14 dezembro 2011

Menos 70 mil euros para o Festival

Depois daquilo que o jornal Público considera de “duras” negociações, eis que são conhecidos os valores do apoio que a Câmara Municipal de Paredes de Coura vai atribuir à organização do Festival em 2012. No total estamos a falar de um corte de pouco mais de um quarto do valor que era habitualmente financiado pela autarquia.

Na prática, explica a notícia, a Câmara vai continuar a atribuir à Ritmos o apoio financeiro de 100 mil euros, estabelecido há já vários anos. O corte dá-se na noutra verba, aquela que é praticamente desconhecida e que se prende com o apoio logístico que o município presta aos organizadores do Festival de Paredes de Coura. Uma verba que, adianta o referido jornal, se situava na ordem dos 150 mil euros e que inclui “a montagem dos parques de campismo e todas as infra-estruturas de apoio ao certame musical”. No próximo ano, contudo, o apoio da autarquia nesta área vai ser reduzido em 70 mil euros, a que não deve ser alheia a recente política de corte nas horas extraordinárias para minimizar as despesas com pessoal.

Um corte que, admite João Carvalho, da Ritmos, “vai tornar a realização do Festival muito mais difícil”. Mas, ainda assim, está garantida a sua realização, com data já marcada para o período de 13 a 16 de Agosto, logo a seguir às festas concelhias.

62 comentários:

  1. Os cães ladram...a caravana passa.
    Isto será algum corte?
    Não brinquem.

    ResponderEliminar
  2. Isto é o que se chama querer tapar o Sol com a peneira ou tentar fazer dos Courenses parvos !!! O apoio logistico dado pela Camara ao festival neste momento resume-se praticamente à mão de obra .!!É importante este trabalho e concerteza vão continuar a fazer o mesmo serviço,contudo o valor que lhe foi atribuído de 150.000,OO está muito exagerado.!O ideal seria cortar no subsidio que dão em dinheiro.!! No entanto este evento merece o nosso apoio e o da autarquia.!!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite
    O assunto ainda não foi discutido na Câmara.
    Na minha opinião,quando se apaga a Iluminação Pública no Concelho, só pode acontecer em último recurso.
    para mim, antes do corte da Iluminação Pública está a redução para Um no número de Vereadores a tempo inteiro. Ainda antes daquele corte está o corte no apoio às Comédias do Minho. Mesmo antes do corte da Luz está a componente financeira do apoio ao festival. refira-se que a componente financeira é menor que a componente de na estruturação do mesmo.
    O assunto, como disse, ainda não foi discutido em reunião de Câmara, mas o PS pode decidir tal asneira.
    José Augusto Caldas

    ResponderEliminar
  4. Ui,ui. Vais ter o Joaozinho Carvalho à perna, com a boa comunicação social que le tem, estás frito.
    Olha que ele é mau e chiquinho esperto.

    ResponderEliminar
  5. Bem bem, era o José Augusto aprender a escrever...

    ResponderEliminar
  6. Farsa, num único acto.
    Eis a razão, porque sempre defendi que se devia quantificar o valor equivalente ao apoio logístico. Em tantos anos, ninguém quis saber disto para nada, incluindo os Vereadores do PSD. Ficamos a saber que o apoio ao festival nem era de 100.000€, mas sim de 250.000€ (claro que não acredito), mas é isto que o executivo diz…pouca vergonha.
    Era simples e esperado que isto iria acontecer, não entendo as dúvidas do José Augusto, sobre se o PS vai ou não cometer tal asneira, e estranho (ou talvez não) que relativamente ao orçamento, se tenham abstido, agora não com o argumento do interesse do concelho, mas sim porque o PS não inscreveu a rubrica da venda da rede em baixa das águas e saneamento.
    O executivo não é composto por cordeiros, mas sim por Lobos vestidos de cordeiros, e continua a prevalecer o trafico de influências.
    Note-se que sou favorável ao apoio ao festival, mas não da forma como tem sido feito, sem se saber exactamente quanto, e sem definição clara das contrapartidas.
    Então o assessor, iria deixar que o orçamento do festival diminui-se???? Só um ingénuo é que acreditaria nisto.

    ResponderEliminar
  7. Pró ulimo comentador:
    1- Pelo que se ouve tenho algumas duvidas que o assessor conte;
    2 - "Note-se que sou favorável ao apoio ao festival, mas não da forma como tem sido feito, sem se saber exactamente quanto, e sem definição clara das contrapartidas."
    Ora avança lá com idieas concretas. Eu até assinaria por baixo, não sei é como?

    ResponderEliminar
  8. Gosto do festival, embora nunca lá tenha ido, mas a projecção e riqueza que trás a paredes de Coura é inquestionável. Acredito nas dificuldades que argumentam os organizadores,fazer algo com aquela dimensão não deve ser fácil.Força Festival força Paredes de Coura!

