08 dezembro 2011

O orçamento que nos endivida

Cinco milhões. Cinco milhões de euros é quanto deve actualmente a Câmara de Paredes de Coura, sendo que, se o grosso desse valor (cerca de 3,7 milhões de euros) diz respeito a obras, há quase um milhão de euros que correspondem a dívidas relacionadas com fornecimento de serviços externos. Valores altos, muitos altos mesmo, mas que se prevê que aumentem ainda mais no próximo ano, pelo menos pelo que se pode deduzir do orçamento que a autarquia courense apresentou para 2012 e que foi aprovado pela maioria do executivo, com a abstenção do PSD. Na sexta-feira sobe à discussão e votação na Assembleia Municipal.
O orçamento de cerca de 23 milhões de euros, superior ao do corrente ano (20 milhões), revela um aumento considerável nas despesas de capital, muito por causa dos valores inscritos para a continuação da rede de saneamento nas freguesias, traduzindo também uma diminuição do investimento na rede viária rural. Isto, claro, se se confirmarem as comparticipações previstas, pois em orçamentos anteriores também foram apresentados valores que depois acabavam por não se concretizar. Veja-se, por exemplo, o que sucedeu com a alienação da rede de distribuição de água, sucessivamente inscrita nos orçamentos do município sem se traduzir numa receita real. Agora desapareceu, o que motivou a satisfação do PSD que, ainda assim, lamentou o facto de, em relação ao apoio directo ao desenvolvimento, estarmos perante um orçamento inócuo.
Mas, o que o orçamento para o próximo ano revela é que, no final de 2012, a dívida da Câmara de Paredes de Coura vai estar maior, dois milhões de euros maior. Contas simples de fazer demonstram isso mesmo: se a dívida actual é de cinco milhões de euros e se para 2012 o orçamento tem encargos assumidos no valor de 15 milhões, mas a receita garantida é de apenas 13 milhões, logo o saldo é… negativo. E daqui a um ano estaremos a falar de sete milhões de euros de dívidas a fornecedores?

56 comentários:

  1. Sr. Bastos diga lá que esta noticia é mentira... 7M no final de 2012?

    7M num concelho como o de Paredes de Coura?

    Mas esta tudo maluco...

    ResponderEliminar
  2. Esta câmara está a enterrar o futuro do concelho com dividas em cima de dividas e sem ninguém que faça alguma coisa para acabar com isto.
    Parecemos a Madeira do Minho, só queremos fazer e não importa como se vai pagar, quem vier atrás que trate disso. O Pereira está de saída e não quer saber quem vem atrás para limpar a casa.
    Tenho orgulho em ser courense mas custa-me que qualquer dia estejamos a ser ridicularizados na praça pública como aconteceu há uns anos com a história dos parques. Tenho pena que tenham deixado chegar a este ponto, 5 milhões de Euros é muito dinheiro e não me venham com histórias de que há obra feita, porque com o dinheiro dos outros também eu fazia muita coisa.

    ResponderEliminar
  3. Resumindo - estamos f...

    ResponderEliminar
  4. Mas se a Câmara continua a pedir emprestado e os Bancos emprestam !! é porque ainda nao atingimos o limite de endividamento!! caso contrário nenhum banco emprestava mais!! De qualquer forma é realmente muito dinheiro!! Mas desconfio que tb nao é para pagar!!!

    ResponderEliminar
  5. Mas se a Câmara continua a pedir emprestado e os Bancos emprestam !! é porque ainda nao atingimos o limite de endividamento!! caso contrário nenhum banco emprestava mais!! De qualquer forma é realmente muito dinheiro!! Mas desconfio que tb nao é para pagar!!!

    ResponderEliminar
  6. Sim !! Sim !! A dívida não é para pagar !! É para ser gerida,como diz o nosso ex-PM .(Com um PM assim... está tudo dito).. Será que a nossa camara também só está a gerir a dívida ???!!! Quem vier atràs que feche a porta.!!!!

    ResponderEliminar
  7. Nao se preocupem que o Junior antes de sair deixa tudo pago.

    ResponderEliminar
  8. Não acredito.!! Só se contrair mais uma dívida para pagar o que deve !!!. Chama-se a isto gerir a dívida.!!! Porque é que havemos de poupar o Junior de criticas ??? Tem feito tantas asneiras ou mais que outros presidentes mediocres.!Será assim tão dificil gerir um concelho tão pequeno como o de Paredes de Coura,que seja necessário deixar esta divida escandalosa ?? Afinal onde está o seu mérito de que alguns (os YES MEN) o gostam de gabar !!? Nunca soube ou quiz rodear-se de pessoas competentes .Vereadores e funcionários que lhe dão apoio muito fraquinhos.! Sem ideias !!.

    ResponderEliminar
  9. A critica é benéfica quando construtiva, criticar por criticar, não chega em nada enriquece, se queres criticar és livre de o fazer no entanto deves dar uma saída, espero que não seja do género de nada fazer, pois só não deve quem nada faz, por esse facto as dividas apenas estão associadas as Câmaras, as Juntas essas não devem, pois também nada fazem, pedem a quem deve, esquecido não é, pede o que não deve ao que está empenhado, engraçado acontece o mesmo com o resto da sociedade, não há aqui qualquer coisa de estranho??????

    ResponderEliminar
  10. E como queriam ter o que têm em Paredes de Coura ( e nao é pouco!!). se nao se fizessem dívidas? E nao vamos agora discutir o que foi mal ou bem feito! Está feito!! nao se pode desfazer !! talvez muito mais se pudesse ter feito!! mas acredito que o Tone Pereira tudo o que fez foi convicto que estava a dar o melhor por Paredes de Coura!!!
    Mas façamos o balanço do que foi mal feito e do que foi bem feito..,e acredito que o prato da balança do que foi bem feito vai concerteza ter muito mais peso!!!

    ResponderEliminar
  11. Isto é uma mentira descarada. A câmara de Coura não deve semelhante. Vão informar-se para ficar a conhecer os verdadeiros números.

    ResponderEliminar
  12. Lobo pode começar pelo bem feito...

    ResponderEliminar
  13. Ó Bastos, olha que não é só a Câmara que tem dívidas!

