14 setembro 2011

Uma casa às avessas

CIMG0852A prestação do PSD na Assembleia Municipal de Paredes de Coura faz, por vezes, lembrar aquele velho ditado popular português: casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Não obstante o bom desempenho que Décio Guerreiro tem tido à frente da bancada social-democrata, há sempre um ou outro episódio que acaba por sobrepor-se a qualquer outra intervenção e que, no final da sessão, acaba certamente por deixar marca.

A última reunião foi exemplo disso mesmo. O protagonista: o antigo líder da concelhia courense e ex-vereador, João Cunha que, desta feita, resolveu criticar, em plena assembleia, a prestação de um dos vereadores do PSD na Câmara de Paredes de Coura. Discutiam-se, na altura, as taxas a aplicar em 2012 nos impostos municipais, nomeadamente na derrama, e, ao ouvir o presidente da Câmara justificar que, apesar de insignificante, a verba arrecadada com este imposto dava jeito aos cofres municipais, João Cunha prontamente respondeu que o autarca estava preocupado com a receita quando se devia preocupar também com a despesa, questionando o presidente da Câmara relativamente aos encargos e receitas dos parques de estacionamento, aos custos da festa de passagem de ano e aos critérios de atribuição de subsídios.

E foi precisamente na questão dos subsídios que João Cunha não hesitou em apontar o dedo a José Augusto Caldas, vereador do seu partido na autarquia, considerando que “os subsídios são injustos e vergonhosos”, mas que “muita culpa tem o vereador do PSD que votou a favor da sua atribuição”. Acusação que o vereador social-democrata não quis deixar sem resposta, tendo solicitado à mesa autorização para explicar a João Cunha o porquê da sua posição nas votações, que justificou com as várias iniciativas de apoio à produção de produtos locais que constavam do programa do PSD nas últimas autárquicas.

“Voto na esperança de que alguma coisa nasça daí e enquanto aqui estiver continuarei sempre a votar a favor”, acrescentou José Augusto Caldas que aproveitou a ocasião para tecer algumas críticas ao executivo socialista, ao referir, nomeadamente, que “a Câmara faz tudo cá para dentro, para entreter cá dentro. Tirando o Festival nada traz as pessoas para aqui”. Por isso deixou o apelo para que se façam coisas que permitam chamar “os de lá de fora cá para dentro”. Críticas e explicações que não obtiveram resposta. Nem do autarca socialista, nem do seu colega de partido.

 

PS: Já agora, e relativamente a uma das questões levantadas por João Cunha, sobre os encargos e receitas dos parques, de registar a conclusão da resposta de António Pereira Júnior: “Os parques estão a dar prejuízo. Naturalmente!”

18 comentários:

  1. De facto se o PSD quer mostrar fruta com qualidade têm retirar algumas laranjinhas que apesar de novas, estão com mofo, assim meus amigos arrumem lá isso para ver se realmente conseguem contribuir com alguma ideia por mais simples que seja, quanto ao João eles já devem é desconfiar dele, pois faz questão de manchar todas as intervenções do Décio,faça o homem o comentário que for que o outro em dois segundos estraga o quadro todo. No entanto não se retire mérito ao Décio, faz uns pratinhos de Javali de alguma qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Só aqui falta é a intervenção do Antigo Vereador,António Esteves, que no final da Assembleia deu uma grande machadada nas intenções de uns e de outros, assumindo claramente que não está fora da Vida Politica do Concelho e que por isso é um forte candidato ao comando do PS nas próximas Autárquicas.Aliás não estava a ver o Pereira a deixar isto na mão das piranhas que por ai nadam, gostei e mais ainda da maturidade do Pereira no meio disto tudo, normal apenas normal. Estranho o Senhor Eduardo Bastos não comentar...

    ResponderEliminar
  3. Quer-me parecer que os ânimos andam mesmo por baixo, queres ver que estas personagens perderam o bico na última Assembleia, meus amigos se ficam calados com o que se passou,é porque foram atingidos........

    ResponderEliminar
  4. A assembleia municipal é um manicómio.

