20 setembro 2012

Câmara pede ajuda para pagar dívidas

A Câmara de Paredes de Coura vai avançar com a adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), com vista ao pagamento da dívida acumulada da autarquia que actualmente ultrapassa os quatro milhões de euros. A decisão ainda não está oficializada, mas o executivo courense vai reunir na próxima semana para definir os termos e os montantes a incluir no pedido de adesão ao PAEL. A Assembleia Municipal vai pronunciar-se sobre esta situação, e dar o consentimento final, em reunião já agendada para o próximo dia 2 de Outubro.

Não se pode dizer, contudo, que a proposta de adesão do município ao PAEL seja uma completa surpresa. O acumular de dívidas a fornecedores nos últimos e as recentes exigências da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso apertavam cada vez mais as finanças da autarquia de Paredes de Coura, que se via a braços com dificuldades para cumprir as suas obrigações junto dos fornecedores.

Aliás, já no ano passado e novamente em Janeiro deste ano, o vereador social-democrata José Augusto Caldas alertava para a emergência da câmara pedir um plano de saneamento financeiro que permitisse, ao mesmo tempo, colocar as contas do município em dia e dar-lhe alguma margem de manobra para concretizar e pagar a sua comparticipação em todas as obras a que a autarquia se candidatou. Mais recentemente apelou a que fossem desenvolvidas estratégias de pagamento aos fornecedores com dívidas mais baixas, negociando o pagamento das restantes.

Apesar de ainda não ter sido discutida em reunião camarária, tudo indica que, tendo em em conta as posições anteriormente assumidas pela oposição no executivo camarário, deverá ser aprovada por unanimidade. Aliás, José Augusto Caldas já tinha dado a entender que sem esse plano a autarquia ficaria sem capacidade para exercer as duas funções essenciais (incluindo os transportes escolares ou a iluminação pública, por exemplo), hipotecando a actuação deste e de futuros executivos.

Resta saber, no entanto, as condições que vai ser feito esse plano de saneamento e qual o valor do apoio que a autarquia vai solicitar que, de acordo com as regras do PAEL, destinar-se-à a pagar as dívidas com mais de 90 dias, poderá ter um prazo máximo de 14 anos de vigência e poderá cobrir entre 50 a 90% das dívidas. Por definir ficam também as obrigações e os custos que essa operação trará para a Câmara e para os munícipes. Sabe-se, desde já, que o juro do empréstimo é de 4,15%, mas além disso as autarquias que recorram ao PAEL têm de cumprir um conjunto de obrigações e incorrem em multas no caso de aumento do endividamento durante a vigência do contrato de apoio. O apoio está também dependente das medidas que a autarquia apresentar no próximo orçamento.

27 comentários:

  1. Já se estava à espera. Era só obras para encher o olho e sem utilidade, isto tinha de rebentar algum dia. A câmara de Coura é o espelho do país, só faltava mesmo vir a troika.

    ResponderEliminar
  2. Como foi possivel a nossa camara chegar a este nivel de endividamento!!!?? Com franqueza é lamentavel esta situação !!. Uma autarquia das mais pequenas do país,tão facil de gerir,com esta divida colossal!! Senhor presidente,voce e os seus adjuntos são os responsaveis pelo estado calamitoso em que vão deixar as finanças do nosso concelho. Só mesmo a TROIKA (PAEL) nos pode salvar desta bancarrota. Com isto espero que o PS seja arredado de uma vez por todas do governo da nossa camara nas proximas eleições.Courenses abram os olhos e meditem. Não tenho duvidas que os socialistas no poder só são bons para gastar à grande e à francesa,basta ver como deixaram o nosso país. !!!!!!!!!!!!!!??????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não meu caro!... Não vai ser preciso vir a TROIKA! Vai ser devolvido o dinheiro dos ladrões do BPN! E depois já se vai resgatar a nível financeiro muitas Câmaras!
      Sabe quem foram os ladrões não sabe????!!!!!
      Oú nessa altura também é daqueles que não estava em Potugal? Ah!... Já estou mesmo adivinhar! estava em Marte a ver se encontrava
      lá os seus amiguinhos laranjas! Gente honesta! Gente séria! Corruptos? Nem se deve ter um pensamento desses perante esta laranjada!!!...
      Realmente o senhor tem toda a razão! Os Socialistas no poder são bons a gastar à grande e à francesa! E os PSD´s são muito melhores no poder a roubar!!!....