    ResponderEliminar
  9. É isso mesmo força festival e mai nada

    ResponderEliminar
  10. Estes (a nón imos) tresandam a aparelho/sistema...

    ResponderEliminar
  11. O que diz que nunca lá parece muito bem informado!
    Porque será?
    Não me digas que é do Guaraná!!!!

    ResponderEliminar
  12. O Festival não tem partido político, é de Coura e ponto final. Avante com o Festival.

    ResponderEliminar
  13. E este Zé Augusto nunca mais aprende a licao!!!! Zézinho dedica-te às criancinhas!!!É um favor que fazes a Coura!!! Olha que o Engenheiro Joao acaba por ser mais inteligente do que tu!!!

    ResponderEliminar
  14. Final, por fim o gasto apenas de 180mil euros, num evento no qual temos que pagar mesmo sendo Courense, pois o comércio está salvo, os parques não vão dar prejuízo, o melhor por Coura, pois sim.
    Afinação de contas:
    Onde vão ser mesmo cortados esses 70mil euros, no acampamento, queres ver pagavam renda, ou será no aluguer de wc e chuveiros, do Palco, da vedação, ou dos contentores, dos seguranças, ou afinal nunca se vai saber exactamente onde pois nunca se soube quanto se gasta nisto tudo, dizem 150mil, pois sim.......

    ResponderEliminar
  15. Na alcateia que lambe o LOBO MOR da nossa camara tambem não faltam por lá muitos Zezinhos(uns tristes lobos esfomeados),que se fartam de lutar por um tachinho.Coitados !! andam cheios de fome que até com uns ossinhos já ficam satisfeitos.Tem que ir para a bicha,porque são sete lobos para um osso.!! E eu tenho visto este lobo das oo,27 também por lá.!!
    "Que isto de comer carne boa e tenrrinha foi só para os meninos da RITMOS"!! Aposto que ainda os vamos ter a comandar os destinos do país,digo,do nosso concelho ??!!??!! Os outros que se dediquem à pesca,porque tambám não servem para mais nada.

    ResponderEliminar
  16. Ei...ei,calminha que o LOBO mor sou eu!!! Já que sou o LOBO Alfa!!!
    E na minha alcateia nao há nenhum na Câmara Municipal!!!Enganadinhos aqueles que pensam que da minha alcateia se passeiam pelos passos perdidos!!!!Tristes e ignorantes se assim pensam!!!!

    ResponderEliminar
  17. Ainda não entendi, é porque todos se preocupam com os custos do Festival..
    Essa tarefa é da exclusiva responsabilidade da Empresa organizadora, “Ritmos”, se custa muito ou pouco, só a ela diz respeito. Os seus responsáveis, são pessoas entendidas na matéria, e quanto eu saiba, tem assumido sempre os lucros e os prejuízos, e nunca os vi a pedir o que quer que seja, para compensar eventuais prejuízos, portanto trata-se de matéria da exclusiva responsabilidade deles, e acho uma ignorância, aparecerem por aqui um pacóvios, a dizer isto e aquilo sobre o assunto.
    O primeiro objectivo dessa Empresa, é com certeza obter lucro, seria incompreensível se assim não fosse, nenhum de nós investe ou cria Empresas para ter prejuízo, portanto estão em obrigação de o fazerem e no seu pleno direito, e para mim, é satisfatório saber que uma Empresa do nosso concelho, vive de sucesso e ainda por cima dá lucro. Parabéns aos seus sócios.
    Continua….

    ResponderEliminar
  18. Outra coisa completamente diferente, é o apoio dado pelo Município.
    Lembremo-nos em 1º lugar, de que se trata de um evento levado a cabo por uma Empresa privada, sendo que o apoio do Município é feito com fundos provenientes do dinheiro dos contribuintes, portanto é de máxima importância, saber se esse apoio se justifica ou não, ou seja; se o custo beneficio desse apoio, é favorável ao concelho, e isto deve ser visto em todas as vertentes.
    Ora sendo a organização de uma Empresa privada, não me parece que deva existir, qualquer interesse especial da parte do PS(executivo) ou PSD(oposição), e se existir algum aproveitamento de qualquer dessas forças politicas, o único prejudicado, é a própria Ritmos, porque todos sabemos faria o Festival, em qualquer lado, não se poderia chamar era de Paredes de Coura.
    Continua….

