19 junho 2012

Coura quer manter tribunal… nem que tenha de pagar por isso!

A Câmara de Paredes de Coura está na disposição de pagar os cerca de 11 mil euros anuais que custa o funcionamento do tribunal local. Esta intenção foi, aliás, anunciada ontem, no final da concentração que reuniu algumas dezenas de courenses e que tinha como objectivo contestar contra o plano anunciado pelo Ministério da Justiça de incluir o tribunal courense no lote de 54 tribunais a encerrar em todo o país.

Para Pereira Júnior, não é concebível privar os courenses de um serviço essencial como este, pois o encerramento do tribunal vai limitar o acesso dos munícipes de Paredes de Coura à justiça. Isso mesmo referiu também José Augusto Caldas, vereador do PSD na Câmara de Paredes de Coura, que lembrou que o facto do concelho ter uma população envelhecida e fracas acessibilidades é também importante nesta deslocalização dos serviços judiciários.

Sobre a intenção de, literalmente, pagar para ter a justiça a funcionar no concelho, o presidente da Câmara lembrou que o Governo já entregou outras competências às autarquias e que, deste modo, não seria de todo descabida esta situação de ter a Câmara a suportar os custos de funcionamento do Tribunal. Sugestão, aliás, que já outros municípios a braços com o mesmo problema apresentaram ao Ministério.

Depois da concentração de ontem, os planos da autarquia passam, agora, pela participação na manifestação nacional agendada para o próximo dia 28, em Lisboa, em frente ao Ministério da Justiça. Do evento de ontem, contudo, há ainda a registar algumas ausências, nomeadamente de parte dos autarcas courenses, principalmente ao nível das freguesias e da Assembleia Municipal, já que todo o elenco camarário esteve presente. Mas também há que realçar, por outro lado, a presença de Jorge Fão, deputado socialista eleito pelo círculo de Viana do Castelo, o único dos seis eleitos que se associou ao protesto courense.

Abaixo ficam alguns ecos da concentração de ontem, através da Rádio Vale do Minho (ver vídeo abaixo) e da RTP (clicar aqui para ver o vídeo).

16 comentários:

  1. A dita manifestação não passou de um mini comicio em que o presidente da Camara aproveitou para o corriqueiro "bota abaixo do governo".

    ResponderEliminar
  2. Acho que Coura deve manter o tribunal, mas parece-me que de longe o centro de saúde é bem mais importante que o tribunal, e não vimos por parte do presidente da câmara esta "revolta". Infelizmente é uma mostra que a câmara teve até agora "medo" do partido que antes era do poder, não devia ser assim mas foi e isso fez muito mal a Paredes de Coura!

    ResponderEliminar
  3. Como disse o anónimo anterior, esta dita manifestação não passou de um mini comício político levado a cabo pelo PS local,arrastando consigo a presença dos vereadores da oposição que nada mais do que ter medo da perda de votos...
    O que vimos foi um número reduzido de autarcas do Ps, de braços cruzados bem como alguns funcionários da CM e outros ligados ao mesmo pertido do poder.
    No discurso do Ps ouvimos inverdades,ao dizer que Valença está no "deserto",chegando ao ponto de dizer que os 9 500 residentes de Coura teriam de se deslocar àquele cioncelho como que toda a população de Coura incluindo os menores necessitassem de frequentar o tribunal!!! Diz estradas sinuosas,sem transporte,julgamentos com cerca de 60 testemunhas,alugar autocarros, cantarolar e até fazer pique-niques???Sr. Presidente seja mais honest e moderado no que diz,,diga toda a verdade, há transportes públicos para Valença e para outros concelhos do distrito,quanto às estradas sinuosas, estas foram arranjadas recentemente com pisos,quanto à sinuosidade do traçado é caso para lhe perguntar o que fez V.Exª. para que se corrigissem os traçados??? O que fez V.Exª. para aguentar as urgências e internamento???.
    Já que os seus camaradas e v. próprio nos endividou deixe que sejam outros a governar mesmo que para reformar se tenha de acabar com serviços inúteis sem razão de ser.... ou quer que o contribuinte vá pagando cada vez mais essas estruturas e outras que por certo vão ser extintas,deixe-se de m,abandone o tacho já que está reformado nada se justifica que esteja à frente dos destinos de Coura.
    A terminar também vimos a presença do "mamão" Jorge Fão, deputado há muitos anos, se tivesse um pingo de vergonha metia a cabeça dentro de um saco!!!
    Sabem que os nossos doentes a maior parte idosos, para efectuarem exames médicos deslocam-se para esses concelhos e sede do distrito, usando a sua maior parte os transportes públicos, nada diz sobre estes desprotegidos???!!!Os nossos courenses que diáriamente se deslocam para Valença e Cerveira para os seus empregos que a sua terra lhes negou,por incapacidade política dos políticos que há 30 anos nos governam, desses e dos doentes ninguém fala...

