26 janeiro 2010

Os bons exemplos que vingam

Durante anos os Domingos Gastronómicos foram a maior montra da gastronomia do Alto Minho. Iniciativa da Região de Turismo, marcada pelo cunho pessoal do seu presidente de longa data, Francisco Sampaio, a quem o turismo desta região muito deve, os Domingos Gastronómicos traziam ao de cima o que de melhor se faz em cada município da RTAM, de Esposende ao Gerês, de Melgaço a Viana do Castelo. Uma oportunidade para relembrar aquelas iguarias que, só de falar, se associava a uma determinada terra e que, à sua maneira, contribuíram para atrair mais turistas a cada um destes concelhos.

Pois bem, como as boas coisas devem fazer exemplo, eis que a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, que resultou da fusão das várias regiões de turismo existentes nesta zona, resolveu pegar nas boas práticas dos Domingos Gastronómicos alto-minhotos e alargar esta iniciativa a toda a sua área de intervenção. Desta feita, os Domingos Gastronómicos vão também passar a fazer parte da agenda turística de todo o Norte do país, alicerçando na boa comida (na boa bebida, pois então) roteiros turísticos que pretendem dar a conhecer os municípios que os acolhem.

Na página da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal ainda não possível conhecer a agenda da edição alargada dos Domingos Gastronómicos, só que irá terminar no fim de semana de 28 e 29 de Maio, com a I Feira de Gastronomia e Vinhos a Norte, a realizar no Porto. Mas, mesmo sem agenda conhecida, é certo que Paredes de Coura vai continuar a participar nesta iniciativa. Resta aguardar para saber que “acompanhamentos” vai a autarquia oferecer para emoldurar um fim de semana de gastronomia que, apesar de algumas vozes discordantes, promete manter a truta como principal atracção.

2 comentários:

  1. Paredes de Coura vai continuar a participar nesta iniciativa. E vai continuar a servir aos nossos visitantes umas "Trutas do Rio Coura"acabadinhas de pescar nos "nossos" queridos Viveiros!!!!!!!!!!!!!

    Antes um cabrito nao sei de onde.......mas de Coura e do monte!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É indesmentível a importância dos comes e bebes na atracção de forasteiros e promoção das localidades.
    É também importante preservar as tradições, mas acima de tudo devemos estar atentos ao mercado, quer queiramos quer não, o prato de excelência em Paredes de Coura, deixou de atrair, talvez porque a sua essência também deixou de ser o que era.
    Deixando para trás todo o provincianismo, era importante discutir-se esta questão, e encontrar nas iguarias características da nossa terra, uma ementa capaz de motivar e atrair um maior numero de visitantes.
    Já sabemos que as entidades a quem competia a iniciativa, estão caducas, mas exige-se pelo menos aos comerciantes também principais interessados uma posição mais activa nesta matéria, alguns já o tem feito, até fora daqui, e não se torna necessário retirar a truta da ementa.
    Exige-se também como complemento um programa atractivo, claro que custa dinheiro????? a questão é saber se é ou não bem investido.
    Na minha opinião, é acima de tudo necessário, e vai ter de se fazer mais cedo ou mais tarde, não só no período da semana da gastronomia, mas com regularidade ao longo do ano.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!