    ResponderEliminar
  19. Voltemos ao apoio do município:
    Sobre se deve ou não apoiar; tratando-se de um evento com esta dimensão, parece-me claro e de todo o interesse que apoie.
    Em que condições?
    1º dentro das disponibilidades financeiras do Município, ou seja de acordo com a sua capacidade financeira.
    2º tendo sempre presente, a máxima custo/beneficio, ou seja, não chega apenas saber que os restaurantes e as explanadas trabalham, é necessário saber, desse investimento, qual é o retorno directo e indirecto imediato, e qual a sua projecção para o futuro, eu gostava de ter um Ferrari, mas se não tenho dinheiro!!!!!! Não posso, portanto se não existir retorno, caros amigos da Ritmos, lamentamos mas não existe apoio.
    Depois e admitindo que existe retorno, esse apoio deve ser quantificado, quanto é em dinheiro, e quanto é em géneros, é o mínimo que se pode exigir a um executivo responsável, ora aqui, é que as coisas não tem corrido muito bem, até muito mal, porque, nunca existiu transparência nesse processo, desde há muitos anos..e aqui é legitimo, deduzir que não existiu transparência, porque existiam interesses pouco claros, e poderíamos começar por conflitos de interesse.
    No entanto mais uma vez, me parece que os principais prejudicados deste processo são 2, Os Courenses, que nunca souberam para foi o seu dinheiro, e a Empresa que tem vivido sempre sobre suspeita de favorecimento.

    ResponderEliminar
  20. Sobre a mais valia do festival, creio que é indiscutível, no entanto também aqui, na minha opinião Paredes de Coura, não tem estado bem, ou seja, com esta visibilidade poderíamos e devíamos , ter aproveitado para projectar e desenvolver o concelho.
    PODE CONTINUAR , SE ALGUÉM QUISER DISCUTIR SERIAMENTE ESTE ASSUNTO……..
    Para palhaçadas não tenho tempo, e fico por aqui…

    ResponderEliminar
  21. Conversa séria, ainda bem.
    Vejamos como pode7deve ser visto o retorno:
    Postos de trabalho directos e indirectos?
    Que efeitos na economia do concelho?
    Quantos restaurante ssurgiram Como melhorou a oferta na restauração?
    Nos cafés e esplanadas, vêm-se os efeitos?
    Na hotelaria? Nos fornecimentos a partir de fornecedores locais?...
    Entre outro, para começar.
    * *e de lembrar que conrando os ultimos dez anos teremos de investimento publico à volta de 2 000 000 Euros! (10x200 000€/ano)ou não?

    ResponderEliminar
  22. eu apoio!!! acho que a Câmara deve continuar a apoiar o Festival!! Se têm lucros ou nao,só à empresa Ritmos diz respeito!!
    Todas as Câmaras apoiam um ou outro evento nos seus territórios!!
    E, nao se pode pensar sempre nos retornos!!! Muitos dos eventos realizados nao sao com intencao de ter lucros ou retornos imediatos!!! De qualquer forma , vai-se por aí fora e dizemos a alguem que somos de Coura e logo as pessoas relacionam Paredes de Coura com o Festival !!!!
    Quanto à transparência da Câmara Municipal!!! Sim, precisava-se de mais!! Era bom para todos que as contas fossem públicas!! Nao vejo nada para esconder !!!

    ResponderEliminar
  23. Como Courense,quanto ao festival estamos falados...Qual o motivo de não pegarem no de Vilar de Mouros???Bons acessos,muito nome até a nível internacional,só que não contem com Pereiras na Câmara de Caminha,é uma mulher de "barba rija",não vai em encantos de sereia...defende os caminhenses e os seus mais legítimos interesses.
    Também opta e troca festivais roch, s por eventos todo o ano e de preferência com artistas nacionais.Coura ficava muito agradecido se assim acontecesse!!!

    ResponderEliminar
  24. É mesmo de certa infantilidade dizer que as contas da Ritmos só a eles dizem respeito, não, toda e qualquer empresa que é subsidiada pelos dinheiros dos contribuintes, tem forçosamente e por lei de expor as suas contas às entidades que o financiam.
    Quanto ao dizerem que os cafés e comércio em geral são beneficiados com este evento, claro,caros comerciantes se estão à espera desses dias por ano para sobreviverem,fechem os tascos.
    É negativo usarem esses motivos para justificarem a realização do festival.Festival sim mas não à custa dos dinheiros públicos,cada empresário terá à partida fazer contas e boa gestão para poder organizar ou abrir qualquer ramo de comércio ou indústria sujeitando-se aos ricos inerentes desses mesmos negócios...
    A Câmara já faz muito ceder todos os terrenos no local e consequentemente as limpezas,tudo o que vai além disso é gestão desatrosa do mesmo município.

