03 agosto 2012

Depois das freguesias… as paróquias

Ainda a discussão sobre a agregação e extinção de freguesias não chegou ao adro e já a procissão admite avançar para outros caminhos. Isto porque a Diocese de Viana do Castelo tem em mente a criação de zonas pastorais que, na prática, vão resultar na fusão de várias paróquias. A falta de fiéis, mas sobretudo de sacerdotes, a isso parece obrigar.

Será que, tendo em conta os envolvidos, este processo de fusão será mais pacífico que os das freguesias?

8 comentários:

  1. A Igreja por necessidade de padres, há anos que fizeram os acertos necessários nas suas paróquias,com esses acertos em nada prejudicaram a classe tudo foi fácil sem reclamações,já que os mesmos não podem ter as reivindicações de outras classes,são obedientes e tudo se fez sem alarido.
    Nas freguesias e municípios a coisa é bem diferente todos querem manter o seu posto,mesmo que não se justifique nos tempos de hoje.
    Com cama e serenidade vamos ver no que isto vai dar...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, na estrutura da Igreja há rigor e visão sobre os tempos que correm, na política o que se pretende é manter
    os privilégios que os lugares lhes facultam.
    Não interessa que seja o Zé a pagar estes desmandos,sabe que o presidente de Câmara além do seu ordenado cerca de cinco vezes o salário minimo nacional, ainda vai buscar
    subsídio para representação,telefones,ajudas de custo mesmo em viagens de "puro passeio" sem o minimo de interesse para as populações que um dia disseram representar,secretária,assessor,motorista para viagens mais longas e todo um staff à sua volta.
    Com este estatuto quem o quer perder...., as Juntas tam-
    bém lhes faz muito jeito aqueles cobres que ao fim do mês
    recebem,mais isto e aquilo... a coisa não é de perder!!!

    ResponderEliminar
  3. Uma pergunta que espera resposta:
    Julgo que o presidente da Câmara,vereadora marinheiro
    ,Rosalina e sei lem bem quem mais não devia faltar o"lambe botas" presidente da Junta da vila,deslocaram-se a Moçambique a expensas como sempre do município,será que
    vamos ter empresários que queiram empreender em COURA??? ou foram descobrir empréstimos para a sua desgovernação??
    Ou foi como de costume mais um passeio em fim de festa,lembro-me de festa,prefaciando uma ilustre senhora que foi ministra de Educação Maria de Lurdes Rorigues,que ao ser chamada à respectiva comissão de inquério da Assembeleia da Rep,referindo-se às obras do parque escolar,disse."foi uma festa,festa para os professores,festa para os alunos,festa para os arqutectos,festa para as firmas de contrução" esquecendo-se de dizer que foi mesmo um funeral para o erário público,onde muitos "roubaram o que poderam"esperemos pelo resultado do inquérito e processos nos tribunais.
    Não sei como apelidar o comportamento desta senhora,ignorante,enganada demagoga ou foi responder á ordem do seu mestre já que os mesmo impossível esconder!!!...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bloco de Esquerda exige relatórios das viagens de autarcas ao estrangeiro.
      Como vês vais ter matéria para análise

      Eliminar
  4. Então agora a nossa camara virou agencia de viagens para passeios do presidente e restanta comitiva a Moçambique à custa dos nossos Impostos ??? Passar férias de borla também eu gostava !! Mesmo em tempo de vacas magras,continuam a esbanjar !!!!! Afinal qual foi o resultado desta deslocação ?? Que negocios e investimentos foram acordados ??? O povo que pagou esta viagem tem direito a ser informado.

    ResponderEliminar
  5. Daqui lanço um apelo aos senhores vereadores da oposição para nos informar com verdade,quem foi a Moçambique a comitiva completa e os fins a que refere mais esta passeata à custa dos impostos do nosso povo.
    Se trouxeram empreendimentos empresariais para o concelho tudo bem, de contrário é mais do mesmo,passeatas aos Estados Unidoa,Canadã,França etc etc.

    ResponderEliminar
  6. Realmente ao ler estes comentários, não sei o que foram fazer a Moçambique o staf da Câmara Municipal de Paredes de Coura! Mas o que sei e todos nós sabemos tanto Courenses, como outras gentes de outros concelhos, aliás todo este povo português, que toda esta gente que vai para Presidente de Câmaras! Vereadores! Assessores! Ministros! Deputados! não vão para lá para defender o bem estar do povo! mas sim para se servirem à grande e à francesa logo que apanham o TACHO que é tão apecido!
    Por isso os portugueses já estão cheios de chulos! já não acreditam naqueles que todos os dias nos roubam o dnheiro dos nossos impostos!... Mas pessoal como podemos mudar isto??????....... como????????... se na altura das eleições em vez de os corrermos à pedrada! ainda lhes batemos com as mãos nas costas!

    ResponderEliminar
  7. Apoiado sem reservas caro amigo, é verdade tudo o que diz no seu blogue,com umas palmadinhas nas costas e um pouco de música à mistura, o povo fica asfixiado de tal forma que
    logo vota nesses"trauliteiros" de sempre.
    A máquina criada ao longo das dezenas de anos é muito
    potente,empregos a uns, favores e subsídios a outros in-cuindo as associações das aldeias,que vergonha meu DEUS.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!