      Eliminar
    2. O que tem a ver a Câmara de Coura com a situação do Pais, PS, PSD, PCP, estão todos a cagar-se para os Courenses, no´s sim é que temos que pagar esta herança do Senhor Pereira, mas se pensam que é tudo, não ainda não é tudo até ao Ano que vem vai haver despedimentos, e lembro para os esquecidos que pouparam 70mil euros, com 20 desempregados, para empregar gente fora do Concelho, querem poupar de verdade uma conta simples.
      Festival em apoio directo 70 mil euros fora o que não é contabilizado, festas do Concelho 50 mil euros, feira mostra 25 mil euros, final de ano 35 mil euros, só em Festas e festinhas 180 mil euros podia continuar mas posso ferir alguns interesses instalados.

      Eliminar
    3. "O que tem a ver a Câmara de Coura com a situação do Pais," (...) " no´s sim é que temos que pagar esta herança do Senhor Pereira,"
      Isto é da mais pura ignorância que pode existir ao cima da terra!... Como se pode explicar a este sujeitinho que Paredes de Coura aimda pertense a um país chamado Portugal! A não ser que esta noite os Espanhóis tivessem tomado conta de Paredes de Coura! Mas eu mesmo assim vou tentar explicar a este inteligente, que as dividas feitas pelas Câmaras, pelas Regiôes Autónomas em qulquer parte do país, são liquidadas por todos os portugueses! pela via dos nossos impostos! Arre!!!... A ver se este baixa um bocadinho o nível daquela pura ignorância! E depois, olhe lá! aprenda mais esta! quando não se sabe de certos assuntos deve-se ficar calado! pelo menos não dá nas vistas perante as outrsa pessoas que se é BURRO!....

      Eliminar
    4. Então quer dizer que são todos os Portugueses que pagam as taxas Camarárias, são todas as Empresas que pagam as derramas sobre Empresas no nosso Concelho, sabe sua senhoria que até no IRS existe uma percentagem para a Câmara e que contrariamente a outras Câmaras a nossa insiste em não a baixar, as taxas da água no ano passada tiveram um aumento de quase 50% no nosso Concelho, de igual forma as taxas de saneamento, resíduos sólidos, por exemplo as licenças das Festas, neste caso é mesmo engraçado para as Festas do Concelho e para as Feiras mostras e etc, dá-se isenção de taxas Camarárias os das restantes freguesias pagam todas e mais alguma, se és da Vila és isento de és da Aldeia pagas e não bufas.
      Mas não vou explicar mais pois já vi que é muito para esse cérebro, além do mais quando quiseres comentar mais alguma coisa desvia as palas.
      Quanto a serem todos os Portugueses a pagar as nossas dividas, pois sim és muito inteligente, mas queres ver não estás só pois quem gastou desta forma devia mesmo estar a pensar que eram os outros que iam pagar.

      Eliminar
    5. Para o Anónimo21 Setembro, 2012 09:48:
      Para a Próxima lê pelo menos a noticia, vê este paragrafo.
      "Resta saber, no entanto, as condições que vai ser feito esse plano de saneamento e qual o valor do apoio que a autarquia vai solicitar que, de acordo com as regras do PAEL, destinar-se-à a pagar as dívidas com mais de 90 dias, poderá ter um prazo máximo de 14 anos de vigência e poderá cobrir entre 50 a 90% das dívidas. Por definir ficam também as obrigações e os custos que essa operação trará para a Câmara e para os munícipes."
      Está na noticia do senhor Bastos portanto vê lá se atinas a verdade têm que ser falada mesmo quando a querem esconder.
      Os Courenses vão pagar esta Factura e outras que por ai vem, tenta lá negar isto, um facto é que já pagam pois sempre que se fala em baixar taxas isso nunca acontece pois os encargos Camarários não permitem pelo contrário obrigam a que se aumentem as taxas.

