18 agosto 2011

Gordurinhas

CIMG0736Interessante esta infografia do Jornal de Negócios que nos dá conta do peso que cada câmara municipal representa em função da população de que é responsável. E se há municípios em que o número de funcionários por cada mil habitantes é bastante elevado, outros há em que esse valor está muito abaixo da média nacional, de 19,5 funcionários por cada mil habitantes. Veja-se, por exemplo, o caso de Esposende, aqui bem perto, em que apenas existem 4,8 funcionários por cada mil habitantes.

Também no Alto Minho há situações díspares. Paredes de Coura, por exemplo, está ligeiramente abaixo da média, com 18,5 funcionários, mas há quem consiga melhores valores, casos de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e, campeã no distrito, Viana do Castelo. Mas há também quem, como Melgaço, apresente uma média de 34,5 funcionários por mil habitantes, muito superior à media nacional e às restantes câmaras do Alto Minho.

Olhando para os números do país, não deixa de ser curioso verificar que é nos concelhos do interior que se apresentam os valores mais elevados, ou seja é no interior que estão os municípios onde o número de funcionários é maior relativamente ao total da população do concelho. Uma realidade que só vem ilustrar a dificuldade de atrair investimento privado para essas zonas, o que leva a que, em muitos casos, a câmara municipal seja o maior empregador desses municípios, com todas as desvantagens que isso pode acarretar.

Resta dizer que na contabilidade do Jornal de Negócios não é claro se foram ali incluídos os funcionários das muitas empresas municipais que se multiplicaram nos últimos anos. É que, muitas vezes, a câmara até pode ter poucos funcionários… mas muitas empresas por onde os repartiu.

2 comentários:

  1. Mas Melgaço tem empregar muita gente

    ResponderEliminar
  2. Sem margem para dúvidas,os municípios do interior são os maiores empregadores dos seus concelhos.
    Não é novidade para ninguém que os autarcas desses concelhos são eleitos e reeleitos com a maior das facilidades com os votos dos seus empregados e familiares!!!
    Coura para a área e número de habitantes que possuí, não foge á regra,muitos empregados, técnicos chefias,vereadores,administrativos,secretárias operários qualificados e não qualif. e chefes de gabinete de serviços e outros que tais,
    para a dimensão do concelho.
    Com a reforma que o governo tem na mente,de certeza que os quadros vão ter de serem reduzidos, em dois mil e tantos eleitos há cerca de três mil chefias!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!