16 junho 2011

Corno de Bico: ver, apreciar, desfrutar!

A paisagem protegida do Corno de Bico, em Paredes de Coura, num documentário a concurso no Festival Green Unplugged. Da autoria de Martin Dale, inglês que anda pelo nosso país há largos anos e que é também crítico de cinema. Dá sempre gosto ver a nossa terra assim retratada pelos olhos dos outros.

47 comentários:

  1. Excelente documentário, uma maravilha mesmo. É didto que Coura precisa, mais uma alavanca.
    Muitos parabéns ao realizador.

    ResponderEliminar
  2. Assim sim !!!! isto é que é fazer publicidade ao TURISMO DE QUALIDADE! Qual BTT no Corno de Bico qual Carapuça ....
    Aprendam.

    ResponderEliminar
  3. É verdade que o panograma da serra denomidada pelo "Corno de Bico" a sua paisagem é deslumbrante,agora é preciso perguntar a quem pediu a sua classifação, o que de bom ou mesmo diferente trouxe essa mesma classificação ao povo da freguesia???Restrições,claro...reparem o que fez o então autarca de Ponte de Lima com a classificação das Lagoas de Bertiandos,aí sim, pediu essa mesma classificação,mas de seguida vê-se obra,e eventos todos os meses com as obras de beneficiação e const. de parques,passeios caminhos e outros divertimentos que não chegaram a Coura!!!

    ResponderEliminar
  4. Ó Cunha !!!! mas é isso mesmo que numa zona protegida nao se quer !!!!! Uma zona protegida nao devia sequer ter la´ninguem !!! Ó homem vc nao entende mesmo....já sabemos que tráz problemas aos proprietários e residentes dessas zonas....mas é mesmo assim em todo o Mundo.....
    E acha mesmo que as lagoas de Bertiandos sao a mesma classificacao do Corno de bico !!!!

    ResponderEliminar
  5. Olhe caro anónimo,o que deve ser respeitado na zona do Corno de Bico, é a sua preservação,isso fizeram-no os nossos antepassados, com a continuidade de nós próprios,também sou detentor de diversas propriedades na zona,das quais pago IMI,sem qualquer rendimento proveniente das mesmas propriedades,de contrário, hoje nada existia,para essa preservação não foi necessário classificações.
    Entende que fazer todo o terreno com motas nessa àrea é conducente com essa defesa do meio ambiente ,pois verifique na agenda de Junho corrente,com os eventos que a Câmara publica para meu espanto lá consta BTT"Corno de Bico"!!!!.
    Diz que não devia ter lá ninguém,pura demagogia,é com os agricultores donos dos terrenos em primeiro lugar e visitantes e turistas que se dá vida a uma dita Àrea de paisagem protegida,de contrário para quê classificações?
    Ontem como hoje,digo-lhe com toda a minha sinceridade,não sei quais os interesses que enformou tal criação da àrea, o que sei e provo que nada de útil esta a.p. trouxe ao nosso povo,só problemas restrições no uso das suas propriedades,também sei que à pala da mesma a. p foram buscar à C.Europeia dinheiros que nada tem a ver com as populações inseridas na respectiva àrea!!!
    CEIAS,PORTAS DO CORNO DE BICO(na vila!!!)só nestas duas obras o custo irá ascender a cerca de UM MILHÃO DE CONTOS!!!,Resultado? ZERO,vamos ver a manutenção destes equipamentos!!!Quem vier at. que feche as portas....

    ResponderEliminar
  6. "o que deve ser respeitado na zona do Corno de Bico, é a sua preservação,isso fizeram-no os nossos antepassados,"

    Sim,fizeram concerteza!!mas eram outros tempos!!! era no tempo que se ia buscar tojo ao monte e até havia guerras por causa disso!!!!
    O monte estava limpinho, havia bastante gado a pastar nesses montes e nao havia tantos incêndios como agora!!!!Quem me diz a mim que nao sao os proprietários como o sr° que "limpam" os seus terrenos com Fogo!!!
    Agora com a criacao da Zona Protegida tudo está mais protegido ainda..o que nao quer dizer que nao haja alguns (como vc) que nao gostam.



    "Entende que fazer todo o terreno com motas nessa àrea é conducente com essa defesa do meio ambiente"

    Ó homenzinho onde vc viu isso????onde digo eu isso???
    E depois BTT nao tem nada a ver com motos!! mas sim com Bicicletas, o que de qualquer forma tb discordo.

    E quando falo em nao ter lá ninguem! nao estou a falar dos habitantes das freguesias que povoam a área!! mas sim de "turistas" que vao para lá fazer barulho, lixo, motocross, BTT e até piqueniques!!!!

    E olhe ! Diga-me o que quer dizer isto: "panograma da serra denomidada "

    ResponderEliminar
  7. e olhe que lhe diga caro Cunha, vc devia imformar-se mais um bocadinho sobre áreas protegidas,Biodiversidade e afins....é que os "LOBOS" agradecem nao ser incomodados no seu Habitat Natural

    ResponderEliminar
  8. Francamente caro Cunha.
    Preso por ter cão e preso por não o ter. Arrrrrrrre!!!
    Enquantgo não existia a paisagem protegida do Corno de Bico, os proprietários dos montes estavam a "cagar" (desculpem o termo), se o monte ardia, não ardia, se era preciso limpar ou não, se havia madeira para cortar ou não, etc etc.
    desde a sua implantação é que se lembraram dos beneficios que os montes traziam!!! dassssssssse. Oportunismo da treta.