      Eliminar
    6. Para o anónimo de 21 setembro 13:03 ou vem para aqui misturar alhos com bugalhos, ou então armado em intelectual! tenta confundir as outras pessoas! Olhe lá sua BESTA! Quem vai pagar os ditos buracos financeiros das Câmaras? Das Regiões Autónomas? Quem é sua BESTA? São os Courenses? Tu queres é fugir ao que não te interessa ! Queres defender a dama de qualquer maneira! E como o país está a ferro e fogo com o povo português na rua contra esta data de vigaristas deste desgoverno, este pato bravo vem em desespero desviar as atenções, num ataque serrado à Cãmara Municipal de Paredes de Coura !
      Tu brevemente vais ter uma prenda dos portugueses ! Espera para ver! Uma vergonha!
      que já nem os Ministros podem sair à rua! Até que enfim que a gente do meu país revoltou-se contra esta canalha laranjas e azuis! Uma autêntica quadrilha!....

      Eliminar
    7. Os Courenses vão pagar também as facturas do buraco da Madeira! Os Courenses vão também pagar as facturas da maior robalheira até aos dias de hoje no nosso país no BPN! Os Courenses vão também pagar as facturas do desvio de dinheiro do negócio dos Submarinos o qual os ladrões Alemães já estão presos e os nossos ladrões ainda continuam à solta com lugar de diplomata!

      Eliminar
    8. Meu Senhor ou Puto pois já não sei com quem falo, somos nós os Portugueses que vamos pagar o Buraco da Madeira e o Buraco do Pais, a somar temos o buraco colossal de Coura que neste momento ronda as 12 milhões de euros, o empréstimo da PAEL será na ordem dos dos 4 milhões por isso ficam 8 milhões que acredita alguém têm que pagar e são os Courenses, além do mais ninguém vai dar dinheiro á Câmara é um empréstimo têm que ser pago, quem paga são os contribuintes dos impostos e taxas municipais, mais não explico, já vi que não entendes da poda, usas pala mas aguarda em breve ficaras sem piu, pois as facturas chegam todos os dias e no cofre não há dinheiro e neste caso nos últimos 20 anos não há personagens do PSD que possas usar, além do mais estamos a falar de Coura da situação financeira de Coura não tragas BPN, Madeiras e afins, pois nada justifica o que se passa, e mais todas as obras em curso ficam sem qualquer hipótese de serem concluídas, vamos ficar com um Concelho de elefantes brancos. Porque razão. não sei pensa lá quem dirige isto há mais de 20 anos. Diz o que quiseres e desculpa-te com o que for o tempo irá dar razão ao que escrevo.

      Eliminar
    9. Espera sentado se pensas que são os outros que pagam as nossas contas, ouve cavalgadora quem paga impostos em Coura são os Courenses, nabo.

      Eliminar
    10. Não vão pagar os espanhóis, tens duvidas de quê, és mesmo iluminado......

      Eliminar
  3. Enquanto uns mandarem no dinheiro de todos isto não sai da cêpa torta. A câmara não pode brincar com o dinheiro que não tem e fazer isto e aquilo só para inglês ver. Agora pede ajuda para pagar e quem vier atrás que se aguente à bronca. Tou mesmo a ver o pessoal do PSD a ganhar a câmara nas próximas eleições e depois a ficar de braços cruzados porque não pode fazer mais nada, só pagar o que esta câmara vai pedir emprestado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda falta um ano por isso ainda vamos ver comadres zangadas, pois por algum lado vai-se ter que cortar, despedir, reduzir, etc, ainda este ano, afinal parece que o Amigo Augusto até têm alguma visão na área da Economia, ele bem avisou, claro está que á boa maneira do PS, não senhora está tudo bem nada faz falta, agora que se gastaram os cobres toca a fazer plano de saneamento financeiro, eu pergunto quanto vai custar aos Courenses estes 3 anos, pois são três anos e só agora acordaram.

      Eliminar
  4. ... Os trafulhas que levaram o BPN à falencia estão presos e vão ser julgados,ao passo que quem levou o nosso país à bancarrota passeia-se descontraidamente em Paris.!!! ..... Os irresponsaveis que levem o país ou as camaras municipais à falencia deviam todos ser julgados e presos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mentiroso! Mentiroso!..... Quem queres enganar seu aldrabão? Os Courenses? O povo português?
      Também és daqueles que na tua própria ignorância, julgas que os cidadões deste país são parvos? Onde anda um dos elementos da quadrilha chamado Dias Loureiro! Não sabes onde este psd mora? Está a tomar conta da selva em Cabo Verde! Não me canço de te chamar mentiroso! Estou convencido que de certeza também davas um bom elemento dentro da família laranja para seres um bom corrupto profissional!... E pelo que li, quem sabe se realmente se já o és!!!....