    ResponderEliminar
  25. JÁ ALGUÉM SE PERGUNTOU O QUE PODERIA SER FEITO COM O DINHEIRO GASTO SE INVESTIDO NOUTRA ÁREA.
    TIPO DESENVOLVIMENTO RURAL, PRODUTOS REGIONAIS, PECUÁRIA, NINGUÉM IMAGINA A FALTA QUE FAZEM OS POSTOS DE LEITE NAS FREGUESIAS, TORNA-SE PREMENTE QUE ALGUÉM ENCONTRE ALTERNATIVAS, QUANTO A ROCK É BOM MAS NÃO COLOCA COMIDA NA MESA A NINGUÉM A NÃO SER A UM OU OUTRO QUE DO DIA PARA A NOITE PASSA A EMPRESÁRIO, COM O BENEFICIO DE DINHEIROS PÚBLICOS, BENEFÍCIOS SÓ UM MAMAR A CONTA, É MENTIRA ENTÃO FORÇA COM O FESTIVAL MAS SEM O MEU DINHEIRO. O PEREIRA ESTEVE BEM EM APOIAR E NUMA FASE INICIAL TUDO JUSTIFICAVA, PASSADOS ESTES ANOS TODOS CHEIRA A VIGARICE, E O MUNICÍPIO PAGAR 10% DO CUSTO TOTAL É MUITO, MESMO MUITO AO FIM DE TODOS ESTES ANOS PODÍAMOS DEVER APENAS 5 MILHÕES, COMO TEMOS FESTIVAL DEVEMOS 7 MILHÕES, SIM SEI QUE VÃO DIZER MENTIRA, NO ENTANTO É O QUE ESTÁ NOS PAPEIS, EM 2013 PELO ANDAR VAI SER AINDA MAIS, SEM PROBLEMA ALGUÉM VAI PAGAR.
    MAS ESSE ALGUÉM SOMOS NÓS OS COURENSES, HAVERÁ ALGUÉM QUE LHES PONHA ISTO NA MENTE...............

    ResponderEliminar
  26. Acima o Festival !!!!??,mas com contas transparentes por parte da Camara.O povo assim o deseja !! Publicar os valores do subsidio em dinheiro,aluguer do espaço e restante apoio logistico.!!Não podemos esquecer que o beneficiado é uma empresa privada... Sejamos sinceros-pela publicidade que faz à nossa terra-e só por isso- já valeu a pena !! Por onde anda a OPOSIÇÂO que não discute estes assuntos ????? Só para abanar a cabeça qualquer um analfabeto serve !!!!!!????

    ResponderEliminar
  27. Ora nem sei por começar... Começo com o investimento da Ritmos no concelho, segunda a imprensa o festival tem um orçamento de 2 milhões. Perdoem-me a ignorância mas não conheço mais nenhuma empresa que invista tanto em Coura... Retorno: perguntem aos vossos familiares ou amigos que estudam ou trabalham lá fora qual é o impacto e prestigio do nome Paredes de Coura. Segundo li o Pereira Junior diz que são levantados mais de 3 milhões de euros nas caixas multibanco, e esse dinheiro como devem saber é a salvação de muitos comerciantes. Quanto a Vilar de mouros é publico que a Câmara de caminha apoiava com infra-estruturas o festival. Também é publico que deu um prejuízo de mais de 500 mil euros, e que agora a câmara oferece a quem o quiser fazer as insfra-estruturas... e imagine-se 300 mil euros, e ninguém quer fazer... Porque será? Porque este tipo de eventos no interior é difícil de rentabilizar, diz a ritmos, e eu acredito!

    ResponderEliminar
  28. Mais transparência da câmara? Diz quanto deu e reconhece que os proveitos para o concelho são muito superiores. Se se dá 70 mil à feira mostra, mais apoio logistico, 90 mil, mais apoio logístico às festas do concelho, não percebo qual a comichão de 100 mil mais apoio logístico para o festival. A diferença de eventos, protagonísmo, mediatismo, público e orçamentos é muito diferente da projecção do festival, sinceramente não percebo tanta celeuma.

    ResponderEliminar
  29. Sr Eduardo Bastos a grandeza do festival vê-se com as notícias e os comentários que são feitos no seu blog. Sempre que o festival vêem à baila batem-se recordes de comentários. É muita inveja e pequenez de quem nunca fez nada por Coura. Eu gosto, apoio, vou e SINTO UM ENORME ORGULHO DE DIZER QUE SOU DE PAREDES DE COURA. Onde estou a estudar toda sabe onde é Paredes de Coura. Um dia quando o festival acabar vocês vão ver o que é a santa terrinha. De Santiago de Compostela com amor. A.P.L

    ResponderEliminar
  30. Mais transparência da câmara? Diz quanto deu e reconhece que os proveitos para o concelho são muito superiores. Se se dá 70 mil à feira mostra, mais apoio logistico, 90 mil, mais apoio logístico às festas do concelho, não percebo qual a comichão de 100 mil mais apoio logístico para o festival. A diferença de eventos, protagonísmo, mediatismo, público e orçamentos é muito diferente da projecção do festival, sinceramente não percebo tanta celeuma.

    ResponderEliminar
  31. festival, sim, mas não a troco do sangue, suor e lágrimas dos courenses, festival, sim, sempre, mas com contas dadas e com apoios que se justifiquem. Uma Câmara pequena não pode entrar no jogo do apoio megalómano a um evento grandioso. Ninguém é contra o festival, ele sempre trouxe contrapartidas. Mas é preciso ter cuidado com os apoios, estamos a falar de dinheiro público. Não pode valer tudo para o festival não fugir, como já o tentaram fazer quando o foram oferecer a Ponte de Lima, e ninguém venha dizer que é mentira porque está na acta da reunião de Câmara, onde são, até, discriminados os nomes dos senhores da Ritmos que participaram na reunião. E sabem o que disse o campelo,à data presidente da Câmara de Ponte de Lima? Que sim senhor, que dava apoio, cedia o espaço e tal mas exigia x quantia..percebem? Não dava qualquer apoio monetário, antes pelo contrário, exigia, e não venham dizer que não é verdade porque é a mais pura das verdades e se aqui o digo, é porque o sei.