    ResponderEliminar
  4. aquilo era só funcionários da camara a fazerem de emplastros para a camara...
    triste figurinha do zé augusto e de um tal albano...estamos bem de aparte a parte, estamos

    ResponderEliminar
  5. Onde andam agora os chulos dos deputados eleitos pelo circulo de Viana do Castelo???!!!...
    Povo Courense, abram os olhos! Estes chulos só nos aparecem cá na nossa terra para virem buscar o voto!!!
    Quando eles apararecerem na feira a fazer campanha nas próximas eleiçãoes vamos correlos à tomatada e ovos chocos! a estes tachistas!!!

    ResponderEliminar
  6. Um deles e do Ps esteve na verdade presente no mini-comício,claro,o poder local convidou o mesmo...
    Não quero descer ao nível do post anterior,chamando aos deputados....antes os classifico de oportunistas é ver o Jorge Fão, que já cheira a mofo,não saba fazer mais nada do que sugar os dinheiros dos nossos impostos,
    Neste caso dispensamos bem a presença desses deputados e até os vereadores da oposição,envergonhadamente, usaram a palavra,melhor informassem o povo das realidades...pobre Caldas de Sousa e Albano estavas tão bem em casa ou no café falando com os amigos...
    Conclusão,pelo menos tivessem a coragem de desmentir o discurso do p.c.bem como se fosse o governo culpado do endividamento do país e nós por cá da Câmara,, bem como dizer não ter transportes,mega processos de 30 testemunhas de cada parte,onde??? face oculta,fliport e tantos outros... é preciso ter lata!!!
    Graças ao privado,temos transporte que serve muito bem os utentes o que estes querem é maior fluxo de passageiros para poderem sobreviver, esta é a verdade.
    A actual ministra da justiça disse à comunicação social que convive bem com as manifestações,oxalá que a sua determinação não seja tolhida por estes irresponsáveis autarcas que tudo querem defender ao fim e ao cabo nada defendem, o que já fizeram com a ligação à A-3,urgências,internamento, estes sim são importantes para o povo, o resto são conversas...

    ResponderEliminar
  7. É preciso que os courenses saibam que o encerramento dos pequenos tribunais já tinha sido delineado pelo governo do ps de Sócrates,como ontem disse na radio a presente Ministra da Justiça.Claro que o presidente da camara esqueceu-se de mencionar esse facto,não lhe convinha. Limitou-se a vomitar umas postas de pescada(que é o que muito bem sabe dizer) contra o governo e o fecho do tribunal,que a ninguem convenceu. Contra factos não ha argumentos:- o tribunal de coura não tem serviço suficiente para se manter aberto e com esta crise da responsabilidade do governo ps de Socrates,ainda menos.Já dizia a minha avó- no poupar é que está o ganho-.