      Eliminar
  5. Será que no empréstimo está o pagamento das Viagens a Angola, o pagamento á Ritmos, da Feira mostra, da Passagem de Ano, bem espero para ver, mas desconfio que fizeram Festa e agora não há como Pagar, mas isso resolve-se faz-se uma ameaça de não haver dinheiro para ordenados, que não dinheiro para a cantina e para o transporte escolar e está feito.
    Olho para esta Câmara e sinceramente ainda não vi quais os benefícios que a população teve e ainda assim tanta divida.

    ResponderEliminar
  6. Tem lá calma. O Coli tem um plano muito inteligente e muito maravilhoso para tudo. tmbém háde ter para isso. Se não chama o patrão e o Joãozinho põe a malta dos jornais a dizer bem. Já está!

    ResponderEliminar
  7. O Joãozinho não controla jornalistas, o Joãozinho é um gajo fixe e os jornalistas são óptimos oportunistas e como o Joãozinho acha que é fino andar com jornalistas, ficam todos a ganhar, percebe? O Joãozinho fica bem visto e com o ego a rebentar e os gajos (os tais jornalistas) oportunistas e menos sérios ficam servidos...ou já viu o Joãozinho a acompanhar jornalistas a sério??

    ResponderEliminar
  8. Tudo é verdade o que se diz nos anteriores blogs,quanto ao BPN,apenas e só está preso um dos responsáveis,mas eles são muitos, por fim o governo do falecido Sócrates que de forma rápida sem estudos das eventuais consequências, a boa maneira socialista, nacionalizou o mesmo banco falido, nunca mais resolveu o problema dinheiro em cima de dinheiro e o resultado está à vista!!!foi preciso o actual governo livrar-se deste câncro que a todos os portugueses custou milhões de euros... assim como todas as empresas públicas Rtp,Rdp, transportes,scuts,estaleiros,tapes,Ana etc etc...
    Esperemos que de uma vez por todas estes câncros sejam imediatamente removidos, de contrário pagamos diáriamente
    os nossos impostos para toda esta sociedade de parasitas a viver à boa com chorudos ordenados fora do normal dos cidadãos!!!

    ResponderEliminar
  9. Em certo blog afirma-se que a Ritimos não deu contas,claro que não,duvidas,querias que estes
    moços bem comportados viessem para as páginas
    dos jornais dizerem quanto embolsaram como lu-
    cros,estás doido, e as Finanças,os impostos a
    pagar... nós os courenses que também por imposição da Câmara paga um balúrdo aos mesmos moços da nossa praça,um deles até é assessor do presidente???
    deixa-te de merdas caro amigo,isto é uma rede como a da droga,movimentam-se milhões pela calada,que saiba não
    pertencem á maçonaria?? Não sei... nunca os vi com a avental,mas....mas que praticam seus actos lá isso praticam!!!
    Na verdade, todas as instituições que recebem fundos públicos são por lei obrigados a prestar contas públicas,neste caso já não sei nada...

    ResponderEliminar
  10. Ao blog de 22 das 23.54,julgo poder dizer-lhe algo sobre o que o mesmo escreveu:Já sabemos todos que os desmandos das autarquias,governos nacional e regionais(2)Açores e Madeira, BPNs e todas as empresas públicas são autênticos sorvedouros dos dinheiros públicos,com a desgovernação socialista nos seus cerca de 15 anos de poder e mais concretamente nos últimos SEIS ANOS,foi um regabofe...
    Como independente que sempre fui,tenho plena consciência
    das dificuldades que estamos a passar e infelizmente iremos passar nos anos mais próximos,tenho pena e lamento que os vedadeiros responsáveis por toda esta situação não sejam chamados á responsabilidade,o artista maior que está a passar férias em PARIS... e os seus correliginários estão na oposição com cara de pouca vergonha a deitar palmites na Assembleia da República,se tivessem um minimo de decoro ou vergonha metiam a cara dentro de um saco e não apareciam em público.Se tinham tão boas ideias para a governação o porquê de não as ter posto em prática no governo dos seu partido e do seu primeiro ministro????
    Agora os "mamôes" de sempre quer encostados ao poder como outros estão a ver os seus privilégios a desaparecer daí o descontentamento destes e por tabela, infelizmente mais carenciados e desempregados que não tiveram culpa das asneiras e desmandos do governo anterior.
    Logo as massas dominadas pela máquina montada pelo PC e seus acólitos,organizam os seus grupos de ataque aos membros do governo que com muita coragem, dão a cara pelos erros dos outros,inclusivé a negociação com os homens da troika que só nos emprestaram dinheiro sobe rígidas condições de reformas estruturais que o governo e bem, é obrigado a fazer...
    É sempre fácil manobrar o descontentamento e a miséria dos outros!!!