    ResponderEliminar
  32. A simples cedência do espaço era um bom contributo, não pagarem bom incentivo, a manutenção anual do espaço um excelente apoio, quanto a mudarem o Festival ele não existe sem o Tabuão pois metade do que é deve-o ao local que é fora de tudo o que é feito em termos de festivais de verão.
    Procurai uma solução que não seja a de ir buscar os tais 180 mil euros, será mesmo assim tão difícil actualmente o maior festival do Pais depender de apoios de quem não pode, Sr. Pereira e com tristeza que o ouço negar tudo e mais alguma coisa com o facto de não termos dinheiro e depois o vejo a continuar a dar este apoio, não digo que não seja dado mas precisa de ser moralizado, pois corremos o risco de passar de aplaudido a riscado do Mapa do Concelho, o ano que ai vem vai ser difícil, muito difícil, as pessoas começam a fazer contas e depois vai ser tarde.
    Quem o diz um dos Courenses que já apoiou que apoia mas que quer ver mudanças, os cortes devem ser reais e não tapados por uma divida que ninguém sabe de quanto se fala, vamos lá se não custa negar aos outros devemos dar o exemplo, custa mas é moralizador a não ser que até na moral se esteja a fazer cortes.

    ResponderEliminar
  33. O Festival é bom para Coura e ponto final, pela projecção do Concelho, pelo movimento que se cria nessa semana, pela riqueza de culturas que se cruzam, pela mudança de mentalidades que se fermentou todos estes anos etc...
    Muito mais poderia referir de bom para Coura.
    Quanto ao apoio do Município, no ano de 2011 a Câmara e as Juntas tiveram cortes nos seus orçamentos, os quais levaram ao aumento das taxas de água e de saneamento, todos nós sentimos esse aumento no final de cada mês, a iluminação publica nas freguesias é desligada as 2h na totalidade, as obras das freguesias praticamente estão estagnadas, a não ser o saneamento, correm rumores de despedimentos na Câmara, sabemos que temos uma divida de 5milhões de euros, actualmente, sabemos de novos cortes de orçamento para 2012, o que terá que ter novas medidas de aumento de receitas ou cortes de despesa, os cortes na despesa são sempre os difíceis, mas tem que ser feitos.
    O Festival é bom mas se para o termos temos que pagar mais pela água, mais pelo saneamento, desligar iluminação Pública, despedir pessoal, parar as obras das freguesias, meus amigos algo está mal aqui, muito mal.
    Temos benefícios com o Festival mas é hora de usar a balança e ponderar custos/benefícios, é bom mas está a pesar muito á carteira dos Courenses, precisa de se ajustar os apoios ao momento difícil que se atravessa, cuidado com essas parcerias Publico/Privadas são um dos motivos para a crise em que estamos, em Coura representa neste momento cerca de 50% da Divida que temos, 10X250000= 2,5 milhões, metade do que devemos, á muitos anos que devíamos ter ponderado bem, pois estão tão habituados que nem em crise admitem cortes.......
    e qual o objectivo de se ter menos divida, simples dar mais apoio á População de Coura, o governo aperta o cinto aumenta tudo desde iva, taxas, corta subsídios, corta ordenados e pensões, junto com isto o Município de Coura aumenta taxas, corta iluminação Publica o que claramente dificulta a vida a todos nós e querem manter apoios a Festivais de Rock, que é um luxo no meio de todas as medidas implementadas.
    Agradeço respostas responsáveis, pelo interesse de Coura e não pelo interesse de meia dúzia de particulares.

    ResponderEliminar
  34. O grande problema do Festival é ser feito por quatro rapazes de Coura, que cresceram só à custa deles com muito trabalho. Muita gente é invejosa !! Má língua!! E passados alguns anos viram os rapazes a ganhar dinheiro, a terem bons automóveis, casas etc.. e isto provoca muita azia a muito boa gentinha que nunca fez nada por Paredes de Coura!!!
    De qualquer forma o Festival vai continuar com o apoio da Câmara, e com dinheiros públicos!!! Eu fico muito contente em que parte dos meus impostos sejam aplicados no Festival.Prá frente Ritmos,,....

    ResponderEliminar
  35. Que disparate mentiroso esse de ponte de lima. Mentira das mais de aradas que já li! E eu sei mesmo do que falo!!!

    ResponderEliminar
  36. o Lobo paga Impostos, ou vives a custa dos impostos???????

