12 fevereiro 2010

Os nosso sabores (2)

CIMG0065 A propósito de gastronomia e de produtos locais, não posso deixar de lembrar o projecto que a Câmara Municipal de Paredes de Coura tem em mãos para criar, no Largo Visconde de Mozelos, uma loja rural. O projecto, de que desconheço os contornos, trouxe-me à memória uma lojinha que existia, se não estou em erro, no largo fronteiro ao tribunal, antes das obras de beneficiação no Largo 5 de Outubro, e que vendia produtos típicos de Paredes de Coura.

Este novo projecto, contudo, será certamente diferente. Por um lado pretende dar a conhecer e comercializar alguns dos produtos característicos do concelho, e eventualmente da região, numa escala maior do que acontecia com a pequena loja de madeira. Por outro lado, tendo em conta o valor previsto para a sua construção, cerca de 200 mil euros, leva-nos a pensar que se trata de um investimento que terá de ser rentabilizado com outras coisas mais do que as de uma simples loja rural. Provavelmente com acções de formação (para produtores e clientes), eventos gastronómicos ou sessões de experiências culinárias, por exemplo.  Um pouco à semelhança, aliás, do que vai ser feito com a Casa da Terra, que o município de Ponte de Lima vai promover.

Neste processo temos ainda que ter em conta a localização da loja rural de Paredes de Coura. É que, o Largo Visconde de Mozelos não tem espaço por aí além e, mais importante, ostenta já um exemplo do que não se deve fazer, de que é exemplo flagrante a construção da actual biblioteca, a manchar a dignidade de um espaço orlado por edifícios de elevado valor histórico.

Outro aspecto a ter em consideração é que não se pode dissociar esta ideia da Câmara de Paredes de Coura de uma outra, lançada em plena campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas, pelo candidato do PSD à autarquia. Na altura, recorde-se, José Augusto Viana defendia a criação, na Casa do Outeiro, em Agualonga, de uma incubadora de empresas de produtos locais, de cariz biológico. Com a derrota a 11 de Outubro, a proposta ficou pelo caminho, mas com este projecto da loja rural, não seria de reconsiderar?

1 comentário:

  1. A questao é que esta loja custa 200.000€ e a Casa do Outeiro para ser arranjada nao chegam 2 milhoes!!!!!11!1

    De qualquer das formas nao vejo grandes coisas para vender!!!!!
    Já que para vender por exemplo enchidos e produtos do fumeiro têm que ser produtos certificados!!!!!
    E isso nao é fácil de conseguir!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!