    ResponderEliminar
  11. Depois admiram-se como é que aparece uma dívida destas, pra nós pagarmos. Então a nossa câmara esbanja dinheiro em apoios ao pessoal do festival e depois estes vão todos contentes patrocinar a equipa das meninas do Castanheira. Quer-se dizer a câmara dá 250 mil euros para o pessoal da Ritmos, porque estes queixam-se que o festival custa muito dinheiro, e depois a Ritmos vai a correr dar dinheiro para patrocinar o Castanheira. Mais valia ser a câmara a patrocinar directamente o Castanheira, mas para isso não há dinheiro, só dividas.

    ResponderEliminar
  12. Não chegou a linha de crédito que recentemente, o governo concedeu às Câmaras mais endividadas para ocorrer aos pagamentodos débitos mais urgentes,agora mais um resgate de cerca de 3 500 mil euros, o chamado
    PAEL,para salvar os credores das Câmaras desgovernadas e caloteiras que gastaram o que o que tinham e o que e não tinham,já é coisa genética dos socialistas.
    Uma pergunta fica no ar:-Se não surgisse esta faculdade de mais endividamento por 14 ou mais anos, o que aconte-ria às Câmaras municipais incluindo a de Coura???
    Certo blog dizia que a oposição nada mais lhe restava do que no mínimo se abster na votação,mas curiosamente isso
    não aconteceu até os comunistas votaram a favor e todo o PSD!!! o porta voz do psd disse que não tinha estudado o assunto...meus DEUS que tanta irresponsabilidade não ter
    feito o trabalho de casa em assunto da maior responsabi-
    lidade, são os políticos que temos,até diria "tudo farinha do mesmo saco" o presidente da Câmara com esta
    oposição não precisa mesmo nada dos eleitos do seu partido....
    Uma coisa é quase certa parte dos membros da Assembleia incluindo o seu presidente e presidente de Câmara, já cá não estarão quando se resgatar a dívida, o que mais me
    preocupa são os impostos e taxas que vamos pagar para
    pagamentos de capital e juros. impostos,enquanto os nossos vizinhos se riem, e reduzem os impostos tais como IRS,Derrama,IRC,IMI,água,saneamento,resídúos liquidos,licenciamentos de obras e todos os serviços prestadas pela Câmara, em Coura infelizmente,vamos mesmo ter de pagar as" vacas ao dono".
    Sabe que no distrito de Viana do Castelo somos os únicos a pedir resgate já com a corda ao pescoço!!!
    Quando se gasta o dinheiro público bem gasto, em obras de necessidade das populações,tudo bem, mas em portas do corno de Bico,CEIA,dois parques de estacionamento,túneis,
    as ditas obras do faz e desfaz(obras de regime???)Tanta asneira junta,se fosse noutro concelho o povio saías à rua a contestar estes desmandos,mas, é Coura no seu pior..

