14 março 2013

Câmara tem de aproveitar melhor o festival

© Constança Quiteiro/Talkfest “Temos de aproveitar melhor o festival para projectar mais a terra ao longo do ano”. E quem o diz é Vitor Paulo Pereira, no decorrer de um debate onde, durante três dias, a discussão girou em torno dos festivais de Verão. O programa desta iniciativa trazia o nome de António Pereira Júnior como participante no evento, mas acabaria por ser o seu assessor, e actual candidato à sua sucessão, a participar no painel que discutiu os festivais de música como factor turístico e económico.

Curiosamente, a participação de Vitor Paulo Pereira parece ter gerado alguma confusão por parte de quem fez a cobertura noticiosa do evento, com alguns meios de comunicação social a apresentá-lo como ex-elemento da organização do Festival de Paredes de Coura, enquanto outros ainda o identificam como organizador do festival courense. Todos o referenciam, contudo, como candidato à autarquia.

E foi nessa dupla qualidade, defendendo as duas camisolas, que Vitor Paulo Pereira referiu que a Câmara courense “tem o dever de melhor aproveitar este evento”. Uma crítica a que se juntou a constatação de que acabar com o festival é prejudicial para o concelho, em termos económicos, até porque, explicou aquele responsável, alguns sectores de actividade apenas sobrevivem por causa do festival, nomeadamente a restauração, onde “há quem faça 60% da facturação anual naquela altura”.

Na sua participação, Vitor Paulo Pereira lamentou também que as margens de lucro dum evento como o Festival de Paredes de Coura não permitam apostar numa complementaridade de conteúdos a nível cultural, como seria desejável. “As margens de lucro estão esmagadas. Hoje os lucros podem vir de uma sandes ou de uma bifana”, acrescentou.

35 comentários:

  1. Não sei se procuras lenha para te queimares........

    ResponderEliminar
  2. Aí vais por a casa a arder, vais!
    Se é para dar mais nota, sou contra. Até sou favorável a que diminua até chegar apenas ao apoio de na logística.
    É só somar o dinheiro vivo que já foi entregue!

    ResponderEliminar
  3. Pronto lá vem uma noticia para gerar centenas de comentários. Se se informarem vão ver que o Talkfest é o maior evento Nacional onde se discute música em Portugal. Pereira Junior foi convidado para lá estar e faltou, mandou em seu lugar o Vitor Paulo, que pelos relatos que li esteve muito bem. Claro que o Concelho devia aproveitar muito melhor o festival. Ainda esta semana fecharam mais 2 cafés em Paredes de Coura. É claro que o festival é MUITO BOM para o Concelho. Alguém tem dúvidas disso? deixem-se de pequenez intelectual.O que nos devia mover é Coura e os seus problemas que são muitos. O Festival está sólido e não precisa da Câmara para nada, que precisa do festival é o comercio, a população uns por simples orgulho, outros para ganharem a vida!

    ResponderEliminar
  4. Esses srs. que procurem empresas que se queiram instalar em paredes de coura, para criar empregos,em vez de ficarem fazendo esses festivais que só servem para alimentar os drogados e os que a fornecem a mesma, propaganda da nossa terra já está feita,com as nossas aldeias desertificadas,assim como a nossa vila.aqui só se encontra pessoas idosas e os novos a fugir para longe,dá para chorar de tristeza.mas essas pessoas querem é tachos,mas um dia nem receitas de impostos chegam para lhes pagar,quem viver verá.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem registado!
    "O Festival não precisa da Câmara para nada."
    Muito bem, está na hora de quem usufruiu (lucra) directamente com o evento de contribuir para ele! Muito fácil! Reinveste os lucros! Ou investe para ter actividade e lucrar! O bê-a-bá da economia..
    Tem é sido mais fácil estar à sombra dos impostos de todos os 9000 courenses!
    Que dirão os candidatos a uma ideia destas?
    Isto VISTO DO PENEDO é o mais justo!

    ResponderEliminar
  6. Promessa de campanha como Victor vai-se curtar o apoio ao Festival????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nao tenhas dúvidas que vai en"curtar"!