    ResponderEliminar
  9. Panorama da serra denominada: o homem tá a fazer confusão com a Serra do Gerês, mesmo não sabendo onde isso se situa....hmmmmm

    ResponderEliminar
  10. Passa-se a vida toda a cuspir no prato que nos dá de comer (e não estou a falar de politica).

    ResponderEliminar
  11. Zona protegida ou área protegida, é isso mesmo, protegida... e protegida principalmente dos humanos, a maior ameaça do meio ambiente. Uma área protegida deve defender numa primeira abordagem, as espécies que compõe a fauna e a flora da região. Só em último caso é que se deve dar atenção aos visitantes. Nunca, mas nunca, se pode fazer duma área protegida um parque natural direccionado para o lazer das pessoas. São coisas distintas. Neste caso deve-se defender uma zona selvagem e intacta. Longe dos disparates dos humanos.

    ResponderEliminar
  12. Parece e nos estamos a entender caro marocas !!!!!
    Mas o Zé Cunha vai lá perceber certas coisas!!!
    E se querem um parque de lazer vao para a Sra. da Pena que é um belo local para fazer umas churrascadas e um belo sitio para dar umas voltas de bicicleta...e tem casas de banho , churrasqueiras à disposicao e caixotes do lixo!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. courense atento17 junho, 2011 16:12

    Faço das minhas palavras, as palavras do marocas.

    ResponderEliminar
  14. "Parece e nos estamos a entender caro marocas !!!!!"

    Já estava a estranhar o Lobo não afirmar hoje o que negou ontem...ó Sr Cunha, responder a este energume, é tempo perdido, o QI do Lobo, não preenche os minimos para poder ser considerado.

    ResponderEliminar
  15. "responder a este energume, é tempo perdido, o QI do Lobo, não preenche os minimos para poder ser considerado."

    E depois aparecem uns anónimos a falar desse mesmo LOBO !!!!!Porque será??? Será por causa do QI nao preencher os minimos!!!!Alguma coisa os faz falar tanto no LOBO!!!!
    Devo ser mesmo importante afinal para tanto falarem em mim !!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Mas o que quer dizer afinal "energume" ???
    Isto só existe no QI deste anónimo !!! Em mais nemhum lado!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Como o interveniente deve ser sempre o mesmo(farinha da mesmo saco),quero dizer-lhe que qualquer leigo e de boa fé,pode e deve compreender a troca de palavras que não devem ser tidas como erros ortográficos,então nas legendas dos roda pés das televisões aí sim, troca e falta de letras nos conteúdos e infelizmente erros. quando falei em panograma queria dizer panorama,vistas altas de paisagens,pois da serra do Corno de Bico até com o auxílio do minóculo instalda no posto de viga,pode ver o santuário do Sameiro de Braga,experimente.
    Também quando falo em BTT,quero lhe dizer com provas e fotos, que no corno de Bico fazem-se todo o terreno com motorizadas,motos e então bicicletas a pedal(estas muito poucas)devido ao plano acidentado dos acessos.Conheço bem a serra e parque do Gerês com todos os concelhos que do mesmo fazem parte.
    Não sou daqueles que só acordaram para o monte de Bico por interesses políticos e monetários,compreende!!!!
    Quanto à limpeza de monte com os famigerados incêndios,por favar,tenha tento na língua,se alguém defendeu dos incêndios esta zona fui eu próprio que na qualidade de presidente da Junta,travei a venda do único posto de vigia existente bem como recomendações ao governo da altura sobre forma mais fácil e mais económica de combater e prevenir os fogos florestais, ao tempo o secretário de Estado,Armando Vara, o que infelizmente nada resolvi,pois como todos sabemos há interesses envolvidos. Sei perfeitamente o que são àreas de paisagens protegidas,discuti as mesmas com o então secretário de Estado do Ambiente José Eduardo Martins, as mesmas,portanto, sobre isso estamos falados!!!
    a terminar,quero lhe dizer que foram os nossos antepassados,somos nós e amahã os nossos filhos e netos que defedram e defenderão o que nos pertence a bem do ambiente e dos nossos próprios interesses,infelizmente com a intervenão estatal tudo piorou caro senhor,mais incêndios,mais cortes de madeiras carvalhos e outras espécies,quanto a limpezas quer no público como nas propriedades privadas estão por fazer!!!!cada vez pior...

    ResponderEliminar
  18. Sr. José Cunha, por favor depois de escrever comentários e antes de os publicar corrija-os, "minóculo" ou binóculo, "favar" ou favor, não estou aqui armado em professor de português mas depois há comentários desnecessários.
    Este alerta serve para todos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu li os erros e compreendi o que o srjose cunha quis dizer bem hajam homens que defendam a natureza.

      Eliminar
  19. Bem ,se lermos o texto todo !!! Meu Deus caro Cunha !! tenha lá dó de nós e escreva devagar e faça uma correção ao fim....

