16 setembro 2011

Ele anda aí! E pode voltar?

Sessão solene CMPC 2010 023Deixou de fazer parte do elenco camarário de Paredes de Coura, por força do seu afastamento antes das eleições autárquicas de Outubro de 2009, mas António Esteves, o “professor Esteves”, tem a vida autárquica impregnada na vida, mercê dos longos anos que passou como vereador na autarquia courense e por isso é sem qualquer ponta de estranheza que o vemos, religiosamente, a assistir a qualquer acto público do concelho e, inevitavelmente, às sessões da Assembleia Municipal. Nestas últimas não se limita a assistir e, fazendo uso do direito cívico que lhe assiste, é assíduo a intervir utilizando o período reservado às interpelações por parte do público.

Ainda na última Assembleia Municipal ele lá esteve, a assistir calmamente à discussão de temas como o abandono de animais, as taxas de saneamento ou os impostos municipais, e no final, saca dos seus apontamentos e vá de mostrar que, apesar de não estar na Câmara continua a estar atento ao que se vai passando no concelho. Falou dos animais abandonados, também, mas não apenas dos cães e gatos, lembrando os que invadem os campos alheios e os que morrem de fome nos montes e que “quando criam prejuízo não têm dono, mas para os subsídios têm sempre dono”. “Têm de tomar uma posição sobre isso também”, exortou António Esteves, que abordou ainda questões como o apagão da iluminação pública e a fraca cobertura da Televisão Digital Terrestre em Paredes de Coura. “Não vi ainda qualquer posição desta Assembleia sobre este assunto”, conclui o “professor Esteves”.

Posições que levam já algumas pessoas, algumas delas bem próximas do antigo vereador, a dizer que no ar pode estar um eventual regresso à vida autárquica nas eleições de 2013… como candidato à presidência da Câmara. Surpresa? Em parte, tendo em conta o afastamento da estrutura socialista courense e do executivo em 2009. Ou se calhar nem por isso, tendo em conta precisamente as circunstâncias em que supostamente terá acontecido esse afastamento que, dizem algumas vozes, lhe terá sido imposto. De qualquer das formas, a concretizar-se (e estamos ainda muito longe de Outubro de 2013) não deixará de ser uma situação que promete causar mossa no seio dos socialistas de Paredes de Coura. A ver quem sobressai dos escombros!

22 comentários:

  1. Parabéns Senhor Bastos estava a ver que também tinha filtros, custou mas lá saiu, depois 8 dias mas saiu, há digestões difíceis de fazer? Eu sei que ainda é cedo, mas 2013 vai mostrar muitas comadres ai vai vai.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, como deve compreender, a minha vida não se resume ao Mais pelo Minho. Além disso, os assuntos da Assembleia Municipal não se esgotam num dia, nem num post apenas. Fique para ver, que mais assuntos vão sendo abordados.

    ResponderEliminar
  3. Tudo no silêncio, aqui por Coura as férias deste ano são em grande.Até faltaram as palavras....

    ResponderEliminar
  4. Por muito que nos digam que se trata de um poder local, a questão de Coura como muitas outras, não é de A ou B, é uma questão de politica, é uma questão de interesse partidário. Sendo uma questão de interesse partidário, deve ser tratada como tal, o professor Esteves, é um militante do PS, e ao longo da sua vida na Câmara, sempre defendeu politicas do PS. É admirável como se elogia a sua actuação, quando faz alguns reparos, porque enquanto lá esteve, nunca existiu ninguém que fizesse o que ele faz, isto significa que as pessoas do lado de fora, conseguem ver outras coisas. No entanto a grande maioria dos nossos autarcas, tem insistido em só sair quando a lei os obriga, fazem lembrar a TROIKA, só fazemos porque nos obrigaram, como disse a Dra Rosalina Martins, a mudança de protagonistas faz bem ás instituições, não consigo entender, é como esta gente, persiste mesmo ao fim de meio século, em se querer manter no poder. O que dirão os nossos netos, quando lhes contaram que em democracia existiram pessoas que se mantiveram no poder todo este tempo, sem se aperceberem que estavam a fazer mal a todo este povo.
    O Poder corrompe, limita a visão de futuro, extrema posições, encurta margens de manobra, diminui a capacidade de conciliação, ect ect ect.

