31 julho 2012

Festas do Concelho? É fazer as contas…

A memória é uma coisa tramada! Quando menos esperamos faz das suas e traz-nos à lembrança algo que outros parecem ter esquecido. Ou então, a falta de memória, faz-nos esquecer o que fizemos anteriormente e hoje somos apanhados em contradição. Acontece aos melhores.

Neste caso, contudo, nem se pode dizer que tenha sido a memória, mas sim a internet. É que, ao ver esta notícia da Rádio Vale do Minho que dá conta da redução do orçamento da edição deste ano das festas concelhias de Paredes de Coura, bastou fazer uma pequena pesquisa online para verificar que, afinal, nem tudo o que se diz hoje bate certo com o que se contou ontem. É que, dizer hoje que as Festas do Concelho vão sofrer um corte de 50 por cento mas, logo a seguir, informar que o orçamento previsto é de cerca de 50 mil euros, é esquecer que, no ano passado já tinha havido uma redução significativa (face a 2010), e ainda assim o valor apontado para a realização das festas rondava os 70 mil euros.

Ora, de acordo com a minha calculadora, que é para não correr o risco de me enganar a fazer contas de cabeça, metade de 70 mil euros ainda consegue ser menos que os 50 mil euros que a organização diz ir gastar em 2012. Mas, como dizia o outro, é fazer as contas…

 

PS – Já agora, fica aqui a ligação para o programa das Festas do Concelho de Paredes de Coura 2012, a decorrer nos próximos dias 10, 11 e 12 de Agosto.

14 comentários:

  1. É mesmo para querer enganar o Povo. Eu gosto principalmente quando a noticia diz que o fogo de artificio é que traz muita gente a Coura. Devem estar a confundir as festas de Coura com as Feiras Novas.

    ResponderEliminar
  2. Ou dizer que
    E corta-se bem, poder-se-à acrescentar. A edição de 2011 das Festas do Concelho de Paredes de Coura vai sofrer um corte de mais de 20 por cento no orçamento, que baixa para os 70 mil euros. Muito dinheiro ainda assim, dirão alguns. Mesmo assim, menos que os 90 mil euros da edição de 2010.

    ResponderEliminar
  3. Estas festas são uma porcaria e não vale a pena sermos hipócritas e tentar contrariar essa evidencia.

    ResponderEliminar
  4. Com um modelo que tem 30 anos...não agradam a ninguém é impressionante como não se muda nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja candidatos a organizar uma Comissão de Festas como acontece em todos os outros concelhos. Em Coura é que não é assim e depois dá nisto!

      Eliminar
  5. 50 mil euros, ainda que para umas festas rascas, não é muito dinheiro já vos digo.

    ResponderEliminar
  6. Não interessa aos mesmos de sempre aparaecerem outros com a vontade de efectuar as festas do concelho???!!!
    Porque será??? Os nossos impostos tudo pagam...sempre
    os mesmos...Assim não custa fazer festas com a certeza
    que a CM lá está para pagar todas as despesas, o comércio local que lucra com as festas deve contribuir de forma substancial para este evento.
    No meu tempo ainda deitamos mão à publicação com lucros de livro sobre as aldeias de todas as freguesias,boa acção,cada qual escrevia o que de melhor existia na sua mesma freguesia, rifas com sorteios etc etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas isso era no teu tempo.
      depois veio a CEE e o mandato do Tone que pagava tudo só para ter mais poder! E assim não medrou uma "sociedade civil" autonoma e com iniciativa. Num concelho pobre, mais pobre ficou....~Mas agora vem a Ritmos e seu pau mandado, a coisa vai milhorar!!

      Eliminar
  7. Só faço uma pergunta, como é possível uma Câmara seja onde for, investir mais num Festival do que nas Festas do Concelho, então estas não são benéficas para o Comercio local, bem estarei errado mas começa a não dar o cu com as calças, mas afinal qual das Festas está inserida nos fins a que se destina a actividade desta entidade, só falta começarem a fazer peditório para realizar as Festas do Concelho, pois de tudo vale para não acabar com os interesses instalados, mas o Povo está atento, e começa a não estar calado, mas aguardemos mais episódios desta novela digna de terceiro mundo.Mas enquanto houver anéis nos dedos vende-se anéis desistir nem pensar, quem vier que feche a Porta, desconfio que o porta nem dobradiças vai ter pelo andar da coisa tudo serve para fazer mais uns trocados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em pleno com este comentador!
      Mas o senhor não sabe como toda a gente de Paredes de Coura, aqui à uns anos apareceram uns gaiatos a enganarem o Presidente da Câmara com a proposta de um coisa chamada I.C. C. ( Icentivo à Cultura Courense ) para extorquirem dinheiros públicos e construirem bem depressa uma Empresa chamada Ritmos! Essa canalha, neto da Líbana mais junto com um carrujo e mais um vendedor da banha da cobra do lugar de Afe (Mozelos) e ainda mais um filho de um professor da copofonia conseguiram durante todos estes anos levarem milhares de euros que agora tanta falta faziam ao nosso Concelho! Por tudo isto tem que se reduzir o orçamento das festas do Concelho! tem que se desligar a luz pública! E esta canalha com bons automóveis! com casas de luxo com boas férias! Caros Courenses abram os olhos! esta canlha agora prepara-se para o "assalto" à Câmara!... E tudo continua na mesma, este é úm país do terceiro mundo! se fosse um país de rigor, quem lida com os dinheirs públicos e o esbanja desta maneira era com toda a certeza o fim dele a cadeia!...

      Eliminar
  8. Respondo com certa facilidade,alguma vez na vida viu a família dos Pis,serem bons gestores do quer que seja!!!
    Isto de desgovernar o dinheiro de todos é mesmo fácil e dá milhões... o amigo Pereira nunca passou de um funci administrativo que teve a sorte do sr. Guerreiro o levar ao colo para o poder. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  9. Que texto tão completo na sua narrativa e objectivo como escreve no blog de 17.08,9.58,está tudo dito,parabéns caro senhor por dizer as verdades que outros omitem por conveniência e interesses ins-
    taldos...

    ResponderEliminar
  10. Jornal Notícias de 29.05.12,Câmara reduz apoio às festas da Agonia,essa redução é de 50 000 euros,ou
    seja apenas comparticipa nas melhores festas do Alto Minho,FESTAS DA AGONIA, em 200 000 euros,isto e um socialista que o diz,ha que reduzir despesas...
    Segundo o autarca, este corte refere/se a meios log]isticos ,bancadas e ilumina;oes. Coisas da vida,nos vamos andando e rindo!!!!

    ResponderEliminar
  11. O "nosso"presidente de forma ténue lá foi cortando uns trocados como ele gosta de dizer,esquedendo-se que esse dinheiro gasto em festas e festivais não é dele e muito menos do concelho,é dinheirinho é dos alemães,franceses e
    ingleses e um pouco dos outros países.
    Nada há a fazer, isto está no sangue é genético,cortar
    nem pensar e acaber muito menos, é só mais um ano quem os rapazes do festival são quem mandam... um até é o assessor do presidente os outros são os camaradas de sempre...Tudo dito.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!