    Autor: Take Off - Produção e Realização de Espectáculos, S.A.
    Réu: Ritmos - Produção de Eventos e Espectáculos, Ldª.
    Réu: Filipe Osório Sousa Felgueiras Lopes Secção Única 136692/11.5YIPRT

    Valor:
    153.582,43 € Acção de Processo Ordinário

    ResponderEliminar
  14. Pereira Júnior em Coura e A.Jardim em Coura, só com uma diferença bastante significativa, Jardim mostra obra feita e Pereira mostra obra de fachada(elefantes brancos).
    Até da´vontade de rir, o Osório Lopes,vir com um processo de dívida para com a sua firma RITMOS,isto é so para sensibilizar o camarada Pereira,todos nós os mais informados sabemos dos sinais exteriores de riqueza demonstrados pelo mesmo grupinho dos (4).Má gestão dos recursos ou outros mot.
    Cada qual só deve gastar o que pode...Mas isso a nós Courenses nada nos diz respeito as dívidas dos outros, o que nos deve concentrar é a dívida excessiva do município.p.p.

    ResponderEliminar
  15. O Sr° Bastos nao tem a decência de nao deixar passar comentários onde aparecem nomes de pessoas que têm processos em Tribunal e que até prova em contrário sao considerados inocentes!!
    E comentários destes Sao tentativas muito baixas de tentar denegrir a imagem de pessoas que possivelmente sao muito sérias!!!
    O Sr°, muitas vezes nao deixou passar comentários meus, com a justificaçao que eram insultuosos!! Mas a sua Balança, concerteza precisa de ir ao aferidor, pois parece-me que nao anda a pesar lá muito bem!!

    ResponderEliminar
  16. Caro Lobo, tive o cuidado de ir verificar a informação antes de a deixar ser publicada. Pude constatar que tal informação é pública e pode ser consultada por qualquer pessoa na página dos tribunais portugueses. Julgo, por isso, que não se está a acusar ninguém de forma leviana, apenas e só a divulgar uma situação que já era, repito, pública.

    ResponderEliminar
  17. Caro Sr°Bastos, obrigado pelo esclarecimento, mas se ler bem o que escrevo:
    " onde aparecem nomes de pessoas que têm processos em Tribunal "
    Se TÊM é pq é público!!! mas de qualquer forma fica sempre muito mal a publicaçao em Blogues e a tentiva de fazer julgamentos "públicos". E vc sabe bem melhor do que eu como é fácil "achincalhar" as pessoas!
    E tb sabe que ser RÉU neste País ainda é prejurativo!! como se fosse alguma vergonha uma vez ser Réu!!Os Tribunais estao cá é para fazer cumprir a Lei.

    ResponderEliminar
  18. E que temos nós a ver com a vida de empresas e os seus sócios???
    Se o tal Lopes que é sócio desta empresa (RITMOS) tem algum problema com a empresa e com os outros sócios, que temos nós a ver com isso??

    ResponderEliminar
  19. Oh LOBO!!! Acusas o Bastos de ter de levar a balança ao aferidor?! Acusas o homem de não ter decência?! Quem se esconde por trás de um pseudónimo, mascarado de Animal, não tem moral para falar nisso... a mínima decência que se pede a alguém é identificar-se!

    ResponderEliminar
  20. "a mínima decência que se pede a alguém é identificar-se!"

    é por isso que vc nao tem decência!!!!!

    ResponderEliminar
  21. e se foi uma tentativa de saber quem sou!!! Falhou!!!

    ResponderEliminar
  22. Triste comentário esse da Take Off. Estamos a falar de uma acção executiva. Qualquer pessoa o pode fazer...Eu posso pôr uma ao senhor Eduardo Bastos ou a qualquer outra pessoa com quem tenha tido negócios. Não quer isso dizer que realmente exista uma divida ou indemnização a pagar. É preciso ser rigoroso e sério. Se fizer a pesquisa como deve ser vê que a acção está congelada.

    ResponderEliminar
  23. Triste comentário esse da Take Off. Estamos a falar de uma acção executiva. Qualquer pessoa o pode fazer...Eu posso pôr uma ao senhor Eduardo Bastos ou a qualquer outra pessoa com quem tenha tido negócios. Não quer isso dizer que realmente exista uma divida ou indemnização a pagar. É preciso ser rigoroso e sério. Se fizer a pesquisa como deve ser vê que a acção está congelada.

    ResponderEliminar
  24. O problema da dívida não está no que foi bem feito,está sim nos elefantes brancos "que a ninguém servem" como atràs já foi mencionado. Não podemos passar uma esponja por cima e esquecer.É o dinheiro dos nossos impostos que está em causa. O presidente tem o dever de fazer gastos com o devido cuidado e com critério e estar acima de quaisquer pressões,venham elas de onde vierem.!!! Sete milhões de dívida,fora os juros é muito dinheiro, e acredito neste valor obtido pelo sr Bastos.!!
    Quanto à divida da Ritmos em Tribunal,claro que todos os sócios são REUS.!! (Já agora lembro que muito se escreveu e há-de escrever sobre assuntos do foro privado).!!!
    Ex.:- "Os celebres subsidios aos ditos proprietários dos garranos"!!!!!???