      Eliminar
  7. Talkfest!!!
    Os senhores que gostam tanto de comentar,espeliquem la como é possivel esta situação, senão vejamos:
    O presidente da Câmara terá sido convidado para o evento?
    Em sua representação vai o seu chefe de gabinete?
    Perguntamos:
    E os vereadores, não são os que normalmemte subestituem o presidente nas suas faltas?
    Como é possivel um dos donos da Ritmos estar neste evento três dias em Lisboa por conta da Câmara Municipal em representação da propria Câmara?
    Será que foi ele para aproveitar o evento e promover a sua imagem como candidato á Câmara?
    Se assim for perguntamos aos senhores comentadores a sua opinião de ser a Câmara a provover ações de campanha dum dos candidatos.
    É aqui que começa a confusão onde acaba a Ritimos e onde começa a Câmara, teremos muitas situações destas em que fica a raposa a guardar as galinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles bem querem disfarçar mas não conseguem, então o Paulinho foi mesmo defender e representar a Cãmara em causa própria,ainda com despesas pagas e ajudas de custo e.....
      Vergonha das vergonhas Paulinho,com respeito ao festival está tudo dito,comes da mesma gamela que os outros só que a comida lá posta é com o dinheiro dos contribuintes!!!Sabias???
      Diz o mesmo temos de aproveitar as potencialidades que o festival oferece a Coura,onde e quando???Assim vamos alegtremente empobrecndo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Pereira Júnior, quem te disse que devias estar representado naquele evento ou melhor reunião de oportunistas??????????????????????????????

      Eliminar
  8. Quem não tem medo assume como disse o Soares. Coura só vai prá frente com gente que tem tomates. Fazer uma campanha a pensar só nos votos está-se perdido. Precisamos de gente nova de sangue novo que não tenha medo. Força malta nova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomates todos têm! Uns são é mais descarados do que outros. Aí é que está má diferença. Os primeiros julgam-se donos do mundo. Os segundos acham que o mundo é de todos.

      Eliminar
  9. O Festival de Paredes de Coura não pode ser uma matéria tabu... Isso nunca! Este Festival chegou a um tal patamar, que, quntas terras gostariam de o ter...
    Mas, como diz e muito bem Victor Paulo, este Festival pode ser aproveitado para projectar mais Paredes de Coura a todos os níveis! Na gastronomia, no Turismo, no Artesanato, etc... etc... Mas claro os não courenses oú não conseguem perceber isto, oú então como estão do outro lado da barricada tem por força das circunstãncias dizer mal porque não são da cor deles, que organizam este invento, oú mais ainda, será por inveja?... Os verdadeiros Courenses felizmente já conhecem esta "Escória social"... Gente sem o mínimo de honestidade intelectual! Gente que a unica coisa que tem para apresentar aos Courenses são a critica destruitiva! Gente que a grande obra deles é por completo a palhaçada de 4 em 4 anos... Enfim... esta ralé sente-se feliz ao sempre tentarem deitar abaixo Paredes de Coura... E são estas pessoas courenses???... Claro que não... Isto deve ser gente que só veio para Paredes de Coura só com um objectivo! Derrotar sempre o nosso Concelho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabem com essa treta da inveja, quer dizer os senhores levaram 20 anos e uns milhões largos de euros para perceber que o Festival podia dar mais a Coura.
      Treta pura treta, se de facto essa fosse uma ideia vossa tiveram 20 anos para a implementar,quanto a ralé olha que está a trabalhar, ouvi dizer que já conta com peças importantes, figuras sempre ligadas ao PS, curioso estão-se a dividir, olha a ralé curiosamente não, caso de perguntar onde anda a ralé.

