27 junho 2012

Um concelho (cada vez mais) sem saúde

Dois anos depois do encerramento das urgências nocturnas no centro de saúde, parece que a Câmara Municipal de Paredes de Coura acordou, finalmente, para a necessidade de ter cuidados de saúde ao serviço dos seus munícipes. E tudo porque a ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) que desde essa altura estava atribuída a Paredes de Coura, aqui passando a noite para tentar dar alguma resposta em caso de emergência, vai deixar de fazer serviço no concelho, já partir do próximo domingo. O assunto já tinha sido abordado, na assembleia municipal (AM) de Abril pelo social-democrata Olímpio Caldas, mas na altura o presidente da Câmara desconhecia o assunto. Ontem, em nova sessão da AM courense, a situação já era diferente.

A saída da SIV, a par do prometido encerramento do tribunal e da ameaça de ver o centro de saúde fechar mais cedo nos meses de Julho e Agosto por falta de médicos (situação entretanto colocada de parte pelo próprio centro de saúde) motivou agora a apresentação de um voto de protesto por parte do grupo municipal do PS. O panorama traçado, que apontava para a condenação do mundo rural em resultado das políticas do Governo, foi o ponto de partida para uma discussão de mais de hora e meia, com Décio Guerreiro a manifestar também a sua preocupação e a sugerir que, como alternativa à SIV, se exigisse a comparticipação de um enfermeiro para prestar serviço nocturno nos bombeiros, em parceria com a ambulância do INEM ao serviço da corporação courense. No final, contudo, a proposta acabaria por não avançar, por entender a assembleia, que não seria uma boa opção surgir com essa possibilidade na reunião que a autarquia courense vai ter, no início da próxima semana, com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho. Até José Augusto Caldas, vereador do PSD, advertiu o líder da sua bancada que aquela não era a melhor opção para enfrentar uma negociação. “Se estivesse aí (na bancada social-democrata da AM) mandatava o presidente da Câmara para discutir este assunto, mas irmos para essa discussão a admitir que podemos perder, é uma má posição negocial”, explicou o vereador.

Do lado do PSD, pela voz de Olímpio Caldas, viriam ainda mais algumas críticas à proposta de Décio Guerreiro, nomeadamente no que respeita à eficácia da SIV e a sua substituição pelos bombeiros. “Temos sete bombeiros credenciados, mas seis deles são voluntários”, explicou, o que na prática significa, como adiantaria a seguir, que “temos uma ambulância INEM devidamente equipada, mas não temos bombeiros” para assegurarem o seu funcionamento a nível profissional. Olímpio Caldas, colocaria ainda o dedo na ferida, lembrando que “a SIV não garante assim tanto como isso" e que “nada substitui a urgência”.

Já Rosalina Martins, do Partido Socialista, lembrou que existe um protocolo assinado entre a Câmara de Paredes de Coura e o Ministério da Saúde, aquando do encerramento do serviço de urgências nocturnas,  que previa a existência da SIV no concelho, e que deste modo o protocolo não estará a ser cumprido. O que levou Décio Guerreiro a dizer que não se importa que acabem com o protocolo, porque “se a SIV veio com o fecho das urgências, que levem a SIV e reabram as urgências”, situação que Pereira Júnior diz estar fora de hipótese. A actuação do presidente da Câmara no processo do encerramento das urgências viria também a ser atacada por João Cunha, outro social-democrata, que criticou a forma como o autarca courense tem lidado com estas situações, do fecho das urgência ao encerramento do tribunal. “Tem sido a sua serenidade que tem resultado nisto tudo”, acusou, aconselhando Pereira Júnior a “não discutir, não negociar, a reivindicar”. Por último, deixou ainda a sugestão de que se aproveite a viagem de amanhã a Lisboa, para a concentração em frente ao Ministério da Justiça, e se “desvie o autocarro para o Ministério da Saúde. Preciso mais do centro de saúde do que do tribunal”, concluiu o deputado municipal do PSD. Curiosamente, na hora da votação do voto de protesto socialista, João Cunha foi o único membro da AM a abster-se, quando todos os outros votaram a favor.

56 comentários:

  1. Em vez de assumir as despesas do tribunal, o Sr. Presidente da Camara que assuma as despesas do centro de saúde durante a noite.Pode ser um pouco mais caro que manter o Tribunal, mas iria ser bem melhor para estas nove mil e poucas almas que vivem neste cantinho lindo..

    ResponderEliminar
  2. Há dois anos o sr. presidente da câmara pouco se importou com o fecho do SAP nocturno. Eu não o vi na vígilia. Agora aparece muito preocupado com o fim da SIV, mas SIV nunca foi uma alternativa ao SAP nocturno. Foi um tapa-olhos. E se está tão preocupado com o cumprimento do protocolo com ministério da Saúde, não se esqueça que o ministério já o deixou de cumprir há muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta de pretender defender a continuação do tribunal às moscas é mesmo de bradar aos céus,que falta de sentido e responsabilidade de quem devia ter mais juizinho nessas cabeças ocas e sem sentido, há prioridades que essas sim terão de ser preservadas e defendidas até à exaustão, tais como saúde e educação.
      Nunca esquecer que somos nós que pagamos toda essa despesas desnecessária,não tenham receio que as Finanças e Segurança Social encerrem para balanço,estas duas inst. não fazem falta para nada,hoje tudo se trata pela internet com reduzidos custos e rápidamente, ou ainda pretendem esperar pela passagem de certidão uma ou duas semanas, quando no na int e pelo correio electrónico são logo emitidas no acto.
      Sejamos práticos, o mundo mudou temos de acompanhar o progresso e não agarrados a nichos e interesses inconfessáveis ronpendo com o passado...
      Assim foi com a extinção dos governadores civis para uns um marco de cidadania e para outros,aí jesus que ficamos desfalcados e prejudicados com aquela estrutura que só estava ali para gastar os dinheirinhos dos nossos impostos,até os passaportes são requeridos nos serviços locais dos concelhos.

