25 setembro 2012

Freguesias: em Lisboa que decidam! (2)

O post anterior termina com uma questão, da social-democrata Elisabete Ribeiro, levantada na última sessão da Assembleia Municipal. Basicamente, a deputada do PSD questionava o que fazer quando, ao abrigo da lei em vigor, a reorganização administrativa das freguesias de Paredes de Coura vier a ser traçada, a régua e esquadro, por uma unidade técnica sentada em Lisboa e sem conhecimento do terreno, das suas gentes e vicissitudes locais. A questão, aliás, atravessou todo o debate, principalmente nas intervenções dos representantes do PSD e também do PCP, que alertaram para essa situação, lembrando que se fosse a Assembleia Municipal a aprovar uma proposta de agregação de freguesias, o cenário seria mais favorável ao concelho.

A maioria, contudo, optou pela não apresentação de qualquer proposta, escolhendo repudiar a lei, eventualmente à espera que esta venha a ser revogada. Isso mesmo referiu João Paulo Alves, do PCP, explicando que “estamos todos a apostar que o Governo cai, que vai haver novas eleições, que a lei é revogada”, mas alertando que “estamos a apostar o nosso destino”. Apesar disso o PCP votou contra a proposta social-democrata, a única que previa mexidas nas freguesias, argumentando que existem ainda muitas dúvidas em torno da reorganização, nomeadamente ao nível das finanças e dos eleitos locais.

A reunião da assembleia municipal serviu, também, para comprovar o que já se esperava, que nesta história da fusão, extinção ou agregação de freguesias, ninguém quer perder o que tem actualmente, ninguém quer que lhe mexam na sua freguesia. Os 20 pareceres enviados pelas assembleias de freguesia (Linhares não enviou) foram todos no sentido de reprovar a legislação, mas nenhum deles apresentou um qualquer cenário de reorganização administrativa. Isso mesmo realçou Décio Guerreiro, referindo que as juntas são contra a lei, mas nenhuma delas disse o que faria se tiver mesmo que enveredar pela agregação.

Todos os presidentes de junta que usaram da palavra nesta sessão manifestaram-se totalmente contra qualquer mexida no mapa das freguesias. Desde o carismático Joaquim Felgueiras Lopes, presidente da junta da vila, que diz que “quem manda em Paredes de Coura são os courenses”, passando por Amâncio Barbosa, de Padornelo, que não vê qualquer ganho na reorganização, e Eugénio Pereira, de Formariz, que diz ser uma perda de tempo estar a discutir uma lei que não tem nexo, acabando em António Pereira, que quis saber do PSD o porquê de se incluir Ferreira no lote de freguesias a serem mexidas. “Porque não Cossourado ou outra qualquer?” 

Sem esquecer Eduardo Dias, decano presidente da Junta de Freguesia de Cristelo que, vendo a proposta social-democrata de anexar a sua freguesia à vila, não hesitou criticar Décio Guerreiro por isso, provocando uma gargalhada geral na sala quando referiu que “o senhor (Décio) fez mal em falar de Cristelo, o senhor é candidato à Câmara, com que cara é que vai aparecer a fazer campanha em Cristelo?” O social-democrata respondeu que vai a Cristelo na mesma, “porque tenho coragem de assumir o que faço”, declaração que lhe valeu o aplauso da sua bancada. A contrastar com a crítica que lhe tinha sido feita anteriormente por Carlos Barbosa, do Partido Socialista, que referiu que “a proposta do PSD é tão boa que o PSD não conseguiu sequer convencer os seus presidentes de junta”. Parecia que antecipava a rejeição da proposta social-democrata, com duas abstenções de autarcas laranjas.

20 comentários:

  1. estas assembleias devem ser autênticas anedotas.
    engraçada a expressão "quem manda em Paredes de Coura são os courenses". este senhor presidente de junta deve ser cá um democrata!
    Coura qualquer dia quer a independência.
    é por estas e outras (muitas) que coura é cada vez mais o concelho + atrasado do distrito.

    ResponderEliminar
  2. Tudo bons senhores, agora quando vier a decisão de Lisboa vamos ver quem fica e quem vai em vez de 4 freguesias o mais provável é mexerem em 8, ou seja 8 que se agregam a outras 8, assim são 16, quando seriam apenas 4, isto é ser sensato??, além do facto de se perder 15% nos orçamentos das Freguesias a agregar, é uma esmola, pois sim tudo nas miséria e ainda se fazem de ricos, agora resta aguardar.

