14 fevereiro 2013

Movimentações à esquerda

Dois meses após o anúncio da candidatura de Vitor Paulo Pereira à Câmara de Paredes de Coura, não são ainda conhecidos mais desenvolvimentos nesta questão. Isto apesar do muito que se tem falado, na blogosfera e na comunicação social local, apontando nomes a torto e a direito. O certo é que, do lado do Partido Socialista, já se sentem movimentações no terreno e também dentro das estruturas locais do partido.

Haverá também alguma confusão e outras tantas dúvidas, no seio dos socialistas. Ainda recentemente uma reunião da concelhia foi pautada pela discussão, que se previa, em torno dos candidatos às freguesias alvo da reorganização. É que, se nos casos de Bico/Cristelo ou Linhares/Cossourado, até poderá não haver grande discussão se o actual titular do cargo decidir recandidatar-se, pois uma das freguesias da união não pertencia ao PS, nos restantes casos (Porreiras/Insalde, Vila/Resende e Ferreira/Formariz) isso já não se verifica e questiona-se: e se os dois presidentes de junta quiserem continuar? É claro que houve quem se antecipasse a isso, caso de Joaquim Felgueiras Lopes que, ainda antes da reunião, anunciou publicamente a sua candidatura à união de freguesias de Paredes de Coura e Resende, cortando o caminho ao actual autarca desta última. Nos outros dois casos, contudo, ainda não haverá qualquer decisão tomada, o que pressupõe que Armando Araújo, presidente da concelhia, vai ter muito trabalho e diálogo pela frente.

Além deste assunto, um outro dominou também o encontro socialista: quem é que vai acompanhar Vitor Paulo Pereira na lista do PS? É que alguns dos presidentes de junta querem saber quem acompanha o cabeça de lista antes de se decidirem a avançar com a sua recandidatura. O candidato, contudo, apesar de ter estado presente na reunião, não abriu ainda o jogo, não esclarecendo as dúvidas dos autarcas. E, se alguns têm dúvidas, outros parecem ter certezas e vaticinam a esta distância que o PS irá perder a freguesia de Cossourado, por causa da união com Linhares, argumentando que Amândio Pinto tem a vitória assegurada.

Mas, ao que tudo indica, os socialistas não serão os únicos que já estão a trabalhar nas autárquicas de Outubro, pois pode estar na forja o surgimento de listas independentes a algumas juntas de freguesia, promovidas por um grupo de pessoas, com antecedentes políticos, mas que estarão de alguma forma descontentes com o actual rumo das coisas no concelho. E, atente-se, não estará, para já, descartada uma eventual candidatura à Câmara de Paredes de Coura.

4 comentários:

  1. O que acho curioso é o facto de alguns presidentes de junta mais antigos jurarem a pés juntos que mesmo que não existisse a limitação de mandatos não voltavam a candidatar-se (isto na presunção de que a lei não os deixava). Afinal bastou abrir-se outra porta...

    Políticos de palavra, como já estamos habituados.

    ResponderEliminar
  2. O tacho é muito bom, por isso que essa escumalha nao querem saír ,mas os culpados somos nós que continuamos a votar por um jantar,ou quaquer favor que recebemos em troca do voto,isso não é democracia,nem aqui nem na china, por isso que este pais esta´na bancarrota.Estão no tachos, muitos há mais de 30 anos,nem no tempo do reinado, ou da ditadura.

    ResponderEliminar
  3. Com a nova lei a camara de coura só tem direito, e ainda bem, a um vereador a tempo inteiro. Portanto a escolha torna-se mais facil e não vejo motivos para não se saber os restantos candidatos quer do ps ou do psd. Concerteza que os melhores tachos não chegam para satizfazer tanta clientela e estou mesmo já a prever grandes discussões e até uns murros e pontapés de permeio.
    Ha pessoas que dão o cu e cinco tostões por um lugarzinho naquele estabelecimento,acreditando que vão ser os maiores e mais importantes. É por isso que os candidatos são mais que as moscas para tão poucos tachinhos.

    ResponderEliminar
  4. Realmente, nós Courenses temos que admitir que até à data existiram nas nossas freguesias bons Presidentes de Juntas de Freguesias, sem qualquer dúvida! mas também temos a realidade que outros candidataram-se e ganharam Juntas de Freguesias, para conseguirem os seus próprios interesses... Não para tratar do bem estar da sua própria Freguesia a que presidiram mas sim para tratar dos amigos que lhes davam ganho...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!