      Eliminar
  3. Diz quem ao que parece viu que foi um circo de parte e banda,
    Volta Carranca etás perdoada!

    ResponderEliminar
  4. Como Courense de gema e alma o que mais lamento e o que mais me indigna, é de no passado no presente e futuro, já vi que infelizmante! para o povo de Paredes de Coura nunca teremos gente da política Courense com amor à nossa bandeira! Tanto do partido socialista, como do psd e falo nestes dois porque são os que sempre tiveram mais votação em Coura, nunca estão lá para defender os interesses dos Courenses! Assistimos ao encerramento do Hospital Psiquiàtrico! Tanto o Presidente da Câmara como o PS e também o PSD ficaram calados e lá temos um edificío daquela envergadura a cair aos pedaços! Fecharam-nos as urgências! O presidente da Câmara e PS mais uma vez calado! e o PSD segue o mesmo caminho! Fecharam-nos as urgências e acontece precisamente o mesmo! Agora pelos visto até a SIV nos querem tirar! A repartição de finaças vai pelo mesmo caminho! Esta gente o querem são tachos! calma e serena! Mas um grande reparo ao Senhor Presidente da Câmara! Este senhor até ao encerramento de todos os serviços que aqui comentei, nada fez! não deu um passo! para defesa da nossa Terra! Mas como agora já lhe toca na família! e também já não é o partido da sua cor que está no poder, então agora toca a reunir trombetas! Estes dois partidos PS e PSD só nos tem ofendido e não defendido como devia ser o dever deles!!!... Agora porque está o partido de um ou de outro na cadeira do poder e primeiro " vamos defender o nosso partido! que esse está primeiro do que Paredes de Coura!" Depois os Courenses elegeram-nos! mas foi só para o tacho! E por fim, "Agora tenho que protestar porque nesses serviços estão lá meus familiares!" Vergonha! Vergonha! Gente sem o mínimo de carácter!!! Tanto do PS, como do PSD!!!....

    ResponderEliminar
  5. ..Não percebo...-se temos o INEM bem equipado 24 horas por dia para que precisamos do SIV !!??? Acho que fazem os dois o mesmo serviço,não é assim !!!?? Já sabemos que durante a noite e em caso de urgencia temos o INEM ou os Bombeiros,para os primeiros socorros,e se for necessário levam-nos para Ponte de Lima. Afinal o que faz e o que tem feito a ambulancoa do SIV,pela nossa saúde???? Sr presidente se for necessário é preferivel a camara gastar dinheiro com a saude dos courenses,do que gastar para manter aberto o trribunal.

    ResponderEliminar
  6. Caros comentadores e, já agora, (alguns) membros da AM... Dizia, grosso modo, Wittgenstein, que acerca daquilo que não sabes falar deves permanecer calado!!!! Eu subscrevo na integra e manifesto-me triste ao ver tanto criticismo barato e sem fundamento. Antes de falarmos do que quer que seja devemos estar convictos daquilo que dizemos e não apenas lançar «bitaites» simplesmente para tentar descobrir o sexo dos anjos!!!! Quando queremos reclamar sobre alguma coisa devemos fundamentar sustentadamente aquilo que reclamamos e não apenas fazer uma mistura de conceitos, alguns deles bastante falaciosos!!!!! O que me desagrada ainda mais é toda esta politiquice decorrente de diarreias mentais que em nada muda o nosso concelho e permite que este acabe por desaparecer do mapa.... Deixo um apelo: vamos todos deixar politiquices de lado, deixar acusações do passado porque esse já nao volta e, acima de tudo, vamos expressar as nossas sugestões de mudança para mudar o que está mal.... cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Isto é paleio do Coli

    ResponderEliminar
  8. Será????? Não queira sacar nabos da pucara!!!!!!! Mas como fui eu o comentador, até nem fico nada triste que me confunda com ele, aliás tenho-o como uma pessoa inteligente e além disso, com algumas divergências à mistura, até somos amigos há muitos anos.... Encare antes aquilo que postei como um desabafo e, ja agora, tente você também produzir ideias e suloções em vez de querer ser como a Maya e tentar adivinhar quem escreve ou deixa de escrever..... cumprimentos.... ;)

    ResponderEliminar
  9. O anónimo anterior com tiques de intelectual afinal o que pretende ???!!! Se é que tem alguma opinião sobre o assunto,o que não acredito,então responda concretamente. Já agora.... não quer que os outros expressem a sua opinião??? Essa é boa!!! . Com amigos destes o colibri não vai longe.!!!!