    ResponderEliminar
  25. Só devemos comparar, o que é comparável.
    A divida dos privados, a mim não me preocupa, porque essa será paga, com o património desses mesmos devedores se o tiverem, se o não tiverem, será quem lhes emprestou que assumira o prejuízo, desde que não seja um Banco publico claro.
    A divida publica, essa sim, preocupa-me, porque me vejo privado de uma percentagem muito importante do meu rendimento, para contribuir para o pagamento dessa divida.
    Ainda assim, se essa divida, tivesse sido contraída para o bem comum, estaria mais disponível para aceitar, por exemplo para o desenvolvimento de algum projecto, que projectasse a obtenção de riqueza para o pais no futuro.
    O que acontece, é no caso concreto, e desse que estamos a falar, a divida, não só foi contraída para projectos de interesse muito reduzido(apenas para alguns), como ainda por cima continua a acumular divida com as despesas de manutenção.
    Depois, existe uma questão de moralidade, quando gerimos o nosso dinheiro, é uma coisa, quando gerimos o dinheiro que é dos outros, deveríamos ter outro cuidado, sob pena de sermos acusados de desonestos.
    Qualquer família, sabe que se ganha 1.000€ não pode nem deve gastar 1.500€, e muito menos se a maioria desse dinheiro, for gastos em supérfluos.
    Qualquer cidadão, mesmo analfabeto, entende isto.
    A mim o que me choca, não é o orçamento apresentado, porque ele não represente nada de novo, há anos que assim é. O que me choca, é que o PSD se tenha abstido, voltando a alegar interesse do concelho, como sempre o fez, mas também a A.M. que vai aprovar por maioria.
    Não só o executivo, deveriam ser julgados pelo legado que vão deixar às próximas gerações, mas também todos aqueles que votaram a favor ou se tem abstido . porque esses também são cúmplices do que se passa.
    Sobre direito de critica/versus apresentação de soluções, já aqui disse, que ter a capacidade de criticar de forma objectiva e fundamentada, é já por si uma atitude meritória , que no mínimo fomenta a discussão dos assuntos, aqueles que não criticam, alegando que não fariam melhor, já disseram tudo, e o melhor era mesma estarem calados.

    ResponderEliminar
  26. Claro que para uma Câmara com a dimensão da de Coura, 7 milhões é um exagero. Quando Pereira Júnior foi eleito a Câmara tinha 4 milhões de contos à ordem. SIM 20 MILHÕES DE EUROS actuais a prazo, foi, e é público. O pior é que com esse dinheiro nada se fez de jeito, não criamos emprego ou turismo...perdemos até identidade como concelho do interior, descaracterizando a vila com obras que a mim me enchem de envergonha: Parques vazios, ruas fechadas sem gente, que deixaram o comércio moribundo; poli-desportivos que nunca foram usados; rotundas e mais rotundas; túneis e praças desproporcionadas; erros primários de de trânsito, parques infantis destruídos sem manutenção... Perdeu-se o gosto pelo concelho com funcionários da Câmara à deriva sem qualquer gosto pelo que fazem; passeios e jardins cheios de mato, os tão publicitados passeios pedestres impróprios de tão degradados que estão; edifícios públicos que não vêem tinta há mais de 20 anos, cimento onde devia haver relva... Já nem os amigos encontramos para tomar um café. Não há hotéis ou pensões, não há acessos, não há cultura, não há agricultura, não há emprego. Qualquer dia não há sequer gosto em ser Courense!Enfim é preciso coragem para continuar a viver (sobreviver) em Paredes de Coura. A única coisa que nos vai dando orgulho e deixa dinheiro no concelho vai sendo o Festival, mas pobre gente esta que até com "ele" querem acabar.

    ResponderEliminar
  27. Pois, faltou-me dizer no comentário anterior que até a oposição é medíocre. Se provas faltavam, tivemo-las hoje com o PSD a aprovar o orçamento, não, não se absteve, votou a favor!!!Quero ver o que essa gente vai dizer quando se candidatarem daqui a 2 anos... Pobre terra esta!

    ResponderEliminar
  28. " 7 milhões é um exagero. "

    1° este nao está certo, e depois até que nao é muito!!!!

    "com esse dinheiro nada se fez de jeito"

    Lamento que seja invisual!!

    "não criamos emprego ou turismo"

    entao pq temos as fábricas a trabalhar em Coura??? Quantos empregos nao foram criados?? e turismo!!! criadas condicoes até foram!! agora os turistas é que têm muito por onde escolher no Alto-Minho!!!

    "perdemos até identidade como concelho do interior, "

    Fácil de dizer !! Dificil é explicar!!! mas explique-nos lá isto???

    "cimento onde devia haver relva.."

    Pedra muita!!! Cimento ?? relva muito pouca!!!!

    "poli-desportivos que nunca foram usados"

    As juntas quiseram...a Câmara deu...que culpa tem a Câmara que os nao utilizem???

    " ruas fechadas sem gente"

    A Miguel Dantas está muito bem assim. E venha lá para a rua para ajudar o comércio!!!

    "rotundas e mais rotundas;"

    é o mais aconselhável pelas autoridades competentes no Transito!!Evitaram-se muitos desastres com as rotundas!!!

    "túneis e praças desproporcionadas"

    Túneis sim....praças nao...

    "erros primários de de trânsito,"

    Só conheço um!!!!!!

    "parques infantis destruídos sem manutenção."

    Ai estas crianças de hoje que destroem tudo!!!!!

    "funcionários da Câmara à deriva sem qualquer gosto pelo que fazem; "

    Falta de chefes!!!!!!

    " passeios e jardins cheios de mato,"

    Onde??? no corno de Bico??

    " os tão publicitados passeios pedestres impróprios de tão degradados que estão"

    Espere lá que os vou mandar arranjar!!!! Quer alcatroados ou com calçada à Portuguesa????

    "edifícios públicos que não vêem tinta há mais de 20 anos,"

    Quando pinta a sua casa espera que essa pintura dure mais de vinte anos!!!Ou nao???

    "nem os amigos encontramos para tomar um café"

    Eles nao querem encontrar-se com um "xato" como vc !!!!!!!

    " Não há hotéis ou pensões,"

    Há sim...até demais!!! pq estao todos vazios!!!

    " não há acessos"

    Entao como chegam as pessoas a Coura????

    "não há cultura"

    Pois !!! vc prefere ficar a ver a Casa-dos-Segredos , do que ir ao Teatro!!!!

    " não há agricultura,"

    Dedique-se......

    e realmente a oposiçao é medíocre à muitos anos!!!!!

    ResponderEliminar
  29. Acho que o PSD se absteve, na última assembleia. Pelo menos foi o que me disseram hoje de manhã.