    ResponderEliminar
  3. O dinossauro de Cristelo,disse ao Décio Guerreiro, o sr, não devia falar em Cristelo,vai ser candidato ´`a Câmara e depois vá a Cristelo?, outro de igual maioria disse; quem manda em Coura são os courenses,o tempo da Pide acabou...que santa ignorância estes pobres de espírito sem sentido de responsabilidade e regras democráticas que todos temos obrigação de cumprir.
    Cristelo que saiba já tem uma Ilha chamado espadanal,mas dizer que não se deve falar na sua freguesia, é mesmo duma pobreza extrema,esquecendo que a sua freguesia é mesmo pequena quer em àrea como em residentes,esta e mais algumas outras devem ser mesmo agregadas por não se justificarem a sua existência com o estatuto de freguesia
    O autarca de Paredes, então nem se fala,bota faladura por tudo e por nada,não sabe o que diz, sempre que intervém mete água, dá uma no casco e duas na ferradura, ,mas a santa ignorância tem destas coisas, o mais ridículo no homem é não se reconhecer a ele próprio nas suas limitações que felizmente todos temos.
    Mais umas passeatas a Lisboa à custa do erário público,uns gritos,comes e bebes e os contribuintes que paguem...Estamos no fim de festa,chega de asneiras e despesismos inúteis, o tempo das corroças já lá vai,não podemos parar no tempo...razão tiveram os socialistas comandados pelo Sócrates ao negociar com o famigerada troika a redução de autarquias,desta vez os municípios fugiram ao embate,mas é uma questão de tempo...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, o governo através da Comissão vai mesmo mexer em mais freguesias do que se esperava,da parte
    dos responsáveis pelas votações e pareceres das AF e
    Câmara Municipal,vai mesmo ser triste a irresponsabi-
    de destas decisões como se diz"manipuladas"pelo poder.
    Estamos a viver num estado de direito não podemos vi-
    ver e pensar que as leis não são para cumprir!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Estamos a viver num estado de direito não podemos viver e pensar que as leis não são para cumprir!!!" Esta agora! Este senhor, já nos está a falar de uma lei que ainda nem sequer foi aprovada na Assembleia da República!
      Por Amor de Deus! Alguns estão obcecados de tal maneira por esta politica de ditadores, que até já se antecipam a qualquer lei antes de ser aprovada na casa da Democracia!...

      Eliminar
    2. "já nos está a falar de uma lei que ainda nem sequer foi aprovada na Assembleia da República!"
      Um conselho fala só do que sabes, a lei foi promulgada, neste momento só há salvação se for revogada, mas qual quer lei pode ser, vasta quer os senhores deputados assim o queiram, mais não explico mas estou a ver que até assim é demais......

      Eliminar
  5. Calma aí. O presidente da junta da vila é o representante dos prsidentes da junta. E que ninguèm se oponha! Esse é um direito que vem de ele ser presidente da junta à muitos anos. Não se lembram?
    Ele sabe bem que chegou a presidente da junta no momento certo a partir dai foi sempre aabrir. Cabzes, gritos, favores. É a vida.

    ResponderEliminar
  6. E estes pobres diabos do PSD pensam que ganham as eleicoes em Blogs!!!!! tristes politicos !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem visto Senhor ùltimo comentador! Anda aqui um certo ditador que ainda não chegou a Portugal! O tito-cujo, ainda vive na trátosfera! Ainda não se apercebeu que todo este povo está a ferro e fogo com este desgoverno de imcompetentes! de ladrões! de corruptos! E mais ainda, não não conseguiu detectar que esta canalhada de desgoverno já está a prazo! praticamente já morreu! Mas enfim! Quando a ignorância é tão forte como a deste, não tem capacidade para entender o que se está a passar! Vem-me à memória o filme do TITANIC! O navio a afundar-se e a banda de música a continuar a tocar como se nada estivesse a passar! Realmente é muito triste quando aparece deste tipo de gente!!!!.....