    ResponderEliminar
  10. Gosto da parte dos «tiques de intelectual»..., mas está enganado meu amigo, de intelectual não tenho nada e prezo pela humilde simplicidade ;) E repare, aquilo que eu escrevi em nada revela que a opinião dos outros me incomode, aliás considero muito importante a diversidade de opiniões, pois delas poderá nascer um novo rumo.... Aquilo que salientei foi que era fundamental que todos se informassem primeiro, antes de mandar «larachas» para o ar, porque criticar por criticar qualquer um o faz, ou seja, importa que haja clarividência acerca daquilo que nos pronunciamos. Não se esqueça que a oposição faz o progresso, meu amigo..... Quanto à parte do «Colibri», como lhe chama (eu prefiro Victor Paulo, pelo respeito que lhe devo, aliás a toda a gente) poderá até não ir (mais) longe se me tomar como amigo, mas repare, não são as amizades que o levam onde quer que seja, mas sim o seu potencial.... Meu caro, exprima-se à sua vontade (O Sr. Bastos até agradece ;)), aponte uma solução para a terrível doença da nossa saúde e não se revolte com o que escrevo, pois parece-me dispensável.... Deixo-lhe os meus cumprimentos ;)

    ResponderEliminar
  11. O que nós courenses precisamos é de polkiticos locais sérios,trabalhadores e competentes e que não cheguem ao poder através do amiguismo e dos favores que prestam entre si,como tem acontecido infelizmente.

    ResponderEliminar
  12. Caro comentador anónimo das 19h21m, concordo plenamente consigo e acredito que esses políticos existem.... A segunda parte da sua mensagem se foi baseada no que anteriormente eu tinha dito, posso comunicar-lhe que o meu «amiguismo» com quem quer que seja é simplesmente pessoal e muito distante da politica!!! Sou opositor do factor C, embora, de facto, seja ainda uma realidade típica dos portugueses.... Esperemos tempo de mudança ;) cumprimentos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até acredito no que dizes.Só se o factor C for para ti já coisa muda de figura. Ou não és bem português.

      Eliminar
  13. Factor C? Nada mais certo do que nunca. C de Col´. É vê-lo trabalhar a arranjar empregos lá pra Formariz.
    GEnte nova, métodos tradicionais.
    Sopram ventos novos dizem alguns.

    ResponderEliminar
  14. Caros comentadores anteriores..... digam p'ra aí o que quiserem..... eu, felizmente, não vivo às custas de cunhas de ninguém, por isso, não me sinto afectado.... também não vivo da política e nem tão pouco tenho trabalho em Coura.... Quanto ao Coli, o que ele faz ou deixa de fazer e onde o faz pouco me diz respeito! Cada um vive a sua vida consoante considera mais coerente..... No que respeita a ventos novos, venham eles, desde que não me atirem com a minha fruta ao chão..... Já agora, mesmo para terminar a resposta uma vez que não farei disto um diálogo, não se importem tanto com aquilo que eu escrevo, mas importem-se em comentar o que o bloguista publicou ;) cumprimentos....

    ResponderEliminar
  15. Lendo todos estes comentários com todo o respeito por quem os escreve e ao mesmo tempo pelas diferentes opiniões! que é assim que deve ser! e isso é salutar!
    Não me interessa que o próximo Presidente da Câmara se chame Tone! João! Manel! oú seja amigo deste oú daquele!
    O que interessa realmente e penso que todos os verdadeiros courenses nesta parte também são da mesma opinião, é ter um homem que defenda verdadeiramente o interesse de Paredes de Coura e que sempre mas mesmo sempre! que o grande partido deste futuro Presidente de Câmara seja sempre Coura! Paredes de Coura tem que ter uma liderança política forte ! e não uma "liderança?" subserviente ao poder político do Terreiro Paço! e mais quando está no poder o partido da mesma cor!
    Isso não!!!!... Paredes de Coura necessita muito neste momento que haja uma espécie de "revolução local" para bem deste grande povo courense!!!...

    ResponderEliminar
  16. Caro anónimo anterior, parabenizo-o pelas suas palavras. Subscrevo a ideia de que o partido do poder seja a partir de agr «COURA», se até aqui não o tem sido... Que haja mais conversão de ideias e menos partidarismo.... cumprimentos...

    ResponderEliminar
  17. Até parece que só o colibri é que pode citar filosofos. Também leio livros, sou + ou - inteligente e sei citar.

    ResponderEliminar
  18. Caro anónimo, nem é necessário ler livros actualmente porque a própria Internet tem tudo..... é pena que os inteligentes sejam sempre os mesmos e quem manda assim uns bitaites não passa de um ignorante com aspiração a outros horizontes!!!! Da minha parte eu prometo àqueles que acham que sou a pessoa em causa que não cito mais wittgenstein, Kant, Nietzsche, Platão, Aristóteles ou demais ilustres.... aliás, afinal o que pode conhecer um comum mortal sobre estes senhores???? epah.... se calhar nada, deve ser só mesmo pra «tapar o sol com a peneira».... cumprimentos heheheh

    ResponderEliminar
  19. "O que nós courenses precisamos é de polkiticos locais sérios,trabalhadores e competentes e que não cheguem ao poder através do amiguismo e dos favores que prestam entre si,como tem acontecido infelizmente."

    ESTA DEVE SER PARA RIR,
    Coura = terra de tachos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo:
      Tens (talvez venhas a ter) o candidato certo.
      O Colibri tem investido no amigo (carioca) que amigos e interesses já tinha (ritmos. Agora anda nos empregos de formariz.
      Com esta loucura, coura avança.

      Eliminar
    2. Apoiado! BOA!

      Eliminar
  20. Não gosto desse eventual é desonesto, não presta. É também um poço de vaidade.

    ResponderEliminar
  21. A pessoa em causa não é nada disso. Não são criticas semelhantes que farão mossa no rapaz.

