11 dezembro 2006

E porque não em Coura?

A notícia é da Rádio Alto Minho. E diz que o PSD de Viana do Castelo, concelho, reclama para a capital de distrito a sede da futura comunidade municipal a dez, que vai reunir todos os concelhos do distrito. A união ainda não é certa, muito embora seja quase obrigatória face aos requisitos para as candidaturas a fundos comunitários, mas o PSD vianense lamenta que o presidente da Câmara daquela cidade não tenha esta prioridade na sua lista.
E, pergunto eu, porque raio é que a sede de uma comunidade de municípios que abrange todo o distrito, teria de ficar na sua capital. Já não basta estarem lá concentrados praticamente todos os outros serviços, a começar pelo próprio Governo Civil e a acabar no hospital?
É certo que a sede da futura comunidade mais não será que uma área administrativa, mas se vai abarcar todo o distrito porque não tentar localizá-la numa zona mais central. E nesse aspecto Paredes de Coura ganha pela centralidade, se bem que não tanto pelos acessos.
Eventualmente, a dificuldade dos acessos até poderia sensibilizar os outros membros da comunidade para a solução deste problema do nosso concelho. Mas o que importa é que, com os distritos, comos os conhecemos, cada vez mais com os dias contados, se não efectivamente pelo menos na prática, não faz sentido estar a concentrar em Viana do Castelo um organismo que pode muito bem funcionar noutro sítio qualquer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!