    ResponderEliminar
  8. O que dizia a Senhora sua avó valerá exactamente o mesmo que o que diz a senhora ministra ou o que, a seu tempo, terá dito José Sócrates. palavras, apenas palavras.
    Das palavras aos actos vai uma enorme distancia, para a história e para os courenses julgarem ficará sempre quem procede a este massacre do interior, a esta espécie de holocausto onde tudo o que não seja urbano é visto como judeu e só por isso logo abatido.
    E isto quem o está a fazer é o PSD, são os governantes que esse partido escolheu e não adianta negar a evidencia, o PSD será julgado eleitoralmente por estas politicas, é que não duvidem disso

    ResponderEliminar
  9. "Conclusão,pelo menos tivessem a coragem de desmentir o discurso do p.c.bem como se fosse o governo culpado do endividamento do país e nós por cá da Câmara,, bem como dizer não ter transportes,mega processos de 30 testemunhas de cada parte,onde??? face oculta,fliport e tantos outros... é preciso ter lata!!!" Courenses cá está mais uma cavalgadura com óculos laterais! Primeiro para este animal está o partido! Esse sim! tem que o defender com unhas e dentes! E só abaixo de merda se coloca Paredes de Coura! Mas mais Courenses! esta cavalgadura só fala no que lhe interessa para defender a sua dama! Fala muito bem no Freeport e não no "fliport" como esta cavalgadura escreve, que primeiro devia saber escrever! Mas esqueceu-se do BPN! do BPP! do negócio cinzento da compra dos submarinos! da não explicação aos portugueses do negócio do Cavaco, junto com a família das acções gordas com o BPN! Isso não convém! pois não sua cavalgadura intelectual?

    ResponderEliminar
  10. Coura fica mesmo sem o tribunal,melhor já há anos que a esta perte apenas e só se deslocam de Cerveira os magistrados do mp e juiz, uma vez por semana...
    , só agora é que o pc se lembra de reclamar, o que não fez com as urgências,ligação à A3 etc etc...
    É mesmo uma tontice sr. presidente,lutar tarde e mal por causas perdidas, o anterior blog está mesmo ressentido com o que escreveu um outro anterior,já agora o mesmo podia falar mais noutros processos como:Universidade Moderna,face oculta,freeport,Bpn, BPP,o do abate dos sobreiros,Casa Pia,Isaltino Morais,e por fim aquele do pagamento ao jogador Figo de cerca de 800 milhões euros para este fazer propaganda eleitoral com e a favor do Sócrates(ver foto dos dois).
    ~Quanto aos depositantes e compradores de acções nos bancos,cada qual escolhe o melhor rendimento das acções que livremente subscreve,para isso existe o gestor de conta em todos os Bancos... Lá que o Victor Constâncio-socialista de primeira água,não tivesse feito o que lhe competia como governador do Banco de Portugal seria o de fiscalizar o BPN,BPP e todos os outros,no entanto os socialistas como prémio ainda lhe arranjaram um emprego de vice governador do Banco Europeu!!!
    Essa das 60 testemunhas e falta de transportes para Valença dá mesmo vontade de rir,deixe-se de mentir ignorando a realidade,seja sério e honesto nas declarações que publicamente faz.
    A terminar, acredito nos mais diversos comentadores isentos sobre as reformas que o governo aerá de fazer todo o resto não passa de fogo de vista...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem! senhor comentador! Realmente estes socialistas, comunistas e até o resto neste momento da oposição são todos uns malandros! Gente séria sem qualquer dúvida! é a do psd! Olhe meu caro! eu até penso como o senhor devia-se acabar com todos os partidos que não fossem psd! E até mais lhe digo! os portugueses deviam passar como no tempo do Salazar de ter só um partido! e serem obrigados a votar neste psd sério! aquele que faz tudo bem! aqui neste partido não há ladrões! gente toda muito séria! não há corruptos! E realmente há ainda outra verdade! o psd sempre que esteve no poder, cá o Zé português viveu sempre à grande e à Francesa! psd no poder os portugueses tem boa casa! bom automóvel! boas férias! bons ordenados! e algúem vê um português pobre? claro que não! E depois todas estas coisadas que andam a dizer do Dias Loureiro! do Cavaco! do Duarte Lima! do Alberto Joâo Jardim! do Valentim Loureiro! do Isaltino Morais! do Miguel Relvas! isto é tudo mentira! Os portugueses tem cada uma! andar a inventar estas coisadas! Portugueses vocês não sabem que esta gente só por ser do psd, logo à partida é tudo gente que nem sequer se pode duvidar deles! Terminando, mais uma vez vamos acabar com todos aqueles que não são do psd!!! E outra coisa, deviam logo de imediato tirar o nome, governo português! e passar a ser governo social democrata português!!! Mas que raio de mania desta gente do contra tentar tirar o mérito a este psd!!!

