11 setembro 2012

Desemprego aumenta em Coura

De um dia para o outro o número de  desempregados em Paredes de Coura aumentou exponencialmente. E nem é preciso consultar estatísticas para confirmar isso. Basta ver que, na mesma semana, duas fábricas do concelho fecharam as portas. De vez, ao que tudo indica.

O caso mais gritante é da Gasfec Minho, comummente conhecida como “fábrica das camisas”, a laborar há cerca de vinte anos na zona industrial de Castanheira. Na semana passada os 40 funcionários daquela empresa receberam, pelo correio, uma notícia amarga, ainda mais nos dias que correm. A fábrica, que estava encerrada para férias, não reabriria e todos os trabalhadores foram dispensados. E as más notícias não ficaram por aqui, pois além de se verem confrontados com uma situação de desemprego, os funcionários da “fábrica das camisas” não receberam os seus direitos, bem como alguns subsídios em atraso e o salário de Agosto, que também ficaram por pagar.

O encerramento da Gasfec Minho não foi, contudo, infelizmente, caso único. Também a Cervigon, fábrica de barcos de luxo instalada há meia dúzia de anos na zona industrial de Formariz, fechou as portas para férias… e não as abriu em Setembro. Mais alguns postos de trabalho que se esfumam, num concelho onde todos os números contam. Depois de um primeiro trimestre de 2012 em que os indicadores do desemprego no concelho até contrariaram a tendência do resto da região, prevê-se que os números mais recentes já catapultem Paredes de Coura para o negro panorama do desemprego em Portugal.

27 comentários:

  1. Ningúem pode ficar supreendido, não só em Paredes de Coura como em todo o país o fechar de Empresas e colocar este povo numa situação de miséria! Penso que não devo estar muito longe de que pelo menos 90% dos portugueses quando lhes chega ao ouvido aquele nome "este ou esta são políticos!" vem-lhes logo à memória certos nomes, como corrupto(a)! ladrão dos portugueses! vigarista! tachista! oportunista dos bens públicos! chulito(a)! etc...etc....! E isto é uma pura verdade! porque aquele tempo em que os homens de H grande! homens de Estado! homens de princípios! Homens! que para eles estava sempre presente o bem do seu povo! Isso acabou por completo! Não ponham qualquer dúvida! Hoje em dia no nosso país para esta gente ordinária! esta escumalha de políticos só querem ir para os lugares do poder e não só! para defender os seus interesses (deles)! da família e dos amigos! E nós Courenses ainda recentemente vimos este exemplo na nossa vila! Um sujeitinho que só defende aquilo que está para encerrar, quando verdadeiramente está lá a famìlia empregada! Do resto está-se completamente burrifando para os outros! mesmo para aqueles que o elegeram! Bem!... povo de Paredes de Coura o sujeitinho só quis que o elegessem para ter emprego em Coura! e agora está no fim do mandato, leva uma churuda reforma! e os courenses que se lixem! como aqui à pouco dizia esse boneco do Primeiro Ministro! " as eleições que se lixem!" Pois é! ele já chegou onde queria! Agora arranja tacho em qualquer "buraco!"
    Pobre!...... deste país que cai nas mãos destes troliteiros!....

    ResponderEliminar
  2. Em parte, concordo com o que escreveu o anterior blog,é ver mais fábricas a encerrar as suas portas,fábrica das camisas em Castanheira com cerca de 40 empregadas,fábrica esta que já vai nos seus 20 anos de existência,outra fábrica de barcos sita em Formariz,num concelho pobre com falta de empregos é mesmo angustiante ver acabar com as poucas fábricas que ainda existem!!!
    Já agora ainda precisava de saber o que fez a Câmara para suster estes encerramentos??? como sempre,fica a ver a caravana passar... assim tem acontecido com todas as outras que precocemente nos abandonaram...
    O comércio nem paga a pena falar é um fecha e abre todos os dias, pergunto, e todos os courenses que ainda vivem nesta terrinha que se chama Paredes de Coura,onde vamos parar??? o poder político existente é um autêntico "aborto" só se interessa pelo que não devia... gasta balúrdios nos festivais e festinhas,já agora quantos postos de trabalho DURADOUROS sustentam esses eventos? QUE SAIBA OS DONOS DO FESTIVAL POSSUEM BONS EMPREGOS QUER NO PÚBLICO COMO NO PRIVADO, um dos quais até se perfila para suceder o actual presidente!!!
    Estes empresários precisavam que fossem acompanhados pelo poder político com isenções de IRC e outras regalias que sustentassem as suas empresas cá na terra.
    .
    Oxalá que o empresário da fábrica de calçado em Formariz nos ajude conservando e ampliando os seus pavilhões que é o maior empresário em postos de trabalho no concelho.