    ResponderEliminar
  30. Caro moderador Sr Bastos, até quando irá permitir, que terroristas como este que se apelida de “Lobo”, continue a escrevinhar neste espaço, tentando-o denegrir e desacreditar por forma a afastar aqueles que com responsabilidade e na perspectiva de contribuírem para uma discussão saudável , isenta e fundamentada, por aqui vão passando.
    Este tipo de figuras, não tem qualquer vergonha nem pejo, e a tacanhez da sua inteligência não lhes permite mais do que isso, efectuar “paste copy” e depois introduzir algumas asneiras, enchendo o ego, e dizendo, isto é que é escrever…..
    Não faço ideia quem é a figura, penso até que ninguém faz, mas subscrevo, o que um comentador em tempos disse acerca do mesmo “tudo isto deve ser a frustração e angustia de ter de viver para sempre nesse anonimato, porque se algum dia se identificasse, seria de certeza o ultimo dia da sua vida, não porque alguém borrasse as mãos para lhe fazer mal, mas pela vergonha que sentiria”.
    Todos sabemos que o animal Lobo, ataca pela calada da noite, veste-se de cordeiro na maioria das vezes, precisamente para tentar passar despercebido, não se lhe reconhece qualquer capacidade de destaque, nem inteligência, no entanto é uma figura simpática , a quem a bondade do homem estendeu a mão e tem procurado permitir-lhe continuar a sua existência. Deveria no mínimo estar grato para com os humanos por isto.

    ResponderEliminar
  31. OH LOBO, LOBO ESSA SUA CABEÇA É UM DESERTO DE IDEIAS.
    JÁ DESCONFIAVA, MAS AGORA TENHO A CERTEZA QUE AS SUAS LEITURAS NUNCA PASSARAM DA NOVA GENTE E LIVROS AÍ EM CASA É SÓ MESMO PARA ENCHER A PRATELEIRA.

    " 7 milhões é um exagero. "

    1° este nao está certo, e depois até que nao é muito!!!!

    AI NÃO??? SABE QUE A CÂMARA DE PAREDES DE COURA RECEBE DO FEF SEIS MILHÕES E MEIO, QUER ISTO DIZER QUE O QUE RECEBEMOS, SE NADA GASTÁSSEMOS, COM OBRAS, ORDENADOS E OUTRAS DESPESAS,

    O DINHEIRO NÃO DAVA PARA PAGAR A DIVIDA. GASTAMOS MAIS DO QUE O QUE RECEBEMOS!

    "com esse dinheiro nada se fez de jeito"
    Lamento que seja invisual!!

    VOCÊ QUE VÊ TÃO BEM DIGA-ME O QUE SE FEZ DE ÚTIL, MAS DIGA MESMO!

    ATENÇÃO QUE AS ABERRAÇÕES DOS PARQUES, TUNEIS, ROTUNDAS, RUA FECHADA… NÃO VALEM!

    FOI ISSO QUE DESCARACTERIZOU A NOSSA E VILA E LHE TIROU IDENTIDADE MEU CARO.

    "não criamos emprego ou turismo"
    entao pq temos as fábricas a trabalhar em Coura??? Quantos empregos nao foram criados?? e turismo!!! criadas condicoes até foram!! agora os turistas é que têm muito por onde escolher no Alto-Minho!!!

    HÁ REALMENTE 2 OU 3 FÁBRICAS EM COURA, SABE QUE HÁ 350 COURENSES QUE TRABALHAM EM CERVEIRA E VALENÇA E QUE DESSES 60% JÁ NÃO VOLTAM A COURA PORQUE COMPRAM OU ALUGAM CASA NESSES CONCELHOS?!

    "perdemos até identidade como concelho do interior, "

    Fácil de dizer !! Dificil é explicar!!! mas explique-nos lá isto???

    NÃO É NADA DIFICIL DE EXPLICAR, PERDEMOS IDENTIDADE PORQUE NÃO ASSUMIMOS A NOSSA RURALIDADE E É ISSO QUE AS PESSOAS PROCURAM NAS TERRAS DO INTERIOR.

    QUISEMOS SER UMA VILA COM TIQUES DE CIDADE, E LÁ VEM OS TÚNEIS, RUA FECHADA PARQUES DE ESTACIONAMENTO, ISTO NUMA TERRA QUE PERDE POPULAÇÃO TODOS OS ANOS…

    "cimento onde devia haver relva.."

    Pedra muita!!! Cimento ??

    CIMENTO MUITO JÁ VIU A "BARRAGEM" DE CIMENTO QUE ESTÃO A CONSTRUIR A SEGUIR AO JARDIM DA SANTA CASA INFANTIL DA VILA?


    "poli-desportivos que nunca foram usados"

    As juntas quiseram...a Câmara deu...que culpa tem a Câmara que os nao utilizem???

    AH GRANDE ARGUMENTO. AINDA BEM QUE ELES NÃO PEDIRAM UMA PISCINA OU ATÉ UMA CENTRAL DE CAMIONAGEM PARA CADA FREGUESIA, POIS PELO SEU ARGUMENTO, A CÂMARA DAVA…

    VOU SER MAIS DIDÁCTICO. SABE PORQUÊ QUE É OBRIGADO A USAR CINTO DE SEGURANÇA? ACERTOU. PORQUE HÁ GENTE INCONSCIENTE E POR ISSO FORAM CRIADAS REGRAS. O MESMO SE PASSA COM AS JUNTAS, SE ESTAS NÃO TEM CONSCIÊNCIA QUE HAJA ALGUÉM A PÔR REGRAS. A FAZER PLANOS, A ABRIR HORIZONTES…

    " ruas fechadas sem gente"

    A Miguel Dantas está muito bem assim. E venha lá para a rua para ajudar o comércio!!!

    ESTA É TÃO RIDÍCULA QUE NEM COMENTO

    "rotundas e mais rotundas;"

    é o mais aconselhável pelas autoridades competentes no Transito!!Evitaram-se muitos desastres com as rotundas!!!

    VAI TER DE ME MOSTRAR A ESTATÍSTICA. A QUANTIDADE DE ACIDENTES NA ROTUNDA DO PÊRAS, POR SER A ÚNICA ROTUNDA AO CONTRÁRIO DO PAÍS DEVE SER ENORME.

    "túneis e praças desproporcionadas"

    Túneis sim....praças nao...


    PRAÇAS GRANDES E DESPROPORCIONADAS SIM, NUMA TERRA, REPITO, SEM GENTE, PELO MENOS PODIAM CRIAR UNS PARQUES TEMÁTICOS PARA DE VEZ EM QUANDO TEREM GENTE.
    "erros primários de de trânsito,"

    CONTINUA...