    ResponderEliminar
  37. ASSIM TAMBÉM EU CRESCIA NA VIDA, à custo dos impostos pagos pelos courenses e não só!!!Que poderei eu dizer mais ao que já tantos disseram...Claro os defensores dessa sangria de dinheiros públicos estão a beneficiar desse grande bolo...Ou alguém têm dúvidas??? Ganhem juizinho nessa cabeçinha e saibam que ainda há uma maioria de courenses que sabem pensar pela sua cabeça e estão totalmente contra esta maneira de fazer festa à custa dos outros!!!

    ResponderEliminar
  38. Ao blogue de 14.12,21.35,onde informa que o caso do apoio ao festival ainda não tenha chegado à Câmara,valha-nos DEUS,quando os vereadores da oposição tiverem conhecimento desses está resolvido é certo e sabido,daí vêm as notícias...
    Caro José Augusto, com os anos que têm de vereador,sabe que é verdade o que acabo de dizer.
    Mas não se esqueça que o amigo por omissão,oportunismo político ou por demagogia vai votando ao lado da maioria.
    De quando em vez lá sai uma abstenção com declaração de voto, (para constar)...

    ResponderEliminar
  39. "o Lobo paga Impostos, ou vives a custa dos impostos???????"

    Nao tinha que lhe dar satisfacoes!!! mas pago concerteza Impostos!! E já lhe digo que nao é pouco!!

    " ainda há uma maioria de courenses que sabem pensar pela sua cabeça e estão totalmente contra esta maneira de fazer festa à custa dos outros!!!"

    Se assim fosse, como é que ESSA MAIORIA de que fala votava sempre nos mesmos nos últimos 20 anos????
    Nao será antes uma minoria de mal dizentes e invejosos??

    " por omissão,oportunismo político ou por demagogia vai votando ao lado da maioria."

    Isto é que me mete confusao! Fala, fala, mas nunca disse nadinha!!!
    Ao menos o engenheiro Joao fala sem Papas na língua e sem medo de fazer oposicao!!!

    ResponderEliminar
  40. Oposição, onde, estão de passagem, queres ver é Carnaval, Lobo onde foi que viste oposição andas a ver o canal Parlamento????????

    ResponderEliminar
  41. "onde foi que viste oposição"

    Pois...pois, onde vi eu oposicao???? devo ter sonhado!!!!

    ResponderEliminar
  42. Para o senhor das 11:50 do dia 20, aqui vai um excerto da acta da tal Assembleia Municipal: "=PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA=
    = FESTIVAL DE PAREDES DE COURA =
    ---------Os representantes da RITMOS - Agenciamento e Produção de Artistas e Espectáculos, L.da, Filipe Lopes,
    João Carvalho, José Joaquim Barreiro, e Vítor Paulo Pereira, vieram comunicar à edilidade as suas preocupações e
    dificuldades: nos últimos três anos os resultados financeiros do Festival de Paredes de Coura, não foram positivos.
    Em consequência, ponderam não organizar o festival no próximo ano e fazê-lo noutra localidade.---------------------------
    ---------Por se considerar que o festival contribui significativamente para a promoção do concelho, decidiu-se
    prosseguir a discussão numa próxima reunião, para investigar a possibilidade de outros apoios". portanto, meu caro, não chame mentiroso a ninguém, ok? E como é que eu sei que foi a Ponte de Lima que estes senhores foram oferecer o festival? Fácil: eu estava lá...percebe? Caiu do cavalo, levanta-se, sacuda o pó..

    ResponderEliminar
  43. O quê que isso tem a ver com Ponte de Lima seu grande mentiroso e manipulador. É verdade que a ritmos pensou não fazê-lo nesse ano, agora é redodamente mentira que alguém falasse com a câmara de Ponte de Lima. O anonimato tem destas coisas costrói mentirosos. Mostre provas. Mentiroso!

    ResponderEliminar
  44. É lamentável, eles tão bons para Coura e só os temos porque ninguém os quis, claro que tudo mentira, a acta é falsa completamente falsa, estão a enterrar o Concelho. São 20 anos de apoio, se contabilizarmos apenas 10 anos metade da divida que temos é a custa do Festival, os Courenses estão a Pagar pela água mais 200mil euros por ano, para se manter o Festival.
    Dizem que investem 2 milhões e são levantados nas ATM 3 milhões, quanto ficará cá, os dois milhões que investem, quantas empresas são do Concelho, os Empregos que falam quantos são de Coura, pois não comenteis, certeza, se entregassem o dinheiro investido no Festival aos Comerciantes estas estavam bem melhor, diria ricos, mas esperemos o tempo por si irá falar, pois são de calamidade os tempos que nós esperam vão gemer de desespero e depois não há paninhos para os calar esperemos........

    ResponderEliminar
  45. É de lamentar a atitude da RITMOS em querer deslocalizar o Festival para Ponte de Lima !!! Que raio de Courenses afinal são eles ????!!! Ou já se esqueceram que foi este Festival e o apoio da Camara que lhes abriu as portas para o crescimento da empresa a nivel nacional ????!!! Do ex - ICC nasceu a Ritmos,lembram-se ???? Não esperava isso deles !!! Acredito mais que fosse uma forma de pressão sobre a autarquia.!!