    Qunto ao "minóculo" foi mesmo um erro!!!! ele queria dizer Monóculo,que é o que lá existe ou existia!!!já que
    "Binóculo"como palavra nao se usa no singular.....

    mas vamos ao que interessa:

    "quando falo em BTT"

    Caro Cunha BTT quer dizer Bicicletas Todo Terreno.. e do mal o menos pois estas sao muito menos barulhentas e nao poluentes.....

    ",tenha tento na língua"

    Isso devia ter o Sr° ...que fala demais ..e pouco diz....

    "se alguém defendeu dos incêndios esta zona fui eu próprio que na qualidade de presidente da Junta,"

    Só na qualidade de Presidente da Junta ???? e como cidadao e residente numa das freguesias da Zoana protegida??? Será que tb tinha outros interesses???

    " recomendações ao governo da altura sobre forma mais fácil e mais económica de combater e prevenir os fogos florestais,"

    E desde quando vc percebe alguma coisa de incêndios e modos de os Combater????


    " o que infelizmente nada resolvi"

    Era de esperar....

    " Sei perfeitamente o que são àreas de paisagens protegidas,"

    Sabe nada......tem que ler muito ainda.....sobre o assunto.


    ",mais incêndios,mais cortes de madeiras carvalhos e outras espécies,"

    E isso acontece pq pessoas como vc que estao contra a zona protegida,fazem tudo (até incendiar se calhar)para que aquilo nao funcione!!!

    " defedram e defenderão o que nos pertence a bem do ambiente e dos nossos próprios interesses,"


    O que vos pertence talvez defendam a favor dos Vossos próprios interesses!! e se defendessem bem,nem incêndios havia nos Vossos terrenos..... mas nao...continuam a arder !! talvez queiram um subsidio para limparem!!!!
    Olhe Cunha...vá ao Corno de Bico ver se me encontra....quanto mais nao seja ouvir a uivar....

    ResponderEliminar
  20. Pois é,como diz o velho ditado"vozes de b. não chegam ao céu",mas como não devo ficar silencioso perante tantas asneiras juntas,uma vez mais vou responder ao tal lobinho que por aí vai andando....
    1-Quanto a outros interesses de que diz, sinceramente não sei quais,explique?
    Nunca recebi subsídios mesmo de forma legal das minhas propriedades e muito menos de prejuizos ocasionados pelos diversos incêndios.
    Diz nada perceber sobre o combate aos incêndios,pois é, o que sei e tenho a minha opinião de que cada freguesia com as verbas mais do que reduzidas,podiam a tempo e horas, efectuar as limpezas e feitas pelos nossos agricultores e tratar de defender a prevenção dos fogos nos seus baldios e não só, quem nada percebe e nada tem a perder com os mesmos são determinados"parasitas" de café, que nunca trabalharam e nada tem a perder... explique quais são os meus interesses?Dar bitaites sobre os mais diversos assuntos que nada lhes dizem respeito é fácil.
    Falo demais e pouco digo, para si é uma realidade,mas felizmente ao longo da minha vida as coisas nunca foram nem são assim...
    Obra feita e nada de "conversa da treta"Diz estar contra a Àrea Protegida. ó senhor, deixe-se de conversas,estive e estou contra a maneira como a C.Municipal, agiu de forma autoritária sem primeiro ouvir os residentes sobre o eventual pedido de classificção da mesma àrea,disse e repito nada de bom trouxe esta classificação aos moradores da minha freguesia.
    Não tenho a menor dúvida,trouxeram um tal biólogo"encomendado" da Universidade do Minho a pretender vender a"banha da cobra",prometendo coisas e loisas aos residentes,tudo seria diferente para melhor com a criação desta àrea!!!
    Sou pessoa calma e sensata, nunca incentivei quem quer que fosse para demonstrar a sua indignação sobre este caso,como fiz no passado continuarei a defender aquilo que nos pertence e que os nossos antepassados nos legaram de forma tão protegida,olhe nas minhas propriedades ainda não procedi a corte de carvalheiras o que outros o fizeram de forma rasa e que estou contra esses cortes.Como vê a razão está e sempre esteve do meu lado.
    Quanto ao conselho que pretende dar, de o ir procurar à serra do Corno de Bico, por certo nem o lobo conhece a mesma serra,é lobo manso se algum dia lá fosse seria um desastre aparecer os tais lobos se é que ainda existem,tenho sérias dúvidas, logo o colega ibérico o matava,nada de riscos o lobinho esse dá-se melhor pelos sítios da vila,cafés e afins!!!


    o vê

    ResponderEliminar
  21. "Quanto a outros interesses de que diz, sinceramente não sei quais,explique?"

    O próprio fala neles!!! Entao o corte de madeiras indiscriminadamente nao é do vosso interesse??? e os incêndios??? nao é a melhor maneira de limpar sem custos para os proprietários ???

    "Nunca recebi subsídios mesmo de forma legal "

    E como vou eu saber ???
    Dizer que nao é fácil.....

    "as verbas mais do que reduzidas,podiam a tempo e horas, efectuar as limpezas e feitas pelos nossos agricultores e tratar de defender a prevenção dos fogos nos seus baldios"

    Mas quando lá esteve numca fez limpeZas!!!!! foi preferivel fazer tanques e tanquinhos para o povinho encher o olho!!! calcetar uns caminhos e pouco mais!!!
    Gastou o dinheiro nisso , nao nas limpezas do monte !!! Pq?? pq é claro que gastar dinheiro a cortar mato nao dá votos!!!

