27 setembro 2013

Reflexão

A esta hora, a menos de 48 horas de ser conhecido o desfecho das eleições autárquicas do próximo domingo, uma coisa é já certa: em Paredes de Coura vai haver mudança. Vai haver mudança na Câmara e vai haver mudança em várias juntas de freguesia. E não é preciso fazer grandes prognósticos para afirmar que essa mudança vai acontecer. Basta termos em conta as limitações da lei que impede os presidentes de câmara e de junta de freguesia de concorrerem a uma quarto mandato consecutivo.
Em Paredes de Coura, Pereira Júnior está, por isso mesmo, de saída! Quem se seguirá? É esperar para ver. Apesar de ter os meus palpites, não sou dotado do dom da adivinhação e, num meio tão pequeno como Paredes de Coura, nem sempre o que parece é, nem sempre o que se assume como certo é garantido.
Ao longo dos últimos meses, com especial enfoque nas últimas semanas, tivemos, todos, oportunidade de ficar a saber o que nos propõem as várias candidaturas. Tivemos acções de campanha pelas ruas, tivemos comícios, tivemos sessões de esclarecimento… Ficou por fazer, mais uma vez, o debate necessário entre as candidaturas à Câmara Municipal (e o que eu gostaria de ver dissecadas pelos adversários algumas ideias “iluminadas” que ouvi durante a campanha).
Ah, e claro, não tivemos também as sondagens que dominaram os jornais das últimas semanas em todo o país. Apesar disso, podemos dizer que tivemos as nossas “sondagens”. As sondagens das conversas de café, em que se discute o comício da noite anterior, questionando-se algumas das ideias ali apresentadas e se vão contando votos para um lado e para o outro em função das simpatias duns e do decote de outras. A mesma conversa depressa resvala para os “incidentes” da campanha, precisamente para aquilo que uma campanha nunca deveria ser. Do candidato que disse mal do outro, enquanto o outro optou por um discurso mais positivo e sem ataques. Dos relatos que chegam e que dão conta de algumas discussões mais acesas que até terão terminado em confronto físico. Das notícias, como a que foi conhecida hoje, que relatam actos criminosos que não podem, nunca, ser associados ao espírito democrático dum acto eleitoral.
Domingo será um novo dia para Paredes de Coura. É com essa certeza que pretendo usufruir do meu direito constitucional de voto. É com essa garantia, e serenidade, que aguardarei os resultados, na esperança de ver reconhecido nos números o empenho e a capacidade da equipa em quem irei depositar a minha confiança num concelho com futuro. Espero que todos os courenses, independentemente de quem apoiarem, saibam também respeitar as opções dos seus conterrâneos. Em nome dum futuro em comum.

Nota: Amanhã é dia de reflexão, domingo dia de eleições. Por isso mesmo, e dadas as recentes imposições da Comissão Nacional de Eleições, não serão permitidos quaisquer comentários aos posts do Mais pelo Minho até às 19 horas de domingo, altura em que encerram as urnas. Quem quiser comentar pode fazê-lo, na certeza de que só verá o seu comentário publicado (se respeitar os critérios definidos) a partir das 19 horas de domingo.

2 comentários:

  1. Depois de tudo isto quer dizer votem ps ,estou certo ou errado.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo Bastos, assim, de uma forma muito digna e responsável, encerrou os comentários aos candidatos às autarquias locais.
    Estou convencido que prestou um ótimo serviço público a todos os de boa fé quiseram comentar os candidatos e as estruturas dos partidos.
    BEM HAJA.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!