    ResponderEliminar
  46. Como empresa depois do romantismo do ICC nada a dizer. São empresa com fins lucrativos e assim devem actuar.
    Agora os moralismos ( pelo menos de um ou dois deles) sobre o amar a terra, o fazer tudo pela terra!
    É muito bla bla que só engana totnihos.

    ResponderEliminar
  47. Senhor anónimo das 11:05 não me chame mentiroso ou manipulador..tenha tento na língua, eu já disse que não sou contra o festival, leia a acta, leia, não soletre..e em relação a Ponte de Lima, já lhe disse, é público e eu estava lá, não insista, não tente tapar o sol com a peneira.Isso, na altura, deu muito que falar na Câmara de Ponte de Lima. sabe o que o campelo disse, na altura: "meus amigos eu com duas concertinas encho a Avenida dos Plátanos, não preciso do festival para trazer gente à terra.." percebem? Eu ouvi, eu estava lá..:)

    ResponderEliminar
  48. Aquela reflexão dos subsidios X o numero de anos para parecer muito dinheiro é brilhante. Se fizerem o mesmo com a Feira Monstra, Festas do Concelhos, dinheiro dado aos palermas da aseembleia municipal, e com os caminhos desnecessários que se fizeram e com os ringues nas aldeias, as contas seriam mais certas.

    ResponderEliminar
  49. Mas que linda comparação, podia-se deixar de fazer obras, deixar de apoiar a Feira Mostra a qual têm como objectivo o apoio aos artesãos locais e seus produtos, podia-se cortar ainda mais as Freguesias tudo para manter o Festival.
    Quanto ao Apoio da População deviam sair mais, Coura não é só a Vila e quem por lá passa mas vão dar por isso continuem.
    Quanto as contas de facto estão erradas não é x 10 é x 20, o que dá quase a totalidade da divida, era um exemplo que deve ser tido em conta, pois é um facto que não podem negar é que 20 anos a apoiar no momento de crise conta onde???
    Nos investimentos ou nos desperdícios.
    E não é necessário contestar é apenas a minha opinião.......

    ResponderEliminar
  50. Para o anónimo de2011 10:54.
    Para parecer muito dinheiro??????
    Faz lá contas
    Festival tem 20 anos.
    Dizem que os apoios rondam os 250mil, dizem também que é mentira, não sei, público é que ronda os 250mil.
    Então temos 20X250000= 5000000€, que pelo que dizem é quanto deve actualmente a nossa Câmara, mas estou errado, a divida que há é a das obras, da Feira Mostra, Festas do Concelho, etc... pois não se entende como a Câmara gasta dinheiro com estes eventos, a Câmara existe para realizar Festivais de Rock......
    Lindo não é, mesmo lindo, não sei mas isto ainda vos vai sair caro.
    Coura gastou 5 milhões em Parcerias, exactamente o que deve.
    Mentiroso isso não é verdade, o Festival é bom para Coura, de facto é, a desgraça de Coura, da Câmara, dos Jovens e das famílias. Pois não devia falar nisso, o nosso não têm drogas.....
    O melhor que veio para Coura, o Rio agradece todos os anos.

    ResponderEliminar
  51. Que eu saiba até 2007,a Câmara unicamente dava 100,00 €. É estúpido fazer crer que o Festival é que individou a Camara. O mal de Coura é que tem uma oposição ignorante e impreparada e uma governação que so ve cimento.

    ResponderEliminar
  52. O que diz o anónimo anterior,a Câmara só pagou 100.00, em 2007, para o festival???UF UF UF,de certeza foi puro engano de zeros à frente!!!!.
    A Câmara endividou-se como não devia, e parte desse endividamento,claro está também na despesa do festival...há dúvidas sobre isto!!!

    ResponderEliminar
  53. O facto de ter uma oposição acéfala e mediocre também ajudou no individamento. Não tenho dúvidas disso.

    ResponderEliminar
  54. A culpa é da oposição não da Maioria.
    A oposição é que têm toda a culpa, claro que sim, abaixo com eles....

    ResponderEliminar
  55. Verdade, a culpa é da oposição que governa este pobre concelho há mais de 20 anos...Será que o anterior bloguista desceu agora de Marte???Esteve muito arredado do que se se passa e passou em Coura,evidentemente.....
    Não precisa de deitar abaixo a mesma oposição dado que a maioria PS que sustenta o poder está sólida e de boa saúde.... A oposição é flores de embelezamento do executivo... mesmo acéfala e mediocre,lá vai fazendo o seu caminho!!!