    Não acredito que se candidate, se o fizesse e por acidente viesse a ser presidente, o Professor Esteves seria um péssimo presidente, é muito voluntaristas, mas não tem perfil de liderança, pode ajudar muito o concelho noutra posição, na Câmara já chegou, tenha paciência, espero que os Courenses assim decidam…..

    ResponderEliminar
  5. Meu Deus e vai tudo continuar igual...
    Obras e mais obras sem dinheiro no cofre, aumentar tarifas e água, cerca de 300mil euros ano, sim é o que os Courenses iram pagar por ano a mais, isto só de água, cortar a luz nocturna nas Freguesias e para quê, continua-mos com três vereadores a tempo inteiro, quando só tinha-mos dois,continua-se a fazer uma Feira mostra sem que nenhuma industria ou produto regional dai sobressaia, temos um Festival que apesar de adulto, ainda depende de uma mesada muito elevada para a situação económica do Concelho, mas vale a pena por meia dúzia de negócios da Vila, o resto do Concelho é Paisagem, neste caso desprotegida. Temos um Jornal que claramente protege os erros, omite os escândalos, e quando deles fala é para defender o executivo.
    Será que é isto que este povo quer, quero ver como é que os vão segurar agora que os subsídios acabam e os Cursos não iram dar para todos. Que é feito do Couraação que prometia 3 milhões para formação e orientação profissional, ouvi dizer que despediram o pessoal. Ouvi falar que quem está a acabar umas obras na Vila, também esta a fazer uma Casa de um vereador, mal dizer, se calhar é mas os senhores insistem.
    Não sei mas ou este povo decide mudar algo ou o Futuro não será bom, a situação da Câmara explica-se bem, as dividas já se não pagam pelo orçamento, então resolve-se a coisa de forma muito simples, enquanto se fizer obras o dinheiro continua a entrar, desta forma vai-se pagando dividas no entanto não significa que se diminua a mesma, pois esta aumenta de forma que no futuro será impossível resolver a coisa com manobras e então todos saberemos como anda a contabilidade, mas isto não interessa, temos que acreditar que nada irá mudar, tal como o resto do Pais a culpa é sempre dos outros, mas sou eu ao votar que sou responsável pelo que me espera. Assim a todos os Socialistas de Coura pergunto quem têm culpa, da próxima vez que votares esquece os fanatismos e vota pelo interesse de todos e do Concelho.

    ResponderEliminar
  6. Já que sabes tanta e tanta coisa, ajuda-nos como voatrás no interesse de todos. è que não estou a ver alternativa(s.
    Vá lá dá uma ajudinha.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao blog das 22.27,está tudo dito,com frontalidade disse verdades que muitos querem omitir
    O futuro muito breve irá por certo dizer muito mais dos desgovernos locais na sua continuada desgovernança, é tarde demais!!!

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus, não briquem comigo o Esteves candidato à Câmara ou a uma Adega Cooperativa????,por favor, deixem-se de meras hipóteses mesmo académicas que sejam,deixem o homem descansado a sonhar na casa dos sonhos da Seara!!!

    ResponderEliminar
  9. Ao comentário das 22:32.
    Se me perguntas como vou votar, não sei, não tomo esse tipo de decisões por antecipação, primeiro ouço propostas, isto sem julgar, depois de ouvir e ponderar tomo uma decisão, agora uma coisa sei na continuidade só com propostas que vão na resolução do buraco que há anos se abre. Quanto a partidos meu amigo seja ele qual for dá uma canetas uns isqueiros, uns porquinhos no espeto para comemorar a vitoria e depois por quatro anos ficamos ao favor do vento, existem apenas para controlar o grupo restrito que tem acesso a Politica, isto mesmo que sejam um penedo com dois olhos.Em quem vou votar, olha estou tão curioso como tu, não sei em quem mas sei como o vou escolher.Quanto a Alternativas sê paciente é cedo.

    ResponderEliminar
  10. Meu Deus, não briquem comigo o Esteves candidato à Câmara ou a uma Adega Cooperativa????,

    De Consumidores, só pode!

    ResponderEliminar
  11. O Sr. Bastos deveria bloquear os comentários como o anterior, isto não é partilhar ideias, talvez por esse facto o blog tenha pouca adesão como temos visto.
    A não ser que o Senhor mesmo escreva este tipo de comentários.