    ResponderEliminar
  32. "parques infantis destruídos sem manutenção."

    Ai estas crianças de hoje que destroem tudo!!!!!

    MAIS UM DISPARATE A SUA RESPOSTA, ARGUMENTOS NÃO HÁ???

    "funcionários da Câmara à deriva sem qualquer gosto pelo que fazem; "

    Falta de chefes!!!!!!

    SIM FALTA DE CHEFES DE AUTORIDADE, DE GOSTO PELO QUE FAZEM. ISSO CULTIVA-SE, SABE?

    SE UM LIDER FOR LIDER ESTAS COISA NÃO ACONTECEM.

    " passeios e jardins cheios de mato,"

    Onde??? no corno de Bico??

    SIM EM TODOS É INCRÍVEL QUE NÃO TENHA VISTO, AGORA SOU EU QUE PERGUNTO: É INVISUAL? É QUE MESMO QUE SEJA SENTE DE CERTEZA O MATO A BATER-LHE NAS PERNAS. MAS DIGO-LHE ONDE, NÃO OS SITIOS TODOS, NÃO HÁ ESPAÇO. VEJA NA AVENIDA CENON TODA ELA, NOS PASSEIOS E JARDINS JUNTO AO CENTRO CULTURAL, NOS PASSEIOS FRENTE AO MUSEU, NA ESTRADA JUNTO AO CEMITÉRIO, NA ESTARDA DA PRAIA FLUVIAL…. VEJA SÁIA DE CASA HOMEM

    " os tão publicitados passeios pedestres impróprios de tão degradados que estão"

    Espere lá que os vou mandar arranjar!!!! Quer alcatroados ou com calçada à Portuguesa????

    IDIOTA, OS PASSEIOS LIMPAM-SE.

    "edifícios públicos que não vêem tinta há mais de 20 anos,"

    Quando pinta a sua casa espera que essa pintura dure mais de vinte anos!!!Ou nao???

    NÃO, PINTO A MINHA CASA A CADA 5 ANOS.

    "nem os amigos encontramos para tomar um café"

    Eles nao querem encontrar-se com um "xato" como vc !!!!!!!

    NÃO ELES ESTÃO A SAIR DE COURA…


    " Não há hotéis ou pensões,"

    Há sim...até demais!!! pq estao todos vazios!!!


    HÁ SIM ? ONDE?????????????


    " não há acessos"

    Entao como chegam as pessoas a Coura????

    ACESSOS DIGNOS QUE CONVIDEM AS PESSOAS A VIR A COURA.

    "não há cultura"

    Pois !!! vc prefere ficar a ver a Casa-dos-Segredos , do que ir ao Teatro!!!!

    VOU SEMPRE AO TEATRO, MAS CULTURA COMO UM DIA LHE EXPLICAREI, NÃO É SÓ TEATRO.

    " não há agricultura,"

    Dedique-se......

    TENHO UM CASAL AMIGO QUE METEU UM PROJECTO DE AGRICULTURA NA CÃMARA QUE VOCE TANTO DEFENDE E ESTÁ HÁ UM ANO E TRÊS MESES À ESPERAS DE RESPOSTA.

    ENTRETANTO LEVOU O MESMO PROJECTO À CÂMARA DE VALENÇA E TEVE A RESPOSTA, POSITIVA EM UM MÊS!!!!!


    e realmente a oposiçao é medíocre à muitos anos!!!!!

    UF...PERCEBEU ALGUMA COISA.
    GOSTO DE PAREDES DE COURA ESTOU-ME A MARIMBAR PARA A POLITICA, TENHO É PENA DE QUE ESTEJAMOS A BATER NO FUNDO.PAREDES DE COURA NÃO É UM QUINTAL DE UMA FAMÍLIA, É DOS COURENSES! AH E LEIA POR FAVOR, VAI VER QUE LHE FAZ BEM, NEM QUE SEJA O CORREIO DA MANHÃ, MAS LEIA, E NÃO VOLTE A RESPONDER-ME COM ARGUMENTOS BÁSICOS. RESPEITE AS PESSOAS, PORQUE O SEU HUMOR É DEMASIADO SERÔDIO.

    ResponderEliminar
  33. " até quando irá permitir, que terroristas como este que se apelida de “Lobo”, continue a escrevinhar neste espaço"

    Primeiro, vá chamar terrorista ao seu Pai.Depois o Sr° bastos é livre de fazer o que quiser com o seu blogue!! e já nao é a 1° vez que o Sr°Bastos tira a Voz ao LOBO!!! Já nao me deixou "escrevinhar" muitos comentários !!! Mas tb já me aplaudiu!!!!Se calhar até já está arrependido!!
    Mas esta tentativa de me calar só pode vir de pessoas com muito baixo (abaixo de lixo)carácter!!
    E nao faltam blogues onde o LOBO diga o que pensa e lhe vai na alma!!! Critico quem quero e bem me apetece...pró mal ou pró bem!!!


    "tentando-o denegrir e desacreditar por forma a afastar aqueles que com responsabilidade e na perspectiva de contribuírem para uma discussão saudável , isenta e fundamentada,"

    Mostre-me uma única vez onde eu tento denegrir o Sr° Bastos ??? só uma por favor!!!
    Além disso o Sr° Bastos concerteza saberia defender-se!! Nao precisa de advogados de defesa..

    Mas já percebi que nao gosta que eu Faça "past copy" e diga o que tenho dizer!!! Só me resta agradecer!! de ler os meus comentários!!Nao sei pq se preocupa tanto comigo?? Olhe , veja lá se é azia??caso seja consulte um médico!!

    "Não faço ideia quem é a figura, penso até que ninguém faz,"

    Tb a si caro anónimo nenguem o conhece!!! Tao anónimo como o LOBO!!!Ou mais...pq eu ao menos ainda tenho pseudónimo!!!
    E as tenativas de saber quem sou, as ameaças de esfolar , matar .estripar o LOBo já foram mais que muitas!!!! Até hoje !!!
    Continuem a ameaçar...tou "cagadinho" de medo......

    "Todos sabemos que o animal Lobo, ataca pela calada da noite, veste-se de cordeiro na maioria das vezes, "

    Completamente certíssimo!! parabens ..acertou...