      Eliminar
  10. Porque não és honesto "treta pura?" Porque só tentas atacar aquilo que te convém? Vá lá... para teres um pouquinho de "moral?" e "auteridade?" para falares desta maneira!... Quais os teus projectos para Paredes de Coura????!!!.... AH!... Já precebi! Na tua estúpida mentalidade, não queres que se faça nada em Paredes de Coura... Preferes julgar os outros com criticas, até talvez no tasco para quem te oiça, dizer: "Este é que é o intelectual que nós estamos a precisar em Paredes de Coura... Do não se faz nada!" É esta escumalha anti-Paredes de Coura que quer tentar desruir a nossa Terra... Mas podes ter a certeza que o povo Courense já deu provas disso! O verdadeiro Courense não gosta que se fale mal da nossa Terra... Gente patriota! Gente que de pressa entende os de sempre, os mesmos, numa ofensa constante a Paredes de Coura e aos Courenses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o teu candidato vê um argumento destes, põe-te fora. É muito salazarista!
      Olha lá: se tens projectos não vivas à custo do orçamento do concelho! Monta uma empresa mas que viva sem o guarda chuva do município. Como sabes a RITMOS, quando se falou em deixar de haver financiamento a partir dos impostos dos courenses, foi bater a outra porta! Que lhe deu sopa! Com 20 anos de financiamento publico já era tempo de estar emancipado essa coisa de Festival!

      Eliminar
    2. Salazarista é o teu camarada concorrente à Câmara Municipal de Paredes de Coura... Sabes porquê? Porque pessoas que fizeram parte da Direcção dos Bombeiros com ele a presidente, dizem, sito: " Com este gajo nunca mais...Isto é um autêntico ditador...Nunca ouvia os outros elementos da Direcção para tomar as decisões... Só era ele que dicidia e mais nada..." Pois está-se mesmo a ver... Quando este sujeito foi da última vez candidato à Câmara, quem pagou a campanha deste sujeito? dito e afirmado pelo o jornal "O Coura" ainda na altura o Director deste jornal o Diamantino Lavradas, foi uma Empresa de Contrução cívil bem conhecida, cá de Paredes de Coura... E já agora porque foi toda aquela polémica? quando se abriu concurso para a construção do alargamento do quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura????!!!!....
      E ganhou o concurso uma Empresa de construção civil Espanhola... Não sabes? O porquê de toda esta confusão? Não sabes o porquê desta Empresa Espanhola não fazer as obras? Deves ser o único... Sabes porquê? Porque todos os Courenses o sabem...

      Eliminar
    3. Queres mesmo falar de construções em Coura e de empreiteiros e de casas, e de derrapagem e de pontes e de casas Particulares, de bombas de saneamento, de candeeiros, de pedra, vou parar por aqui.......

      Eliminar
    4. Ó salazarista: e essa trapalhada toda que é que tem a ver com os teus argumentos salazaristas - nós os bons, os outros, que não pensam como nós, os maus! O teu inspirador não fez melhor!

      Eliminar
    5. Meus senhores
      Penso que o anonimo do dia 16 ás 22:06 dado a adiantado da hora, já nao estaria no seu estado perfeito, seria bom que este blog podesse ter disponivel um balão, para que, alguns, antes de escrever, podessem testar as suas capacidades.
      Se assim não for, convem esclarecer os disparates que escreveu, não se pode escrever com a leviandade que este comentador usa.
      O senhor não sabe o que diz, usa os Bombeiros para apagar um incêndio que não e deles, é mentiroso, faz afirmações cobardes, repito cobardes porque as faz ao abrigo do anonimato.
      Não sei a qual dos directores dos bombeiros se refere, tudo quanto sei o PSD ainda não têm candidato assumido, faz sitações!
      O senhor para sitar alguem tem que dizer quem, caso contrario, desculpe meu amigo, mas acho que deve ir ao medico pois possivelmente padesse de diarreia cerebral.