    ResponderEliminar
  12. O lobo sente-se só lá para os lados do corno de Bico e vai daí desce ao povoado para dizer que está presente,atento e pronto para o que der e vier.Já tem saudades das palmadinhas nas costas e da palavra sr.Vereador Esteves !!!!!O ano de 2013 ainda está longe,mas os candidatos que adoram estes tachos,fazem de tudo para dar nas vistas.!!!!! Será que agora é da oposição ??????? Tão preocupado está com os animais,o apagão !!!!!?? Enquanto foi vereador ou melhor funcionario da camara (das 9 h às 17)fazia parte da alcateia dos " YES MEN ",e agora parece estar muito contestatário.!!!!! Enfim !!! São sete cães a um osso e com a bendita nova lei que irá ser discutida e publicada então os tachos vão ser mais reduzidos ou até mesmo acabar.!!!!

    ResponderEliminar
  13. O sr.Esteves,há muns tempos que pretende usar a faculdade que o regulamento da AM.autoriza a que o público presente na sala de sessões possa usar da mesma palavra, tudo bem.
    No meu modesto entender,julgo que o mesmo ou outro presente deve apresentar casos pontuais, e nunca um rosário de casos aproveitando notícias publicadas nos jornais diários.Falta de trabalho de casa.
    Não sei se reparou nos apartes que certos membros da AM usaram...Olhe quando v.foi vereador e até director ou presidente da àrea desprotegida de Bico, o que fez em defesa do ambiente e das populações?Quer casos? Fala nos animais ditos abandonados,esquecendo-se que parte deles são dos seus familiares, que por si, foram encaixados no grupo de sapadores à busca de subsídios, é verdade,esquece-se de falar naquela pouca vergonha do chamado "Estaleiro" da CM no coração da Zona Industrial de Castanheira,acha isso bom ou tolerável???Um conselho de amigo,deixe de apontar casos que parte destes disparam sobre a sua pessoa.Vá descansar!!!Os presidentes de Junta não gostam mesmo nada do sr. se intrometer nas suas freguesias.

    ResponderEliminar
  14. Boa, dá-lhe agora que está na adega!

    ResponderEliminar
  15. Curioso, Esteves não, Monteiro não, Pereira têm que sair, Alexandra muito arriscado, quem sobra, O João Paulo??????
    Queres ver que agora vai ser só Rock, meus amigos é pouco osso e muito cão, alguém vai ter que levar umas dentadas, isto para ser afastado, o mais curioso, afinal o grupo sem Pereira não é assim tão unido, ele ainda não saiu e já andam todos as marradas.

    ResponderEliminar
  16. O aguia é mesmo BURRO!!!!! Confunde um LOBO com uma PIPA !!(de vinho claro)!!!!
    Valha-te Deus.....

    LOBO

    ResponderEliminar
  17. Que eu saiba não há João Paulo nenhum. Vitor Paulo talvez, e seria a melhor aposta deles todos.

    ResponderEliminar
  18. Também digo. Para pau mandado está bem.

    ResponderEliminar
  19. A melhor aposta de todas???????????
    Deves mandar umas brocas de certeza.
    Ainda não vi nada que lhe possa dar esse atributo, além do facto de ser bom a apanhar boleia com a máquina do PS, tirando isso se tivesse vergonha nem lá estava.

    ResponderEliminar
  20. E ao que se diz por aí a grande aposta do lambe-botas do Tinoco!

    ResponderEliminar
  21. Que João Paulo ? O Veternário de Ferreira ? Arranjem juízo...

    ResponderEliminar
  22. Zé Leão da Alcaida14 outubro, 2011 14:23

    Não acredito que o Professor Esteves queira ser o futuro Presidente do Municipio,por dois motivos:
    1 - Comotoda a gente sabe ele foi deslocado para o fim da lista de candidatos à Câmara em 2009, para dar lugar à Alexandra Marinheiro~
    2 - Agora está aposentada da profissão de Professor e tem a sua Casa de Turismo Rural que é muito conhecida.
    Como vereador ele foi muito bom, sempre disponível para ajudar e resolver muitas situações, fosse um autraca ou qualquer outra pessoa. Homem de diálogo,de ideias e ideias. Um grande constrate entre ele e a sua substituta.
    Digo ao Professor Esteves que ele está bem na vida e trata daquilo que é seu, por isso deve continuar no seu sossego e paz, como ele tmbéwm me afirmou: Quero paz, sossego e saúde.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!