    "Obra feita e nada de "conversa da treta"

    gaba-te cesta que amanha vais à feira......

    "C.Municipal, agiu de forma autoritária sem primeiro ouvir os residentes sobre o eventual pedido de classificção da mesma àrea,"

    Sabe que há coisas que mais vale nao explicar ao "povo"; pois esse mesmo povo (vc incluído) nunca vai entender certas coisas...
    e se temos uma maioria na Câmara Municipal que lá foi posta por esse mesmo povo democraticamente ,foi para decidirem por eles (povo). O resto ,as opinioes de opinadores como vc ?? essas passam ao lado da caravana......

    "nunca incentivei quem quer que fosse para demonstrar a sua indignação sobre este caso,"

    Hummm a sério??? desconfio....

    "Como vê a razão está e sempre esteve do meu lado."

    Olha..este julga-se DEUS....omnipotente..a minha palavra é lei!!!!!
    Vá catar Lobos para o Corno de Bico...

    ",é lobo manso "

    Mas parece que incomoda muita gente........

    E realmente encontramo-nos muitas vezes pelos cafés da vila!!!
    E realmente este último texto que escreveu já melhorou um bocadinho!!!!!

    ResponderEliminar
  22. Caro amigo Cunha:de uma vez por todas deixe estas pessoas a escrever e dialogar para o boneco.
    É asustador ler as razões que a própria razão desconhece.
    Eles falam,falam e não dizem nada,apenas os blogues servem para consumir o ócio,nada tem que fazer,não gaste mais cera com "ruim defunto",sabe,ao contrário de si estes não dão a cara!!!! para insultarem quem quer que seja e que vão contra as suas convicções!!!!Pelo menos escrevam as iniciais dos nomes,é pedir pouco.

    ResponderEliminar
  23. As minhas estao aí !!!!

    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Z

    ResponderEliminar
  24. "Eles falam,falam e não dizem nada"

    É por isso que tanta gente se preocupa em vir aqui escrever tb ,para dizer que nao escreve nada....

    "Pelo menos escrevam as iniciais dos nomes,é pedir pouco."

    E o que quer com as iniciais ??? Votar-se a adivinhar os nomes dos anónimos?? o que interessam as iniciais?? Uma vez vou ser DF outra vou ser JC !!!! Onde leva isso?? Prefiro entao usar pseudónimo !!! Já fui Tintol !!! Agora sou LOBO ,mas há quem me chame Lobinho ou lobito !!! é como quiser cara(a) anónimo(a) ARS !!!!

    ARS= associacao recreativa social....de bico......

    ResponderEliminar
  25. Este lobinho às vezes até tem piada.Domina o blogue como ningém.Até parece que foi contratado pelo E.Bastos,para fazer render o peixe ou então trabalha na camara ou coisa parecida.Como estamos no Verão,aconselho-te a ires de férias para a serra da Peneda.Lá arranjas uma lobita jeitosa,fazes TRUK;TRUK,ai?'!ai!e quando regressares ao povoado tu vais ver que a tua cabeça estará mais limpa,mais leve,e as tuas ideias serão mais brilhantes que as do falecido Socrates.Até o blogue ficará mais interessante sem o teu contibuto. Será ??????!!!!!!!!!!!!!! Eu já fiz o mesmo e senti-me melhor.Boas férias.

    ResponderEliminar
  26. ".Até parece que foi contratado pelo E.Bastos,para fazer render o peixe ou então trabalha na camara ou coisa parecida."

    Nem fui contratado pelo Sr°Bastos ,nem trabalho na Camara !!!!

    "Como estamos no Verão,""

    Ai estamos??? Olhe nao tinha dado por ela...

    " aconselho-te a ires de férias para a serra da Peneda."

    Nao, no Verao desco do Corno de Bico para o Povoado de Paredes ...ai gosto tanto do Verao no povoado!!!!é só lobitas novitas e bonitas....

    "fazes TRUK;TRUK"

    Vê-se logo que nao percebe nada de LOBOS!!! Entao nao sabe que os Lobos só fazem Truk truk com a sua fêmea de sempre!!!Sao fieis !!! E logo eu que sou Alfa!!! Sabe o que é ser ALFA na alcateia nao sabe???

    " a tua cabeça estará mais limpa,mais leve,e as tuas ideias serão mais brilhantes "

    Boa tentativa de me afastar dos Blogues!!!! Mas nao vai resultar...
    álem disso a minha cabeca está sempre leve e com ideias brilhantes!!!!!!!

    "Até o blogue ficará mais interessante sem o teu contibuto."

    Só uma opiniao sua ...irrelevante essa opiniao....

    " Eu já fiz o mesmo e senti-me melhor."

    Se, se sentiu melhor !!! deixe-se continuar a nao aparecer por aqui..já que nimguem lhe pediu a opiniao......

    ResponderEliminar
  27. Oh lobo !! - pela maneira como reages,vejo que não gostas de ser picado.Não leves tudo tão a sério,descontrai-te!!!esta vida são 2 dias.Lá por perderes as eleições em 5 de Junho,não é motivo para ficares tão crispado.Já é passado.Olha que eu até te admiro.Estás sempre bem informado e com resposta pronta.Aviso-te que de vez em quando vou aparecer por aqui,com a minha opinião.Bendita democracia.Já agora podes tratar -me por tu-somos da mesma idade-.Fico sem saber o que é um lobo ALFA.

