06 janeiro 2011

Apertar o cinto… no cinema

centro cultural 1O novo ano chegou e com ele o anunciado apertar (ainda mais) do cinto. A crise é palavra de ordem e poupar é ordem que a ver vamos se se cumpre. E em Paredes de Coura, curiosamente, o primeiro sinal surgiu com a agenda cultural: vamos ter menos sessões de cinema em Paredes de Coura.

Antes que perguntem, eu esclareço: sou um fervoroso apoiante das sessões de cinema no Centro Cultural de Paredes de Coura. A minha assiduidade já foi melhor (muito melhor) mas não me esqueço da boa surpresa que tive quando para aqui vim morar e me deparei com sessões de cinema a menos de metade do custo das grandes cidades. É certo que com algum atraso nas exibições, mas a esse preço não se pode exigir que os hits de bilheteira cheguem cá no momento da estreia e para mim ainda há muitos filmes que valem mais no cinema do que no abrigo do sofá cá de casa.

Neste momento desconheço qual o índice de afluência dos courenses ao cinema. Nos últimos filmes que vi a sala estava praticamente cheia, a contrastar e de que maneira com o cenário de há 11 anos, em que o público muitas vezes não chegava às duas dezenas. Não sei, por isso, se o público continua a aparecer no Centro Cultural ou se virou as costas ao cinema cá na terra. Desconheço, por isso, se os cortes nas exibições se ficam a dever a falta de público ou a outros factores, nomeadamente falta de pessoal para assegurar o funcionamento do cinema em paralelo com outros eventos no Centro Cultural. É que, pelo que se pode ver na agenda cultural de Janeiro, agora só temos cinema um dia por semana, ao sábado ou ao domingo, dependendo da utilização do Centro Cultural com outros eventos.

Ou seja, ao invés de três sessões semanais, passamos a ter apenas duas. Em tempos de austeridade, é uma medida com que temos de viver e seguramente não será nem a única, nem a pior. Ainda assim, faz-me confusão que não haja um dia fixo para ir ao cinema, pois se esta semana é ao sábado, na próxima é no domingo e depois volta a ser ao sábado, porque o Centro Cultural está ocupado com outras actividades nos domingos. E se nos shoppings das grandes cidades temos sessões durante toda a tarde e noite, não sei porquê mas aqui faz-me confusão ir assistir a uma sessão de cinema a um sábado ao início da tarde. Não sei porquê, mas quer-me parecer que a essa hora há mais coisas para fazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!