    ResponderEliminar
  3. Então a Câmara nada fez para estancar esta hemorragia de encerramentos de fábricas e não só quem se lembra do encerramento dos postos de leite???O nosso presidente não está nem nunca esteve com a defesa dos postos de trabalho na sua terra,é ver os impostos e taxas que teimosamente ainda quer continuar a receber deste tecido empresarial tão débil...
    Uma coisa é certa, este senhor defendeu e criou postos de trabalho na sua câmara,para albergar umas duzias de funcionáros/as dispensáveis alguns seus familiares,parte dos quais apenas ocupam a cadeira para receberem os seus vencimentos...
    Há muitos funcionários que nem de Coura são!!! está rodeado de parasitas",dois vereadores a tempo inteiro???? assesores,secretárias deste e daquele,chefes de divisão,engenheiros/as e outros que nada mais fazem do que se chefiarem a eles próprios!!!Reparem até ocuparam o lugar de uma jurista...Em termos comparativos P.Lima concelho com cerca de cinco vezes mais habitantes do que Coura,quantos lugares teriam estes de preencher??? è só comparar nº. de habitantes e quadros de pessoal....
    Uma vergonha, assim se gasta cerca de 50% do orçamento da Câmara em despesas correntes(pessoal),qual será a empresa em Portugal que gasta semelhante dinheiros nos seua quadros de pessoal,os gerentes ou administradores que assim procedessem seriam logo mandados para o olho da rua....

    ResponderEliminar
  4. A CM de ponte de lima tem 5 vereadores e mais empregados em proporção. E não sendo suficiente colocam gente de Ponte de Lima na CM de Coura. Antes de falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAS COMO A COISA VAI PASSAR(?) A MUNICIPIO RITMOS S.A. VAI SER SÓ CONTRATAR OS DE CÁ. NEM QUE SEJA SÓ UMA SEMANA.

      Eliminar
  5. Perguntem ao Passos e ao Borges que podem explicar como se fecham empresas e fazem desempregados.

    ResponderEliminar
  6. Caro senhor,fazer comparações entre Coura e P.Lima é o mesmo que comparar a pulga com o elefante, o que lhe digo e confirmo é que P.Lima em comparação com Coura quer em àrea como habitantes,o seu quadro de pessoal é na verdade muito reduzido,se quiser dou-lhe números...
    o despesismo não aquele concelho,não é por acaso que o anterior presidente Campelo,hoje secretário de Estado das florestas,vai mesmo tirar a Câmara Municipal de Viana aos socialistas. São homens de H grande que as autarquias precisam tais como Rui Rio,Campelo e outros que deviam continuar a gerir as cidades e vilas.

    ResponderEliminar
  7. A culpa ser do Município, nem pensar nisso. Temos duas das melhores Zonas Industriais do Minho, com bons acessos, uma Politica Municipal que visa a implementação de Industria pois não cobram qualquer imposto, palhaços antes de falarem pelo menos parem por um segundo assim não sai tanta merda dessas cabeças ocas.
    Paredes de Coura nunca teve verdadeira Industria e a que tem, paga mal e porcamente, mas temos que agradecer pois se essa também fecha, temos apenas a vista pelo menos essa continua bonita, mas lembro que não mata fome a ninguém.

    ResponderEliminar
  8. Estou confuso mas a industria é boa ou má ? Com tanto politica na cabeça nem sabem o que é bom ou mal. Bom mesmo bom é este PSD que conseguiu que os portugueses esquecessem o Pinoquio Socrates, que muito mal fez ao país.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14 Setembro, 2012 14:27. Calma meu menino, não é a Câmara que fixa os salários. O PS tentou sempre aumentar os salários mas o PSD acha que foi uma erro. Eu também acho. Não podemos viver acima das nossas possibilidades. Paredes de Coura nunca teve verdadeira Industria e a que tem, paga mal e porcamente, diz o senhor. Acabamos então com tudo. Dá-mos um tiro na cabeça ou fumamos mais o charuto como parece ter acontecido com o você... Tenha calma já existe medicação no mercado. Gostava de Paredes fosse como Toulouse onde tem uma industria aeronáutica...também eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Calma meu menino, não é a Câmara que fixa os salários."
      Não digo isso em lado nenhum...
      "O PS tentou sempre aumentar os salários mas o PSD acha que foi uma erro."
      Desculpa mas os últimos aumentos realizados na Câmara, olha nem sei que lhes chame.
      Afirmo que a Industria que temos é nada reduzida á Fabrica do Calçado nada mais, sabe onde trabalha a População de Coura não é no Concelho mas fora dele.
      Quanto ao charuto não fumo, relativamente á medicação parece que lhe faz falta a si.
      Vou-lhe fazer uma Pergunta, já que é tão sábio, A Câmara de Coura está endividada, neste momento sem qualquer credito,diga com coragem a todos os Courenses quem vai pagar essa Factura.
      Quanto á Politica Empresarial meu amigo os postos de trabalho existentes falam por si.
      Mas defenda lá a Câmara de facto neste momento o que faz falta é solidariedade, não fosse a mais pobre do Minho, no entanto á 20 anos havia muito milho no canastro.