    "não se lhe reconhece qualquer capacidade de destaque, nem inteligência,"

    Entao para que dedicam tantas linhas a falar dele??? Tanto tempo a ler o que escreve??? Pq me dao tanta importancia!!!


    " Deveria no mínimo estar grato para com os humanos por isto."

    Quanto mais conheco os Humanos ...mais gosto dos animais...

    ResponderEliminar
  34. "OH LOBO, LOBO ESSA SUA CABEÇA É UM DESERTO DE IDEIAS.
    JÁ DESCONFIAVA, MAS AGORA TENHO A CERTEZA QUE AS SUAS LEITURAS NUNCA PASSARAM DA NOVA GENTE E LIVROS AÍ EM CASA É SÓ MESMO PARA ENCHER A PRATELEIRA."

    Sim, realmente tenho as prateleiras cheias!!! e alguns caixotes tb !!! pq já nao tenho onde por mais livros!!!
    E posso-lhe dizer que leio pelo menos um livro por mês!!!
    Tomara o anónimo ter o dinheiro que eu tenho investido em livros!!

    "VOCÊ QUE VÊ TÃO BEM DIGA-ME O QUE SE FEZ DE ÚTIL, MAS DIGA MESMO!"

    Ele escreve em letra grande para falar alto...hihihihihii !!
    Tudo o que se fez está à vista de todos...e tudo serve para algo!! é ùtil...se nao quer ver ...pior é aquele !!!

    "HÁ REALMENTE 2 OU 3 FÁBRICAS EM COURA"

    Ora conte lá bem....e nao foi só fábricas que foram criadas...tb a possibilidade de muita gente abrir os seus espacos nas zonas industriais!!!

    Trabalha gente fora de Coura??? Concerteza que sim!!! Desde que me conheco sempre vi gente a sair de Coura para trabalhar!!!e gente de fora a vir trabalhar para Coura!!! É a lei do mercado!!!
    quantos empregos dá o anónimo em Coura????

    "PERDEMOS IDENTIDADE PORQUE NÃO ASSUMIMOS A NOSSA RURALIDADE E É ISSO QUE AS PESSOAS PROCURAM NAS TERRAS DO INTERIOR."

    Os de fora sim!!! Os que cá moram nao!!
    Nao assumimos a nossa ruralidade pq os tempos que correm nao estao para isso!! ou quer ainda viver no tempo da candeia a petróleo e da salgadeira!!!

    "ESTA É TÃO RIDÍCULA QUE NEM COMENTO"

    Pois nao...pq sabe que a rua Miguel Dantas está muito bem como está!!!É uma maravilha no Verao quando se pode por lá andar e beber um copo naquelas esplanadas!!

    continua......hhihiihh

    ResponderEliminar
  35. "VOU SER MAIS DIDÁCTICO"

    Esta nem comento eu!!!!!

    "A QUANTIDADE DE ACIDENTES NA ROTUNDA DO PÊRAS, "

    Mas aquilo nao é uma Rotunda!!Tá a ver mal!!!!Parece só...mas nao é....

    "PODIAM CRIAR UNS PARQUES TEMÁTICOS "

    Entao já nao estao a construir-lhe um !!!!A tal "barragem de cimento"...

    "PRAÇAS GRANDES E DESPROPORCIONADAS SIM"

    Vc sabe quem fez essas Praças??? Olhe que estao lá desde que o Grande Miguel Dantas as mandou construir!!!Olhe que já lá vao uns anitos!!!

    "NÃO, PINTO A MINHA CASA A CADA 5 ANOS"

    Entao aconselho-o a mudar de Pintor e de Tintas!!!Olhe aconselho-lhe o XP pinturas !! passo a publicidade!!!
    E deve ser rico...nem todos podemos pintar a casa de cinco e cinco anos!!!!

    "NÃO ELES ESTÃO A SAIR DE COURA"
    (os amigos)

    Entao vc deve ser mesmo um "xato" , pensei que eles nao iam ao café por sua causa e afinal eles até fogem é do concelho!!!!

    "HÁ SIM ? ONDE?????????????"

    -Pensao Albergaria...vila
    -Pensao Rio Coura...vila
    -Hotel Miquelina...vila
    -Residencial A Lareira...Resende
    -Casa de turismo De habitacao Casa do Paço...Ferreira
    -Turismo Rural Quinta da Cruz ....Linhares
    -Casa do Trevo...Linhares
    -Residencial "O Repouso do Peregrino" ...Rubiaes
    -Casa das Cerejas..Paredes de Coura
    -Casa do Outeirinho...Paredes de Coura
    -Casa Paz do Outeiro.. Ferreira
    -Casa Sonho da Seara – Turismo Rural e Natureza, Lda....Bico
    -Quinta de Favaes ..Mozelos
    -Quinta de S. Roque..Rubiães
    -Solar de Rivalago....Formariz

    Quer mais??? ainda sei de mais !!!

    "VOU SEMPRE AO TEATRO, MAS CULTURA COMO UM DIA LHE EXPLICAREI, NÃO É SÓ TEATRO."

    Realmente cultura nao é só teatro!!! mas no nosso Centro Cultural Há sempre alguma coisa!!! desde exposicoes até palestras!!!
    Ora vá lá ver o programa!!!

    "TENHO UM CASAL AMIGO QUE METEU UM PROJECTO DE AGRICULTURA NA CÃMARA "

    E para fazer um projecto agricola preciso da Câmara para Quê????