    ResponderEliminar
  5. A AM é um manicómio, colega comentador, lá isso não haja dúvida. O PSD tem ali, leia-se no João Cunha, um sério problema de argumentação "fora de prazo". O Décio fica amarelo e pede-lhe calma. Até quando Décio terás calma?
    Realmente, a intervenção do professor Esteves deixa adivinhar algumas coisas. Será ele o próximo? A ver vamos.Na bancada da CDU, João Paulo fala sempre muito bem mas depois abstêm-se...não pode. Pereira Júnior vai respondendo como pode e sabe mas...contra factos não há argumentos, e por factos leia-se a questão dos parques...quanto ao resto do pessoal sempre calmo, sossegado,a ver a banda passar..que o dinheiro da presença na AM já está no bolso e sempre dá para pagar..olhem, a tv cabo, por exemplo. Sem levantar ondas..pois claro.

    ResponderEliminar
  6. Não querendo atribuir nada de mais ao João, embora ele não saiba colocar as questões da forma Politica mais correcta, não podemos ficar alheios ao facto de ele tocar em algumas feridas, quer se goste ou não, não têm medo de colocar questões que por mais melindrosas que sejam ele fala nelas, pena que o resto do Concelho comente, pense, ouça e tenha falta de coragem de as questionar no sitio certo, não é correcto mas é o único que têm a coragem de o fazer, e nem sempre é mosca, por vezes temos que fazer dele tonho, pois se assim não fosse a gravidade das situações faria rolar cabeças. É mais fácil desvalorizar os comentários, fazer papel de ofendido e horrorizado, e não levar a sério as suas acusações não vá alguma entidade resolver ver a coisa mais a Fundo, além deste facto não esquecer que o Senhor Presidente da Assembleia, algumas delas deveria segundo os Estatutos, comunicar a estâncias superiores, isto claro se fosse Ambiente de isenção, mas isso na Assembleia é Bicho extinto, da altura do Jurássico, se procurarem nem os ossos encontram.

    ResponderEliminar
  7. Pelo que leio as sessões das assembleias municipais são uma verdadeira chachada.???!!!!!!!!!???Não haverá assuntos deveras importantes para serem discutidos ?????? A situação financeira como está ???? O interesse para nós das obras em curso ?????? Como são propostas as novas obras ???? Elas são discutidas e aprovadas na A.M. ???? Gostava de saber.!!! Por favor não percam tempo com coisas de lana caprina !!!!

    ResponderEliminar
  8. Um águia é, diz o povo, alguém perspicaz!
    Não põe questões destas!
    Vai ao sítio e fala!

    ResponderEliminar
  9. O verdadeiro problema é que as obras não são realizadas para as necessidades do Concelho, há muito que se realizam obras para os milhões da Europa, assim realiza-se o que os concursos deixam construir independentemente das necessidades do Concelho. Não acreditas, então diz uma obra que realmente tenha feito crescer o Concelho. Pelo contrario, temos obras que além de inúteis conseguem aumentar divida pelo prejuízo que dão.
    O caso da água, vendida por 300mil contos, muito? Os Courenses por ano pagam cerca de 700mil euros, é negocio da China. Os Parques não comento. Ceia se não fossem as Escolas, desconfio que os visitantes eram os trabalhadores que lá desenvolvem a seu trabalho, meu Deus isto até ofende quem sabe o que é trabalho.
    Aquela cena da ponte de Linhares, foi mais um caso, sem comentários...
    Agora as Portas do Corno de Bico, 2 milhões, em que bancos de ouro, espero que não coloquem luzes para apagar e fontes de água para estarem desligadas.
    Ainda não vi uma única obra que de facto desse dignidade ao Concelho, cria-se emprego, desenvolve-se, chama-se turismo.
    Biblioteca nova, não estava a cair, era um edifício recente, arquivo,velha escola, tantos milhões gastos e o Concelho em nada irá ficar mais rico, pelo contrário. Porque razão? Simples, tudo para trazer os milhões da Europa, o que correu mal? Não pagam tudo, a Câmara tem que pagar uma percentagem, crime? Ter mais olhos que barriga.
    Se te derem 5 milhões tu aceitas mas se te disserem que para isso tens que pagar 1 milhão e tu não tens esse milhão como fazes, pedes, mas depois tens que pagar, isso é o que mata a Câmara de Coura. É hora de pagar, mas como se deve demais a única solução é obras e mais obras, a de agora paga a anterior, depois quem tiver que resolva, por agora interessa é manter a máquina ligada, o caso da Madeira é semelhante, só difere nas dimensões.
    Isto é o melhor para Coura??? Mereci-amos mais, e de melhor qualidade, custa ver é que eles continuam contra tudo e todos. Novidades a nova Lei contra o enriquecimento ilícito, por Coura vai haver novidades, muita construção controlada, no entanto com a Justiça Portuguesa, fiquem descansados sem problemas.....

