21 janeiro 2011

A culpa é da assessora

08-02-09_2206Receber uma nota de imprensa da Câmara de Arcos de Valdevez a dar conta da campanha eleitoral de Cavaco Silva é algo de impensável? Talvez não, porque na semana passada as redacções dos órgãos de comunicações da região receberam um email, do gabinete de imprensa da câmara arcuense, que falava disso mesmo, da campanha eleitoral do actual Presidente da República. A culpa? Costuma morrer solteira, mas desta vez calhou ser atribuída à “inexperiente” assessora de imprensa daquela câmara.

Foi “um erro da assessora de imprensa, que já assumiu responsabilidade total pelo acto e já pediu desculpa pelo mesmo”, esclarece o presidente da Câmara, o social-democrata Francisco Araújo, que vai mais longe e diz mesmo que aquela profissional “é nova” e saiu “há poucos dias dos bancos da universidade”. Assim mesmo, num quase atestado de incompetência passado pelo patrão à funcionária.

Até pode ter sido mesmo um “erro” da jovem assessora, mas o que é certo é que, não raras vezes, acontecem situações do género em vários municípios do país, onde muitas vezes se confunde o serviço da autarquia com as funções de campanha eleitoral. E se há algumas situações que conseguem passar mais ou menos despercebidas, como as inaugurações em vésperas de eleições e os famosos boletins municipais que, apesar de serem obrigados a permitir a participação da oposição, só trazem as fotografias com os elementos da maioria do executivo, outras há que são mais evidentes e muitas vezes resultam em queixas junto da Comissão Nacional de Eleições, como aconteceu agora em Arcos de Valdevez.

Em política, como noutras situações aliás, é preciso saber separar as águas e não basta ir assistir ao comício do candidato com o carro próprio em vez de levar o carro da câmara. É preciso também assegurar que a secretária ou o assessor ou outro funcionário camarário qualquer, que até podem participar também no comício, ali estão como cidadãos e não como funcionários municipais. E, assim sendo, no caso de Arcos de Valdevez é válido questionar se o erro foi a assessora ter enviado a referida nota de imprensa à comunicação social ou o facto de ter ido ao jantar-comício de Cavaco Silva investida do papel de assessora de imprensa da câmara? São os dois inadmissíveis, mas um deles pode não ser só dela!

3 comentários:

  1. Deixa lá... nos Arcos usam a câmara para campanhas. Em Coura usam-na para arranjar emprego para familiares e amigos.

    ResponderEliminar
  2. Até poderíamos admitir que se tratou de um erro, mas quem acompanhou e esteve presente no Jantar, dificilmente acreditaria nessa possibilidade.
    Chegou a ser confuso, se se tratava da campanha do Prof Cavaco Silva ou de qualquer outro acto da Câmara Municipal.
    Pessoalmente, pelo que pude presenciar, a aparelho do PSD terá perdido uma excelente oportunidade de mostrar alguma abertura aos cidadãos independentes.
    O que se passa em Arcos de Valdevez é semelhante a muitos outros locais do pais, os membros do aparelho do partido, são os mesmos que ocupam os lugares de destaque no governo do concelho, Juntas de Freguesia, Câmaras e Empresas Municipais, dai se ter instalado a confusão.
    Acredito que o panorama se alterara brevemente, não deveria ser permitido aos dirigentes partidários ocuparem em simultâneo lugares de governação qualquer que ela seja. “no jobs for the boys”.

    ResponderEliminar
  3. "Acredito que o panorama se alterara brevemente, não deveria ser permitido aos dirigentes partidários ocuparem em simultâneo lugares de governação qualquer que ela seja."

    Eu nao acredito!!!!!!
    Tanto faz serem se uma cor como de outra!!!A merda é a mesma só o cheiro é que é diferente!

    "Pessoalmente, pelo que pude presenciar, a aparelho do PSD terá perdido uma excelente oportunidade de mostrar alguma abertura aos cidadãos independentes."

    Tipico de um Sr° que anda atráz de um lugarzito seja em que partido for!!!E depois diz-se Independente!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!