    "AH E LEIA POR FAVOR, VAI VER QUE LHE FAZ BEM, NEM QUE SEJA O CORREIO DA MANHÃ, MAS LEIA, E NÃO VOLTE A RESPONDER-ME COM ARGUMENTOS BÁSICOS. "

    Já leio que chegue!! Ufaa ...até leio os comentários que vc poe aqui!!!E respondo a quem quero , como quero e como bem me apetecer!!!Nao é um qualquer anónimo que tenta "berrar" alto que me manda ou diz o que devo Fazer ou nao....
    Passe bem...adoro o meu Humor Serôdio...
    Cumprimentos...do LOBO

    ResponderEliminar
  36. Olhei para a minha idade e descobri que, provavelmente terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como um menino a quem lhe deram um chupa-chupa. A princípio chupa de forma displicente, mas, quando percebe que desaparece depressa, começa a chupar mais devagar.
    Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Não tolero gabarolices. Não suporto invejosos a tentar destruir amigos e colegas, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
    Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
    Já não tenho tempo para aturar pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

    ResponderEliminar
  37. Lobo sou o anónimo das letras grandes. Como é óbvio não vou comentar mais as suas declarações definitivamente e com todo o carinho: você não tem capacidade para perceber o que lhe digo e mostra todo o desespero em defender de forma provinciana tudo e qualquer coisa... lamento dizer-lhe mas Paulo Coelho o livro do Carlos cruz ou a Margarida Rebelo Pinto não era propriamente dos livros que estava a falar... Literatura a sério, que lhe abra horizontes. Sabe que para ler e aprender não é preciso ser rico, é preciso querer sair da mediocridade...

    Uma coisa eu tenho a certeza que lê, o Público, nem que seja para copiar (de forma mal adaptada) como fez com este último comentário... Vergonha, tenha vergonha!!! E a sério, repito, com todo o carinho: LEIA, Aprenda, cresça, há vida para além de lamber tomates.

    ResponderEliminar
  38. não batam mais no ceguinho pf,, ele também merece viver, e deixem-nos descarregar a frustração do seu pecado, ter de vivier no anonimato.

    ResponderEliminar
  39. Obrigado pela fonte Marocas. Estava na hora desmascarar este Lobo. Não é que tivéssemos dúvidas da sua desonestidade mas agora temos provas!! Sim porque plagiar é crime. Espero que seja desta que tenha vergonha e desapareça. Quando o aconselhei a ler, era para ficar por isso mesmo ler e tirar ilações. Você roubou um texto e repito isso é crime. Portanto a defesa de Coura está em boas mãos (sujas).

    ResponderEliminar
  40. Pensao Albergaria...vila
    -Pensao Rio Coura...vila
    -Hotel Miquelina...vila
    -Residencial A Lareira...Resende
    -Casa de turismo De habitacao Casa do Paço...Ferreira
    -Turismo Rural Quinta da Cruz ....Linhares
    -Casa do Trevo...Linhares
    -Residencial "O Repouso do Peregrino" ...Rubiaes
    -Casa das Cerejas..Paredes de Coura
    -Casa do Outeirinho...Paredes de Coura
    -Casa Paz do Outeiro.. Ferreira
    -Casa Sonho da Seara – Turismo Rural e Natureza, Lda....Bico
    -Quinta de Favaes ..Mozelos
    -Quinta de S. Roque..Rubiães
    -Solar de Rivalago....Formariz

    São realmente muitas, e outras que o Lobo não mencionou, no entanto não preenchem sequer uma por freguesia.
    Na sequência do orçamento de que estávamos a falar, também me choca que em algumas delas esteja dinheiro meu, porque foram recuperadas com fundos, provenientes dos contribuintes, mas são o espelho do concelho, ou não estão pura e simplesmente disponíveis para os turistas, ou estão e desconhece-se o seu valor de facturação. É que aqui também é necessário saber qual o custo/beneficio, não basta dizer que existem. Quando falo de facturação, não quero dizer que não existe, mas pelas declarações apresentadas por algumas delas, estão o ano todo às moscas………Por outro lado, em lado nenhum do orçamento, consta qualquer verba, para promoção do concelho, sim, porque a promoção do concelho, também passa por muitas destas unidades, embora sejam privadas, é de todo o interesse que sejam procuradas, pois é dai que poderá vir, algum desenvolvimento para o concelho, quer pelo emprego directo, quer pelo indirecto, e mais do que as tão badaladas fábricas

    ResponderEliminar
  41. há alguns anos,que venho dizendo que o Lobo é uma farsa, e só existe, porque lhe vamos dando trela, é aquele tipo de individuo, que a unica forma que tem de chamar a atenção, é tentar destruir aquilo que outros vão construindo. se o ignorarem como eu o passei a fazer, ele desaparece só por si.

    vamos continuar a discutir o orçamento, quem e como o votou, e se deverá ou não ser aprovado na A.M, qual o grau de execução, e se deveria ou não ser retirado do mesmo, rubricas que apareçam há varios anos.

    em reunião de Câmara, quem votou e como votou?

    ResponderEliminar
  42. O PS votou a favor e os vreadores do PSD abstiveram-se, congratulando-se com a saído do Orçamento da comercialização de rede em baixa das Águas e saneamento, mas considerando que em matéria de apoio ao desenvolvimento e orçamento é inóquo.

    ResponderEliminar
  43. Caro Lobo, ou será melhor Alcateia, sabes que com o IP, basta um amigo e identificamos o interlocutor?
    Toda a Gente tem um, no local adequado.
    Identificai-vos antes que alguém o faça por vós

    ResponderEliminar
  44. Caros amigos, digam-me por favor o motivo porque dão tanta atenção ao lobo,quando v.souberem de quem se trata e não é difíl saber quem é este"parasita"por certo até se vão arrepender de gastar uns minutos a comentar as suas asneiras e ataques pessoais n que escreve nos seus blogues.
    Vamos dar mais atenção a quem de forma construtiva,independente de partidos políticos,objectivos em tudo o que se escreve, aí sim, os blogues ganham mais consistência e credibilidade.
    A Câmara retirou das grandes opções do plano/orçamento para 2012, a "venda" da rede de água em baixa,pura e simplesmente por não ver luz ao fundo do túnel, não foi pelos bonitos olhos do Décio ou outros que foram criticando a "venda" da água,lá se foi a tal empresa pública inter-municipal para gerir as águas e saneamentos ,agora já se fala na criação de Serviços Municipalizados de àguas e saneamento comum aos concelhos do distrito de V.Castelo. Ainda a comunidade dos concelhos do distrito pretenderam tornear a lei mas não conseguiram,graças a Deus dizemos nós,mas para os presidentes de Câmara, já no fim de linha,esperavam esses"tachitos",cuidado... que eles onde inventar outros...