      Eliminar
  11. Sem responder no mesmo tom de mal educado, ao comentarista acima indicado, quero lhe dizer que
    não sou analfabeto,pois felizmente aproveitei os
    ensinamentos do 9 e 12º ano das novas oportunida-
    des que os socilistas me deram a mim e a milhares
    portugueses com a entrega de diplomas.
    Pelos vistos não aproveitei aquela hora semanal(!)
    que a escola funcionava,mas o que interessa é o canudo,quero eu dizer o certificado ou diploma,mas
    tenho pena de não ter iniciado mais cedo com a mesma facilidade tinha mesmo tirado curso superior como o seu,pelo menos tinha uma virtude,ainda comparecia às aulas uma vez por semama,agora os malandros do governo
    e o minsitro Nuno Crato,acabou com esta facilidade que
    formava analfabetos em semi analfabetos.Até àpróxima se DEUS quiser e me dê saúde para aturar.

    ResponderEliminar
  12. Caros courenses que se lixe o tribunal.A mim e a milhares de courenses nunca fez falta. Não é por termos um tribunal que o concelho fica mais rico. Ha cerca de 80 c0ncelhos que não tem tribunal e não desapareceram do mapa. Até são concelhos muito mais desenvolvidos que o nosso,como é o caso de Obidos,Batalha,Alcochete,etc.. E viva Portugal e P.Coura.

    ResponderEliminar
  13. O meu apoio incondicional ao que foi escrito nos blogues que me antecedem,falar verdade sem clubite ou partidarismos é mesmo bom,escrevam sempre que as mãos
    não vos doam,mesmo com gralhas ou até erros ortográficos nós os bem intencionados percebemos bem o que nos querem dizer.

    ResponderEliminar
  14. Quanto a tribunal basta, já se escreveu tudo o que se sente na alma dos courenses,o pc.está a lutar pelos interesses mesquinhos do sangue do seu sangue, o zé pagode que pague todas as despesas inúteis da manutenção deste imóvel com 2 ou 3 funcionários ao seu serviço.
    A Câmara falida ainda se compromete a pagar as despesas de água e luz com a sua existência, e os ordenados dos magistrados e funcionários quem os paga,claro é sempre o zé pagante....
    Defendam cum unhas e dentes o que devem defender,saúde
    educação,promover a agricultura mesmo de sobrevivência
    todo o resto é paisagem...
    Não se preocupem com as tesmunhas que podem ser ouvidas pela video/conferência,certidões e demais documentos pela internet,julgamentos até podem ser feitos em Coura nos mesmos moldes que estão em vigor há anos,desloca-se o juiz à comarca quando for necessário, o que querem mais??? bem como o magistrado do ministério público está em Coura uma vez por semana.
    Quem lê alguns artigos até dá a impressão que está tudo perdido,como que o tribunal fosse frequentado com mais de 50% dos courenses, o que é manifestamente mentira, nem 5% dos courenses,felizmente utilizam aqueles serviços,logo querem fazer crer que como o ensino e saúde
    a justiça está no mesmo patamar???!!!

    ResponderEliminar
  15. Acompanho o que diz o blog que me antecede,vamos defender o que deve ser defendido,como em tudo na vida
    há prioridades,o que o povo pretende é não ser tão sacrificado com taxas e impostos quase a raiar o máximo
    das nossas possibilidades.
    Extingam serviços desnecessários,fusões de outros,
    por certo ninguém vai morrer ou ficar sem resposta aos
    seus problemas,nada de pretender vender ilusões e muito
    pior ignorar a verdade e realidade...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!