18 fevereiro 2010

Limpar Paredes de Coura? Claro!

O dia 20 de Março de 2010 vai ser assinalado em todo o país como o Dia L, instituído pelo Projecto Limpar Portugal. O objectivo é identificar e limpar as lixeiras espalhadas pelas bermas de estrada e pelos montes. Paredes de Coura, também vai ter o dia seu Dia L, tendo nos últimos meses reunido uma equipa de voluntários que se tem debruçado sobre a realidade do nosso concelho, identificando os locais a ser alvo de intervenção, mas também fazendo um trabalho incansável de recolher apoios de entidades que, com pessoal ou meios, vão também dar uma mão no dia 20, quando se avançar para o terreno.

Pessoalmente nunca participei em nenhuma reunião do Projecto Limpar Portugal em Paredes de Coura. Fui convidado, é certo, mas afazeres pessoais com calendário anual definido logo em Setembro têm-me afastado dos encontros. Tenho, contudo, acompanhado ao longe o trabalho desenvolvido pela equipa de Paredes de Coura, bastante dinâmica muito embora, como os próprios admitem, com uma reduzido número de voluntários. Urge, por isso, que mais pessoas, mais mãos, se juntem a esta tarefa de ajudar a melhorar o ambiente do concelho. No blogue que o grupo de Paredes de Coura dinamiza, e que desde a sua fundação está na coluna da direita do Mais pelo Minho, podem ser encontradas mais informações sobre este projecto e, principalmente, sobre as formas de ajudar e de aderir a este grupo que, no dia 20 de Março de 2010, se quer grande e disposto a avançar para a limpeza dos locais indicados.

Uma forma fácil de ajudar, e que não passa sequer pela inscrição no grupo, diz respeito à identificação das lixeiras. Muitas vezes passamos todos os dias por locais onde foram depositados detritos e ignoramos, mas são esses locais que o Projecto Limpar Portugal quer conhecer. Basta indicar o local aos responsáveis do grupo concelhio e estes tratam de o incluir no roteiro que está a ser preparado para a intervenção do dia 20 de Março. Pela minha parte, e enquanto não consigo ter a certeza da minha disponibilidade para o Dia L, fica aqui o registo de uma lixeira, já identificada há meses, mas que continua a marcar o dia-a-dia de quem passa pela zona industrial de Formariz.

lixo zona industrial 2 Localização:    41°55'9.01"N                 8°35'50.00"W

É claro que, como referem os próprios responsáveis do Projecto Limpar Portugal, o objectivo não é apenas utilizar o dia 20 de Março para limpar o que está mal, mas também utilizar todas as movimentações em torno desta campanha para sensibilizar a população, e especificamente alguns grupos alvo, para a necessidade de se preservar o ambiente. O caso mais flagrante será mesmo o dos empreiteiros que, não dispondo de um espaço para depositar os detritos resultantes do seu trabalho, acabam por o abandonar em algum local mais ermo. E depois de dado o primeiro passo, há sempre quem se aproveite para ali deixar também o seu lixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!