      Eliminar
    6. Na Vida seriedade e honestidade acima de tudo.
      Se em Coura há Comerciantes que em quinze dias facturam um total de 60% da sua facturação, significa que em 11 meses facturam 40%, dou a estes comerciantes, aqueles que o afirmarem, gostava de saber quem são....
      Como dizia, a esses comerciantes dou um Conselho abrem esses quinze dias e fazem despesas correspondentes a 0,07% do total do ano, poderá-se mesmo dizer que é burrice estar aberto os restantes 340 dias para facturar 40%, isto sou eu a fazer contas.
      Temos que ter cuidado com as afirmações que fazemos, pois caímos na possibilidade do ridículo.
      Que sem o Festival era mais difícil era, mas Lembro que os referidos 15 dias englobam as Festas do Concelho, por este facto temos que ter cuidado em associar todos os levantamento de ATM, como sendo causa do Festival, assim como todas as vendas.
      Apoio o Festival no entanto deve-se ter mais coerência nas afirmações.
      Quanto ao Lucro estar numa Febra ou numa sandes, meu amigo devem ser de Ouro essas Febras, pois quem investe, tanto, palavras vossas, será evidente que existe Lucro, também de outra forma não faria sentido. Sois vós que tendes de abordar este assunto com mais verdades e menos teatros, qual é o medo, a sua existência é inquestionável, o sucesso há muito que passou fronteiras, não é necessário continuar a esconder o que é visível, nem argumentar com possíveis e falsas questões.

      Eliminar
    7. Total apoio ao que no blog anterior foi dito; é vergonhoso e até baixa tório para a classe dizer que só estão abertos todo o ano devido ao festival!!!!Encerrem de imediato.A Câmara de Viana, por acaso socialista, acaba de aprovar por unanimidade, a redução do subsídio que está a dar à comissão de festas das grandes e imponentes festas da AGONIA/.A referida comissão resolveu aumentar o número de dias de 3 para 5, das ditas festividades . basta ver e fazer comparações, o Pereira e o seu eventual sucessor parece que querem continuar a delapidar o erário público, o Victor Paulo na foto mais parece um fadista apenas lhe falta a viola ou guitarra...,
      Como disse certa ministra da Educação de um governo de Socrates , TUDO FOI UMA FESTA!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  11. Preocupem-se com os empreiteiros. Nunca vi o PSD preocupado com esta matéria. Os courenses entendem este silencio ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. está-se a falar do tema abordado, Festival, os empreiteiros, a seu tempo......

      Eliminar
    2. Empreiteiros vs poder, em Coura até publicidade no Notícias de Coura. Será mentira?

      Eliminar
  12. Um concelho é como um rio.
    Por vezes a transbordar de riqueza. Por vezes à beira da seca.
    A política municipal, num concelho democrático, deve resumir-se apenas a duas simples funções.
    A primeira é gerir um caudal equilibrado e regular do rio, investindo zelosamente nos tempos de abundância e fazendo correr a riqueza criada nos tempos de escassez.
    A segunda é utilizar em cada momento o caudal disponível para irrigar, de forma extensa, equilibrada e justa, a maior extensão possível de terras produtivas para além das margens do rio.
    Quando surgem os tempos de escassez, e se a primeira função não foi desempenhada com zelo e competência, a falta acabará por empobrecer todo o terreno, afectando sempre primeiro as terras mais afastadas do leito principal.
    Este rio é o nosso badalado Coura, com Taboão e tudo! A margem mais irrigada desta acção municipal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto vamos todos viver do Festival, onde posso montar o meu tasco.
      Já agora a mulher vende pipocas e roscas, o puto mortalhas........

      Eliminar
  13. Ó Eduardo o teu blog é politica e mais politca. Deixem destas porquices o k interessa é coisas positivas. Continuem por este caminho....
    Já votei no PS e no PSD nesta eleições votarei nas listas mais renovadas. Paleio e boatadas nunca deram votos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o obriga a frequentar um Blog que pelo nome é sugestivo do que aqui se discute.......

      Eliminar
  14. Falta a guitarra olhem para o estilo do homem.

