14 dezembro 2008

A entrevista

O isolamento do concelho, as dificuldades financeiras e os projectos para o futuro, parados por falta de financiamento. Alguns dos assuntos abordados por Pereira Júnior, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, numa entrevista dada há duas semanas ao jornal Alto Minho e que o Eduardo Daniel Cerqueira resolveu divulgar na semana passada no seu blogue. Onde se pode ler que, à falta de melhor candidato, Pereira Júnior avançará para mais um mandato à frente dos destinos da autarquia.
O tema da eventual recandidatura de Pereira Júnior constitui, talvez, a maior novidade desta entrevista, já que, se há alguma semanas era dada como certa pela comunicação social courense, que pegou nas declarações do autarca em plena assembleia municipal, agora, ao Alto Minho, Pereira Júnior diz que ainda não se decidiu sobre a sua eventual recandidatura. O autarca explica que já foi convidado a tal pela concelhia socialista, mas o seu objectivo é encontrar um outro candidato a quem passar o testemunho. E aqui levanta-se a questão: será por falta de substitutos à altura, pelo prazer do desafio de levar o PS a mais uma vitória ou simplesmente porque não há entendimento entre os seus eventuais sucessores? Fica a dúvida.
Sem dúvidas parece estar Pereira Júnior no respeita ao atraso na ligação à A3, eterno “cavalo de batalha” das promessas eleitorais socialistas e que, contrariando as previsões optimistas que tinham sido transmitidas ao autarca, ameaça fazer ainda parte do lote de projectos das próximas autárquicas. Consciente de que o reduzido peso a nível eleitoral que o concelho tem, o condiciona a nível de projectos públicos de investimento, Pereira Júnior diz-se cada vez mais céptico sobre o avanço da obra cujo concurso chegou a admitir ser lançado ainda este ano, fazendo fé nas informações que lhe foram dadas nesse sentido. Com o final do ano a aproximar-se, o cepticismo parece imperar.
Já em relação à nova biblioteca municipal a situação parece diferente. Não que esteja mais avançada, mas porque o município estaria disposto a avançar com a construção sem esperar pelos fundos do Governo. Mas, sem o aval deste último, vão-se adiando este, e porventura outros sonhos de Paredes de Coura, dependentes da vontade de que, lá longe, nos governa.

1 comentário:

  1. Ora vejam a citação!

    "Eles não sabem da minha ideia que é a de tentar arranjar um outro candidato e eu passar o testemunho."

    Interessante, não é?!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!