    ResponderEliminar
  45. "Literatura a sério, que lhe abra horizontes"

    Fique com os seus horizontes e deixe o meus em Paz!!!!
    literatura a sério ??? Aconselhe-me lá um livrinho!!!

    " Sim porque plagiar é crime."

    Sim plagiar é crime!!! Mas eu copiei o texto na integra !!! E qualquer texto , fotografias , videos , músicas Etc. etc. que sejam postos na Internet , deixam de ser privados e passam a p«ublicos!!! De qualquer forma ,já várias vezes coloquei este texto e sempre apontei as fontes!!!Desta vez nao coloquei a fonte , mas podem verificar , igual que o9 Marocas que este texto está em várias páginas da net!!!!

    "São realmente muitas, e outras que o Lobo não mencionou, no entanto não preenchem sequer uma por freguesia."

    E que Importancia tinha isso??? Entao acha que ainda sao poucas??? Elas estao todas vazias!!!Nao há clientes para todos!!!

    " o Lobo é uma farsa"

    "se o ignorarem como eu o passei a fazer, ele desaparece só por si."

    E tem a prova na mao que afinal continua a falar de mim , a comentar o que escrevo e que afinal me dá importancia!!!!


    "sabes que com o IP, basta um amigo e identificamos o interlocutor?"

    Desde que há Blogues que tentam identificar-me!!!! Até hoje !!!
    IP ???? vc esquece-se que há computadores públicos!!!!é só meter moedinha ......

    "Identificai-vos antes que alguém o faça por vós"

    Já fui muita gente em Coura!!!! é preciso é provar !!! e nao só dizer é fulano ou sicrano!!!

    "quando v.souberem de quem se trata e não é difíl saber quem é este"parasita""

    Pois, pois , naso é dificil!!! E parasita era o seu pai!!!

    ResponderEliminar
  46. Lobo:
    O copista dos blogues alheios!
    Acha que seria difícil descobrir quem você é, com um bocadinho de jeito até lhe descobria a password... como você revela tanta esperteza, se calhar é ******* !
    Acertei!?
    E já agora, como inventou isso de que o que é publicado na net deixa de ser privado e é público?!?!?!?!? Esta é uma das suas melhores tiradas!

    ResponderEliminar
  47. Oh carioca, carioca (lobo) tu não desistes mesmo, tens de defender esta política mediocre até ao fim..valha-te Deus, não te preocupes, o tacho está assegurado..homem..tem calma..

    ResponderEliminar
  48. Pois...isto é o que dá dar tachos a "cariocas".
    Tem tempo para tudo!

    ResponderEliminar
  49. com todo o respeito, tudo encaixa em perfeito no "Carioca", mas não quero acreditar!!!!!

    ResponderEliminar
  50. Encaixa perfeito no "carioca" !!!!!
    mas azar dos azares !!! nao conseguem provar que sou ele!!!E faz muito tempo que já fui "ele", como tb já fui o "Mequinas Ou o Tone Zé de nao sei de onde, como tb já fui Borinho!!!! Ide mas é cacar ratos, que LOBOS sois fraquitos!!!Muito fraquitos-......

    ResponderEliminar
  51. "Acha que seria difícil descobrir quem você é, com um bocadinho de jeito até lhe descobria a password... como você revela tanta esperteza, se calhar é ******* !
    Acertei!? ""

    Azar!!! Foi ao lado!! Huuuuuuuuhhhhuuuuuuuuuuuuuuuhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderEliminar
  52. Quanto ao festival e a sangria dos dinheiros públicos(nossos impostos)que anualmente sã gastos, infelizmente, ainda hoje com seriedade e objectividade estamos para saber quais os custos totais de tal colaboração entre Câmara e empresa do festival.!!!INACREDITÁVEL, nem a oposição sabe esse custo...Subsídio em dinheiro,mais cedência de terrenos,operários da Câmara e trabalhar um mês antes e outro depois,casas de banho,vedações,electricidade,água,gfornecimento de gasóleo para os geradores,há, já agora,deixo aqui um alerta,o ex dono das bombas de (posto abastecedor) em Cerdal,fornecedor também ele em vários anos ao festival,ao verificar os valores ntão apresentados e pagos pela C^mara,ficou espantado,por saber muito bem o gasto de gasóleo em anos anteriores,disse que vinha para os jornais alertar esta "fraude", mas....É só facturar
    o "patrão" paga!!!!
    Sabia que a Câmara de P.Lima,possuí ao seu serviço cerca de 400 funcionários,com cinquenta e tais freguesias,com 50 000 habitantes??? Só jardineiros,muitos,contrastando com Coura,9 500 habitantes,esta ocupa ou melhor emprega metade dos funcionários????!!!!Aí está a gestão do Pereira em Coura....

    ResponderEliminar
  53. LOBO:
    Foi ao lado!!!!!
    Então é fácil: a password é:
    --------
    Ah, ah, ah, ...

    ResponderEliminar
  54. "Então é fácil: a password é:

    falso mais uma vez!!!!! A password é : bigs2005

    huuuuuuuuhuuuuuuuuuuuuuuhuu

    ResponderEliminar
  55. Então lobo não comentas o blogue anterior,não é interessante,fala com os amigos para saber da verdade do que se diz.
    Há comércios a mais em Coura.principalmente em cafés, no entanto falando com os seus proprietários dizem que mal ganham para despesas se não fosse os dias do festival tinham encerrado as suas portas!!! A nossa terra é um jardim sem flores, não há gente,é um deserto mesmo ao fim de semana.
    Há freguesias com mais movimento do que na vila de Coura,não basta enterrar dinheiros que não temos em obras de fachada e com grandes despesas de manutenção no futuro...
    Com a obra que se está a operar junto ao quartel da GNR,até parece que estamos no Iraque,muros,betão mais betão,quando com menos dinheiro até se podia ter mais um bloco ou dois de habitações de custos controlados construídos em paralelo ao existente,quando as zonas ditas industriais prosperassem até tinha razão de ser dessas habitações.
    As aldeias estão estagnadas, o poder local fechou as torneiras em obras nas freguesias,mesmo assim os presidentes de Junta,estão caladinhos com receio de não lhes ser atribuído mais um centímo!!!
    Como diz o nosso povo"cada qual têm o que merece"

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!