      Eliminar
  7. Não eleições é em Campanha que se ganham, e não é com BPN, Madeiras e Impostos que as vais ganhar, é com INEM, escolas, internamentos, tribunal, desemprego, divida Courense, claro que destes assuntos não interessa falar, podes desviar-te mas adiar não. Quem fala não é do PSD, sou socialista mas tenho vergonha do que se faz em Coura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh!!!.... Chefe está na hora de ir pentear macacos para a selva!!!.....
      O seu estilo não é de conviver com seres humanos!!!...

      Eliminar
  8. Um conselho de Amigo os mais crentes nestas matérias no próximo dia 2 as 21h podem ir á Assembleia Municipal e ouvir a Politica de pedir emprestado para pagar divida se devo 10 peço 8, com juros pago 10, como fiquei ainda a dever 2 fico a dever 12, mas quem vier que feche a porta.Simplesmente adiar, mais nada senão adiar e agravar a divida.

    ResponderEliminar
  9. Sem ser jurista ou coisa que o valha,quero lhe dizer que a lei n.22/12,sobre a reorganização administrativa
    fusões ou extinções de freguesias,está aprovada pelos orgãos democráticos, governo e ractificada e promulgada pelo sr.Presidente da República e publicada no diário da república,os prazos legais impostos pela referida lei estão mesmo em marcha.
    Nada de pretender estabelecer confusões com casos já
    mais do que transparentes,como diz o nosso povo"fia-te
    na virgem e não corras"!....
    Quanto ao pentear macacos quero lhe dizer que estes já estão como o poder local sem pelo e a atingir mesmo a
    a pele!!!!

    ResponderEliminar
  10. As eleições ganham-se nas urnas,as campanhas são para lavar roupa suja e pouco mais,nada de esclarecimentos
    sobre todos os casos que devem interessar a todos os courenses e não a meia duzia de tachistas dos partidos
    sempre os mesmos a lamber as botas do candidato.
    Quanto a ladrões a corrupção, está certo,infelizmente o nosso país tem sido alvo desses oportunistas de ocasião
    ,ainda agora temos os dois últimos ministros das obras públicas (socialistas) que se serviram do poder PS mais
    o secretário de estado das mesmas obras...um tal Paulo Campos que por sinal, até é deputado na AR pelo PS,os varas,penedos(pai e filho) Sócrates(freeport-operação furação furacão,face oculta,sobreiros,BPN e tantos outros escândalos seguidos, só com a nacionalização pelo governo do PS, do BPN o prejuizo ao erário público somou o valor equiparado à construção de 7,5 vezes o custo da ponte 25 de Abril(Salazar).É obra..
    " O SOCIALISMO ACABA QUANDO ACABAR O DINHEIRO DOS OUTROS" está a chegar....

    ResponderEliminar
  11. Como socialista da rectaguarda já que para a frente e laterais todos se perfilam,quero uma vez mais dizer que me envergonho de quase tudo o que o meu partido,digo os eleitos pelo PS fizeram na gerência camarária nosúltimos 30 anos. Fizeram coisas bem sim, mas a maior parte das obras faraónicas,megalónomas foram um autêntico desastre.
    Hoje faz amanh~´a desfaz,foi o que aconteceu ao longo dos tempos com os largos da vila,tudo derrotaram abate de árvores,extinção de lagos e jardins,construção de dois parque de estacionamento, CEIA, as PORTAS DO CORNO DE BICO,museu,bibliotecas,centro cultural,todas estas obras desnecessárias que devem e são consideradas os elefantes brancos da nossa Câmara!!!
    Com grandes custos estes engenheiros de trazer por casa aprovaram plantar àrvores na rua principal"engavetadas"
    em vasos construídos em chapa de ferro, sem respiração para no subssolo para as raizes se implantarem,é ver as mesmas a morrer o que também aconteceu nas que foram plantadas junto da rua do tribunal e outros sítios.
    A esses chamados técnicos de aviário,deviam ser responsabilizados a pagar todos estes custos das asneiras que praticam,é vê-los como baratas tontas a passear com uns papeis na mão para disfarçar como que a "fiscalizar" as obras.... se tratasse, Lombas muito altas,depois das viaturas terem tido prejuizos no seu atravessamento lá vêm os mesmos de sempre, baixar as mesmas,UMA VERGONHGA sr. Presidente da Câmara,mande esses ditos técnicos para as suas terras que terão obrigação de os aturar!!!
    Enfim.. é o que temos...