    ResponderEliminar
  28. "Lá por perderes as eleições em 5 de Junho,não é motivo para ficares tão crispado."

    Eu nunca perdi eleicoes nenhumas!!! Nunca fui candidato a nada!! Nem vou ser....e nao tenho partido.....por isso....

    "Olha que eu até te admiro."

    Obrigado pela consideracao..mas nao sou digno....

    ".Estás sempre bem informado e com resposta pronta."

    tento estar bem informado . e como gosto de blogues .....

    ".Aviso-te que de vez em quando vou aparecer por aqui,com a minha opinião"

    E faz muito bem...o blogue é pra já ainda público...e opinioes sao sempre bem vindas..

    "Já agora podes tratar -me por tu-somos da mesma idade-"

    Nao costumo tratar por tu quem nao conheco!!! E se somos da mesma idade ou nao!! quem o sabe!!!

    Um LOBO ALFA nao existe...existe sim um casal ALFA ...o que é diferente.....

    Casal Alfa
    Macho Alfa

    O macho alfa é líder de grupo. Não deixa sua autoridade ser comparada, nem questionada. Sua auto-estima não precisa mais da aprovação de outros para se manter. A sua autoconfiança é sua autoconfiança, faz o possível para mantê-la - nem sempre consegue, mas o que já conseguiu não perde. Não é emocionalmente dependente, faz o possível para não ser isso, pois é o sinal de chateação, pieguices e fraqueza. Não olha o mundo com ingenuidade. Estabelece seu próprio ritmo de vida, deliberando sobre cada ação. A melhor companhia para um macho alfa é uma fêmea alfa, é a única que se encontra a sua altura.


    Fêmea Alfa

    Fêmea Alfa é líder de grupo. A fêmea alfa não considera a clássica tríade de qualidades - beleza, amabilidade, prontidão em servir – ao contrário ela não se constrange ao quebrar esse ou qualquer outro estereótipo, faz de tudo para não se ligar a outras mulheres subservientes. Sem medo, choca, prova ser capaz, e quanto menos ajuda masculina, melhor. É inteligente, doma a vida, se cuida. Não admite fraqueza, dispensa quem não consegue acompanhá-la. Não cede, intimida pelo olhar. Tem gostos difíceis, não cede fácil. A melhor companhia para uma fêmea alfa é um macho alfa, é o único que se encontra a sua altura.


    Casal Alfa

    Os Alfas andam em dupla: macho e fêmea. O casal alfa tem maior liberdade social - fazem e não estão nem ai para o que pensam deles. O casal alfa faz o que quer - bancam satisfazer suas vontades, assumem suas escolhas, pagam todos os preços. Tem maior controle sobre os recursos, ou seja, se viram, dão um jeito, sobrevivem, se mantém. Conseguem se adaptar ao ambiente e transformá-lo a seu favor. Os alfas se sustentam. O casal alfa não é submisso a nenhum outro membro do grupo. O relacionamento tem grandes chances de dar certo se cada um se mantiver em seus papéis: um de macho e a outra de fêmea.

    E nao tem nada a ver com os casais Alfa da Espécie LUPUS_LUPUS.........

    ResponderEliminar
  29. os lobos são animais que são muito parecidos com os homens.
    Mas são muito superiores a nós pq a
    sua organização é fantástica,
    um lobo vive pró grupo; sabe que um depende do outro pra sobreviver do lobo alfa ao lobo omega
    eles se respeitam
    e respeitam o ciclo natural da vida,
    eles observam sua caça durante semanas!
    até mêses!
    a ponto de quase morrer de fome
    eles observam o ponto fraco de seus adverssários ,
    e atacam na hora certa com muita precisão!!!
    traçam uma estratégia e cumprem-na ;
    cada um sabe a sua função
    e todos estão aptos a assumir a liderança a qualquer momento
    o olhar de um lobo
    consegue prever o passo seguinte do seu adverssário !!!
    é o animal mais estrategista do reino animal;
    mas isso não é o mais interessante
    o mais interessante é a organização que eles vem aprimorando ao longo dos séculos
    a hierarquia entre eles é muito rígida
    e eles visam o ensinamento
    prós mais jovens !!
    desde pequeno o filhote
    aprende a ser um lobo alfa
    um lider,
    e eles sabem que a formação daquele filhote
    é o futuro do grupo

    pretendo ser um LOBO
    aprendi muito com eles
    e acho q se todos tivessem essa organização e essa visão
    o mundo estaria muito melhor do que é hj
    perder essa visão de superioridade
    a tudo
    é o primeiro passo
    a gente tem que se adaptar com o ciclo da vida
    não o ciclo de vida que deve se adaptar à gente
    ensinamentos que vou levar pro resto da vida

    ResponderEliminar
  30. Obrigado pela explicação Lobo Alfa.GOSTEI.