    ResponderEliminar
  22. Então, mas o candidato não era o professor Monteiro?
    Quem é este tal de colibri?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma aí.
      O Carioca nunca avançou esse nome- ainda há quem mande.
      Também há quem diga que não estava para aí virado. Não está pra fechar a porta da tasca.
      E se calhar não pensa mal. A corte que manda já tinha delfim.

      Eliminar
  23. Calma, é cedo para avançar com nomes para a sucessão do sr. Pereira,é este e só este que decidirá quem vai ser o seu delfim a subsiutuí-lo,nada de pressas quem manda, manda mesmo, o carioca foi escolhido como pau mandado já que doutra forma não podia ser, é funcionário da CM.
    Que pena me dá ver o Monteiro a arrastar os pés junto do seu chefe e aquela com ar de ... da vereadora Marinheiro de águas mansas e turvas, como dama de companhia!!! O Paulo Pereira, de Moselos,parece mesmo um anjinho só falta lavar-lhe os pés e colocá-lo no altar Parecem mesmo "baratas tontas"!!!São os políticos que temos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lambe botas e rapa os tachos acho que seriam os termos apropriados para o inteligentíssimo Sr. pereira e para a sra. marinheiro.

      Eliminar
  24. ..Realmente são muitos galos para só um poleiro.!!! Mas como a ultima palavra é do Galo Mor (será que existe democracia neste PS local???) eu acredito que a escolha vai recair no delfim Paulo Pereira (o Monteiro já se pode reformar... já tem o dele garantido!!!) Mas atenção !! até à decisão vai haver muita luta!!!facadas nas costas!!! cabeças a rolar!!! zanga de comadres!!! etc,etc,!! - A luta continua..monteiro para a rua.!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até nem gosto muito do homem. Nunca falei com aele. Mas parece que onde esteve só fez bem é o que dizem as da ousam

      Eliminar
  25. Hoje foi debatido na Assembleia da República o estado deplorável em que se encontra o nosso país!
    Hoje foi a maior manifestação dos médicos e a maior adesão à greve de que não há memória no nosso país por parte desta classe!
    Depois de um ano de desgovernação desta direita que não respeita ninguém! nem nada! todas as classes profissionais estão completamente destruídas! E que ninguém mesmo ninguém ponha dúvida que este desgoverno vai ser o coveiro deste país! Mas o que mais indigna a maior parte dos portugueses, é que alguns ainda tentam tapar o sol com a peneira! Só de quem não quer ver mesmo, oú por outros interesses não vê para o caminho que esta seita de desgovernadores! mentirosos! e corruptos! nos estão a levar! Gente do meu país a ditadura de 40 anos também foi destruída! e não podemos baixar os braços nem atirar com a toalha ao chão! Temos que vencer estes ditadores! que nos estão a colocar na miséria!!!...

    ResponderEliminar
  26. ...Mas que santa ignorancia tem este anonimo anterior.Aconselho-o a ler uns jornais,a ver e ouvir os noticiários e uns debates relacionados com a actividade económica e politica do nosso país e vai ver como muda de opinião.Ou já se esqueceu que ainda ha menos de um ano estavamos na bancarrota!!!???.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora!... esta agora nem ao diabo lembra!
      Dizia um velho meu vizinho que um "burro quando a ideia dele é só marrar na porta do estábulo! não há maneira de o fazer mudar de rumo! nem a picá-lo com uma agulha!" E agora também estou convicto que esta velha frase do meu vizinho faz sentido! E porque digo isto?
      Porque realmente o nosso país com este desgoverno está tudo a correr às mil maravilhas! Foi falso a adesão maciça da greve dos mádicos! Não houve nenhuma manifestação destes! Os enfermeiros estão todos contentes! o vencimento destes foi reforçado! Os professores tem subido de escalão coisa que até aqui não acontecia! Não há nem sequer um professor desempregado! Aliás o desemprego no nosso país é insignificante! Até vamos receber o prémio Nobel do emprego! Também é mentira que o Miguel Relvas tirou a "licenciatura?" num ano! Este desgoverno só faz bem aos portugueses! è uma maravilha! nunca mais devemos deixar saír estes senhores da cadeira do poder! Em Portugal está toda a gente muito feliz com estes governantes! Gente não corrupta! Gente amiga dos trabalhadores! Gente amiga dos mais necessitados! Na parte social, estes senhores estão a fazer o melhor do mundo! no Serviço Nacional de Saúde nunca mais se pagaram taxas moderadoras! E quanto à Justiça está a funcionar muito bem! Agora sim! já se está prender os ladrões do BPN! do BPP! e os corruptos dos dinheiros dos Submarinos!!!.
      Por favor português não te queixes!!! agora está a viver tão bem!!!!....

