23 janeiro 2011

Coura com Cavaco

Paredes de Coura manteve a sua tradição e votou à direita para eleger o novo Presidente da República. Resultado: revalidou o título para mais uma viagem de Cavaco Silva para os lados do Palácio de Belém. O actual e futuro presidente conseguiu, por terras de Coura, quase 61% dos votos. O seu mais directo opositor, apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda, não logrou chegar aos 16%. Muito, muito longe de Cavaco.

À parte todas as ilações políticas que as televisões nos têm transmitido, com comentadores a torto e a direito, reservo-me o direito de também tecer alguns comentários a este acto eleitoral, sob a perspectiva local. E foco-me apenas em dois pontos. O primeiro, a abstenção, um monstro a nível nacional que também deixou marcas no concelho. Apenas 40% dos cidadãos recenseados em Paredes de Coura exerceram o seu direito de voto e em algumas freguesias os números da abstenção atingiram mesmo número assustadores (os mais de 72% de Bico deveriam de ser alvo de reflexão). Será a abstenção uma forma de protesto? Não creio, antes uma forma de desleixo.

O outro ponto prende-se com a candidatura pseudo-alternativa dos que não se reviram na escolha oficial do Partido Socialista. Defensor Moura nunca foi alternativa a coisa alguma e conseguiu até a proeza de ficar atrás da “coisa” mais divertida que esta campanha eleitoral teve, de seu nome José Manuel Coelho. No distrito, que foi onde quase exclusivamente fez campanha, ficou-se pelo terceiro lugar, com pouco mais de 11 mil votos, oito mil dos quais alcançados na sua Viana do Castelo, a cujos destinos presidiu até há pouco mais de um ano. Pergunto: valeu a pena?

Resultados em Paredes de Coura

Votantes 40,12%

Votantes: 3.914

Inscritos: 9.756

Cavaco Silva   60,84%   2.256 votos

Manuel Alegre  15,91%   590 votos

Fernando Nobre  9,71%  360 votos

Defensor Moura  5,93%  220 votos

José Coelho  4,64%  172 votos

Francisco Lopes  2,97%  110 votos

4 comentários:

  1. E os Portugueses querem mais do mesmo!!!!!!!! É a Democracia!!!!!

    ResponderEliminar
  2. é estranho o comentário das 22.22!!!!!

    não é o Lobo verdadeiro......

    ResponderEliminar
  3. Ai nao!! acha q nao sou o verdadeiro LOBO????
    O que acha estranho no meu comentário?????

    Só digo que é a Democracia!!!!
    É que o candidato vencedor nao é o meu Presidente!!!Mas tenho q aceitar a vontade dos Portugueses....

    ResponderEliminar
  4. Não estou minimamente preocupado com a releição do presidente da República,caso esperado,só os empregados dos outros partidos concorrentes podiam, como sempre, acreditar em bruchas.
    Já repararam no perfíl dos outros candidatos?Estou isso sim, preocupadíssimo com o estado em que está Nação, o nosso ex primeiro ministro ainda diz que a crise e a culpa foi Internacional(crise),valha-nos Deus,que pobreza de espírito,tal como Guteres este seguiu as suas pisadas, aliás á boa maneira dos socialistas,dar tudo,atender a todos as reivindicações dos sindicatos e corporações instituídas,depois que vier feche a porta!!!.
    Quanto ao assunto da Câmara de Arcos com a "fuga de informações"ou envio indevido de comunicados sob actos eleitorais,é negativo,mas Arcos é com os Arcuenses vamos é ver o que passa com a actual situação económica da nossa Câmara, aí sim deve-nod preocupar de certa maneira.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!