20 outubro 2011

Coura sem TDT… esquece-se da fibra óptica (2)

Depois do post publicado ontem à noite, houve quem me lembrasse que os responsáveis parecem ter-se esquecido da rede de fibra óptica de nove milhões de euros que repousa sob o solo dos cinco concelhos da antiga associação de municípios do Vale do Minho, mas que também eu me teria esquecido de um aspecto muito importante em toda esta problemática em torno do esquecimento de Paredes de Coura no mapa da TDT por via terrestre. É que, não faz qualquer sentido Paredes de Coura ficar numa zona de captação reduzida quando no nosso concelho existe um retransmissor de televisão, instalado no Monte da Pena.

Um retransmissor que, de acordo com os planos da ANACOM, será apagado em Abril do próximo ano, não estando prevista agora, mas já esteve, a sua substituição por um outro retransmissor dedicado à difusão da TDT por via terrestre. Ou seja, de um dia para o outro vamos passar da condição de termos um retransmissor mesmo à porta de casa, para não termos qualquer hipótese de ver os quatro canais que serão distribuídos em sinal aberto. A não ser, claro está, que se opte pela TDT via satélite, solução que não o é, quer por comportar custos mais elevados que os normais descodificadores que podem ser utilizados em qualquer televisão das mais antigas, quer por limitar a dois aparelhos por casa a recepção do novo sinal de televisão, limitação essa imposta pela capacidade do serviço de recepção via satélite.

Resumindo, passamos de vizinhos da televisão num dia, para esquecidos da televisão no outro. Com sorte, tal situação dará no noticiário, mas o mais certo é que não consigamos ver televisão nessa altura. Pior ainda, é que mesmo sem ter direito a receber o sinal da TDT por via terrestre como a maior parte do território nacional, vamos ter de continuar a suportar na conta da electricidade a taxa dedicada ao audiovisual, quer o tenhamos, quer não o possamos ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!