      Eliminar
  27. Quem viu o debate do estado da nação com serenidade e isenção o que pode comentar:
    Oposição da extrema esquerda sempre a mesma quanto pior melhor,um PS envegonhado sem saber o rumo que pode tomar sem querer que lhe falem no passado recente!!!
    Nas intervenções que foram feitas pelos deputados presentes,apenas e só foram de certa coerência a de Magalhães e do seu colegas do CDSpres. grupo parlamentar do PSD,Paulo Portas e do primeiro ministro.
    Como não podia deixar de ser lá trouxeram a greve dos nossos querido médicos que tão pouco ganham e tanto trabalham em "defesa" dos seus doentes,até nos dá a impressão que estão como o presidente da Rep.que não ganham para comer....O milhão de desempregados e os doentes que se lixem,vamos é tratar da n. "vidinha".
    Que raio de homem surgiu na Saúde que de forma corajosa vêm agora meter-se com os homens de bata branca ,farmácias,laboratórios, e todos os interesses instalados há muitos anos a fazererem fortuna com a saúde e à custa dos outros contribuintes...Maroto,ja nas finanças endireitou os calotes e agora quer mesmo combater os abusos e roubos de todos os senhores engravatados que se servem da saúde para....
    Se não estou enganado foi a Dra.Manuela Ferreira Leite que escolheu este homem para os impostos, e o PS que tanto criticou o seu vencimento,foi obrigado a continuar com ele no seu posto já que este era mesmo bom...
    Só a então ministra Leonor Beleza pretendeu no tempo do Cavaco endireitar o sistema, mas os interesses foram tantos que a senhora perdeu a batalha... embora nas maternidades venceu encerrando cerca de uma centena.
    Dizem eles que estão defender os doentes e o SNS,que bricadeira de mau gosto, o que eles defendem são as mordomias a que décadas como horas extrad.ordenados chorudos,até recebiam dinheiros e prendas dos laboratórios para que estes impingisse aquela marca aos seus indefesos doentes,quem não se lembra dos delegados de propag. médica a ultrapassr tudo e todos e entrarem nos gabimetes médicos sem consulta marcada e pelo tempo que muito bem o médico entendesse, os doentes esses que esperassem,mesmo aqueles que nem uma refeição tinham comido!!!lembram-se dos médicos cumprirem horários????
    Sr. Ministro da Saúde não tenha receio dessas manifestações dessas classes que sempre foram os verdadeiros previligiados com as suas corporações no seu melhor até chegando ao ridículo de darem o braço aos sindicatos!!!
    Só assim se defende o SNS,lutando contra a corrupçãp de certos médicos que a exma ordem não quer entender...bem como laboratórios,farmácias,industria de medicamentos e todo o que rouba o contribuinte português...
    O PS devia de estar quieto e caladinho por ter deixado chegar o estado económico a que chegou o país ,já os laboratórios e indústria farmacéutica não fiava dos estado, os milhões de dívidas acumulados já eram de certa maneira que o estado está a pagar em prestações,é isto que os senhores médicos deviam meditar,já que vêem ao fim do mês nas suas contas bancárias depositados os seus ordenados sem falhar um céntimo,deviam ser mais responsáveis.Enfim é o que temos, agora virão os enfermeiros e os professores!!!! como diz o nosso povo "Assim não se pode se padre nesta freguesia"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quem viu o debate do estado da nação com serenidade e isenção o que pode comentar:"
      Cá está mais um sofista! A tentar fazer valer a mentira numa verdade! Já é preciso não ter um pingo de vergonha! Se calhar este sofista, pensa que só ele viu o debate! Este! faz-me lembrar aquele sujeito que se deslocava no seu automóvel na auto-estrada contra à mão e a esposa ao lado dizia-lhe "oh! homem! tu vais em sentido contrário!" resposta dele! "não mulher! os outros é que vem contra à mão! nós é que vamos bem!" Oh! senhor comentador pelo menos quando fizer um comentário destes, tenha vergonha e não coloque as palavras serenidade e isenção! Oú o senhor pensa que está a escrever para pessoas estúpidas oú parvas? Oú quer tentar atirar areia para os olhos de quem lê o seu comentário mentiroso e desonesto? Para a próxima faça um esforço para ter o minimo de carácter!!!....

      Eliminar
  28. Pelo que tenho lido nestes comentários os seguidores de Socrates continuam muito zangados por terem perdido as ultimas eleições. Realmente o nosso país enquanto ele governou era uma maravilha.!!! Lembram-se ???!! Teve que chamar com urgencia a dita TROIKA para nos acudir e emprestar-nos 75 mil milhões,caso contrario hoje nem dinheiro teriamos para mandar cantar um cego. Dar,!!!distribuir,!!!facilitar, ser simpatico !!! ´é muito facil,assim qualquer um é primeiro mimistro. Agora este novo governo é que é o mau da fita... tem que fechar a porta e pôr as contas do país em ordem. No tempo do tio Socas é que era bom !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OH!!!... chefe!!!... o Sócrates já não está no governo! Agora infelizmente para o povo português está lá um seita mafiosa que vai colocar este país pior do que no tempo dos 40 anos de ditadura do Salazar! Isso sim!!! para nossa desgraça!!! Mas claro, quando se lê um texto como o seu, toda a gente se apercebe que é tipo para estar bem na vida! e do resto aqueles que estão na degraça, sem emprego! sem ter que dar de comer aos filhos! sem terem dinheiro para os medicamentos! resumindo! na total miséria! essses! que se lixem!!! mas isto já não é estranho aos olhos dos portugueses! isto já é genético nas pessoas da direita! E já agora lembram-se na campanha das últimas eleições as promessas do psd???!!!!..
      Quando até ao ponto de esses Passos Coelho um aldrabão! um cínico! ter dito a um criança, quando esta lhe perguntou se iria tirar os subsídios de Natal e férias aos pais? resposta prontamente deste desonesto, agora primeiro ministro! " ISSO NEM ME PASSA PELA CABEÇA! O QUÊ? TIRAR OS SUBSIDIOS?" Sabe chefe? porque se este canalha na campanha não tem entrado a enganar os portugueses! garanto-lhe a pés juntos que hoje não estava a fazer o mal como está a fazer ao nosso país!!!...
      E já agora a vinda da troika! quanto a esta parte se se tem aprovado o PEC 4, não precisava-mos de troika nenhuma! mas o problema era que o psd estava com cede do poder! e tinha que se arranjar taxos para os amigos e então toca a deitar o governo abaixo!
      Hoje está mais que provado se o PEC 4 passa na Assembleia da República não sofria-mos tanto como está acontecer!!!.. Mas uma coisa é certa brevemente o senhor direita vai ter o troco! e não demorará muito! Os portugueses estão mortinhos para correr com esta ditadura! com esta canalha! com estes mafiosos! que querem a todo o custo levar o nosso país par o abismo!!!...

