16 abril 2010

Hotel vs pocilga

sanatório 2

Depois de abandonado, depois de esquecido pela tutela, mesmo sabendo que há interessados na sua compra e recuperação, o antigo hospital de Mozelos sofre agora novo revés. Pessoalmente, nem queria acreditar quando vi a notícia na última edição do Notícias de Coura, que dava conta da transformação, ainda que temporária, do antigo sanatório numa… pocilga!!!

Pelo que se pode ler no artigo em questão, a colocação dos animais naquela espaço surgiu como contrapartida pela limpeza da zona envolvente. Ora, o que não se compreende, por um lado, é se se está a limpar por um lado, porque se há-de sujar, com os detritos dos animais, por outro lado. Acresce que, a meu ver, a ocupação daquele imóvel pelos animais vai deteriorar ainda mais o antigo hospital. Mas, mais importante, o que não se compreende é porque é que este processo não ata nem desata, pois da maneira que as coisas se arrastam não seria de admirar que, qualquer dia, o grupo empresarial que estava interessado em recuperar aquele imóvel e ali construir um hotel e campo de golfe, simplesmente perca o interesse.

Enquanto isso, aqui ao lado multiplicam-se os projectos do mesmo género. Inclusivamente projectos hoteleiros promovidos pelo município, como é o caso do novo hotel que a Câmara de Ponte de Lima quer abrir em Arcozelo. Deste modo aproveita-se uma casa antiga comprada recentemente e requalifica-se toda a zona envolvente. E, curiosamente, não houve necessidade de transformar o espaço numa pocilga. 

2 comentários:

  1. -------Rosalina Martins: Disse prescindir das questões que tencionava pôr por as mesmas já terem sido colocadas. Relativamente à questão levantada por Venâncio Fernandes acerca da titularidade do edifício do hospital psiquiátrico disse que o Presidente da Câmara responderia à mesma.

    "Acta da Assembleia Municipal nº 3/2006"

    ResponderEliminar
  2. -------A Venâncio Fernandes acerca do hospital psiquiátrico disse ter falado há dias com o Sr. Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Minho, que o informou de estar a proceder ao registo predial do edifício e terrenos adjacentes em nome do Centro Hospitalar. Logo que concluído, a propriedade será, provavelmente, avaliada e leiloada em hasta pública. ------------------

    "30 Junho de 2006".

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!