      Eliminar
  10. OH!..... meus caros companheiros deste blog "MAIS PELO MINHO" Hoje dia 15 de Setembro de 2012, que fica marcado para a História de Portugal! Com o povo unido na rua em toda a parte! desde a esquerda à direita,e não só! com as grandes manifestações ao longo de todo o dia, aliás onde ainda continua a esta hora em frente à Asssembleia da Repùblica! Coisa que os portugueses não viam desde o 25 de Abril de 1974! Algum animal B U R R O ! Ainda quer convencer-nos que o país está a levar um rumo certo????????........
    Animais B U R R O S !!!!!!!....... Em tudo na vida há limites!!!!.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor blog não sei se o senhor já se apercebeu que temos o Primeiro Ministro até aos dias de hoje em Portugal, mais inteligente!
      Este Primeiro Ministro, conseguiu só com uma medida, o que é extremamente quase impossível virar tudo e todos contra ele e o seu governo! Não me diga que isto não é obra de uma intelectualidade extrema!....

      Eliminar
  11. Quando fecharem o tribunal, as finanças e as freguesias a culpa é também da Camara ou deste governo desgraçado que quer acabar com tudo.. A culpa é do Pinoquio, meus amigos, mas também desta gente do PSD que falavam mal do pinoquio e agora tem um no governo chamado relvas sem saber o que fazer ao man. Estes Passos é tão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se por um Passos, todos os PSD são maus, deixa ver um Sócrates no PS então os PS, pois está dito e não retiro.

      Eliminar
    2. Então Courenses!... Agora estamos todos muito bem! Os professores não diziam que tinhamos que mudar de governo? E tinham toda a razão! Pois agora os professores nunca mais tiveram problemas! Ficaram todos colados! Subiram-lhes o vencimento! Subiram-lhes nos escalões! Uma maravilha! Cá em Paredes de Coura os professores desta vez até vão fazer um desfile de Carnaval bem diferente! Este próximo Carnaval é que vai ser! "FESTA DE AGRADECIMENTO A ESTE GOVERNO!"
      Santa ignorância!!!...

      Eliminar
    3. Os Professores?????, houve lá os Professores ganham 1200 ou 1300 euros, temos férias cerca de 3 meses, certo com presenças para reuniões e exames mas são férias, pena tenho dos que ganham 485, esses sim vão sentir na pele.

      Eliminar
    4. Desabafos de um professoreco(a) desesperado????.....
      Que lhe custa a engolir a amargura da verdade!!!...
      Coitadito(a)!!!... Deixa lá rapaz!!!...
      Que para a próxima vamos todos para o teu comício com as bandeiras! Gritar! P Ech D! P Ech D! P Ech D!...

      Eliminar
    5. Vão gritar mas não é PSD nem PS, vão gritar pelo NOME, pois não vai ter PARTIDO, mas houve as contas é no fim, por um se ganha por um se perde além do mais tem calma falta um ano, "Coitadito", pois sim veremos.................................................................................................

      Eliminar
  12. E ninguém fala do desemprego provocado pela própria câmara, ao contratar uma empresa de Ponte de Lima para fazer o transporte das crianças da escola primária? Esta empresa traz os seus próprios vigilantes de Ponte de Lima. Esqueceram-se das quase 20 pessoas que faziam isso antes, courenses, que aproveitavam para ganhar algum dinheiro nessas duas horas diárias. Para muitos era o único sustento. Mas a câmara não quis saber e foi contratar pessoal a Ponte de Lima. Não se admite.

    ResponderEliminar
  13. Muitas das vezes leio aqui alguns comentários que me fazem lembrar os mentirosos dos politicos! Esta gente também utilizam a demagogia! a calunia! o tentar enganar os outros! porque estes sujeitinhos não vão pelo lado da realidade! tomam sempre o caminho que mais lhes interessa! chama-se a isto desonestidade intelectual!
    E isto porquê? Porque oú estão agarrados a qualquer idologia! oú a qualquer bandeira partidária! oú até outros interesses! Algúem tenta aqui, com ataques à Câmara Municipal, para tentar desviar o que aqui um blog escreveu sobre os professores! Mas há uma realidade que os courenses não esquecem, aquele desfile de Carnaval! em que os professores pensavam que a gente de Paredes de Coura era parva! "que não sabia ler!" e então toca a tentar fazer as "misturas" para envolverem os pais os alunos no interesse total deles próprios professores!
    Agora estão caladinhos! como dizia este comentador: " os professores realmente tinham toda a razão numa mudança de governo!" porque neste momento estão nesta profissão com tudo aquilo que desejavam!...
    E anda esta gente a ensinar os homens e mulheres do amanhã!!!....

