19 janeiro 2010

Promessas antigas

O artigo já tem uma semana, mas só hoje consegui dois minutos para o ler. Aproveitando a discussão em torno do orçamento de Estado para 2010, o jornal i resolveu ir buscar ao arquivo a história do “deputado do queijo limiano”. Um assunto com o peso de dez anos em cima mas que, dado o actual cenário partidário na Assembleia da República, volta a ser recordado, e com ele a posição de Daniel Campelo, ex-presidente da Câmara de Ponte de Lima e, à época, também deputado do CDS no Parlamento. Daniel Campelo não se remete, contudo, apenas ao passado e, na entrevista, critica também o actual estado da política nacional.

A história é, julgo eu, de todos conhecida e, em traços muitos gerais, conta-se mais ou menos assim: era preciso um voto para aprovar o orçamento de Estado e Daniel Campelo colocou o seu voto em jogo, exigindo do Governo de António Guterres algumas contrapartidas para o distrito de Viana do Castelo, em troca do seu apoio. Os contornos, o antes e o depois, pouco interessam. Campelo perdeu o apoio do seu partido nas autárquicas seguintes, mas seguiu em frente e o partido que o tinha abandonado e que ficou para trás, acabou por lhe bater à porta quatro anos volvidos.

Mas, tudo isso não esconde dois aspectos que, a meu ver, se revestem de alguma importância. Por um lado, o facto de que Campelo, bem ou mal, vestiu a 100% as cores do distrito que o tinha colocado no Parlamento e, colocando partidos políticos para trás, assumiu como mais importantes os valores do território que, supostamente, ele e os seus cinco colegas eleitos por outros partidos teriam de defender. Apresentou um pacote de medidas que o Governo se comprometeu a cumprir e que visavam, sobretudo, o desenvolvimento do distrito e o colmatar de algumas lacunas a nível social, económico e de acessibilidades. Por outro lado, o recordar agora, dez anos volvidos, a posição do antigo presidente da Câmara de Ponte de Lima, lembra-nos também, tristemente, que tanto tempo depois ainda há promessas desse pacote que estão por cumprir, nomeadamente a via rápida de ligação de Paredes de Coura à A3, que Campelo fez questão de incluir no cesto de prendas de Guterres.

Promessas por cumprir, contudo, não são novidade, nem no distrito de Viana nem outro qualquer, com este ou com outro Governo. Talvez por isso Daniel Campelo refira que há deputados que privilegiam a obediência ao partido em detrimento da obediência aos eleitores. Talvez por isso… mesmo.

4 comentários:

  1. Pois é!!!!como ele Há poucos!!!!!!!
    Sendo ele de um partido do qual eu nao simpatizo,reconheco que fez muito por Ponte de Lima e pelo Alto Minho!!!!!!!
    De qualquer forma,na entrevista dá a ideia do que seria melhor para o País!!!!
    Pena a última parte!!!!!nao sendo importante para ele é importante para muitos portugueses!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Engº Daniel Campelo igual a si mesmo, sem papas na língua, frontalidade e independência na defesa das suas ideias.
    Não sendo relevante, parece-me que a história do queijo, no que diz respeito a José Sócrates não está completamente contada, o apoio ao projecto das Lagoas não terá sido inocente.
    O Distrito deve estar grato e reconhecer aqueles que tem contribuído para o seu desenvolvimento, em contrapartida a tantos outros que mais não fazem de que dizer amén de acordo com os objectivos dos partidos por quem concorreram, lembrando-se apenas de quem os elegeu sempre que lhes é pedido a sua influência para voltar a conquistar os tantos necessários votos, mais promessas mais incumprimentos.
    No entanto esta constatação começa logo no primeiro patamar , poder local, basta analisar o que se passa na nossa AM.
    É interessante a sua posição quanto à substituição das Juntas de freguesia, diz sem rodeios aquilo que muitos pensam, mas falta-lhes a coragem, com o receio de perder os tachos nas próximas eleições. Todos estamos de acordo que a intervenção das juntas de freguesia se esgotou no modelo actual, e que no momento servem apenas como absorvedores de dinheiros públicos com duplicação de gastos que geridos de uma forma mais centralizada noutro tipo de órgão poderia proporcionar um desenvolvimento mais harmonioso e fazer face às reais dificuldades das populações.
    Implacável quanto à recente polémica sobre o casamento Homossexual e à prioridade que lhe foi dado face ao estado e às necessidades actuais do país.
    Não acredito que volte à Câmara de Ponte de Lima nem a Lugar de deputado, talvez nas próximas autárquicas tenhamos Daniel Campelo candidato a presidente de alguma Câmara de (primeiro nível).

    ResponderEliminar
  3. "Não acredito que volte à Câmara de Ponte de Lima nem a Lugar de deputado"

    Pois,se nao for candidato por P.de Lima,sujeita-se a uma derrota numca vista!!!!!!!
    Este Sr°só tem apoio em Ponte de Lima e mais nada!!!!!!Foi deputado só pq estava nas listas do CDS a nível distrital!!!!! E é ver os votos que teve nos outros concelhos!!!!!!!
    Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo??????NUMCA

    ResponderEliminar
  4. "Daniel Campelo defende pacto de regime entre PS, PSD e CDS"

    in:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1476164

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!