    ResponderEliminar
  12. E agora????... Ontem, o secretário de estado da reforma pública,disse publicamente que a lei de reorganização administrativa que o anterior governo tinha negociado, no memorando da troika no seu ponto 3.2.2,onde diz textualmente a redução do número de autarquias, para aqueles que acreditam em bruxas,que se desenganem.. agora é mesmo a comissaõ técnica que dentro do exigido pela lei vai fazer os ajustamentos nas freguesias, ou seja: extinção e agregação.~Como diz o ditado paga o justo pelo pecador,vamos ver a alteração drástica que a referida comissão vai operar,quando as Assembleias de freguesia e AM podiam e deviam de ter chegado a bom porto,mas esta do quero posso e mando nunca deu bons resultados,desta forma, se o governo fosse a revogar todas as leis que aprova, então isto não passaria a uma república de bananas!!!AGUARDEMOS...

    ResponderEliminar
  13. Eu acho muita graça a alguns comentadores, oú até será sempre o mesmo? Sei lá! Que o país deles reduziu-se só a Paredes de Coura! Muito curioso pela parte deste tipo de comentador! A massa deste povo português, como todos o sabemos está a ferro e fogo com este desgoverno de incompetentes! Vigaristas! Gatunos! Dos piores adejectivos que os Ministros cobertos de polícias podem ouvir em qualquer esquina deste Portugal! E então cá os cagões do psd de Paredes de Coura! Já sabem que os portugueses nas próximas eleições para as autarquias vão- lhes dar um cartão vermelho Ferrari! Disso não ponham qualquer dúvida! E estes parolos, querendo tentar fazer dos Courenses estúpidos! Andam já com toda a pressa a tentar tapar o sol com a peneira!... Data de canalha que quer chegar ao poder a qualquer preço! Esta gente do psd tem na sua "genética" antes das eleições a demagogia com a mentira à mistura, da mais pura que pode existir de darem aquela ideia de que estão ao lado dos carenciados! da defesa dos cidadões no pagamento de impostos! etc... etc... Claro! tudo falso! Depois de se apanharem na cadeira do poder, fazem totalmente o contrário! Atacam os trabalhadores como cães raivosos! descoram totalmente a parte social e servem os poderosos! o grande capitalismo!...
    Os Courenses não tem dúvida! Assim como todo este povo português! Pois não? Não é o que se está a ver com este desgoverno? Que tira aos pobres para dar aos ricos!...
    Estes sujos! Só tem um objectivo! Que está completamente provado! Empobrecer o país a qualquer preço! Atacar as classes trabalhadoras para que nos paguem uns vencimentos iguais, oú até ainda se for possível menos do que os chineses! Engordarem cada vez mais os ricos! E as Empresas como a EDP! e outras! À custa daqueles que já nada tem!!!...
    Este psd sempre assim foi! E sempre assim o há-de ser!
    Ainda tem dúvidas???!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. espera sentado, já se te aperta vê se respiras fundo pois ainda não começou, têm calma ainda vem mais por ai, vamos ter que dispensar funcionários, quem será que vai sair:::::::::::::

      Eliminar
  14. È verdade, o concelho de Ponte de Lima está mesmo como sempre esteve na onda dos acontecimentos,quer na situação económica como mesmo nas reformas.
    Há dias votou na Assembelia Municipal de forma pacífica uma redução de cerca de 50% nas freguesias,tinha 51 fica com 26,reduziu 25 freguesias quando inicialmente apenas pretendiam reduzis 12,chama-se isto visões largas para o futuro,mas ao contrário de Valença não foram em ondas de passar a cidade, o que sinceramente tinham as melhores condições do distrito, é obra sr.Presidente,nós os courenses, não nos quer dar uma ajudinha a estes pobres e
    falidos que nem 4 quisemos anexar, que pobreza...
    Esperemos que Lisboa decida por nós!!!....

    ResponderEliminar
  15. Caro lobo disfarçado... não queiras ser tu a dizer o que o sr.Bastos deve fazer na apresiação dos vários blogs que lhe chegam à mãos,que seria deste espaço se fosse mesmo censurado pelo lobo e seus acólitos...
    felizmente leio nos mais diversos blogs com as opiniões mais díspares o que enriquece a pluralidade de opinião.
    Cada qual come o que quer,se não lhe interessa certa palha deixa-a na manjedoura...Parabéns sr.Bastos pelo espaço que nos oferece.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!