29 setembro 2010

Aprender a partilhar? (actualizado)

25092010459Está quase no fim o prazo anunciado pela Administração Regional de Saúde para que a prometida ambulância de Suporte Imediato de Vida chegue a Paredes de Coura. Mas, ao que parece, para bem de uns, que sofram os outros. É que, segundo consta, o equipamento que vem para Paredes de Coura é o que se encontra actualmente em Ponte de Lima, concelho que, desta feita, ficará sem ele durante o período nocturno.

A boa educação manda que se promova a partilha, mas não será demasiado? Abel Baptista, deputado do CDS-PP, também acha que sim e apresentou hoje na Assembleia da República o seguinte pedido de esclarecimentos à Ministra da Saúde:

É noticia dos meios de comunicação social de que Paredes de Coura irá finalmente ter a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) há muito prometida e protocolada com a autarquia local.

A informação é de que esse equipamento será colocado em Parede de Coura ainda esta semana.

Esta é uma noticia que só peca por tardia, considerando que o Ministério da Saúde há muito que já deveria ter cumprido esta parte do protocolo celebrado, pelo menos desde o momento em que encerrou o Serviço de Apoio Permanente (SAP) daquele concelho.

Mas poderia dizer-se que mais vale tarde que nunca.

Porém as preocupações junto de profissionais do INEM e de profissionais de saúde está instalada a partir de informações internas que a confirmarem-se serão mais um embuste para as populações.

É que parece que esta SIV que irá para Paredes de Coura, apenas irá funcionar entre as 20H00 e as 08H00 e será deslocada de Ponte de Lima para aquele concelho, ficando o concelho de Ponte de Lima privado daquele serviço, na forma como vem sendo feito, no período correspondente.

É evidente que espero eu e as populações dos concelhos de Paredes de Coura e de Ponte de Lima que esta informação não seja correcta, isto é, que seja falsa. É que as informações que sempre foram dadas, nomeadamente na Comissão de Saúde, na assembleia da República, era a de que o protocolo celebrado com as autarquias locais do Alto Minho seria cumprido e não consta em nenhuma cláusula este tipo de partilha.

Assim, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, venho requerer através de V. Ex.ª, à Ministra da Saúde, resposta às seguintes perguntas:

1 – A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) a colocar no concelho de Paredes de Coura permanecerá ai 24H00 por dia?

2 – Não será deslocada nenhuma SIV de um concelho para outro durante o período nocturno?

3 – Quantos serão os profissionais de saúde afectos à SIV a colocar em Paredes de Coura?

4 – Qual o número de registos médios de saídas de SIV a nível nacional e no concelho de Ponte de Lima?

Palácio de São Bento, 29 de Setembro de 2010.

A ver se consegue resposta ou se, à semelhança do que aconteceu noutras ocasiões com interpelações dos municípios, por exemplo, a titular da pasta da Saúde opta pelo silêncio.

Entretanto, também o presidente da Câmara de Valença está preocupado com a possibilidade de ser retirada àquele município a ambulância SIV que ali está estacionada. Ao que parece o equipamento tem sido pouco utilizado por aqueles lados. Pudera! Quem é que acha que, em circunstâncias normais, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida substitui o atendimento no centro de saúde?

Actualização a 30/09/2010 – A SIV sempre chegou, ontem à noite, a Paredes de Coura e o presidente da Câmara diz que não há qualquer polémica por causa de ser partilhada com Ponte de Lima. Será que os utentes de Ponte de Lima pensam da mesma maneira?

9 comentários:

  1. E o Presidente António Pereira Júnior nao está Preocupado?????

    Mas mais vale uma SIV emprestada .....do que nenhuma.....

    ResponderEliminar
  2. Entao essa ambulância (SIV) vai fazer duas viagens em vao !!!!!!!
    Quanto custa???
    E se antes de arrancar para Paredes de Coura,tem um servico de urgência em Ponte de Lima??? E se ao mesmo tempo tb aparece um caso de urgência em Paredes de Coura????
    Bem, Bem, mas enquanto vai e bem nao está o caminho sem gente!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Para que conste:

    "Parece que nas próximas eleicoes vamos ter que nos encostar a outro partido!!!!!!!!!!!!!!"

    comentário do Lobo, Janeiro de 2010.

    Como diria o presidente do Grupo parlamentar do PSD na AR , "és um comentador Inimputável".

    ResponderEliminar
  4. O resultado só poderia ser este.. é a franqueza do nosso Presidente a falar ao povo.. alguém acredita que o Sr Presidente não sabia já que o equipamento era partilhado? Se não sabia, foi mais uma vez enganado… o que eu não acredito em tanta inocência.. se já sabia enganou ele o povo de Coura…

    interessantes são os seus comentários..

    “"não há nenhuma polémica", porque diz compreender a necessidade de gerir os recursos. António Pereira Júnior.”