    ResponderEliminar
  31. e se quiser e tiver interesse em aprender mais um bocadinho!!!!No fundo somos animais muito interessantes!!! pena é sermos tao perseguidos!!!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo

    ResponderEliminar
  32. Em 23.6.pelas 12.12,para sua informação vou de forma sucinta responder`as suas dúvidas
    Que democrata é v. ao ter o desplante em dizer que há coisas que o melhor é não explicar ao povo,isto referindo-se à crição da Àrea Protegida,enfim não há comentário a fazer!!! pergunta o que fiz enquanto presidente de Junta no combate aos incêndios,fiz o que me foi possível,limpezas e outros trabalhos. também mandei fazer os tais tanquinhos para encher o olho?Não,todas as obras que mandei fazer foram as necessárias para melhorar a qualidade de vida do povo que me elegeu,obras de carácter social e muitas outras que indico ...Tanques,fontanários, explorações de águas, abertura,alargamentos e pavimentações de caminhos, const.sede de junta,ampliação do cemitério, construção de postos de leite, const.de polidesportivo, construção de sede de Junta,compra de propriedades tais como Casa Florestal,campo polidesportivo e tantas outras obras!!!
    Quanto à limpeza de propriedades quero lhe dizer que sempre mandei efectuar as limpezas possíveis e com os recursos que tinha,e ainda no caso pessoal,há dias, mandei limpar uma propriedade na freguesia de Ferreira, sem que
    alguém me tivesse chamado a atenção!!!Custos elevados,mas...
    Não sou DEUS omnipotente nem coisa que se compare, o que sou e tenho orgulho de ser é pessoa respeitador sério,honesto e objectivo em tudo o que faço,escrevo e comento,quer nos jornais como nos foruns rádiofónicos que de vez enquando participo. Não sou demagogo,lunático ou vaidoso,sim trabalhador o quanto baste,amigo de ajudar os outros,sempre homem de acção nunca baixando os braços deixando vencer pela calúnia e mentira ou demagogia barata, como respeito os outros exijo igual tratamento, é tudo.
    A terminar quero lhe dizer que nunca mas nunca mesmo recebi qualquer subsídio sejam eles de animais que tive e continuo a ter,propriedades de que sou titular e até nunca aproveitei esses subsídios de forma legal bem como reconstruí a minha habitação sem necessidade de recorrer aos fundos comunitários,casa de turismo rural ou de habitação, na verdade esta é bastante parecida com essas grandes obras e casas,mas ficou por aqui, o que outros da freguesia e não só o fizeram e muito bem. Como vê todos iguais e todos diferentes, não sou rico, vivo da minha reforma de trinta e tal anos de serviço público,não paro, sempre vou mexendo até por causa da saúde e temperamento.

    ResponderEliminar
  33. Ó cunha para candidatura a Nobel não está mal!
    Bico tem perdido uma sumidade!

    ResponderEliminar
  34. "Que democrata é v. ao ter o desplante em dizer que há coisas que o melhor é não explicar ao povo,"

    Será que o Povo sabe o que é a Democracia?? Vc sabe??? E há coisas que sao confusas de mais para o cidadao comum, só por isso afirmo tal coisa!`´e que muita gente nao percebe !! Tal com vc !!!!

    "fiz o que me foi possível,limpezas e outros trabalhos."

    concerteza à volta das suas propriedades!!!!!!

    "todas as obras que mandei fazer foram as necessárias para melhorar a qualidade de vida do povo que me elegeu,"

    E acha que fazer tanques melhora ??? é ver o ror de mulheres que passam o dia nos tanques!!!!!!! Eu nao vejo nemhuma.....e já sabemos que tb se gaba muito e que foi um Presidente assim e tal e coiso e que fez e deixou de fazer e que agora é que vai ser...blá blá bla´....

    "mandei limpar uma propriedade na freguesia de Ferreira, sem que
    alguém me tivesse chamado a atenção!!"

    E era preciso chamar a atencao??
    Tá de velho?? entao toca a trabalha-la !! que é o que vc precisa !!! Mais trabalho e menos cocar o rabo pelas cadeiras da Vila!!!!

    "Não sou DEUS omnipotente nem coisa que se compare, o que sou e tenho orgulho de ser é pessoa respeitador sério,honesto e objectivo em tudo o que faço,escrevo e comento,quer nos jornais como nos foruns rádiofónicos que de vez enquando participo. Não sou demagogo,lunático ou vaidoso,sim trabalhador o quanto baste,amigo de ajudar os outros,sempre homem de acção nunca baixando os braços deixando vencer pela calúnia e mentira ou demagogia barata"

    Presuncao e água benta cada um toma a que quer!!!!!!!E quanta presuncao aqui vai... tenha dó de si e seja mais modesto!! vc é mas é um Parolo!!

    "vivo da minha reforma de trinta e tal anos de serviço público"

    Eu logo vi que ele tinha sido funcionário público!!!!
    E quantas vezes por dia ia ao café tomar qualquer coisa???
    E quando acontecia alguma coisa de anormal na Vila e vc passava o dia na Varanda a ver???( refiro-me a uma cena de um Sr° que enlouqueceu e passou a noite a berrar e a deitar as mobilias para a Rua, e durante a manha os bombeiros e a GNR tentaram agarrar esse sr° !! e os funcionários da Caixa de previdência passaram, a mnaha na varanda a ver o espectaculo)

    "sempre vou mexendo até por causa da saúde e temperamento."

    Ora entao dedique-se à agricultura e aos animaizinhos . pq na escrita e na gabarolice ....já temos homem....

    ResponderEliminar
  35. "Bico tem perdido uma sumidade!"