    ResponderEliminar
  10. Não sei quem é o autor do blog anterior,nem isso me interessa, o que não podia ficar com a minha consciência tranquila, seria nada dizer sobre o mesmo:
    Parabéns caro amigo/a,tens conhecimento do que falas,verdades como punhos,que blog tão bem construído,mesmo os mais seguidistas da maioria da CM,devem interiorizar estas verdades ficando sem argumento válido para o poder contrariar.
    Pereira Junior,por favor, leia com a máxima atenção o mesmo blog e medite com o que é dito no mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Comentários para quê??? Escreva sempre dessa maneira esclarecedora para bem dos courenses.É sempre com gosto que sem ofender quem quer que seja se digam as verdades.
    Prá frente caro senhor.

    ResponderEliminar
  12. O João Cunha,mesmo sem grande jeito para esclarecer as suas intervenções,é sempre bom que haja alguém na AM. que acorde os presentes,diz verdades,mas os outros??? O que dizem!!! entram mudos e s. calados,que tristeza...
    Em tudo isto tenho de dar os parabéns ao Pereira Júnior, que há décadas,conseguiu e consegue anestesiar toda a sua maioria e aí de quem mije fora do penico!!!
    Que AM tão trIste e incompetente a começar pela mesa que para contar meia duzia de votos vê-se à rasca!!!A secretária entrou de rompante chegando ao ponto de negar transcrever tudo o que naquele orgão se passa(INTERVENÇÕES),as actas nada mais constava do que o início e encerramento,graças à intervenção de uns quantos para que o presidente tivesse de pôr a secretária na ordem,mesmo assim esta, dá a impressão que faz tudo substituindo o presidente!!!!

    ResponderEliminar
  13. Subscrevo na íntegra, tudo o que disse o comentário anterior.
    Apenas e só, peço mais competência e solidariedade por parte da mesa da A.M.

    ResponderEliminar
  14. Não peças isenção como já referi nesta Assembleia é coisa extinta, mesmo entre eles conseguem entrar em desacordo tal é o tamanho da trapalhada, e continua assim João, no entanto para tua defesa deves ponderar a forma das intervenções, se as colocares como duvidas, de forma séria sem entrares em discussões pois é aqui o teu ponto fraco quando os incomodas eles conseguem sempre irritar-te, deves moderar a tua postura. Ai são eles que têm que esclarecer, sem recorrer ao Papel de ofendido, e não te deixes intimidar pelas ameaças do Peicheco como fez na ultima, porque o que fez foi pura ameaça, no poker, chama-se bluff, procura corrigir o que te apontam de mal e vai-te correr melhor....

    ResponderEliminar
  15. Meu bem.
    Quem não tem, não pode dar.
    O João presta-se a cada número de circo!

    ResponderEliminar
  16. Temos que fazer das intervenções dele um circo. Até quando? Ou pensam que vão continuar, devem vir por ai uns recados a conduta desta Câmara, ou não. Pensemos que tudo continuará sem alteração....
    Mas ouvi dizer que as comadres andam desencontradas. Vai saber bem, vai mesmo saber bem.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o sr.Décio Guerreiro que foi buscar o João Cunha, para vereador,já que também julgo ser o padrinho de casamento do mesmo João, no entanto as aquisições do Décio são sempre de mais valia,uns nada dizem e cospem na sopa sempre que falam ,outros estão calados como ratos e ainda outros que não ligam nada ao Décio e ao que ele diz..
      Uma verdade é melhor o João Cunha que pelo menos fala do que sente do que o Décio que é demagogo e intencional" malandro"
      Cada qual tem aquilo que merece!!!

      Eliminar
    2. ..Dá-se. Tanto tempo a remoer ou foi necessário repescar, vale tudo, apesar de algumas tirarem votos.

      Eliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!