    ResponderEliminar
  14. Afinal qual é a polemica com os professores ??? Que eu saiba não está programada nem tem havido ultimamente greves daqueles trabalhadores. Se o M.Educação só necessita de 40 mil professores concerteza que não aceita a colocação de 50 mil ou mais,como é logico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah..... Como eles agora estão mansinhos!...
      Por este andar, da maneira como eu vejo estes professores ainda vão beijar o rabo ao Passos Coelho!... Coitaditos! Noutros tempos julgavam-se intocáveis! Muitos deles não gostavam que lhes chamassem Funconários Públicos! Era uma classe de privilégios com estatuto especial!
      E agora? Agora já se estão a convencer que afinal tudo acbou! Passaram a ser como todo o resto da Função Pública! No passado o aumento do vencimento destes senhores era diferencido dos outros trabalhadores do Estado! Reformas mais cedo do que os outros! Era uma profissão de desgaste???!!!!...
      A não fazer nada! Ainda bem que levaram no nariz para trás! E ainda não deve ficar por aqui!...

      Eliminar
  15. Os senhores professores sempre foram uma classe privilegiada,quer em férias,ordenados e reformas
    qualquer professor mesmo do ensino básico reformou-se com cerca de 2 5oo euros,os outros do secundário e superior nem falar...
    Bem dizia certo professor do ensino superior que os cursos dos alunos que deviam ter a duração de 4 anos,
    apenas é reduzido a 3,deduzindo férias mais férias.
    Que barulho querem que estes mesmos trabalhadores pos
    sam fazer, é verdade, que estes prof.não queriam de forma alguma ser tratados como func. públicos.... que o diga o Monteiro,com habilidades e um certo chico-espertismo há muitos anos que não trabalha
    andou sempre em comissões em comissões, esquecendo a sua principal profissão que devia ser professor,primeiro meteu-se num partido de ext. esquerda,mas como este não lhe garantia promoção logo se encostou ao PS, onde singrou de forma visível....Ficará por aqui???.
    Quanto a câmara ter adjudicado os transportes a firma de Ponte de Lima,apenas fez o que tinha de fazer,concurso público, o que podemos comentar é o motivo da Courense não ter concorrido... se a empresa de P.Lima faz os trans
    portes escolares por menos dinheiro(custos) de forma mais fácil seria a courense a fazer a concorrência.
    Nem tudo a Câmar pode fazer e manipular,tenham a consciência disto,estavam habituados a fazer tudo em familia!!!
    É certo que a CM pode em certos casos adjudicar a concessão a empresas que dão preços superiores baseado em melhores condições de serviço prestado em anos anteriores...
    Todos nós courenses lamentamos que os empregos não sejam
    ocupados pelos courenses!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre deplorável ver empresas de fora do concelho adjudicarem os transportes escolares, já que é a Courense é a empresa que mais pessoas de Coura emprega e obriga-se a efetuar o serviço regular de carreias para diversos concelhos e sede do distrito, em muitas carreiras com elevados prejuízos!!!

      Eliminar
  16. Querem mais empregos criados pela nossa digma Câmara Municipal, é ver os quadros do pessoal com cerca de 250 funcionários, é o melhor e maior empregador do concelho, só com uma diferença a maior parte desses funcionários nem de Coura são, e estão nos serviços administrativos e técnicos que os courenses estão a pagar com os seus impostos...
    Esta até preencheu vagas previstas no quadro do pessoal
    que nem necessitava!!!Juristas,engenheiros/as,chefes de divisão de serviços acessores, chefes de gabinete,dois vereadores a tempo inteiro importados, secretárias enfim...criou serviços para empregar os seus"melhores" colaboradores partidários e amigos do grupinho dos camaradas do PS, como se diz na giria popular, "quem vier atrás que feche a porta"....

    ResponderEliminar
  17. AO ver este post sobre o desemprego em Coura, apesar de antigo, sinto um amargo de boca pois a cada dia que passa a situação piora e cada vez somos menos no concelho. Espero que com as eleições as coisas melhorem seja quem for o eleito, pois o nosso concelho precisa mesmo de levar um abanão.
    Há uns dias li uma notícia no jornal sobre a Empresa de Transportes Courense colocar o município em tribunal por causa do concurso dos transportes escolares, não é bom ver esse tipo de coisas entre o município e um dos principais empregadores do concelho. Também circula o boato sobre a possibilidade da Courense fechar a oficina em Coura. Espero sinceramente que essas questões se resolvam da melhor forma e que esse boato não passe disso mesmo, pois apesar de já não ser a empresa de outros tempos a Courense ainda dá trabalho a muita gente e algum dinamismo à vila de Paredes de Coura.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!