    Se o Zé Cunha nao tivesse sido presidente da Junta , Bico nao existia!!!! Ahhh mais o Padre Moreira!!!

    ResponderEliminar
  36. Bico é muito mais importante que todos os lobos e Cunhas juntos.
    No entanto ficou muito melhor com a obra e trabalho que o Cunha fez em prol daquela população,entendido,a freguesia é composta por gente séria de vergonha e de trabalho.
    Não quero falar de pessoas que nada tem a ver com estes nossos diálogos.
    Sem aceitar conselhos de quem nunca fez nada na vida...,faço o que quero e gosto,não sou agricultor nem nunca o fui,mas sim proprietário de diversas propriedades quer sejam urbanas como rústicas.
    Fala na varanda da Casa do Povo,não sei de que varanda me fala pois que saiba aquele edifício não possuí varandas!!!será da varanda dos Paços do Concelho a que se quer referir???Não sei a que episódio se refere!!! desconheço totalmente e não acredito que os funcinários daquele serviço se prestassem a estar meio dia a presenciar assuntos que em nada lhes dizia respeito!!!
    Quanto a correcção de textos também o aconselho a rever as suas provas!!! Quanto ao visitar de forma frequente o café,sou livre de frequentar os estabelecimentos que muito bem entender,mas desde já lhe digo que não sou assíduo frequentador desses estabelecimentos,tenho afazeres que me não deixam passar diáriamente pelos mesmos, há outros que apenas dormem e frequentam os cafés no seu dia a dia,será o seu caso???Ninguém tem nada a ver com isso,cada qual faz o que melhor entende!!!(a privada deve ser sagrada e respeitada.

    ResponderEliminar
  37. O lobo não pode ler o contraditório não sei que bicho lhe mordeu em 5 de Junho, que ficou com semelhante azia ou mesmo gastrite intestinal, que lhe custa a passar.
    Vã dar uma volta que por certo tudo se resolverá...

    ResponderEliminar
  38. ",a freguesia é composta por gente séria de vergonha e de trabalho."

    Nem todos caro Cunha...nem todos.....

    "Não quero falar de pessoas que nada tem a ver com estes nossos diálogos."

    ??????????????????? !!!!!!!!!!!

    "não sou agricultor nem nunca o fui,"

    E que mal tinha se fosse?? é alguma vergonha ser lavrador???
    Ahhhhh já sei prefere ser "Proprietário"" !!!! é mais "chique" !!! antigamente os grandes lavradores e senhores da terra é que eram proprietários!!!!os que tinham caseiros e jornaleiros por conta!!!

    "Fala na varanda da Casa do Povo,não sei de que varanda me fala pois que saiba aquele edifício não possuí varandas!!!"

    Chame-lhe o que quiser!!! Varanda ,varandim ou palco!!Nas traseiras tem um pátio ao nivel do 1° andar, onde o Sr° passou a manha a ver o espectáculo !!!

    "Não sei a que episódio se refere"

    Ai nao caro Cunha!!!!! veja lá que até foi o Sr° que o relatou num jornal da época!!!!!!!! procure procure´que tá lá..... veja lá se nao escreveu sobre um Sr° que enlouqueceu numa das casas ao lado da Seguranca social e que toda a noite desfez a mobilia e a deitou para a rua e veio a GNR e os Bombeiros, e isto durou toda a manha !!! E vc e os seus colegas tiveram sim toda a manha a ver o espectáculo em cima desse pátio nas traseiras do Seguranca social!!! Cunha !!! eu estava lá !!! e VI com os meus olhinhos .

    "Quanto ao visitar de forma frequente o café,sou livre de frequentar os estabelecimentos que muito bem entender"

    E quem diz o contrário???? só digo que vc quando era funcionário público fazia como fazem quase todos!!! Todas as manhas is tomar o seu cafézinho em horário de trabalho !! às vezes mais do que uma vez!!! olhe que eu via..... nao diga que nao!!! pq ainda hoje o fazem...é um costume.....

    " há outros que apenas dormem e frequentam os cafés no seu dia a dia,será o seu caso??"

    Para quem nao tem mais nada que fazer!!! nada como apreciar os outros....e assim saber tanto da vida deles!!!! como por exemplo saber exactamente quem sao os funcionários públicos que nas horas de trabalho vao ao café!!!!!

    ResponderEliminar
  39. "O lobo não pode ler o contraditório não sei que bicho lhe mordeu em 5 de Junho, que ficou com semelhante azia ou mesmo gastrite intestinal,"

    Ó homenzinho!! numca o LOBO vai ficar com azia ou mesmo gastrite !!! Sabe pq??? eu digo-lhe.
    Ganhe quem ganhar as eleicoes em Portugal,eu , O LOBO vou sempre viver bem melhor que muitos,pq a mim tanto me faz viver com uns como com outros!!!! Até já vivi com Salazar e Marcelo Caetano !! A mim nao me aquece nem arrefece....vivo exactamente igual com uns e com outros!!! socialistas ..comunistas ou extremistas...

    ResponderEliminar
  40. Onde digo traseiras da Seguranca social,quero dizer um pátio ao nível do 1° andar que dá sim para a frente(rua) desse prédio onde funciona a seguranca social-...