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito do Vitor Paulo, é mesmo um aluno muito bem comportado,só ele e o Passos Coelho com o Gaspar e a líder da Alemanha.
    É um gosto ver o cego e o criado juntinhos nos eventos e até nos funerais....
    Não basta que o erário publico pague a um presidente para ir a funerais em carro da comunidade(digo)nosso, quanto mais dois...dá para tudo, os courenses pagam todas estas deslocações e vencimentos!!!
    Aí Paulinho, Paulinho,deixa-te de seguir os mesmos passos e vícios do actual presidente...
    Msmo na política temos de ser sérios e honestos,apenas e só assistir a funerais de pessoas amigas e que serviram a comunidade nos mais diversos fins...
    Coisa engraçada, não vemos os os dirigentes partidários de outras forças políticas nos funerais....parabéns....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse só nesse propósito!
      Também já aprende u a tentar arranjar uns empregositos! É vê-lo todo atarefado com as fábricas de Formariz.
      Vai dando esperança a este, vai iludindo aquela. E já vai cobrando: olha que fomos nós (eu e carioca) que te arranjamos emprego!
      E depois vem com discursos moralistas sobre a democracia e a sociedade civil...
      É farinha do mesmo saco! E, ponto.

      Eliminar
  16. Estes xuxalistas até nos empregos oferecidos pelo setor privado metem o nariz. São como o Sócrates - não tem vergonha na cara e não olham a meios para atingir os fins.
    São os politicos que temos nesta terra da caganita.

    ResponderEliminar
  17. Há uns tempos, li o livro sobre a história do Espirito Santo de Coura, da autoria do amigo Victor Paulo Pereira ,assessor do atual presidente e Câmara.
    Não sei se esta obra foi objeto de estudo que o mesmo apresentou em tese no seu mestrado.
    Gostei, não tanto do prefácio escrito pelo revº.padre M.Moreira,nada diz de relevante, podia ser mais conciso e menos preocupação em se identificar com o pequeno dr.entendo que a sua licenciatura de "papel e lápis",feita à pressa na faculdade de filosofia de Braga pertencente à sua família cristã.
    Então como se identificaria o papa,os bispos com doutorados e demais classificações académicas, é de uma pequenez nunca vista,a tua vocação e curso é de teologia-PADRE e chega!!!! Conclusão o prefácio é lixo.....
    Quanto ao livro entendo que devia ter mais gravuras,mais comentários sobre o que foi a confraria do E.Santo de Coura, não esquecendo que também esta foi exploradora do povinho com os dinheiros que emprestava com juros já altos para a altura!!!!algumas famílias ficaram na miséria, isto de narrativa é mesmo bom faze-la de forma completa e objetiva sem rodeios.
    De qualquer modo parabéns caro V.P.Escreve sempre,deixa a ident. partidária de lado,,sê honesto nas tuas crónicas como o fazem os teus colegas p ex.Zé Pacheco e outros.

    ResponderEliminar
  18. Há uns tempos atrás , nas crónicas escritas pelo VP, no jornal local onde é assíduo colaborador, refleti no que este escreveu acerca da crítica contundente contra os professores que faziam greve por tudo e por nada, esse crítico era o escritor e comentador político Dr. Miguel Sousa Tavares, que sempre com certa independência, digo eu, comenta os mais diversos casos do dia a dia, portista assumido, marido de deputada do CDS,mas sempre a cortar a torto e a direito quer no governo, quer na direção do Fut. do Porto como outro qualquer partido político ou organismo.
    O senhor Vítor Paulo, injustamente e sem o mínimo de respeito pelo escritor com muitas e boas obras publicadas, insinuando de "vendedor de obras de cordel"!!!! Ficou-lhe mal,defendndo.
    Se há ,menos alunos por certo terá de haver menos professores, mais horas de trabalho, mais alunos nas turmas etc., etc. defendendo atabalhoadamente a sua classe de professor a todo o custo quando devia saber que estes senhores recebem faustosos vencimentos e demais regalias que mais nenhum funcionário aufere...
    Coisas que se escrevem e logo as pessoas se arrependem com esta pergunta: quem é o professor V.P, e com que autoridade pretendeu denegrir um dos mais talentosos escritores, filho da saudosa poetisa e escritora Sofia de Melo B..Tento na língua e mais calma quanto se escreve ou critica.... portugueses?????????????????????????????????????????

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!