29 janeiro 2010

Uma mão cheia de nada

08-02-09_2208

Nada, rigorosamente nada, é o que nos reserva o PIDDAC de 2010. Traduzindo: à luz do Orçamento de Estado para 2010, ainda por aprovar, o Governo não reserva para Paredes de Coura qualquer verba para qualquer projecto no decorrer deste ano. Um cenário que, contudo, nem será de admirar, tendo em conta os orçamentos de anos anteriores, cada vez mais esquecidos de Paredes de Coura. O do ano passado, recorde-se, contemplava apenas a obra do Arquivo Municipal, que já estava em funcionamento desde o ano anterior.

Este ano, contudo, nem um cêntimo nos calha. A nós e a outros, é certo, como Vila Nova de Cerveira, que também vai ficar à míngua. O presidente da Câmara de Paredes de Coura, em declarações à Rádio Geice , diz que já está habituado a este tipo de esquecimento, que considera um sinal do desinvestimento que tem sido feito nos últimos anos no distrito. Uma posição com a qual concordo plenamente. De ano para ano as verbas destinadas ao distrito têm vindo a diminuir e, se este ano subiram ligeiramente, tal não representa um aumento do investimento nos dez municípios, já que Viana do Castelo (e o eterno Polis) ficam com a fatia de leão e aos restantes cabem as migalhas. A excepção será Melgaço, com 285 mil euros inscritos para a construção do lar de idosos da Santa Casa. Muito longe, ainda assim, dos mais de 3 milhões de euros que vão direitinhos para a capital de distrito.

O PIDDAC é, contudo, em muitos aspectos, apenas uma previsão de intenções. Por um lado nada obsta a que projectos que não estejam ali contemplados venham a surgir e a ser concretizados, e assim o espera o autarca courense relativamente à instalação da unidade de cuidados continuados ou à ligação à A3, por exemplo, projectos que mesmo não estando incluídos em PIDDAC podem ver a luz do dia. Por outro lado, mesmo tratando-se de simples intenções, é muito triste que um dos principais documentos previsionais do pais não dedique uma única linha a todos os seus municípios. Triste sinal de que ainda há muito para fazer.

 

Nota: Aproveito para recomendar a leitura deste artigo de Manuel Pires de Trigo com a sua crítica à distribuição de verbas do OE 2010.

3 comentários:

  1. Parece que nas próximas eleicoes vamos ter que nos encostar a outro partido!!!!!!!!!!!!!!

    ""Por outro lado, "a recente reorganização administrativa do país reforçou o papel dos investimentos supra-municipais em detrimento dos projectos concelhios".

    in:http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=22130

    ResponderEliminar
  2. Como diz o nosso Presidente, “já estamos habituados”, Temos sido e continuaremos a ser esquecidos. Há muito que todos sabemos que o desenvolvimento do nosso e de outros Concelhos, depende muito da nossa capacidade reivindicativa. Esta é mais uma paga da solidariedade partidária manifestada pelos autarcas do Distrito, aquando da polémica “Dr Defensor Moura”. O aparelho partidário funcionou mais uma vez em detrimento do interesse e da solidariedade para com as populações. Talvez a Regionalização venha a contribuir para uma melhor distribuição das verbas.
    Não esqueçamos a posição assumida pelos deputados na Assembleia da Republica eleitos pelo Distrito, todos sem excepção votaram ou a favor ou se abstiveram.
    Da minha parte, já tomei a liberdade de solicitar esclarecimento a quem apoiei, espero que outros tenham a coragem de fazer o mesmo

    ResponderEliminar
  3. Cuidado que este homenzinho vai já ter a resposta do candidato que apoiou!!!!!!Ele tem amigos na Assembleia da Républica.....cuidadinho!!!!!!!!
    Olhem que daqui a 3 anos o homenzinho é candidato!!!!!!!!já anda a preparar as listinhas!!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!