      Eliminar
  29. Se hoje houvesse eleições o PSD seria o partido mais votado.!!! AH!AH!AH! E esta HEIN??!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá diz o velho ditado: " vozes de burro não chegam ao céu"

      Eliminar
  30. Caro senhor, o país foi deixado no completo abismo pelo camarada Sócrates, que está a viver em Paris, à custa de....já verifiquei que o amigo gostava mesmo do Sócrates, está no seu direito, quanto ao puro e desqualificável ataque que faz ao actual governo,não merece resposta... não fale em quem já não está vivo,falta de respeito,olhe esse tal SENHOR,o homem das botas como lhe chamou o dr.Soares,(este nem para lhe lamber as m botas),não prejudicou o erário público como todos estes que arranjaram tachinho e fabulosas reformas para eles e seus familiares, e riqueza em tantos outros casos,mas o dito cújo morreu pobre a história reserva-lhe o justo título de ESTADISTA e homem de ESTADO,
    Não comungo nem nunca comunguei em nada com a sua governação das últimas décadas, falta de liberdade, mão de ferro, f de espírito de abertura e até com medo da democracia representativa,sabia o povo que governava,mas foi preciso irem buscar este HOMEM a Coimbra para tirar o país do atoleiro em que certos republicanos o meteram,lembra-se é da história... hoje, como os governos que desgovernaram o país nos últimos 30 anos,pretendendo dar tudo a todos,esquecendo que cada qual só pode dar o que pode....
    O resultado está à vista caro amigo,os alemães não querem pagar com os seus impostos e trabalho as aventuras dos"parasitas" que tudo recebem e nada dão em troca!!!.Somos um país dependente da Europa/Alemanha e FMI, não foram estes países que nos vieram pedir o quer que fosse fomos nós que de mão estendida já com a corda na garganta lhe fomos bater à porta...
    Basta, o pior cego é aquele que não quer ver!!!!....certos caloteiros de esquerda querem que o actual governo não cumpra o compromisso que em nome do país o Sócrates negociou a assinou o tal famigerado memorando de entendimento,mas este governo é pessoa de bem e vao honrar os compromissos que outros assumiram... se fosse o contrário o resultado estava à vista!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A BESTA é teimosa!!!.. Já nem com umas chivatadas vai lá!!!... Os portugueses neste momento estão-se completamente maribando para o Sócrates! esse já não está lá!!!... Agora quem temos lá infelizmente para este povo sofredor! É uma canalha de imcompetentes! mentirosos! vigaristas! corruptos! que tem uma máquina montada para destruir o país!!!... Colocando-o na miséria! Direita campeâ! no desemprego! direita campeã! até à data que mais empresas tem destruído! direita campeâ! em defender os gatunos do BPN! Do BPP! da grande corrupção da compra dos Submarinos!!!... E tudo em silêncio! Até controlam a Comunicação Social para que esta não mexa na maior roubalheira que até à data aconteceu no nosso país!!!...
      E ainda vem para aqui um badameco defender ladrões!!!.... Isto só mesmo de um ignorante! que um dia lhe colocaram um fato laranja! e uma bandeira ao pescoço e logo ficou completamente apaixonado! nem que a dama lhe dei-a todos os dias porrada naquele focinho!!!...

      Eliminar
  31. O exemplo dado pelo blogista de 12 das 23.14,é precisamente o exemplo claro do que fez Sócrates ao não reconhecer o estado das finanças públicas que os seus governos levaram o país à bancarrota, foi preciso o seu ministro das finanças,Teixaeira dos Santos tarde e mal chamar o seu chefe à razão,sr,primeiro m, para o próximo mês não temos dinheiro para pagar aos reformados e vencimentos à função pública, foi ou não verdade??? Mesmo na AE contra a mão seguia sem rumo até que morresse de acidente de viação....
    Para que não alimentem confusão nas suas cabeçinhas, sou independente de partidos e partidecos o meu partido é a minha mulher e filhos, não como à custa do orçamento,antes pelo contrário paga os meus impostos religiosamente, mas felizmente não sofro de miopia e gosto de ver com a isenção tudo o que se passa à minha volta...