    ResponderEliminar
  56. 5x 250000= 1250000
    14x100000= 1400000
    Dá 2650000€ ; isto só para dizer que tinha razão mais de 50% da divida corresponde ao apoio dado ao Festival, é mentira não é, só gostava de saber onde andam os milhões todos de investimento pois 3 milhões nas ATM por ano é muito deve ir grande parte para fora ou seja para as parcerias da Ritmos.

    ResponderEliminar
  57. agoara vendam as casas para pagar oa impostos estupidos

    ResponderEliminar
  58. Outro anónimo a querer dizer que a acta da Assembleia Municipal que regista o interesse da Ritmos em deslocalizar o festival é falsa..está na página da autarquia, basta procurar nas actas..mas eu vou poupar-lhe trabalho (não sei porque o faço, maior cego é aquele que não quer ver)..cá vai, então: =PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA=
    = FESTIVAL DE PAREDES DE COURA =
    ---------Os representantes da RITMOS - Agenciamento e Produção de Artistas e Espectáculos, L.da, Filipe Lopes,
    João Carvalho, José Joaquim Barreiro, e Vítor Paulo Pereira, vieram comunicar à edilidade as suas preocupações e
    dificuldades: nos últimos três anos os resultados financeiros do Festival de Paredes de Coura, não foram positivos.
    Em consequência, ponderam não organizar o festival no próximo ano e fazê-lo noutra localidade.---------------------------
    ---------Por se considerar que o festival contribui significativamente para a promoção do concelho, decidiu-se
    prosseguir a discussão numa próxima reunião, para investigar a possibilidade de outros apoios". Quanto à terra em questãos er ponte de Lima, é fácil, esse assunto foi muito falado na câmara limiana portanto, meu caro, não chame mentiroso a ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os representantes da RITMOS - Agenciamento e Produção de Artistas e Espectáculos, L.da, Filipe Lopes,
      João Carvalho, José Joaquim Barreiro, e Vítor Paulo Pereira, vieram comunicar à edilidade as suas preocupações e
      dificuldades: nos últimos três anos os resultados financeiros do Festival de Paredes de Coura, não foram positivos."
      Obrigado o bloguer...
      Afinal a troika de quatro ama Coura.
      Ama o dinheirinho dos contribuintes courenses.
      Onde houver dinheiro haverá festa...
      A coisa (se deixarmos)pode vir a aumentar.
      Há que acordar antes que seja tarde.

      Eliminar
  59. Caros jovens: esse choradinho de sempre já não pega,v.ganham muito dinheiro com o vosso negócio de realização de festivais,é um direito que vos assiste
    desde que não prejudiquem o erário público e paguem as suas justas contribuição e impostos ao estado, tudo bem,
    também neste caso, a culpa não é vossa, mas sim de quem vos dá o dinheirinho de mão beijada,deixemo-nos de merdas, basta todo o apoio logístico,água,luz,terrenos que já é muito para um concelho pobre como é o de Coura.
    Se os caros amigos que são courenses,fizessem um exame de consciência nem precisavam de alguém que lhes dessem conselhos,seriam eles os primeiros a refletir neste caso
    de autêntica exploração do pobre!!!
    Agora digo-lhes com toda a franqueza,no dia em que a receita não cubra a despesa deixem o festival,daí não virá o mal ao mundo e muito menos para Coura,é da maneira que os comércios de Coura terão de contar com o negócio próprio de todo o ano com quem cá está...

    ResponderEliminar
  60. Não foi possível verificar nas actas da A.Municipal qualquer referência ao festival,será caso de tratar-se de actas da Câmara Muinicipal?
    Seja como for, se os nossos moços do festival deixarem de o fazer,tudo bem,onde está o problema?O que não acredito,credito isso sim em chantagem a exemplo de outros tempos em que o poder também é da mesma cor dos executantes terem cedido de forma gratuíta a estas mesmas chantagens!!! e não passa dissos mesmo...
    Que importa aos courenses o interesse particular de meia duzia de comerciantes locais ganharem mais dinheiro nesses 3 dias de festival, se eles mesmo não contribuem com um único chavo para a despesa???
    Por mim e milhares de courenses,passem bem e podem ir pregar para outra freguesia. Duma vez por todas deixem de "chupar" o dinheiro dos nossos impostos,infelizmente
    nem nosso é, mas sim dinheiros emprestados pela comunidade europeia!!!

    ResponderEliminar
  61. È com toda a repulsa e insatisfação que vejo o governo aumentar de forma assustadora o imposto do IMI,ou seja imposto municipal sobre imóveis,imposto este, que reverte na sua totalidade a favor dos municípios(Câmaras Municipais).
    Esta subida destes e outros impostos como IRS etc etc.são o desespero do governo em conseguir dinheiro para pagar a despesa do estado com vencimentos,reformas,saúde, educação,segurança,seg. social, ou seja, diminuir o peso da despesa do estado e do défice interno a situação que os anteriores governos nos levaram , pouca margem de manobra deixam para que estas medidas mesmo drásticassejam necessárias.
    não sei se há ou não alternativas às mesmas...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!