    ResponderEliminar
  13. É COM FRANCA TRISTEZA QUE VERIFICO A SITUAÇÃO ECONÓMICA E POLÍTICA NO NOSSO CONCELHO,ONDE NÃO EXISTE OPOSIÇÃO SÉRIA,CREDÍVEL E DETERMINADA A CONTESTAR ESTE DESVARIO DA NOSSA CÃMARA,UMA VERGONHA MEUS SENHORES,JÁ HOJE, MAS NOS PRÓXIMOS ANOS VÃO VERIFICAR OS INÚMEROS AUMENTOS EM TUDO O QUE DA CÃMARA DEPENDE ASSIM COMO: ÁGUA,ESGOTOS/SANEAMENTO,TAXAS SOBRE OS MAIS DIVERSOS CASOS COMO LICENCIAMENTOS,DERRAMA,IRA.IRS,E O IMI(IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS), ESSE SIM UMA RECEITA NA SUA TOTALIDADE A REVERTER A FAVOR DAS CÃMARAS MUNICIPAIS,ESMAGANDO OS DESGRAÇADOS QUE SEMPRE ACREDITARAM QUE TER UM BARRACO PARA VIVER ERA COISA IMPORTANTE,COM ESTE APREGOADO AUMENTO DE IMI DE MILHARES POR CENTO,VAI SER MESMO O FISCO A PENHORAR OS PRÉDIOS,CASAS DE HABITAÇÃO JÁ QUE OS SEUS UTENTES QUE GASTARAM AS SUAS POUPANÇAS NAS SUAS CONSTRUÇÕES SEM ONERAREM O ESTADO,AGORA É ESTE QUE NOS VAI ROUBAR O NOSSO PATRIMÓNIO EM FAVOR DAS CÃMARAS DEPESISTAS A NÃ SÓ,
    TEM MUITA GRAÇA O PRESIDENTE DA CÃMARA INFORMAR QUE AS FINANÇAS DE COURA JÁ CONTRATARAM MAIS 4 AVALIADORES PARA REAVALIAREM TODAS AS CASAS CONSTRUÍDAS EM COURA,DIZENDO ISTO COM CERTA ALEGRIA E Á VONTADE DE QUE ASSIM A CÃMARA VAI TER MAIS DINHEIRO PARA BOTAR FORA!!!!
    CAROS COURENSES; COM TAXAS DE IMI INSUPORTÁVEIS LÁ SE VÃO AS PESSOAS QUE"POR ENGANO" UM DIA, VIERAM PARAR A ESTE CONCELHO,OUVI DA BOCA DE ALGUMAS DESSAS PESSOAS QUE O MAIS BREVE POSSÍVEL QUEREM DESFAZER-SE DAS CASAS QUE COMPRARAM EM COURA PARTE DELAS JÁ À VENDA NAS IMOBILI
    ARIAS LOCAIS NO PORTO E NA INTERNET,MAS O PEQUENINO,O EMIGRANTE,O AGRICULTOR QUE HERDOU A CASA DE SEUS PAIS ESSE NÃO TEM MESMO O MINIMO DE DEFESA.SABIA QUE O PORTA VOZ DO PSD TAMBÉM IRRESPONSAVELMENTE, SOLICITAVA Á CÃMARA ESSA REAVALIAÇÃO DOS IMÓVEIS,FRANCAMENTE,QUE FALTA DE TATO POLÍTICO E ATÉ DE ÉTICA NÃO DEFENDENDO OS NOSSOS RSIDENTES E O NOSSO PATRIMÓNIO!!! ESQUECENDO QUE ESTE PATRIMÓNIO NÃO FOI OBRA DE PROJECTOS SUBSIDIADOS OU COMPARTICIPADOS POR TODOS NÓS,QUER DIZER DINHEIRO DOS NOSSOS BOLSOS OU SEJA NOSSSOS IMPOSTOS,PERCEBEU???
    ESTE POVO HUMILDE NÃO SABE NEM QUIS VALAR-SE DE HABILIDADES DE UM CERTO CHICO-ESPERTISMO,TRABALHARAM NO DURO QUER CÁ COMO NO ESTRANGEIRO PARA CONSTRUIREM AS SUAS HABITAÇÕES, AS MAIS ANTIGAS OS SEUS ANTECESSORES PASSARAM MUITA FOME E MISÉRIA PARA ALCANÇAREM ESTAS CASITAS,É BOM TERMOS MEMÓRIA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CARO AMIGO
      TENS DE PERGUNTAR DÉCIO COMO OU DUO MONTEIRO/COLIBRI COMO VÃO RESOLVER O BURACO?
      TALVEZ POSSA DAR UMA AJUDINHA O TONE PI JÁ QUE VAI DEIXAR OS LIVROS. MAS NESTES PARECE SO TER UM DISCIPULO!

      Eliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!