    ResponderEliminar
  32. Quanto a chivatadas na besta vá as dar à sua família,pretende mistificar tudo e todos, sabemos do que falamos,não usamos fardas e muito menos albardas ou pelo de lobo envergonhado disfarçado como outros!!!...
    Quanto ao desemprego diga com verdade, quando este começou a disparar, eis a crise mundial e muito em particular a Europeia com quem negociamos,às tantas como à boa maneira socialista,deitar dinheiro dos outros sobre os problemas,mesmo em empresas falidas sem sentido de existirem, sabe que apenas 1 terço das empresas do país pagam IRC???!!! Ainda há portugueses os seus funcionários em primeiro lugar e partido político que dizem é uma pena deixar morrer estas empresas a que chamam tipo Bandeira... À boa maneira dos governos de esquerda,mesmo que o dinheiro não seja nosso, era ver deitar dinheiro sobre os problemas das empresas sorvedouras dos impostos dos contribuintes nas mais diversas empresas públicas quer estas sejam do sector de transportes,TAP,carris,caminho de ferro,metros,e transporte fluviais,RTP/RDP,estaleiros fluviais,RTP/RDP,estaleiros de Viana e tantas outras ao ponto em que os camaradas socialistas nos deixaram...
    Ao contrário dos anteriores governos este fez muito bem vender os cancros dessas empresas públicas que mesmo à beira da bancarrota os seus funcionários pagos a preço de ouro ainda fazem greves???!!!...
    Medite na situação alcançada e muito inteligente para com a venda dos estaleiros de Viana,Minas de...Tapes,Anas,Marias e tantas outras que mesmo que fossem oferecidas a custo zero jé seria grande negócio para o erário público!!! como diz o nosso povo cortava-se o caso pela raiz...
    Como campeã da desgraça foram os seus camaradas, que sem vergonha ainda hoje procuram branquear a pílula pílula,dando a impressão que estas últimos anos viveram noutro planeta,quanto a BPN e BPP,revolte-se contra o seu camarada Constâncio por não ter supervisionado os bancos como lhe competia,olhe por falta de chorudo vencimento que auferia,não foi,para cúmulo da desgraça o governo do Sócrates privatizou o mesmo!!! que grande negócio... resultante da opção desse famigerado governo...quanto a sumarinos estamos conversados, no tempo do camarada Guterres o homem do pântano, teve a ombridade de "fugir" mas com emprego garantido,este tinha aprovado a compra de 5 e não dois como o Portas reduziu!!! quanto ao resto deixemos isso à justiça,condene-se e prenda-se com prisão efectiva os responsáveis por todos estes roubos,sejam eles laranjas ou vermelhos ou rosa.
    Quanto ao controle da comunicação social na verdade tem sido uma opção de todos os governos, mas não está a falar do deputado Ricardo Rodrigues,vic presidente do grupo parlamentar do PS, que em plena entrevista, quando o jornalista lhe tocou na ferida(caso de pedofilia nos Açores), este de forma muito democrática à boa maneira socialita, em plena entrevista pública, roubou aos jornalistas dois gravadores, e retirou-se da sala,foi condenado recentemente,claro recorreu da sentença, mas não vi o Ps retirar-lhe de imediato a confiança política das suas funções no seu posto de certa responsabilidade na AR,como é???
    Toma e embrulha... queres mais... Por mais que teimes em me identificar como militante ou até simpatizante de força política estás mesmo totalmente enganado!!!por estas bandas não acertas, não é preciso ser muito inteligente para perceber pelos escritos que sou mesmo independente, que bom é mesmo ser INDEPENDENTE e viver simplesmente do produto do nosso trabalho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por aquilo que tenho lido deste comentador, julgava que não passava de BESTA! Mas afinal bem enganado estava! O sujeitinho tem muitas mais licenciaturas! E não só! Também tem Doutoramentos e Mestrados! Quem ler este madíocre texto, logo se apercebe que o animal é totalmente independente! O discurso é uma total contradição! Aliás ele é inteligente para ele próprio, porque pensa com uma ignorância muito pura que engana as outras pessoas! Realmente é muito triste, qundo um animal não se sabe conhecer a si próprio!!!...
      A massa encefálica deste animal deve ser talvez a de um ginó como aqueles que estão em vias de extinção em Trás-os-Montes!!!...
      Vá está na hora de recolher ao estábulo!!!...

      Eliminar
  33. Para responder à cavalgadura que me antecede,quero lhe dizer que a minha licenciatura é mesmo igual à sua,tirada naquele período do PREC,as ditas passagens administrativas mais tarde, as velhas e novas oportunidades como o Sócrates e Relvas e companhia limitada.
    Não tenho mestrado nem doutoramento, mas o que tenho é vergonha da relé que povoa à minha volta incuindo vp. sou um semi- analfabeto mas não troco os meus conhecimentos da escola da vida pelos vossos canudos e certificados de ignorância...
    Não pretenda que todos os outros sejam igual a si ou mesmo parecidos!!! a sua massa encefálica é mesmo composta de m... e pedregulho,um conselho de amigo trabalhe coisa que nunca fez, deixe os outros pensar pela sua cabecinha de cima... lá por ser independente não posso aplaudir o que penso que este governo está a fazer reformas que ja deviam ter sido feitas ha duzias de anos,aí sim, o país ´nao estava na merda em que v. o deixaram...
    Até à próxima, recolha ao seu covil para se juntar à sua alcateia e para que as moscas não o encomodem já que doutra maneira não merece o minimo de confiança, em vez de com realismo e verdade comentar honestamente os comentários dos outros,resvala para o insulto grátis sem sentido´.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OH!... Chefe!... vá pentear macacos para o seu habitá!... Ponto final!....

      Eliminar
  34. ..O lobo não tem emenda !!! consegue ser pior que o Bispo Januário.