    Esperemos para ver… então porque não se decidiu já muito antes por esta solução???


    “durante o período diurno a população de Paredes de Coura está bem servida com o funcionamento do SAP”


    Também acho..até qualquer dia


    “o concelho de Paredes de Coura vê assim cumpridas as contrapartidas previstas no protocolo celebrado, em 2007, entre a câmara municipal e o Governo no âmbito da reorganização da rede de urgências”

    Tinha razão, as contrapartidas não era o que se dizia… eram mesmo estas….


    “o SAP funcionar no concelho com um médico à chamada, o que foi impossível de cumprir, porque apenas um dos oito médicos do centro de saúde local vive no concelho, com acessibilidades difíceis".


    Paredes de Coura com acessibilidades difíceis ???? não é verdade… ou talvez seja, mas tem parques de estacionamento muito melhores do que aqueles concelhos com boas acessibilidades, e portanto podem vir cá estacionar e voltam de transportes públicos… Inacreditável.


    Vá lá sr comentador, defenda a sua dama, faça um esforço para justificar o injustificável. Mas vamos mudar de partido!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. "Ou realmente voltou a Censura?? Ou fez algum acordo com o Tal de Venancinho para nao deixar passar comentários à sua pessoa????"

    não me parece que o propósito deste espaço, seja comentar pessoas, sempre pensei que seria para comentar os temas, mas credito que existe quem não seja capaz de o fazer, e prefira como sempre, comentar outros comentadores. emfim!!!!!!


    "Caso ache que sou um comentador(LOBO) nao Bemvindo,é favor avisar...e eu farei o favor de nao comentar no seu Blog."

    Se o blog fosse meu, não perdia a oportunidade!!!!!,, será dificil entender, que nem aqui, nem em lugar nenhum.

    ResponderEliminar
  6. "Se o blog fosse meu, não perdia a oportunidade!!!!!,, será dificil entender, que nem aqui, nem em lugar nenhum. "

    Parece que nao leu a resposta do Moderador deste Blog.

    Passo a citar:

    "Caro Lobo
    Como sabe, não tenho qualquer problema em não publicar os comentários que considere insultuosos para com os neles visados. No entanto, nos últimos dias não aconteceu isso com nenhum comentário.
    Se por acaso enviou algum comentário que não viu aqui publicado, agradeço que o torne a enviar, porque a plataforma Blogger, onde o Mais pelo Minho está alojado, teve alguns problemas com comentários e posso não os ter recebido. Inclusivamente, ontem, durante quase todo o dia, não foi possível publicar comentários nos posts, ou sequer consultar os que lá se encontravam, devido a qualquer actualização da plataforma. Hoje, ao que parece, esse problema já está resolvido.

    Cumprimentos

    Eduardo Bastos"

    E até hoje, o Sr° Bastos nao deixou de passar um único comentário meu!!!!! Eu é que nao sabia que o servidor estava com problemas....
    Como vê Caro "courense adiado",a sua vontade de me "cortar" a palavra aqui ou em qualquer outro blog tem falhado.....

    ResponderEliminar
  7. ""Parece que nas próximas eleicoes vamos ter que nos encostar a outro partido!!!!!!!!!!!!!!"

    comentário do Lobo, Janeiro de 2010""

    parecer (ê) - Conjugar

    v. tr.1. Dar mostras ou sinais; assemelhar-se.
    2. Afigurar-se.
    3. Levar a crer.



    Parece????aí está parece...mas só parece ...é que mudei de ideias e afinal "encosto-me" ao mesmo!!!!!

    ResponderEliminar
  8. "Vá lá sr comentador, defenda a sua dama, faça um esforço para justificar o injustificável. Mas vamos mudar de partido!!!!!!!!!!!"

    Nao preciso de defender a minha "dama"!!!!
    Durante os últimos 20 anos foram muitos os Courenses que defenderam esta"dama"!!!!
    Ganhar nao sei quantos mandatos para presidente da Câmara de Paredes de Coura é obra!!!!!!! E sempre ao PSD que foram ganhos já que os outros nem expressao politica têm!!!!
    Portanto somos muitos.....e se reparar nos meus dois primeiros comentários,(mas parece que nao sabe ler)repare que tb muitas vezes critico o Presidente!!!!
    Só que nao o faco como um Courense Adiado!!! frustrado por nao estar na Assembleia,ou algum partido nao o ter convidado para uma listinha!!!
    Vc bem quer "ladrar"!!!!! mas
    nem "Miar" sabe.....é o que se chama um analfabeto politico.....

    ResponderEliminar
  9. Para que conste:

    "Portugal até no tempo de Salazar se desenvolveu"
    (comentário de Venancio Fernandes)

    Só mesmo de um analfabeto politico é que podia vir uma frase destas!!!!!!!!!Ou seria do presidente do Grupo parlamentar do PSD na AR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!