marchar.

    ResponderEliminar
  3. Estou completamente de acordo com o que escreveram estes dois comentadores! Mas tambem é por tudo isto, que estou sempre a dizer! os COURENSES tem que se unir e escorraçar todos os partidos, que só nos tem prejudicado!
    Fecharam-nos o Hospital Psiquiátrico!
    Acabaram-nos com as urgências! Acabaram-nos com o internamento! Agora querem-nos encerrar o Tribunal! E também já se fala no encerramento das Finanças! Bem por este caminho, qualquer dia também temos que ir à missa a Viana! Nós COURENSES que pagamos impostos como os senhores de Lisboa, Porto e outros grandes centros, não temos direito sequer às necessidades básicas! COURENSES! Está na hora de nos revoltar-mos! Vamos colocar essa escumalha dos partidos no esgoto! Algúem vê agora os deputados que foram eleitos pelo circulo de Viana do Castelo, vir-nos defender??????!!!! Só aparecem cá, na altura da campanha com todas as promessas! Para caçar o voto dos COURENSES!!!
    Mais uma vez faço daqui um apelo ao verdadeiro COURENSE para que coloque-mos em primeiro lugar a nossa querida Terra! É nesta que vivemos! É esta a nossa verdadeira Pátria!!!

    ResponderEliminar
  4. Coura têm que berrar, têm que mostrar união, não estamos a falar de cores nem de partidos estamos a falar do acesso á justiça, já alguém pensou o que representa a deslocação para fora do Concelho num julgamento de várias sessões e com várias testemunhas.
    12000€ por ano, mais do que isso gasta um deputado em despesas de representação, significa que para o estado Português cerca de 1,3€ por habitante no caso da Justiça é muito. Tenho que acreditar que alguém cometeu um erro ao incluir o Tribunal de Coura.
    Quanto á manifestação estarei lá defendo Coura e os Courenses, não somos de 2ª, nem de 1ª, somos extra, por isso devemos todos defender Coura, chega de negas para Coura, a ultima que tentaram foi o internamento, devemos lutar e acreditar quem calar consente.
    Vou explicar o seguinte, não está em causa os empregos de quem lá trabalha esses iram trabalhar num outro tribunal, o que está em causa é o acesso dos Courenses ao Tribunal e assim á Justiça, quanto as iniciativas sendo elas de interesse para Coura não importa donde vem, importa sim quem as sabe entender e quem as sabe defender.
    Para o caso de alguma mente menos iluminada pensar que sou mais um rosa a defender a Câmara, engano, sou rico em vitamina C, para não haver duvidas eu assino.
    Amândio Pinto

    ResponderEliminar
  5. Ao ler estes comentários, fico contente porque desta vez ao contrário de outras vai ganhar o nosso grande partido, que é a nossa terra PAREDES DE COURA!!!
    Courenses! não podemos continuar a passar de uns coitadinhos! temos que agir! já chega de fazerem pouco de nós! vou estar lá a gritar bem alto na defesa da nossa terra! Os chulos dos deputados só vem cá na busca do voto! Na hora da verdade quando é para defender aqueles que lhes arranjaram os taxos através do voto esquecem-se deste povo!!! FORÇA PAREDES DE COURA!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Tenhamos fé na mudança de opinião da sra.ministra da justiça, mas tenho as minha dúvidas que esta seja receptível à nossa mais que justa reivindicação.
    Passamos o tempo a dormir,digo eu, os nossos representantes, só tarde e mal se lembram da desgraça,foi assim com o final dos postos de leite,hospital psiquiátrco,urg^encias,internamento.
    ,parque de venda de gado bovino,inspeção desportiva aos jogadores,ligação à A-3,ensino superior e sei lá o mais que falhou com esta desgovernação chuchialista!!!
    Como sempre tenhamos fé,mas esta também se esgota!!!

    ResponderEliminar
  7. Se fosse advogado da nossa praça,não parava à tentação de ir para a rua defender os seu interesses e consequentemente os interesses das gentes de Coura, é tão bom ter o posto de trabalho à porta sem grandes despesas em deslocações.Vamos com toga ou sem toga para a rua.

    ResponderEliminar
  8. Mas vocês estão mesmo convencidos de que a câmara está a levar a cabo esta manifestação porque tem como prioridade o interesse dos courenses? É que isso é de uma ingenuidade atroz. Então e digam-me lá onde é que estava toda essa preocupação quando se fecharam as urgências (e nem vale a pena referir mais nenhum exemplo quando temos o de um serviço tão indispensável e básico)? Ah, espera, estava do lado do seu partido que na altura estava no governo. Agora, assim do nada, já é uma escandaleira porque querem fechar o tribunal. Acordaram agora foi? Ou isto será apenas porque agora calha de estar no poder o partido da oposição e agora sim já podemos gritar e manifestar e ser os maiores, quando até agora fomos os maiores lambe botas contra os nossos próprios interesses?!

    Acho isto absolutamente de rir. E já agora, o tribunal é dos serviços que menor importância tem em Paredes de Coura, felizmente para todos. Já sabemos que reformas as há e que tocam a todos, agora é preciso ter coerência e saber entender o que é que é necessário e o que é que não é. O tribunal não é. Ponto.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!