    ResponderEliminar
  41. Estas mentiras pegadas não merecem resposta, vá de imediato, dar banho ao cão.....posso testemunhar todas essas inverdades que o lobo profere....conheço pessoalmente e trabalhei anos e com muita honra com o Cunha,funcionário sabedor, exemplar,honesto,trabalhador sempre com vontade de servir o público,não estou aqui a passar a mão pelo lombo de quem quer que seja,digo a verdade verdadinha,com pessoas destas a função pública sai dignificada,foi pena que o mesmo, cedo tivesse optado pela situação de reforma.Pergunte aos milhares de utentes que foram atendidos pelo mesmo no balcão da Seg. Social, s sua válida opinião, com aquela urbanidade e atenção e competência de sempre,Bem haja Cunha,saúde e muitos anos de vida.

    ResponderEliminar
  42. "Estas mentiras pegadas não merecem resposta, vá de imediato, dar banho ao cão.....posso testemunhar todas essas inverdades que o lobo profere....conheço pessoalmente e trabalhei anos e com muita honra com o Cunha,funcionário sabedor, "

    Quais mentiras?????
    Dar banho ao cao ??outra vez!!! dou todas as semanas...
    Vc é uma testemunha falsa!!! Comprada. Deve ser como aqueles que antigamente estavam às portas dos tribunais para serem testemunhas sabiam lá eles de quê!!!! mas iam lá e diziam diante do Juiz : Eu vi.
    É que eu tb vi.E tenho testemunhas.....

    "com muita honra com o Cunha,funcionário sabedor, exemplar,honesto,trabalhador sempre com vontade de servir o público,"

    Há quem diga o contrário......

    "não estou aqui a passar a mão pelo lombo de quem quer que seja,"

    Ao LOBO nao passa de certeza!!!!

    "Pergunte aos milhares de utentes que foram atendidos pelo mesmo no balcão da Seg. Social,"

    Eu fui um deles........

    ResponderEliminar
  43. "Estas mentiras pegadas não merecem resposta, vá de imediato, dar banho ao cão.....posso testemunhar todas essas inverdades que o lobo profere....conheço pessoalmente e trabalhei anos e com muita honra com o Cunha,funcionário sabedor, "

    Quais mentiras?????
    Dar banho ao cao ??outra vez!!! dou todas as semanas...
    Vc é uma testemunha falsa!!! Comprada. Deve ser como aqueles que antigamente estavam às portas dos tribunais para serem testemunhas sabiam lá eles de quê!!!! mas iam lá e diziam diante do Juiz : Eu vi.
    É que eu tb vi.E tenho testemunhas.....

    "com muita honra com o Cunha,funcionário sabedor, exemplar,honesto,trabalhador sempre com vontade de servir o público,"

    Há quem diga o contrário......

    "não estou aqui a passar a mão pelo lombo de quem quer que seja,"

    Ao LOBO nao passa de certeza!!!!

    "Pergunte aos milhares de utentes que foram atendidos pelo mesmo no balcão da Seg. Social,"

    Eu fui um deles........

    ResponderEliminar
  44. Amigo e ex colega de serviço, foi com todo o gosto e surpresa ao leres também os blogues courenses, li com satisfação, as tuas referências sobre a minha pessoa, os anos foram muitos que nos ligaram à função pública.Tudo o que fiz foi a minha obrigação de quem está a ser pago para atender o público e fiscalização, não tenho um único caso em que tenha dúvida sobre esta ou aquela menos atenção para a ou b.
    Quer tu com todos os colegas de serviço,uns já reformados outros ainda no activo,são prova provada do que dizes.
    Os superiores também reconheceram tal dedicação com as classificações de serviço máximas.
    Já na prestação do serviço militarcomo escriturário/amanuense,onde prestei serviço,também foi reconhecido por louvor público da dedicação à causa.estamos falados lobo,guarda e embrulha!!!!

    ResponderEliminar
  45. "estamos falados lobo,guarda e embrulha!!!!
    "

    A diferenca entre nós é que eu nao venho para os Blogues GABAR-ME do que fui , do que fiz , e do que sou!!!! Ao contrário do Zézinho que gosta de vangloriar-se do que é e do que fez!!!!

    Quem me diz a mim que os seus "amigos" que para aqui vêm dizer bem de si nao sao a mesma pessoa que o Zé Cunha!!!!!
    É que eles assinam de anónimos ou com iniciais!!!!!!!
    Se eu quiser fazer isso tb posso!!!!

    Quer ver:

    O lobo é o maior gozao que apareceu pelo corno de bico e pela freguesia de bico.leva o venancinho e o zé cunha aos arames e eles ficam todos f... por o lobo dizer os podres de cada um deles . acuasam-no de malabarismos ., mas os malabaristas sao eles
    Um colega do lobo de Ha´muitos anos e que comeu muitas lobitas no corno de bico.Cumprimentos Zé cunha do teu amigo
    A.P.B.

    ResponderEliminar
  46. Olhem que o Homenzinho é mesmo uma sumidade, como dizia à tempos um comentador!!!!
    Olhem que ele foi escriturário/amanuense!!!!! Cuidadinho...isto é ser qualquer coisinha!!!! E logo na tropinha.. respeitinho pá...cuidadinho com o homem.
    Pena foi nao ter chegado a primeiro-ofical escriturário!!!

    primeiro-oficial | s. m.

    Empregado superior aos amanuenses, mas inferior ao chefe....

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!