29 dezembro 2009

Sinais… que faltam

placas parque pesca

À primeira vista o sinal pode ser enganador. Não, ao contrário do que possa parecer, não estamos em Paredes de Coura, nem o sinal indica o Parque de Pesca do Xisto, em Insalde. A fotografia em questão foi tirada em Ponte de Lima e indica o parque de pesca de Arcozelo, aberto há pouco mais de um mês.

No entanto, em Ponte de Lima, ao contrário do que acontece em Paredes de Coura, a abertura foi seguida de um investimento na sinalização daquele espaço, aproveitando a confluência de vias de comunicação existentes no concelho. E assim, é ver nas várias entradas de Ponte de Lima as placas que indicam o melhor caminho para o novo equipamento de lazer.

Desconheço quem fez tal investimento, se o proprietário, se o município, interessado em atrair utentes àquele espaço. Uma coisa é certa: tendo em contra que estamos perante placas colocadas em estradas nacionais e municipais, houve, no mínimo, uma autorização por parte do município e, principalmente, das Estradas de Portugal, o que não é fácil de obter por um qualquer particular. O que também  é certo é que, como é hábito dizer-se, quem não é visto, não é lembrado, e pelos lados de Ponte de Lima não faltam “lembranças” em cada cruzamento ou rotunda.

4 comentários:

  1. Olá!
    A mim,os sinais confundem-me mais ainda.Na capital é um caos.Fora dela nem sempre há sinalização correcta :/ nem o GPS nos salva...lol...

    Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Janeiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Vamos ca/ontar as Janeiras e comer o Bolo-Rei!”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Janeiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais hoje no blog da Aldeia)!

    Abraço festivo
    Feliz Ano Novo
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Sócrates

    "Dele podia restar para a história apenas uma nota de pé de página. Pequenina. Mas não. Ele foi o rosto do Portugal com meio milhão de desempregados (para já), do país estagnado com um crescimento tendencial apontado para o zero, do défice «acima dos 8%» (dados provisórios), da dívida dos 80 ou mais não-sei-quantos-por-cento (lá mais para o Inverno logo se vê, para já não se sabe), da corrupção desenfreada na terra do salve-se-quem-puder, do descrédito galopante das magistraturas, da permanente ingerência e controlo da informação, do beco sem saída da educação, do chico-espertismo da licenciatura ao domingo no poder, da mentira ongoing, do abandono da cultura se não servir para fazer vistaço, da postura irascível a fazer de convicção. E, claro, mais alarmante do que tudo, da reconfirmação no poder com isto tudo sabido ou intuído. Ele foi o rosto do medo nacional, da fuga à verdade, da falência da alternância, da desistência."

    ResponderEliminar
  3. À semelhança da manutenção dos espaços públicos conforme já aqui mencionei, a qualidade da sinalização é também uma manifestação do interesse e preocupação com o que é nosso .
    Não podendo fazer muito, devido à falta de recursos financeiros, poder-se ia aqui ter outro tipo de preocupação e outra atitude relativamente ao que se passa com a sinalização e identificação dos acessos ao nosso concelho e seus lugares de interesse que poderiam potenciar um aumento de visitantes com os inerentes benefícios.
    Aquilo que se exige, é uma nova atitude relativamente à forma de ver e sentir o concelho, 20 anos são muito tempo e as ideias estão gastas, a ânsia do poder não permite mesmo aos mais recentes protagonistas a equidistância suficiente que lhes permitisse estar atentos a pormenores de grande importância.
    Apenas pequenos exemplos:
    1- No sentido Viana do Castelo Ponte de Lima, à saída do IC em Ponte de Lima os condutores, encontram uma placa que diz Paredes de Coura à esquerda sem mencionar a estrada respectiva, quem vem no sentido Arcos Viana, encontra uma outra placa que indica Paredes de Coura à direita.
    2- Quem sai da A3 na direcção de Arcos de Valdevez, encontra na rotunda uma placa que indica Paredes de Coura à direita, mas logo abaixo deixa de saber se deve virar à esquerda ou à direita, se voltar para trás então fica mesmo sem saber nada.
    3- Quem vem para Paredes de Coura no sentido Caminha Paredes de Coura, fica sem saber quando entra no concelho , porque encontra duas placas dizendo a mesma coisa em locais distantes um do outro.
    4- Quem circula em Arcos de Valdevez, dificilmente sabe como deve ou não dirigir-se para Paredes de Coura
    Será que nunca nos apercebemos destes e outros autênticos disparates que prejudicam a imagem do nosso concelho?
    E já agora, não seria altura de definir um programa de promoção do nosso concelho, através dos transportes públicos, nomeadamente autocarros e táxis, e porque não aproveitar as dezenas de viaturas de longo curso que a Transcoura possui para o mesmo efeito?

    ResponderEliminar
  4. Só este Courense Adiado sabe o caminho para fora de Coura!!!!!!!!

    Mas para voltar nao sabe o Caminho?????????E ainda bem .......

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!