    ResponderEliminar
  35. Oh!....chefinho!... no seu habitual habitá por certo, encontrará a sua família protegida, adeus até
    à próxima,fique lá no seu sossego que eu farei o mes-
    mo, não merece o mínimo de confiança.distraia-se com
    os colegas da alcateia,que já está a ficar muito redu-zida....

    ResponderEliminar
  36. Ao falar no bispo das forças armadas,D.Januário Torgal Ferreira,capelão mor das forças armadas, com o posto superior dos quadros dos oficiais generais das mesmas forças armadas,até me dão vómitos ler as suas acusações ao governo,insinuando de forma torpe infudamentada,sem provas pretendendo enlamear quem é sério e honesto,medindo tudo e todos pela mesma rasa.
    É caso para perguntar a este prelado onde esteve durante décadas a "mamar" do erário público salários milionários em relação aos seus "iguais" dos salários mínimos,alguma vez li na imprensa seus escritos ou mesmo declarações bombásticas sobre o desnorte dos nossos políticos nas últimas décadas!!! Com coragem e rigor e muita saudade relembro os bispos do Porto e Setúbal, D.António Ferreira,p.Abel Varzim e D.Manuel Martins,esses sim pessoas sem tachos dos governos,mas defendendo os mais desprotegidos sem medo dos governos de então.
    Por fim,o governo deve é de imediato, extinguir o cargo,cortar ou reduzir a mais de metade o chorudo vencimento do mesmo bispo que nunca trabalhou para o bem comum,seria oportuno este bispo ter criado uma IPSS onde podesse ter contribuído para matar a fome aos mais carenciados... A religião deste é diferente, de barriga cheia, o que quer é mandar umas farpas,agora,e o resto é viver à grande e a francesa!!!... Coisas da vida.
    A terminar não quero deixar de dar os meus parabéns ao ainda actual cardeal patriarca de Lisboa, D.José Policarpo, que de de forma isenta e competente sempre soube defender a sua religião e consequentemente os mais desprotegidos.

    ResponderEliminar
  37. Como católico praticante,envergonho-me de ter na minha Igreja semelhante bispo oportunista e sem sentido de estado,nem mesmo a"chupar"grande vencimento equiparado a oficial general, sem trabalho de utilidade para a sua comunidade... este com outros nunca trabalharam na vida não sabem o que é comer" pão que o diabo amassou"

    Estou a lembrar-me de um outro de formação jesuíta, que foi presidente do conselho de administração de um banco um tal Victor Milícias, como em todas as organizações há bom e mau!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como católico praticante, estou muito feliz por ainda existir um Senhor Bispo desta envergadura e com toda a coragem para denunciar os ladrões do nosso país! Até que enfim que algúem da igreja não se encosta a uma ditadura de vigaristas como no tempo de Salazar! Este Senhor Bispo sim! Faz como fazia DEUS! Denunciava os ladrôes e protegia os pobres! Não como aquela Igreja que o anónimo de 26 de Julho pretende! Com hipócresia! a falsidade! a vaidade! e defender os gatunos! a desprezar os mais pobres! mas sim! uma Igreja como DEUS nos ensinou!!!... Força Senhor Bispo!!!...
      Que assim os portugueses acreditam mais um pouquinho neste Igreja!!!....

      Eliminar
  38. Amigo: É na religião,na política,nas empresas e em tudo que se o que temos vuisto nos últimos tempos é roubalheira pegada e em todos os campos sem excepção:médicos,laboratórios,forças armadas,polícias,gnr,em quase todos os departametos do estado,até membros do governo,deputados,juizes,advogados,padres,bispos,enfim é mesmo de bradar aos céus este indigno comportamento da nossa mais alta sociedade já que o pequeno não tem hipótese de nada,senão pagar os seus impostos para esta quadrilha de gatunos viverem à grande e à custa dos pequenos cada vez mais pequenos,como lembra a canção,"eles comem tudo e não deixam nada",justiça ausente,responsabilidades já lá vai o tempo que se chamava à responsabilidade os faltosos,hoje tudo está impune,pergunta-se para que servem os tribunais???é ver esses ditos grandes advogados desses famigerados casos de Freeport,casa pia,face oculta,Portucale,Isaltino,Duarte Lima,Dias Loureiro,os penedos da REN,pai e filho e tantos outros... no que dão??? Absolvições e condenações com penas suspensas...
    è caso para dizer: vamos fugir deste inferno de vigarices...

    ResponderEliminar
  39. Como católico praticante não estou mesmo a ver a felicidade do post do blog de 27 das 10 h.então está de acordo com o senhor oficial superior das forças armadas,envolvido em polémocas baratas sem o seu passadoo recomendar mesmo na leg´tima defesa dos seus"camardas" Bispo do Porto,P.Abel Varzim,D.Manual Martins,p.Felicidade Alves,Mário de Oliveira e tantos outros que pugnaram contra os políticos de então e até das estruturas da sua própria Igreja,nessas alturas era mesmo preciso ter coragem para enfrentar a ditadura?!..
    Onde estava esse "revolucionário" de ocasião, está revoltado por lhe sacarem os dois subsídisos no seu
    grosso vencimento???
    Seria bom que esse senhor bispo que nunca trabalhou em prol da sociedade, seguisse o exemplo da Dra.Isabel Jovet,responsável pelos 19 bancos contra a fome distribuídos pelo país,aí sim teria todo o meu incondicional apoio,assim não passa de mais um puro ganancioso oportunista que nos suga o sangue dos dinheiros dos nossos impostos.
    Ai amigo,estamos falados, até à próxima se DEUS quiser.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!