26 dezembro 2008

Coura de outros tempos (2)

Depois de ter escrito o post sobre o valioso arquivo fotográfico do Eduardo Daniel Cerqueira, constatei que este não é o único espólio fotográfico de relevo que existe em Paredes de Coura. Ou melhor, sobre Paredes de Coura. Na passada quarta-feira, enquanto esperava a minha vez para ser atendido numa papelaria da vila, fui passeando pelo estabelecimento comercial, vendo livros e revistas e parei num expositor onde pontificavam diversos postais sobre Paredes de Coura e, curiosamente ou talvez não, todos eles mostravam um concelho de outros tempos.
Ou seja, ali naquela livraria, e sem contar, encontrei elementos que me permitiram tomar contacto com a realidade do concelho no passado. Melhor dizendo, ali encontrei várias panorâmicas da vila, porque a grande maioria dos postais era isso mesmo que retratava, com imagens de espaços que hoje nada têm a ver com o que eram há uma década.
Um cenário que me levou a pensar duas coisas. Por um lado, que também essas imagens poderiam ser aproveitadas como contributo para a divulgação e estudo da história do concelho, à semelhança do que defendi para as fotografias divulgadas pelo Eduardo Daniel Cerqueira. Por outro lado, contudo, fiquei a pensar que o interesse nos postais de Paredes de Coura por parte dos turistas deve ser muito reduzido (nesta era de telemóveis e email, outra coisa seria de esperar?), porque só isso justifica que não haja postais com imagens actuais de um concelho que, felizmente, tem tanta potencialidade a nível de património histórico-natural para oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!